Últimas

Sábado, 08 de Março de 2008, 09h:34 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:19

VARIEDADES

Mulheres continuam sem espaço em cargo eletivo

  O Dia Internacional da Mulher, comemorado neste sábado (8), é lembrado por sua luta e conquistas em vários setores. No campo político, porém, o espaço continua aquém do que as mulheres julgam merecer. Em Mato Grosso, elas saíram da última eleição, em 2006, com menor representatividade em cargos eletivos tanto no Executivo quanto no Legislativo.

Deputada federal Thelma de Oliveira  A dificuldade já vem desde a campanha eleitoral, quando os partidos não conseguiram preencher a cota mínima de 30% reservada a um dos sexos. De três cadeiras na Câmara Federal, a ala feminina perdeu duas, com o fim dos mandatos de Teté Bezerra (PMDB) e de Celcita Pinheiro (DEM). Reeleita, Thelma de Oliveira (PSDB) é a única mulher da bancada mato-grossense na Câmara. No Senado, uma das três vagas faz parte da cota feminina, com a petista Serys Marly (PT), primeira senadora eleita da história de MT.

Chica Nunes, única mulher deputada estadual em MT  Na Assembléia, a ala feminina continua com uma representante. Saiu Vera Araújo (PT), que não se reelegeu, e entrou Chica Nunes (PSDB), que, aliás, está com mandato cassado. Na Câmara de Cuiabá, as mulheres são representadas apenas por Enelinda Scala (PT) Lueci Ramos (PSDB) entre 19 cadeiras reservadas a parlamentares. Em Várzea Grande, só há uma mulher entre 13 vereadores: Aziza Baracat (PSB).  Das 12 vagas de vereadores em Rondonópolis, duas contam com representação feminina, com Mariuva Valentim Chaves (PMDB) e Wilma Moreira (PSB).

    Outros Poderes

Primeira-dama do Estado, Terezinha Maggi, que cuida da área social do governo  Na composição do 1º escalão do governo estadual e das prefeituras, as mulheres também têm participação insignificante. Entre as 22 cadeiras de secretários de Estado só há duas. Antes eram quatro. No primeiro mandato, o governador Blairo Maggi manteve no staff Terezinha Maggi (Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social) e Flávia Nogueira - substituída depois por Ilma Grisoste na Ciência e Tecnologia, além de Yêda Marly (Desenvolvimento do Turismo). Agora no segundo mandato, o governo  tem participação de apenas duas mulheres, sendo elas Terezinha e Flávia Nogueira, que responde como secretaria extraordinária de Apoio a Políticas Educacionais, já que Ana Carla Muniz deixou a pasta da Educação.

Primeira-dama de Cuiabá e presidente do IPDU, Adriana Bussiki   Na Prefeitura de Cuiabá há três mulheres no primeiro escalão, composto por 15 secretarias, incluindo a vice-prefeita Jacy Proença. Trata-se da esposa do prefeito Wilson Santos, Adriana Bussiki, do IPDU, e de Celcita Pinheiro, secretaria de Assistência Social. Em Várzea Grande, o prefeito mantém hoje uma mulher entre os 15 secretários: Cely Almeida (Promoção Social). No Tribunal de Justiça só há duas mulheres no quadro com 30 desembargadores: Shelma Lombardi e Maria Helena Póvoas. Entre os 22 procuradores de Justiça do Estado, há 7 mulheres - confira detalhes no quadro abaixo.

Mulheres hoje em algumas esferas de poder em MT

Governo do Estado
Terezinha Maggi - secretária de Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social
Flávia Nogueira - Secretária de Apoio às Políticas Educacionais

Assembléia Legislativa
Chica Nunes - deputada

Ministério Público (Procuradoras de Justiça)
Dalva Maria de Jesus Sigarra
Eliana Cícero de Sá Maranhão
Sílvia Guimarães
Eunice Helena Rodrigues de Barros
Maria Lígia Pires de Almeida Barreto
Naume Denise Nunes Rocha Muller
Kátia Maria Aguilera

Tribunal de Justiça (desembargadoras)
Shelma Lombardi
Maria Helena Póvoas

Prefeitura de Cuiabá
Jacy Proença - vice-prefeita
Adriana Bussiki - presidente do IPDU
Celcita Pinheiro - secretária de Assistência Social

Câmara de Cuiabá
Lueci Ramos - vereadora
Enelinda Scala - vereadora

Prefeitura de Várzea Grande
Cely Almeida - secretária de Promoção Social

Câmara de Várzea Grande
Aziza Baracat - vereadora

Câmara de Rondonópolis
Vilma Moreira - vereadora
Mariúva Valentim - vereadora

Prefeitura de Rondonópolis
Eugênia Barros - secretária de Infra-Estrutura
Rose Sachetti - secretária de Promoção e Assistência Social

Câmara Federal
Thelma de Oliveira - deputada

Senado
Serys Marly - senadora

Postar um novo comentário

Comentários (9)

  • Pat Kelly | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Vetado por conter expressões agressivas, ofensas e/ou denúncias sem provas.
    Queira, por gentileza, refazer o seu comentário.

  • Leandro Momente | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Vetado por conter expressões agressivas, ofensas e/ou denúncias sem provas.
    Queira, por gentileza, refazer o seu comentário.

