Últimas

Quinta-Feira, 11 de Setembro de 2008, 11h:55 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:21

DEBATE

MS se mobiliza contra fuso horário; MT, passivo

   A questão da mudança no fuso-horário de Mato Grosso e também Mato Grosso do Sul para que seja equiparado ao horário de Brasília surge de tempos e tempos e divide opiniões. Em Mato Grosso do Sul já existem até movimentos contrários à mudança. A internauta Maria José enviou à redação do RDNews um artigo do economista, fiscal de rendas em e deputado estadual Paulo Duarte, que critica a proposta dos senadores Jayme Campos (DEM) e Dilcídio Amaral (PT-MS) que tramita no Congresso Nacional, propondo a tal alteração.

  • Clique aqui ou na Seção Artigos, logo acima, à esquerda, e confira o artigo de Paulo Duarte.

   A internauta faz uma suposição: “a manobra da Rede Mato-Grossense de Televisão e das federações do comércio e indústria querem impor algo que visa atender a interesse exclusivo deles. Para isso, contam com o apoio de alguns serviçais políticos dos Estados de MT e MS”, analisa. A avaliação de Maria José faz sentido, pois é claro que uma  alteração no fuso-horário afeta diretamente as redes de televisão. Dependndo da mudança na grade de programação, as emissoras perdem audiência. Já na vida privada, algumas transações comerciais são realizadas de acordo com o horário oficial do país, com MT e MS com uma hora a menos.

   Em seu artigo, Paulo Duarte chega a sugerir que o fato de existir um projeto como esse (propondo a mudança no fuso) é uma “aridez” de idéias e ausência de temas relevantes por parte dos parlamentares. Ele afirma ainda que a argumentação dos que apóiam a mudança, de que essa alteração traria benefícios significativos à economia dos Estados, é insólita e que isso é tratado com “exagero poético”, como se a mudança do fuso-horário fosse resolver todos os problemas da economia regional. (Andressa Boa Sorte)

Postar um novo comentário

Comentários (21)

  • João Paulo | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Francamente!

    Tem hora que eu fico nervoso com alguns comentários postados aqui viu!
    Mas não é o caso de hoje. Nesta notícia eu só ri. Na verdade gargalhei. Chorei de rir.

    Na ânsia de criticar o irmão do candidato a prefeito de Várzea Grande, as pessoas sequer se dão conta do que escrevem.

    Esse aí dizendo que Jayme Campos não respeita a lei da gravidade e por isso quer mudar o horário de MT foi muito engraçada. Será que ele sabe o que é gravidade?
    kkkkkkkkkkkkk

    E os outros dizendo que deveriam convocar um plebiscito para apurar a vontade dos cidadãos matogrossenses sobre a mudança do horário. Será que eles sabem quanto custa pra fazer um plebiscito?

    E aquele que disse que as pessoas deveriam ser consultadas pelos políticos antes de estes apresentarem projetos de lei. Será que não sabem que os políticos são os nossos representantes do Congresso Nacional, escolhidos, pasmem, por nós mesmos e que por isso eles podem fazer tudo aquilo que entendem ser o correto?

    Acho que esse pessoal, antes de querer se envolver em política e criticar as pessoas, deveria pelo menos ler a Constituição Federal para não passar vergonha.

    Quanto à mudança no horário.
    Sou plenamente a favor.
    E olha que eu sou trabalhador hein.
    Acordo todos os dias às 06 da manha e durmo meia noite.
    Se as pessoas estão reclamando que acordarão mais cedo, deveriam se lembrar que também dormiremos mais cedo.
    Se adaptar à mudança no inicio será complicado, assim como ocorre no horário de verão, mas logo nos acostumaremos e com certeza iremos confessar que a mudança só nos trouxe beneficios.
    A começar pela programação normal da TV que não precisará mais ser retardada, como está acontecendo, por causa da classificação livre.
    Tomara que esse projeto seja aprovado logo.
    Parabens para quem o fez.
    Já estava na hora.

