Últimas
Sábado, 08 de Março de 2008, 09h:34 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:19
Mulheres continuam sem espaço em cargo eletivo
O Dia Internacional da Mulher, comemorado neste sábado (8), é lembrado por sua luta e conquistas em vários setores. No campo político, porém, o espaço continua aquém do que as mulheres julgam merecer. Em Mato Grosso, elas saíram da última eleição, em 2006, com menor representatividade em cargos eletivos tanto no Executivo quanto no Legislativo.
A dificuldade já vem desde a campanha eleitoral, quando os partidos não conseguiram preencher a cota mínima de 30% reservada a um dos sexos. De três cadeiras na Câmara Federal, a ala feminina perdeu duas, com o fim dos mandatos de Teté Bezerra (PMDB) e de Celcita Pinheiro (DEM). Reeleita, Thelma de Oliveira (PSDB) é a única mulher da bancada mato-grossense na Câmara. No Senado, uma das três vagas faz parte da cota feminina, com a petista Serys Marly (PT), primeira senadora eleita da história de MT.
Na Assembléia, a ala feminina continua com uma representante. Saiu Vera Araújo (PT), que não se reelegeu, e entrou Chica Nunes (PSDB), que, aliás, está com mandato cassado. Na Câmara de Cuiabá, as mulheres são representadas apenas por Enelinda Scala (PT) Lueci Ramos (PSDB) entre 19 cadeiras reservadas a parlamentares. Em Várzea Grande, só há uma mulher entre 13 vereadores: Aziza Baracat (PSB). Das 12 vagas de vereadores em Rondonópolis, duas contam com representação feminina, com Mariuva Valentim Chaves (PMDB) e Wilma Moreira (PSB).
Outros Poderes
Na composição do 1º escalão do governo estadual e das prefeituras, as mulheres também têm participação insignificante. Entre as 22 cadeiras de secretários de Estado só há duas. Antes eram quatro. No primeiro mandato, o governador Blairo Maggi manteve no staff Terezinha Maggi (Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social) e Flávia Nogueira - substituída depois por Ilma Grisoste na Ciência e Tecnologia, além de Yêda Marly (Desenvolvimento do Turismo). Agora no segundo mandato, o governo tem participação de apenas duas mulheres, sendo elas Terezinha e Flávia Nogueira, que responde como secretaria extraordinária de Apoio a Políticas Educacionais, já que Ana Carla Muniz deixou a pasta da Educação.
Na Prefeitura de Cuiabá há três mulheres no primeiro escalão, composto por 15 secretarias, incluindo a vice-prefeita Jacy Proença. Trata-se da esposa do prefeito Wilson Santos, Adriana Bussiki, do IPDU, e de Celcita Pinheiro, secretaria de Assistência Social. Em Várzea Grande, o prefeito mantém hoje uma mulher entre os 15 secretários: Cely Almeida (Promoção Social). No Tribunal de Justiça só há duas mulheres no quadro com 30 desembargadores: Shelma Lombardi e Maria Helena Póvoas. Entre os 22 procuradores de Justiça do Estado, há 7 mulheres - confira detalhes no quadro abaixo.
Mulheres hoje em algumas esferas de poder em MT
Governo do Estado
Terezinha Maggi - secretária de Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social
Flávia Nogueira - Secretária de Apoio às Políticas Educacionais
Assembléia Legislativa
Chica Nunes - deputada
Ministério Público (Procuradoras de Justiça)
Dalva Maria de Jesus Sigarra
Eliana Cícero de Sá Maranhão
Sílvia Guimarães
Eunice Helena Rodrigues de Barros
Maria Lígia Pires de Almeida Barreto
Naume Denise Nunes Rocha Muller
Kátia Maria Aguilera
Tribunal de Justiça (desembargadoras)
Shelma Lombardi
Maria Helena Póvoas
Prefeitura de Cuiabá
Jacy Proença - vice-prefeita
Adriana Bussiki - presidente do IPDU
Celcita Pinheiro - secretária de Assistência Social
Câmara de Cuiabá
Lueci Ramos - vereadora
Enelinda Scala - vereadora
Prefeitura de Várzea Grande
Cely Almeida - secretária de Promoção Social
Câmara de Várzea Grande
Aziza Baracat - vereadora
Câmara de Rondonópolis
Vilma Moreira - vereadora
Mariúva Valentim - vereadora
Prefeitura de Rondonópolis
Eugênia Barros - secretária de Infra-Estrutura
Rose Sachetti - secretária de Promoção e Assistência Social
Câmara Federal
Thelma de Oliveira - deputada
Senado
Serys Marly - senadora
Postar um novo comentário
Comentários (9)
-
Pat Kelly | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
Vetado por conter expressões agressivas, ofensas e/ou denúncias sem provas.