  • Walter Arruda | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Vocês esquecerem de citar no Governo do Estado a presidente da Ager Márcia Vandoni. Mulher cuiabana competente e que esta fazendo um ótimo trabalho.

  • Cel PM Barbosa | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    VOCES ESQUECERAM DO NOME DA CEL PM LILIAN TEREZA VIEIRA DE LIMA - COMANDANTE GERAL ADJUNTA

  • Milton Ribeiro | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Parabens a todas essas guerreiras, algumas poderiam render mais!, pois nao ralam no dia a dia, tem motorista, tem assessores, enfim..tem muita mordomia!
    Parabens a minha Mae Judith, professora aposentada, integra, carinhosa, que ae hoje faz seu paozinho caseiro, seu bolo..sua comidinha deliciosa, parabens Mamae!
    Parabens a minha Ana Maria, mulher de fibra que esta superando todas as adversidades imposta pela vida! tres anos cuidando, sem sair de perto de nossa filha acidentada, so saiu quando Deus a levou! parabens Mamae Ursa, {assim chamada pelos medicos do Hospital Albert Heinstein]
    Senhores homens....Amor como o de Mae, nao existe!, portanto, jamais tentem tirar um filho de uma Mae quando for Mae de verdade!

  • olga lustosa | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Para as mulheres que fazem o RDNews.
    Eu diria que é muito bom viver sem a preocupação de corresponder sempre a expectativa dos outros sobre nós. Não deve caber mais no nosso mundo a atitude de agir apenas para agradar o outro. Vamos mudar de posição e colocarmo-nos à frente do tempo. Precisamos acreditar em uma idéia, em um projeto, em um plano, em algum compromisso, para então, ir em frente. Não devemos aceitar a frase “ você é capaz, você consegue”... como palavras de estímulo; são cobranças... e nós não temos que conseguir sempre...temos o direito de não ser capaz de realizar algo, de falhar feio, de ter que refazer. Nossas fraquezas devem ser convidadas a aparecerem, sem que tenhamos que dissimular, o sorriso não tem que estar sempre nos lábios; ás vezes será ofuscado por um olhar perdido, por que não? A busca incessante pelo belo e pela perfeição deve ceder lugar ao contentamento com o máximo que conseguir. E não, não estaremos nos entregando, estaremos colocando-nos à disposição da vida... para apenas vive-la!

  • Leocadio Melo | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    O RDnews náo deveria citar a ex-deputada Chica Nunes. Por questões mais do que óbvias, ela é um mau exemplo de mulher a ser citado, em que pese, pelo menos pelas fotos (não a conheço pessoalmente) é muito bonita.

  • Jose | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Poucas mulheres perto de tantos leões.São vencedoras apesar de serem "silenciadas" a todos os momentos.

  • guto | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Parabens a EX. Deputada Zilda Leite... guerreira, honesta e Grande exemplo de mulher publica...

PT na oposição independente do eleito

edna sampaio 400   Independente de quem ocupar o Palácio Alencastro, a partir de janeiro, a professora Edna Sampaio (foto), única eleita pelo PT à Câmara de Cuiabá, fará oposição ao prefeito. E dá sinais de que será uma parlamentar bastante atuante. Neste segundo turno, como o seu...

Secretário não consegue eleger Fred

fred gahyva 400 curtinha   O vereador licenciado e secretário estadual de Saúde, Gilberto Figueiredo, foi um cabo eleitoral incansável pela candidatura de Fred Gahyva (foto) a vereador pela Capital. Ele liderou reuniões nas unidades de saúde, reforçando pedido de voto para o aliado e amigo de...

Deputado agora pula de palanque

elizeu nascimento 400 curtinha   O ex-vereador e hoje deputado estadual Elizeu Nascimento (foto), que amargou a oitava colocação na disputa ao Senado na eleição suplementar do último dia 15, mudou de lado, como se troca de camisa. Em princípio, era apoiador do projeto de reeleição do prefeito...

Ex-aliado, Sales lembra quem é Abílio

coronel sales 400   Em mensagem enviada aos amigos, reforçando pedido de voto para Emanuel Pinheiro, o coronel PM da reserva e secretário de Ordem Pública da Capital, Leovaldo Sales (foto), diz conhecer bem os dois candidatos que disputam, neste segundo turno, o Palácio Alencastro. Sobre Emanuel, lembra que este tem...

Uma perna no muro e dicas indiretas

eduardo botelho 400 curtinha   O presidente da Assembleia, Eduardo Botelho (foto), chega ao final deste 2º turno das eleicões em Cuiabá com uma perna no muro. Ele liberou toda sua equipe para votar em quem quiser e todos pedem voto para Emanuel. Já Botelho, particulamente, preferiu não assumir publicamente o seu...

Nezinho, nova derrota e aposentadoria

nezinho 400   Aos 69 anos, o petebista Carlos Roberto da Costa, o Nezinho (foto), considerado da velha guarda política, tentou, mas foi reprovado nas urnas em Nossa Senhora do Livramento. Ele concorreu a prefeito em quatro pleitos. E já exerceu dois mandatos. Nezinho já foi secretário-adjunto de Fazenda do Estado,...

MAIS LIDAS