    Ah!
    Também não sou eleitor de Várzea Grande.
    Então ninguem pode dizer que eu escrevi isso para defender candidato.
    kkkkkkkkkkkkk

  • Douglas Xavier | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Sou totalmente a favor...se reclama de acordar mais cedo..mas também não vai dormir mais cedo???Só colocar a cabeça pra pensar um pouco...só desocupados e preguiçosos reclamam de acordar cedo...pois como já diz o ditado Deus ajuda, quem cedo madruga. Hoje às 7,00 horas já estava um calor de 29ºC, é ruim até pra quem vai à escola com esse calorão...com uma hora mais cedo esse problema amenisa...e cedo a gente tá em casa, tranquilo...

  • JOSÉ | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    ESSE JAIME (IPITIÚ)É FILHOTINHO DA DITADURA POR ISSO ELE QUER IMPOR AS COIZA DE GUELA ABAIXO.PARA SE ELEGER ELE PEDE P/ O POVÃO VOTAR NELE . AGORA PRA CONSULTAR O POVO...
    MAS TAMBEM PUDER O POVO VOTOU NUM POLITICO ATRASADO.MAS MESMO ASSIM TEM OUVIR O POVO. GRAÇAS A DEUS NÃO VOTEI NÃO ATRASO. JAIMINHO IPITIÚ CAÇA O QUE FAZER VAI.

  • jose | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    respondo ao alan kardek.
    vc quer novo horario porque quem na verdade é preguiçoso é vc.ao invés de trabalhar vai fazer caminhada. isso é coiza de boiola. quando chega no ás 18:00 o sol ainda está lá no alto , daí var tomar cachaça nos bares .né mesmo.boiola

  • ANTONIO | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    SE NOTA QUE QUEM É A FAVOR DO NOVO HORARIO TEM HORARIO DE COLARINHO BRANCO, POR QUE NA ROÇA ESSA HORA 07:00 HS,JÁ TEM MERENDA POR QUE ACORDAMOS AS 05:00 HS DA MANHÃ PRO BATENTE, DIZEM QUE TRABALHAM CEDO ??? HA, HA, HA, HA.

  • Allan Kardec | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    O José de Tangará da Serra, vc demonstrou que é o pai da preguiça, o horário vai mudar sem choro, pois levantar cedo é muito bom e sadio. Eu apoio a mudança de horário levanto cedo todos dias para minha caminhada, e nem por isso reclamo, entendeu seu preguiça?. Esperimente levantar cedo, vc vai gostar.

  • MARCOS | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    SOU CONTRA A MUDANÇA DE FUSO HORÁRIO.
    PERGUNTEM AO POVO PRIMEIRAMENTE, NÃO FAZENDO AS COISAS NA SURDINA!
    PORQUE QUE OS POLITICOS SÓ CONSULTAM O POVO OU PEDEM ALGUMA COISA SOMENTE NA HORA DE VOTAR?
    VAMOS DIZER NAAAAAO A MAIS ESTA IMPOSIÇÃO, POIS O POVO QUE ACORDA CEDO E PEGA ÔNIBUS, GARANTO QUE É TOTALMENTE CONTRA A ESTA MUDANÇA.

  • Zezinho | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    O povo besta quem está contra a mudança de horário, com a referida mudança será bom para toda a população, tanto para MT como MS, só besta não entende, quem está contra não depende horário, deve ser pessoa que gosta de fazer nada, também não pode falar nada.

  • JOSÉ | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    ISTO É UM ABSURDO.É FALTA DE COMPROMISSO COM QUE LEVANTA CEDO PARA IR AO TRABALHO.ESTE SENADOR QUE TEMOS É A VERGONHA DE MATO GROSSO.ELE E O PREGUIÇOSO DO DELCIDIO ACORDA TARDE , PARA ELES SIM TANTO FAZ.VAMOS REPUDIAR ESTE SENADOR QUE NADA FAZ A NÃON SER ASNEIRAS

