Últimas
Sábado, 26 de Janeiro de 2008, 09h:50 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:19
MT dá as costas e mantém o desmate, diz Folha
Os agropecuaristas de Mato Grosso não estão "dando bola" para a lista divulgada pelo governo federal, que apontou os 36 municípios brasileiros campeões em desmatamento, entre eles 19 mato-grossenses - leia mais aqui. Conforme a edição da Folha de S. Paulo deste sábado (26), um dia após a publicação desta listagem os municípios de Alta Floresta e Paranaíta, no Nortão, continuam devastando áreas de matas nativas sem nenhum tipo de limitação.
Segundo a reportagem, o método da devastação começa com madeireiros derrubando com motosserra árvores selecionadas, que depois vão se transformar em madeiras nobres. Em seguida, vêm os tratores, que derrubam as árvores remanescentes e que, depois, serão queimadas, para limpar a área que será usada pelo gado.
Repórteres da Folha sobrevoaram por uma hora, em uma avião monomotor, trechos de floresta dos dois municípios. "Próximo a Paranaíta, um trator e um caminhão, com cerca de quatro pessoas, derrubavam as árvores. O sobrevôo foi feito nas mais recentes derrubadas na região, ocorridas entre os meses de novembro e dezembro". (Pollyana Araújo)
Clique aqui e leia a reprodução da reportagem ou aqui (para assinante Folha).
Postar um novo comentário
Comentários (5)
-
Guto Pecchi Nardes | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
Toda a sociedade mato grossense que pau está comendo no interior, que o desmatamento não cessou, e pior instituições públicas e ongs foram omissas esse tempo todo, inclusive publicando boletins inverídicos. O ICV sempre esteve a serviço do governo, e seja quem for que estiver no poder. O presidente do ICV, senhor sérgio guimarães por várias vezes foi até o palácio paiaguás "ajudar" o governador a vender ilusões e propaganda enganosa para a mídia. Até convênio essa ong têm com o atual governo, e ficaram omissos durante todo o ano passado diante das queimadas e desmatamento que ocorreram, e vejo que agora estão tentando salvar a pele indo até a imprensa nacional denunciar o desmatamento. ora, porque não fizeram isso antes? O ministério público deveria investigar os convênios que a sema têm com certas ongs, algumas internacionais, e qual serviço está fazendo ou defendendo. ser enganado já não é bom, ainda mais, quando o governo utiliza dinheiro público para fazer isso. chega!!! e viva o greenpeace, parece ser a única que realmente trabalha sério e de encontro aos interesses do meio ambiente.
-
Roberto Dedini Parquer | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
Meus senhores, concordo com os comentários acima, só completando que pior que um governo incompetente para lidar com a questão ambiental, são as raposas que insistem em obter dinheiro público para fazer de conta que estão "fiscalizando" o meio ambiente. è o caso de certas ongs, que inclusive possue respaldo no próprio parlamento estadual, como é o caso do ICV, do sérgio guimarães. A sociedade toda sabe que o deputado alexandre cesar é (ou foi) membro desta entidade, e inclusive faz ainda discurso enaltecendo esta ong, como realmente aconteceu lá na última bienal da agricultura. Portanto, há aí uma cumplicidade sinistra existente para detonar o meio ambiente passando uma maquiagem pseudo-ambientalista, envolvendo, deputado petista, ong tupiniquim gananciosa e falastrona, governos federal (sem estrutura para fiscalização) e estadual (com interesses empresariais de expansão da agricultura), e também envolvimento de ongs internacionais ávidas para obtenção de mais capital.
-
sandro mello de rezende | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
Realmente algo de muito estranho pode estar acontecendo no reino da dinamarcar quando dois lados historicamente antagônicos decidem se juntar. concessões?beneficios?silêncio pago? não sei, mas, certos ongs que se aliaram ao setor que sempre viu uma floresta como mato, biodiversidade como frescura, ambientalista como ecochato, meio ambiente como atraso econômico, então, a razão lógica é que os ideais foram sobrepostos aos interesses econômicos, e já não se pode mais confiar em certas ongs, como o ICV, como referência ambientalista no debate da questão ambiental neste Estado.
-
augusto cesar pelegrini | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
Li essa matéria da folha de sp, só que gostaria de dizer que esse ICV sempre esteve a serviço do senhor empresário governador blairo maggi. Eles produzem até um tal de boletim com as áreas desmatadas em conjunto com outra ong do pará que está sendo ulitizada como referencia pela sema para combater os dados do inpe. agora desejam livrar a cara delas dizendo que estão fiscalizando, porque não fizeram isso antes? intere$$es. Lembram-se da bienal da agricultura´? pois é, o icv e algumas ongs internacionais estavam juntinhas do governador para mentir para o povo. muito cuidado romilson com espaço para certas instituições que sempre estiveram a serviço do poder, seja qual for o governo.
-
ALBUCASSIS RAMIRES | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
COMEÇA SURGIR NOS PAISES COMPRADORES UM MOVIMENTO PARA DEIXAREM DE COMPRAR PRODUTOS AGRICOLAS EM PAISES QUE NÃO RESPEITAM O MEIO AMBIENTE.
IMAGINEM O COLAPSO DA NOSSA ECONOMIA SE ESSES PAISES REALMENTE IMPLEMENTAREM O BOICOTE, E DEIXAREM DE ADQUIRIR A NOSSA SOJA E CARNE.
ESTÁ NA HORA DE REFLETIRMOS E BOTAR UM FREIO NESSA GANANCIA DE GANHAR E GANHAR A QUALQUER PREÇO E CONSEQUENCIAS.
Confira também:
- Julho de 2017
-
Últimas
REVIRAVOLTA - Juiz reconduz Fábio ao comando do PSB; Valtenir é destituído - confira
-
Últimas
Ex-presidente Lula é condenado a 9 anos de prisão no caso do triplex - siga Nacional
-
Últimas
Ex-secretários Nadaf e Marcel lavavam dinheiro com compra de ouro - veja detalhes
- Maio de 2017
-
Últimas
Temer faz pronunciamento e diz que não vai renunciar - siga Nacional
- Março de 2017
-
Últimas
AO VIVO - Governador Taques na Caravana em Quatro Marcos - siga