Últimas
Sexta-Feira, 16 de Maio de 2008, 19h:31 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:20
Municípios do Nortão protestam contra governo
Estudantes criticam medidas do governo contra municípios
A presença de senadores da Comissão Externa de Risco Ambiental na Amazônia nas audiências em Alta Floresta e Sinop, no Nortão, e em Cuiabá, foi marcada por protesto de produtores, da classe política, de representantes de outras entidades e até de estudantes. A maioria se mostra indignada com as operações tidas como truculentas da Polícia Federal e do Ibama na investida contra o desmatamento ilegal.
Reclama também dos embargos decretados pela União àqueles municípios mato-grossenses que estão no mapa da devastação. Por causa isso, esses municípios sofrem restrições, o que trazem impacto na economia e outras consequências como desemprego.
Nesta quinta, durante audiência em Alta Floresta, a revolta era tanta, em meio a discursos inflamados, que quando o orador anunciou a presença entre autoridades de um delegado da Polícia Federal, começou uma gritaria, em coro, de "fora, fora, fora...". São nesses municípios do Nortão, que têm o comércio madeireiro como a principal fonte que move a economia, que o estrago por conta das medidas do governo federal está sendo maior.
Cobrança
Na audiência nesta sexta, na Assembléia Legislativa, com o comitê de 5 senadores, criada para avaliar os riscos ambientais nos 36 municípios do país apontados como os maiores desmatadores da Amazônia, o governador Blairo Maggi diz esperar que a Comissão venha a ser “a voz” que o Estado não conseguiu na tentativa de mudar a decisão do governo federal para anular o Decreto 6321, que determina a restrição de créditos financeiros a produtores rurais nos 19 municípios de MT na lista do desmate. Criticou e cobrou providências contra o que chama de possíveis abusos durante a operação Arco de Fogo. "Quero que a Comissão ajude a diminuir a pressão que Mato Grosso tem sofrido".
O senador Leomar Quintanilha (TO), membro do comitê, revela que em Alta Floresta a sociedade reclamou do aparato policial da Arco de Fogo. O presidente do legislativo mato-grossense, deputado Sérgio Ricardo, afirma que a Comissão levará para Brasília a Carta da Assembléia, a ser encaminhada também às demais autoridades do Congresso Nacional e do governo federal. A carta, diz o presidente da AL, vai relatar o clamor da população mato-grossense sobre os atos truculentos executados pelas autoridades policiais junto às indústrias madeireiras do Nortão.
Vice-governador Silval fala na audiência em Alta Floresta
Fotos: Ednilson Aguiar
Postar um novo comentário
Comentários (2)
-
Valdir | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
É estranho, esses senhores senadores vem com um discurso demagógico, destratando o Governo Federal e não apresentam ações efetivas para a questão do meio ambiente. Talvez quando tivermos desgraças com a ocorrida em Miamar e na China recentemente esses senadores latifundiários mudarão o discurso. É ano político né ?!?! E o dinheiro público está bancando esses eventos que não passam de palanques eleitorais. Como contestar as medidas do Governo Federal se a cada dia surje um novo escândalo envolvendo a SEMA ?
É brincar com a inteligência do povo ! Lamentável que esses senhores senadores, venham com uma visão materialista defender seus próprios interesses. A vida precisa da natureza, o dinheiro de vocês pode pagar leitos de hospitais caríssimos mas não compram as vidas que o desmatamento ajuda a tirar (em MT tivemos um exemplo ocorrido com um senador, lembram?!?). -
Jamil de Paula Ramos | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
Os últimos recantos sagrados da natureza em Mato Grosso estão sendo devastados com apõio político do Blairo, o Motosserra de Ouro.Mas o povo deve incluir nêsse rol negro de políticos que apoiam a devastação o Sérgio Ricardo que diàriamente na TV posa de São Francisco de Assis na defesa do Rio Cuiabá.No entanto nesta reportagem êle se mostra o verdadeiro que é dando todo apôio aos devastadores de Mato Grosso.
Confira também:
- Julho de 2017
-
Últimas
REVIRAVOLTA - Juiz reconduz Fábio ao comando do PSB; Valtenir é destituído - confira
-
Últimas
Ex-presidente Lula é condenado a 9 anos de prisão no caso do triplex - siga Nacional
-
Últimas
Ex-secretários Nadaf e Marcel lavavam dinheiro com compra de ouro - veja detalhes
- Maio de 2017
-
Últimas
Temer faz pronunciamento e diz que não vai renunciar - siga Nacional
- Março de 2017
-
Últimas
AO VIVO - Governador Taques na Caravana em Quatro Marcos - siga