Últimas

Quinta-Feira, 04 de Junho de 2009, 15h:31 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:23

OAB

MT é um dos piores no Exame; advogado propõe auditoria

 O mau desempenho de bacharéis em Direito de Mato Grosso no exame da OAB, espécie de vestibular que serve para carimbar o passaporte com vistas a atuar como advogados, apresenta um dos índices de aprovação mais baixos do país. Dos 1.584 inscritos neste ano, somente 184 foram aprovados na primeira fase, o que representa 11,84%. Esse percentual coloca o Estado entre os três piores no desempenho da Ordem do país. Os outros dois são São Paulo e Amapá. Essa discussão parece não ser prioridade para os candidatos que, por conta da eleição à presidência da OAB-MT, marcada para novembro deste ano, se vêem envolvidos em troca de farpas, enquanto despenca, cada vez mais, a qualidade do ensino e a formação dos acadêmicos, assim como das instituições.

  O advogado Lauro da Mata considera esse desempenho pífio dos recém-formados uma mostra na prática de uma situação muito grave. Ele apresenta uma sugestão radical. Defende que a OAB determine a suspensão do exame da Ordem por um ano e que, nesse interím, faça auditoria nas faculdades que oferecem curso de Direito. “Falta um enfrentamento mais rigoroso. A situação é deplorável”, lamenta o advogado.

     Ele observa ainda que a OAB, ao invés de debater questões, como a dificuldade enfrentada pelos recém-formados de ingresso na carreira, tem sido palco de discussões “politiqueiras”. “Isso demonstra o descompromisso com a Ordem, que parece mais uma entidade que serve para atender a interesses pessoais do que para tratar de questões pertinentes à classe”, critica. Ele denuncia que o embate entre grupos isolados não representa a opinião da maioria dos associados e que, apesar da briga pelo poder, são pessoas sem comprometimento com as causas advocatícias.

   Da Mata aponta que assuntos como as péssimas condições de funcionamento, lentidão e falta de estrutura do sistema Judiciário, que deveriam ser “bandeiras”, são deixados de lado. Para ele, a consequência disso é o baixo percentual de aprovação de acadêmicos que concluíram o curso de Direito e que não conseguem a Carteira da Ordem. “Isso não é debatido e a Ordem não pode se furtar a essas discussões”, enfatiza Lauro da Mata. (Sandra Costa)

Postar um novo comentário

Comentários (21)

  • Carlos Campos | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Primeiro: o CESPE, além de elaborar questões erradas, induz a erro os candidatos utilizando trechos que ninguem nunca utilizou na pratica advocatícia;
    depois disto, as Universidades particulares de Cuiabá nao investem em seu maior patrimônio - os professores, isso repercute nas provas...
    acho que o douto Dr. Lauro, se fizesse qualquer exame, também nao passaria, porque na época dele nao existia exame de ordem...
    além disso, são pouquissimos os profissionais que laboram em todas as áreas, muitos se especializam apenas em uma ou duas áreas..

    MAIS AINDA, VOCES CRITICAM MAS NAO SABEM QUE A MAIOR NOTA DO BRASIL SAIU DAQUI DE CUIABÁ SEUS MANÉS...

    Dr. acho que o sr deveria trabalharmais e falar menos... contribua com a classe de boca fechada...

  • wilson donizeth | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    quando ao Comentário de Leandro...afirmando que o Título de doutor é somente para quem tem Doutorado. Concordo que deveria ser somente assim, porém, tem uma Lei na época do Império de que denomina o ADVOGADO COMO DOUTOR.
    Assim....todos os Advogados podem usar o Dr.
    Comentário a título de informação aos leitores e amigos.
    Abraços

  • pedro lucas | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Quem esse Dr. LAuro da mata pensa quem e, quem naum te conhece que te compre, advogado desatualizado, prepotente. Vc acha que naum sabemos de sua grande relaçao de erros em sua carreira, ate destes ultimos erros groceiros que foram feitos na cidade de santo antonio de leverger, erros que nem advogados iniciantes sem OAB naum FAriam. De uma olhada pra seu poprio umbigo.

