Últimas
Quarta-Feira, 23 de Janeiro de 2008, 08h:15 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:19
Na bronca, Júlio dá banana para o rival Wallace
O ex-governador Júlio Campos quer dar a Wallace Guimarães, que pode impedí-lo de retornar à vida pública, a mesma banana que ofereceu aos profissionais da educação, em 1983. À época, os professores estavam com três meses de greve, num ambiente de revolta e conflito com o governo, ao ponto de "sitiar" Júlio no Palácio Paiaguás. Na bronca, o então governador, numa entrevista na TV, "deu banana" para os grevistas, sinalizando com os braços. Muitos guardam a cena na memória até hoje.
Agora, 25 anos depois e com a experiência de ter acumulado mandatos de deputado federal, senador, da derrota a governador em 1998 e de ocupar a cadeira de conselheiro do Tribunal de Contas, da qual se aposentou, eis que Júlio Campos retorna à militância política. Ele foi acolhido no DEM (ex-PFL) de Várzea Grande, onde começou a trajetória como prefeito, pelo irmão-senador Jaime Campos.
O problema é que os democratas já tinham fechado questão quanto a lançar o nome do deputado Wallace para prefeito no pleito deste ano. Assim, a decisão de Júlio de apressar a aposentadoria para disputar candidatura pegou mal. Demonstrou apego ao poder. O clima agora é de conflito. Para acirrar os ânimos outros dois filiados ao DEM também entraram na pré-disputa interna: o médico Arilson Arruda, demissionário do cargo de secretário de Saúde de Várzea Grande, e o empresário Wilson (Grafitte) de Oliveira.
Filme de 2004
Wallace admite que o grupo pode racha. Teme o mesmo desgaste de 2004. À época, o então PFL lançou Campos Neto, primo de Júlio e Jaime, para prefeito. A candidatura não "decolou". O partido, então, empurrou Wallace à disputa faltando um mês para as eleições. Mesmo assim, o hoje deputado perdeu para Murilo por uma diferença de apenas 588 votos.
O presidente do DEM-VG, vereador Ismael Alves, afirma que os 4 "prefeituráveis" têm até a próxima terça (29) para entrar em acordo. Caso isso não aconteça, o próprio diretório vai agir no sentido de pôr fim à briga. Segundo ele, o mais correto seria promover uma prévia, com a contratação de uma empresa para realizar pesquisa para levantar qual nome do DEM apresenta mair chance de vitória.
Enquanto o DEM se mostra rachado, o prefeito Murilo Domingos (PR) se anima para a corrida à reeleição, enquanto Maksuês Leite (PP) segue como favorito.
(Às 10h45) - Irritado com greve, Júlio dá banana
Instigado pela matéria acima, um leitor do RDNews fez questão de resgatar do arquivo uma publicação da revista Veja em 13 de novembro de 85. Nela está a reprodução da imagem do então governador Júlio Campos, durante entrevista na TV. Antes de "dar banana" para os professores, Júlio, irritado com os protestos dos grevistas, disse: "a mesma caneta que nomeia também demite".
Na TV, Júlio Campos, então governador, "dá banana" aos profissionais da educação que estavam em greve
Postar um novo comentário
Comentários (27)
-
DONIZETE | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
eu tambem me lembro dessa questao da banana povo de vg. abre olho o Sr. Julio Campas esta querendo mais uma aposentadoria vamos da o troco da banana ha 25 anos atras??????
-
Agnaldo da Silva Campos | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
A culpa desse conflito interno no DEM é única e exclusivamente do Governador Baliro Maggi que, para acomodar seu "empregado" Waldir Teiz no TCE trouxe de volta a vida pública o cadáver politico Júlio Campos.
-
celio oczinski | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
povo vamu acaba com a monarquia em varzea grande. so tem que sabe quem e o rei si e julio ou jaime.
-
JOANA ALMEIDA | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
EU ACHO QUE QUEM DEVERIA SER O CANDIDATO A PREFEITO DE VARZEA GRANDE É O SENHOR CARLOS GOMES QUE FOI UM OTIMO PREFEITO QUE ATÉ HOJE TUDO MUNDO NÃO ESQUECE E VALE RESALTAR A SUA ESPOSA QUE FOI UMA EXELENTE PRIMEIRA DAMA, COM SEUS INUMEROS PROJETO, ACHO TAMBEM QUE DEVERIA SER PESQUISADO TAMBEM, MAS SEMPRE SERÁ NOSSO ETERNO PREFEITO, SABEMOS SIM PORQUE ELE ABANDONOU A POLITICA, NIMGUEM ENTRA NUM PROJETO POLITICO SÓ PARA SER PREFEITO E SIM PARA SEGUIR UMA CARREIRA POLITICA, JA QUE ERA REALISADO COM EMPRESARIO DAQUELE MUNICIPIO, ISSO É SÓ PARA TODOS REFLETIREM O QUE ESTA ACONTENCENDO COM O SENHOR SRº WOLLACE
-
helianacorrea | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
olha a bananaaaaaaaaaaa
-
CATIA HERDINA | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
Várzea Grande precisa de renovação, precisa de um candidato que tenha reais objetivos de melhorar a nossa cidade, e não apenas objetivos pessoais... Acredito que o Sr Wilson Grafitte seja a melhor opção p/ Várzea Grande, pois além de ser um empresário de sucesso, um ótimo administrador, está cheio de gás e projetos p/ melhorar a nossa cidade que está cada vez pior...
