Últimas

Sábado, 18 de Julho de 2009, 21h:19 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:23

VÁRZEA GRANDE

Murilo quer 50% da área do aeroporto; Infraero dá calote

  Romilson Dourado
  De Manaus

   O prefeito de Várzea Grande Murilo Domingos (PR) aproveitou a viagem inaugural da linha da Trip Cuiabá-Manaus neste sábado para cobrar do empresário José Mário Caprioli, presidente da empresa aérea, a identificação do aeroporto internacional Marechal Rondon como sendo do município várzea-grandense e não de Cuiabá. A reclamação do prefeito surtiu efeito. No retorno e logo após a aterrissagem, a comissária de bordo anunciou: "Sejam bem-vindos ao aeroporto internacional Marechal Rondon de Várzea Grande...!". Todo empolgado, Murilo puxou o coro de aplausos. Antes de terminar a salva de palmas, a comissária emendou: "...região metropolitana de Cuiabá". Aí foi a vez dos cuiabanos baterem palmas e com maior intensidade.

    Murilo Domingos disse que ficou acertado com a direção da Trip que, a partir de agora, a empresa vai identificar o Marechal Rondon como sendo aeroporto de Várzea Grande. Para o prefeito, tratava-se de um barreira até então intransponível. Ele espera que as outras concessionárias de linhas aéreas venham fazer o mesmo. "Não é justo Várzea Grande só ficar com o ônus do acúmulo de lixo lascado e poluição no aeroporto, enquanto ficam identificando o aeroporto como se fosse de Cuiabá", comenta o prefeito, numa referência à vizinha capital mato-grossense.

   O prefeito disse que começou um trabalho junto ao Ministério da Defesa para reduzir ao menos pela metade a área de 726 mil hectares do aeroporto, situado no centro de Várzea Grande. Primeiro, ele bateu a porta da Infraero. Descobriu que o assunto deveria ser tratado direto no Ministério da Defesa, que detém o domínio da área. Murilo observa que as áreas dos principais aeroportos internacionais do país são menores. Cita como exemplos Congonhas, em São Paulo, com 165 ha, e Santos Dumont, no Rio, com 99 ha.

   O republicano se mostra indignado porque, enquanto a extensa área cercada do aeroporto dificulta acesso ao centro dos moradores da região do Cristo Rei, forçando-os a se dirigir para Cuiabá, o Ministério da Defesa aluga chácaras e até fazendas que estão dentro dos 726 ha e, para piorar, constantemente animais escapam e invadem as ruas, vindo a causar acidentes em meio à movimentação no trânsito. "Os animais saem da área do aeroporto e vão para a pista. A população não aceita mais isso", reclama Murilo Domingos.

   Dívidas

  Reeleito no ano passado para mais quatro anos de mandato, Murilo resolveu até acionar na Justiça a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) por calote no IPTU. Já são R$ 40 milhões de dívidas acumuladas. O prefeito afirma que a Infraero nunca pagou o imposto sobre a área do aeroporto. Avisa que o município não vai perdoar o montante. "Já está tudo na dívida ativa. Não tem esse negócio de não pagar", comenta o prefeito várzea-grandense.

Postar um novo comentário

Comentários (12)

  • jose magalhães junior | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0


    VEJA SÓ A GRANDE PREOCUPAÇÃO DO PREFEITO MURILO DOMINGOS...QUE COISA MAIS ATRAZADA. O NOME DO AEROPORTO DE CUIABÁ CONSTRUIDO EM V.GRANDE.ORA MURILO OS GRANDES AEROPORTOS DO MUNDO TODO EM SUA GRANDE MAIORIA ESTÃO EM ÁREAS LONGE DA CIDADE PRINCIPAL. MAS POR UMA CONDIÇÃO GEOGRAFICA E ESTRATÉGICA RECEBE O NOME DA MAIOR CIDADE. ALGUÉM EM SÃ CONSCIENCIA SABERIA ONDE FICA VARZEA GRANDE NO MAPA MUNDI OU NUMA CARTA DE NAVEGAÇÃO? ORA QUE MENTE MAIS SUBDESENVOLVIDA ..VARZEA FRANDE NECESSITA SER GOVERNADA COM MAIS SERIEDADE E COMPETÊNCIA POR AQUELES QUE SE PREOCUPEM COM OS MAIS POBRES É UMA DAS CIDADES MAIS VIOLENTA E POBRE DO ESTADO,O AEROPORTO TRAZ VANTAGENS SIM A PREFEITURA POIS OS IMPOSTOS SÃO RECOLIDOS EM VARZEA GRANDE E NÃO CUIABÁ
    SR. MURILO OS AEROPORTOS NÃO SÃO PROPRIEDADES DOS MUNICÍPIOS MAS DO ESTADO BRASILEIRO É UM EQUIPAMENTO CIVIL E MILITAR AO MESMO TEMPO E ESTRATÉGICO PARA A SEGURANÇA DO NOSSO PAÍS ....COPIOU????