  • dejango | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    É LAMENTÁVEL PRESENCIAR AS EXTORÇÕES DE FORMA LEGALIZADA DAS UNIVERSIDADES PARTICULARES EM RELAÇÃO A SOCIEDADE.
    ESSAS UNIVERSIDADES PARTICULARES ESTÃO FORMANDO POR ANO CENTENAS DE BIÓLOGOS, GEÓGRAFOS, HISTORIADORES, CONTADORES, ADVOGADOS, DENTISTAS E ATÉ MESMO MÉDICOS, COM UMA QUALIFICAÇÃO DUVIDOSA. EU POR EXEMPLO, CONHEÇO DENTISTAS FORMADO EM UNIVERSIDADES PÚBLICAS DE RENOME NACIONAL, PESSOAS EXTREMAMENTE QUALIFICADAS E HOJE ESTÃO PASSANDO DIFICULDADE POR TER QUE CONCORRER COM UMA GAMA MUITO GRANDE DE PROFISSIONAIS VINDO DESSAS UNIVERSIDADE. ALÉM DE TUDO AS PESSOAS QUE OS PROCURA CONFIA APENAS NOS SEUS JALECOS BRANCOS. A BANALISAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR SÓ IRIA CHEGAR NO QUE ESTAMOS VENDO. ALUNOS DO INTERIOR PEGA ONIBUS TODOS OS DIAS PARA ASSISTIR AULAS, A MAIORIA PROFESSORES DA REDE PÚBLICA EM BUSCA DE UM DIPLOMA PRA MELHORIA DOS SALÁRIO OU PARA AUMENTAR A VERGONHOSA CONTAGEM DE PONTOS QUE É O SISTEMA DE ESCOLHA PARA SER UM PROFESSOR CONTRATADO HOJE NA REDE PÚBLICA DO ESTADO, VEMOS TAMBÉM ADVOGADOS FORMADOS COMO É O CASO DA MATÉRIA CITADA PELO RDNEWS, ENQUANTO ISSO BASTA VER AS ESTRUTURAS FÍSICAS DESSAS UNIVERSIDADE, SÃO VERDADEIROS PALACETES GRAÇAS AO SUADO DINHEIRO DE UMA SOCIEDADE POBRE QUE AS VEZES VENDE UM PATRIMONIO NA ESPERAÇA DE FAZER UM CURSO SUPERIOR E MELHORAR DE VIDA. DEPOIS VÉM A FRUSTRAÇÃO DE TERMINAR E VER A SUA VIDA PIOR DO QUE ERA ANTES.
    SE NÃO BASTASSE ESSA BANALISAÇÃO VÉM O GOVERNO COM O SISTEMA DE COTAS, PROVANDO A SUA INCOMPETENCIA EM TER ESCOLAS SECUNDÁRIA NAS MESMAS CONDIÇÕES DAS ESCOLAS SECUNDÁRIS PARTICULARES. VEJA AI A INVERSÃO, OS ALUNOS DE ESCOLAS PARTICULARES BUSCA SEMPRE UMA VAGA NAS UNIVERSIDADE PÚBLICAS ENQUANTO OS ALUNOS DE ESCOLAS PÚBLICAS SÃO OBRIGADOS A SE SACRIFICAR EM ESTUDAR NAS UNIV. PARTICULARES. ISSO PROVA O NÍVEL DESSAS UNIVERSIDADES, SE FOSSE O CONTRÁRIO NINGUÉM IRIA GASTAR DINHEIRO COM ESCOLAS SECUND´RIAS , IRIA GUARDAR O DINHEIRO PARA BANCAR UMA UNIV. PARTICULAR.
    PARTO DO PRINCÍPIO QUE NÉM TODO MUNDO DEVA SER DR, ACREDITO QUE UNIVERSIDADE DEVEM SER PÚBLICAS E DE QUALIDADE E QUE DEVERIA FORMAR APENAS AS PESSOAS QUE TIVESSE COMPETÊNCIA E QUE HOUVESSE SIM UM EXPRESSIVO AUMENTO DOS CURSOS PROFISSIONALISANTES. PARA FINALISAR, FOI UM ERRO O GOVERNO ACABAR COM O CURSO TÉCNICO DE CONTABILIDADE. ESSE CURSO DAVA AOS ALUNOS UMA CAPACIDADE MAIOR EM FAZER CONTAS, EM ENTENDER MELHOR O MUNDO DAS FINANÇAS, O MUNDO COMERCIAL.