  • MARCOS | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    É INACREDITAVEL QUE O HOMEM QUEIRA MUDAR A NATUREZA, POR ISSO ELA SE VINGA MAIS CEDO OU MAIS TARDE, ESSA MUDANÇA INFELIZMENTE SÓ VEM DE QUEM NÃO TEM AMOR A TERRA POR MOTIVOS FINANCEIROS E PROPRIOS
    QUEM QUER IMPLANTAR ESSA DISCREPANCIA SÃO PESSOAS ALHEIAS AO POVO, DESORGANIZADAS, EGOISTAS E PREPOTENTES, NÃO FAZEM UM PLEBISCITO PARA QUE O POVO ESCOLHA O QUE QUER, ISSO SÃO OS DEMOCRATAS ENTRE HASPAS, MEDIANTE INTERESSES FINACEIROS DE TERCEIROS, MATAM ATÉ A MÃE SE PRECISO FÔR, NOSSO ESTADO NÃO PRECISA DISSO, PRECISAMOS SIM DE LEIS OPERANTES,ATUALIZADAS E JUSTAS PARA COM O CIDADÃO QUE SÓ TEM DEVEERES, E NÃO TEM O DIREITO DE ESCOLHER, SE TRABALHASSEM E ACORDASSEM CEDO REALMENTE NÃO FARIAM TAL ABSURDO, MAS COMO JÁ ESTAMOS VENDO O SENADOR É O CABO ELEITORAL MAIS CARO DO BRASIL, NÃO ESTA DE LICENÇA, ESTA EM MATO GROSSO, QUANDO DEVERIA ESTAR LÁ EM BRASILIA E NOS MORTAIS, PAGANDO O SEU SALARIO EM DIA,E O BONECO POR AQUI SENDO CABO ELEITORAL, VEJAM SÓ O QUE É FALTA DO QUE FAZER, SÓ ENCHER O SACO DOS OUTROS, FORA CAMPOS, VÃO SE APOSENTAR.

Jayme incomodado com Flávio em VG

jayme campos 400 curtinha   A candidatura a prefeito de Várzea Grande do empresário Flávio Frical (PSB), principal aposta da oposição, passou a incomodar a família Campos, que apoia o ex-vereador Kalil Baracat, concorrente ao Executivo pelo MDB. Em uma noite que seria de festa, em comemoração...

Acordo com Euclides partiu de Allan

allan kardec 400   Otaviano Pivetta, vice-governador licenciado por 30 dias para cuidar de problemas de saúde, disse que nada tem a ver com o tal acordo "costurado" pelo presidente regional do PDT, deputado Allan Kardec (foto), com Euclides Ribeiro, candidato a senador pelo Avante. Explica que só apresentou Euclides para Allan e...

Família Maia tenta retomar o poder

martha maia 400   O ex-prefeito de Alto Araguaia por quatro vezes, Maia Neto, não entrou na disputa de novo ao Executivo, mas lançou a irmã Martha Maia (foto), cuja filha Sylvia Maia é vereadora. Filiada ao PP, Martha entra como principal candidata da oposição ao prefeito Gustavo Melo, que vai à...

Welinton fará grande ato em Barra

welinton marcos 400 curtinha   Welinton Marcos (foto) lança sua candidatura a prefeito de Barra do Garças, na segunda (28), em um grande ato. Mesmo pelo sistema drive-in, devido à necessidade de adotar medidas sanitárias contra a Covid-19, são esperadas na solenidade cerca de mil pessoas, num espaço amplo,...

Irmão de Riva está na disputa em Juara

priminho riva 400 curtinha   O irmão do ex-deputado José Riva, Priminho Riva (foto), filiado ao PL, será mesmo candidato a prefeito em Juara, posto já ocupado por ele por duas vezes (1997/2004). Priminho pertence a uma famíliade políticos. Além de Riva, que foi prefeito e deputado, é...

PSB deve ficar fora da aliança de EP

max russi curtinha 400   O PSB, presidido pelo deputado Max Russi (foto), pulou mesmo do barco de Emanuel Pinheiro. Deve formalizar apoio à candidatura de Roberto França ao Alencastro. O PSB não consta na lista oficial de siglas que estão com o prefeito, que busca à reeleição. Os 11 que estão...

MAIS LIDAS

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

Você acha que o efeito-Bolsonaro terá impacto no resultado das eleições de novembro em MT?

sim - onda Bolsonaro continua

não - efeito não influencia mais

sei lá!

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.