  • jean carlos | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    É isso mesmo murilão. Busque o que é do povo de varzea grande.

    Não se importe com os comentários dos invejosos e bobos. Na verdade eles tem muito tempo para não fazer nada e ficam assim falando asneiras.

    Vá em frente e tudo certo

  • franscico silas | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    O gigante adormecido acordou 2010 ta chegando né ai faz estripulia, o prefeito com certeza nao vai construir uma area tipo cohab, existem planos da elite da VG, caso consigam retirar esses 50% em fazer um residencial do tipo ALPHAVILLE, condominio residencial de alto luxo fechado, ai ele joga a opinião publica contra a Infraero, JENTE acorda muito engraçadinho pra fazer do contra votou contra a familia campos mas vamos por na balança o que elees fizeram de obras na balança contrta o que esse senhor ja fez por VG, agora vem engabelar VGrandense, xá por DEUS, quer tirar o aeroporto tira po~e então lá pelas bandas da rodovia Mario andreazza so tem espaço lá pelo SÃO MATEUS, AI TR5ANSFORMA A AREADO AEROPORTO SÓ EM NUCLEO HABITACIONAL ISSO ELE NAUM FAZ SABE PORQUE A GRANDE CRISTO REI COM 55 BAIRROS TEM MAIS DE 100 MIL HABITANTES OU SEJA 45% DA POPULAÇÃO ISSO É VOTO DECIDE ELEIÇÃO, acorda povo ele naum vai fazer isso ele quer fazer POLITICAGEM, vcs achamn que ele ta preocupado com iPtu PORQUE.

  • jaiminho | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    isso mesmo murilão!!o aeroporto é nosso e cuiabá que leva a fama ao mundo inteiro!!ha. fikei com uma dúvida qual a área do aeroporto em hectares???

  • walter | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    - Eu, estou falando hà muitos anos e niguem me da ouvido. Esta passando da hora de Cuiabá, ter seu próprio aeroporto AERÓDROMO, isso que aconteceu abordo da aeronave Trip, comentários do Prefeito Murílo Domingos, VG, poderia ser evitados se nos tivesse nosso próprio Aeródromo. Espaço temos até demais ali no Distrito Industrial, ao lado do aéroporto Estância Santa Rita de Cuiabá-MT. Alias, porque não se transfomam este aeroprto Santa Rita em aeroporto de Cuiabá hênn ???? a pista é longa, asfaltada e já é homologado pela aeronaltica para pouso e decolagens de aeronaves de grande porte. - Boa idéia, se não vinhece de um simple Internalta , porque que para pousar, alí, o avião terá que manobrar sobre o pantanal de Barão de Melgaço, isso, deacordo com a posições de momento do vento, dará cabiceira pra quele lado pouso e decolagens, outra cabiceira será sobre o Pedra 90.

    Walter, Tijucal Cuiabá

  • Sérgio Paganotto | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    kkkkkkkkkkkkkkk 726 mil hectares... kkkkkk e tem gente que ainda concorda em não cobrar diplomas para ser jornalista... o português é tão fácil né...

  • Mirian | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Antes de solicitar essa paspalhice deveria arrumar a cidade. Ele tem cidade demais pra arrumar. VG é a única cidade do mundo, com mais de 200mil habitantes que não possui uma praça. Responda rápido Sr. Prefeito: onde fica o aeroporto Charles De Gaulle? Resposta: Paris! Errado. Fica em três municípios no interior da França. Assim sempre será o aeroporto de Cuiabá. Fica numa cidade do interior de MT. Vamos trabalhar um pouco?