  • jose antonio dos santos medeiros | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    O unico lugar que precisa de uma auditoria urgente é a OAB.
    Começando pelas contas, arrecadam milhoes, mas para nao serem investigados alegam os beneficios de sua natureza privada.
    Na hora de pagar os dividendos inerentes a natureza privada alegam sua caracteristica publica.
    Com isso é a unica entidade alienigena na face da terra, ou seja não possuem natureza juridica definida A OAB É MUTANTE, como diz o ministro do STF Aires Brito ela é hibrida.
    a ultima prova, foi um jogo de vaidades entre a CESPE (responsavel pela prova no pais) e a seccional da OAB de São Paulo, onde a CESPE nitidamente queria mostrar para São Paulo que poderia fazer uma prova tão rigorosa quanto.
    O resultado é que ficou aquela prova básica onde se busca que o candidato saiba o que esta escrito na nota de rodápé do livro que ninguem leu.
    Este exame é inconstitucional formal e materialmente e ofende todo e qualquer principio de razoabilidade.
    A pergunta é sempre a mesma se somos iguais perante a lei, porque os incompetentes do direito são tratados de maneira diferente dos incompetentes dos outros cursos.
    digo incompetentes pois se existe a má qualidade no curso de direito ela nao é prerrogativa só deste curso. com certeza é extensiva aos demais cursos superiores.
    Mas ai entra o bom e velho controle de mercado que é a mola mestra que impulsiona toda essa preocupação de pessoas como esse advogado Lauro da Mata.

    gostaria de ver o senhor Lauro da mata se submetendo ao exame feito pela CESPE, queria poder ver qual seria seu indice de aproveitamento naquela pista de pegadinhas.

  • SÉRGIO ALCÂNTARA | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    DIZEM QUE A UNIC NÃO FORMA, DESOVA...

    A UNIC E OUTRAS FACULDADES DEVERIAM TER O CUIDADO DE FAZER UM ESTUDO DO MERCADO PARA SABER DE QUANTOS PROFISSIONAIS O MERCADO CONSEGUE ABSORVER...

    NÃO ESTOU CRITICANDO QUEM FORMOU OU ESTUDA NA UNIC, POIS QUEM FAZ A FACULDADE É O ALUNO; MAS SIM A FALTA DE PREOCUPAÇÃO COM A ABSORÇÃO DESTES PROFISSIONAIS NO MERCADO DE TRABALHO...CONHEÇO ADVOGADOS EXCELENTES QUE FORMARAM NA UNIC, UNIVAG E PASSARAM MUITO BEM NO EXAME DA OAB...

    AGORA A UNIC INVENTOU O CURSO DE ENGENHARIA CIVIL, CARÍSSIMO, MAS NÃO POSSUI ESTRUTURA E CORPO TÉCNICO PARA FORMAR BONS PROFISSIONAIS...CONCLUSÃO, DENTRO EM BREVE DESOVARÁ ENGENHEIROS NO MERCADO DE TRABALHO, DESESTABILIZANDO O SETOR...

    O MEC TEM QUE SER MAIS RIGOROSO COM A QUALIDADE E COM O Nº. DE FORMANDOS...

  • Alexandre | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Por isso esse Brasil não vai pra frente! Certas pessoas só querem fazer ataques pessoais!
    É uma realidade que os cursos de Direito de MT são de baixissímos níveis. Um caso como essa exceção da melhor nota do país ter saído daqui de Cuiabá, não passa de uma GRANDE EXCEÇÃO.
    Imagino que essa estudante dedicou-se ao extremo e não cursou Direito em faculdade particular do estado.
    Já que vocês falam tão mal do advogado que se manifestou de forma coerente devido a sua conclusão mediante as notas do Exame, imagino que vocês são GRANDES EMPRESÁRIOS E ADVOGADOS DE SUCESSO (que perdem o tempo precioso de ganhar dinheiro comentando mal dos outros em site de noticias) e que não dependem jamais de política para estarem onde estão(o que dúvido muito).
    Sou estudante de direito da Unic e realmente a provado exame da ordem é difícil mesmo, mas claro que com o preparo que temos na UNIC, qualquer prova na vida será dificil.
    Para esses semi-analfabetos que só usaram o espaço para críticas, peguem uma prova de qualquer matéria do curso de Direito das faculdades particulares,e façam, tenho certeza que será tão dificil para vocês, quanto um exame da ordem.