Queira, por gentileza, refazer o seu comentário. -
Leandro Momente | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
Vetado por conter expressões agressivas, ofensas e/ou denúncias sem provas.
Queira, por gentileza, refazer o seu comentário. -
Walter Arruda | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
Vocês esquecerem de citar no Governo do Estado a presidente da Ager Márcia Vandoni. Mulher cuiabana competente e que esta fazendo um ótimo trabalho.
-
Cel PM Barbosa | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
VOCES ESQUECERAM DO NOME DA CEL PM LILIAN TEREZA VIEIRA DE LIMA - COMANDANTE GERAL ADJUNTA
-
Milton Ribeiro | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
Parabens a todas essas guerreiras, algumas poderiam render mais!, pois nao ralam no dia a dia, tem motorista, tem assessores, enfim..tem muita mordomia!
Parabens a minha Mae Judith, professora aposentada, integra, carinhosa, que ae hoje faz seu paozinho caseiro, seu bolo..sua comidinha deliciosa, parabens Mamae!
Parabens a minha Ana Maria, mulher de fibra que esta superando todas as adversidades imposta pela vida! tres anos cuidando, sem sair de perto de nossa filha acidentada, so saiu quando Deus a levou! parabens Mamae Ursa, {assim chamada pelos medicos do Hospital Albert Heinstein]
Senhores homens....Amor como o de Mae, nao existe!, portanto, jamais tentem tirar um filho de uma Mae quando for Mae de verdade! -
olga lustosa | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
Para as mulheres que fazem o RDNews.
Eu diria que é muito bom viver sem a preocupação de corresponder sempre a expectativa dos outros sobre nós. Não deve caber mais no nosso mundo a atitude de agir apenas para agradar o outro. Vamos mudar de posição e colocarmo-nos à frente do tempo. Precisamos acreditar em uma idéia, em um projeto, em um plano, em algum compromisso, para então, ir em frente. Não devemos aceitar a frase “ você é capaz, você consegue”... como palavras de estímulo; são cobranças... e nós não temos que conseguir sempre...temos o direito de não ser capaz de realizar algo, de falhar feio, de ter que refazer. Nossas fraquezas devem ser convidadas a aparecerem, sem que tenhamos que dissimular, o sorriso não tem que estar sempre nos lábios; ás vezes será ofuscado por um olhar perdido, por que não? A busca incessante pelo belo e pela perfeição deve ceder lugar ao contentamento com o máximo que conseguir. E não, não estaremos nos entregando, estaremos colocando-nos à disposição da vida... para apenas vive-la! -
Leocadio Melo | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
O RDnews náo deveria citar a ex-deputada Chica Nunes. Por questões mais do que óbvias, ela é um mau exemplo de mulher a ser citado, em que pese, pelo menos pelas fotos (não a conheço pessoalmente) é muito bonita.
-
Jose | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
Poucas mulheres perto de tantos leões.São vencedoras apesar de serem "silenciadas" a todos os momentos.
-
guto | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
Parabens a EX. Deputada Zilda Leite... guerreira, honesta e Grande exemplo de mulher publica...
Confira também:
- Julho de 2017
-
Últimas
REVIRAVOLTA - Juiz reconduz Fábio ao comando do PSB; Valtenir é destituído - confira
-
Últimas
Ex-presidente Lula é condenado a 9 anos de prisão no caso do triplex - siga Nacional
-
Últimas
Ex-secretários Nadaf e Marcel lavavam dinheiro com compra de ouro - veja detalhes
- Maio de 2017
-
Últimas
Temer faz pronunciamento e diz que não vai renunciar - siga Nacional
- Março de 2017
-
Últimas
AO VIVO - Governador Taques na Caravana em Quatro Marcos - siga