  • Jacyara - Consternado | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    MURILO DOMINGOS, é um ingrato.
    Sua campanha para o primeiro mandato foi lançada no CENTRO HIPICO VARZEA GRANDENSE, que fica nas áreas do aeroporto-infraero, sendo seu principal apoiador o empresário do ramo de carnes, cujo gerente era Gelson.
    Agora vem com esta barbaridade de querer mover em uma área que não possibilita nenhum dano a pista de pouso, já que não escapam animais para lá.
    Os animais que estão na AVENIDA TRINTA E UM DE MARÇO, Cristo rey, são por ineficacia do poder publico municipal, ou seja Murilo Domingos e do secretário municipal da prefeitura de V.Grande.

    A escola de Equoterapia, que funciona no rancho, é o unico tratamento para quase quinhentas (500) crianças portadoras de disturbios de movimento - e o unico e mais eficaz tratamento são os cavalos.

    Fico satisfeito em receber o apoio do Deputado federal Eliene Lima (PP), que com sua macro visão, observou os beneficios propostos e realizados por esta escola e sua técnica pioneira, no estado (- Cel.Ribeiro), em proporcionar melhoria e cura aos nossos deficientes, desamparados pelo poder publico, principalmente o municipal, capitaneado por Murilo Domingos.

  • PEDRO PAULO | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Esse si dorme mesmo. Podria ser ele o Presidente da Agencia da Copa, faz parte do mesmo partido do Governador, do Riva, do Ver. Lotero, do Pedro Hery, do Carlos Bezerra.

  • meire | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    oh prefeito olha aqui pra nós da construmat....atrás do rondomaq tem um esgoto e e algums ruas ruins........pagamos iptu, luz agua....cade o asfalto?

Sob efeito-cavalo paraguaio em ROO

thiago muniz 400 curtinha   Em Rondonópolis, o candidato a prefeito, vereador e empresário Thiago Muniz (foto), se transformou num cavalo paraguaio, expressão muito usual no futebol quando se refere a um time que dispara no início do campeonato mas, lá pela metade, começa a cair pelas tabelas. Acreditava-se...

Lula na TV deve afundar mais Julier

lula 400   O advogado Julier Sebastião da Silva, que disputa pela segunda vez a Prefeitura de Cuiabá - na primeira, em 2016, pelo PDT, ficou em terceiro lugar e, agora, pelo PT -, levou para o seu horário eleitoral o ex-presidente Lula (foto). A participação, com pedido de voto para Julier, da maior...

Na contramão dos investimentos

jose wenceslau 400 curtinha   Ao invés de reconhecer e aplaudir a iniciativa do governo estadual, que anunciou investimentos de R$ 9,5 bilhões em obras e ações, sendo R$ 6 bilhões (63%) de recursos próprios, a Fecomércio-MT, sob José Wenceslau Júnior (foto), reagiu com críticas....

Filho de ex-deputado rumo a vereador

willy taborelli 400   O coronel PM da reserva e ex-deputado estadual Perry Taborelli, que concorreu e perdeu para prefeito de Várzea Grande em 2016, lançou de novo o filho à cadeira de vereador. Trata-se do jovem advogado Willy Jacyntho Taborelli (foto), de 32 anos. Desta vez, ele concorre pelo PV. Na eleição...

Beto vê aliado como mais preparado

wellington marcos 400   O prefeito de Barra do Garças, Beto Farias (MDB), tem sido um cabo eleitoral fundamental para o candidato à sucessão municipal, advogado e atual vice-prefeito Wellington Marcos (foto), do DEM. Beto, que está concluindo o segundo mandato consecutivo com 80% de aprovação popular,...

Produtores e a unificação de eleições

antonio galvan 400 curtinha   Mato Grosso pode ter três eleições no mesmo dia, 15 de novembro. Isso porque, além das municipais e a suplementar ao Senado, alguns produtores rurais se movimentam para que a escolha do novo presidente da Aprosoja também seja na mesma data das eleitorais. Inicialmente, o pleito da...