  • Roberto | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Muitas pessoas levam opiniões profissionais para o lado pessoal, o que as fazem parecer um tanto ignorantes. Se a maioria dos comentários são de estudantes de Direito ou profissionais formados, só pelo seu conteúdo, já se pode perceber que Dr. Lauro está certo. Se alguém não consegue escrever um curto texto (como a maioria desses que lemos nesta página) sem erros de português, não é de se espantar o baixo número das aprovações.

  • CARLOS ROBERTO | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    JÁ IMAGINOU SE ESSA TURMA NÃO TIVESSE QUE FAZER O EXAME DA OAB ???

  • José | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Lamentável é parte das declarações do Dr. Damata, Gostaria de saber antes de tudo, se o Dr. Lauro Damata imprimiu a prova da OAB e tentou ao menos fazer as questões nas mesmas condições que são colocados os Coitados que prestam o exame da ordem, ou até, nem tanto, gostaria que ele fizesse sentado na sua cadeira dentro do PR que é partido em que é assessor jurídico.
    Somente depois disso que qualquer DOUTOR pode fazer quaisques comentários sobre os candidatos.
    Como já sei que ele não fez e se tivesse feito com certeza não acertaria muita coisa, bem como, todos membros da OAB que também não conseguirão responder as perguntas, PROPONHO AOS DEPUTADOS FEDERAIS DE MATO GROSSO E SENADORES QUE ADEREM A PROPOSTA DE EXTINÇÃO DO EXAME DA ORDEM, Q

Beco do Candeeiro só abrirá em abril

Carlina 400   A secretária municipal de Cultura, Esporte e Lazer, Carlina Jacob (foto), em visita ao Grupo Rdnews, revelou que a revitalização do Beco do  Candeeiro, que foi concluída em janeiro, será entregue à população em abril, nas comemorações dos 302 anos de...

Águas, expansão e investimentos

william figueiredo 400 aguas cuiaba curtinha   O diretor-geral da Águas Cuiabá, executivo William Figuereido (foto), disse, em visita à sede do Rdnews, quando aproveitou para conceder entrevista à tv web Rdtv, que a concessionária já distribui água para toda Cuiabá e que, em quase quatro anos...

Creci combate empresas irregulares

benedito odario 400 curtinha   O presidente do Conselho Regional de Corretores de Imóveis do Estado, Benedito Odário (foto), aproveitou a operação desenvolvida na quinta, com apoio da Polícia Civil e da Decon, para enfatizar que não dará trégua àquelas empresas que, irregularmente,...

Cuiabá paga fevereiro aos servidores

emanuel pinheiro 400   A Prefeitura de Cuiabá quitou nesta sexta (26), último dia útil do mês, a folha de fevereiro. Desde quando assumiu o Palácio Alencastro, em janeiro de 2017, o prefeito Emanuel Pinheiro (foto) tem conseguido pagar o funcionalismo dentro do mês trabalhado. Aliás, essa prioridade,...

3 deputados sob certa cordialidade

janaina riva 400 curtinha   Max Russi, Eduardo Botelho e Janaina Riva (foto), que mandam na Assembleia, demonstram entre eles um certo clima de cordialidade, mas chegaram a entrar em queda-de-braço até fechar um novo acordo político sobre a Mesa Diretora. Com a decisão do Supremo de veto a Botelho no comando do...

Expediente na AL só a partir do dia 8

max russi 400   Por causa do aumento da taxa de incidência de Covid-19 entre servidores e parlamentares, as atividades presenciais da Assembleia foram suspensas na quinta (25). O expediente só retoma em 8 de março. Neste período, estão sendo mantidas somente as atividades estritamente essenciais para o...