Wilson Grafitte p/ Prefeito!!!!!!!!!!!!!! -
Higor | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
WILSONNNN PREFEITO COM MAIS GARRA VONTADE PROJETOS OUSADOS E ARROJADOS NOVO SIGNIFICA MUDANÇA, CHEGA DESSES POLITIQUEIROS DE CARRERA VARZEA GRANDE PRECISA DE GENTE NOVA URGENTE!!!!! ACORDA POVO VARZEAGRANDENSE!! WILSON GRAFITTE EH A MELHOR OPÇAO QUE NOS TEMOS,WILSONNN ATEH O FIMMM....
-
Leandro Amaral | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
É Verdade a culpa desse conflito interno é do Blairo Que trouxe de volta esse falecido, Dante de Oliveira já tinha tirado esse Homem da vida pública, quando lhe deu o cargo de conselheiro, Si essa executiva do DEM tiver carater e um pouco de coerencia, deve lançar o DR. Wallace para prefeito pois quando o Campos Neto deixou o partida de mãos atadas, ele segurou o rojão e quase levou a campanha em um mês, agora com o apoio do partido e o DR. Wallace trabalhando no inicio da campanha com certeza ganhara as eleições, agora só pq Julio Campos Resolve voltar a vida pública o DEM não pode dispensar O DR. dessa forma, seria até desleal da o DEM chegar a esse ponto.
-
Julio F Neto | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
O nome do Wilson Grafite seria interessante, por ele ser varzeagrandense, bom administrador, jovem, cheio de gás. O me preocupa são as lideranças políticas em Várzea Grande.
O povo pode até eleger um candidato bem intencionado, mas a história política em Várzea Grande, como em Mato Grosso, nos mostra como as pessoas se vendem, se corrompem ao saborearem o poder.
Quem não se lembra do ex-deputado Joaquim Sucena no início da sua carreira política?
Eleitores, esqueceram-se da origem do apelido do Julio "BERERÉ" Campos?
Em relação ao Carlos Gomes, esse sim, deixou saudades; foi só ele aparecer na Revista Veja, como um dos melhores prefeitos do Brasil, que deram um jeito de tirá-lo do cenário político.
Abram os olhos povo amado e sofrido de Várzea Grande! -
João Emanuel | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
Caros editores e leitores do site rdnews,
Em ponto primeiro, ressalto a grande valia do site rdnews pelo volume de informações que publica.
Em linha continuativa, gostaria de expor que sempre que existem dificuldades na escolha de um nome, há prejuízos para o próprio partido, afinal a pia batismal (pleito eleitoral) de Várzea Grande será, sem sombra de dúvidas, um prelúdio de quem irá governar o Estado, e, devem ser feitas reflexões para que o DEM não dê um tiro no "pé", o partido deve analisar a conotação futura e não somente a momentanea.
Ademais, existe um candidato fortíssimo e nome "prefeiturável" para Várzea Grande, que é o nosso Dep. Maksuês Leite, que sem maiores divagações é o privilegiado com toda a miscelânia criada pelos seus opositores.
Mister se faz evidenciar que estas palavras são com um tom não profético e tão pouco exaustivo, serve tão somente para que as medidas políticas a serem tomadas, sejam estratégicas e com conotação de cirurgia precisa com tecnologia a leaser, daquelas que se não for efetuada com cautela, corre-se o risco de matar um ser que está em plena sustentação de vida.
E que venha o melhor prefeito para Várzea Grande porque aquela cidade merece ter a frente sempre pessoas que possuam visão de que VG, não é uma cidade isolada, mas é sim, uma porta para o mundo de passargadas.
Um forte e cordial abraço a todos leitores,
João Emanuel - cuiabano, advogado, professor de graduação e pós-graduação nos cursos de direito, doutorando em direito pela Universidade do Museo Social Argentio - UMSA (Buenos Aires), autor de obras jurídicas, artuculista, jornalista.
Confira também:
- Julho de 2017
-
Últimas
REVIRAVOLTA - Juiz reconduz Fábio ao comando do PSB; Valtenir é destituído - confira
-
Últimas
Ex-presidente Lula é condenado a 9 anos de prisão no caso do triplex - siga Nacional
-
Últimas
Ex-secretários Nadaf e Marcel lavavam dinheiro com compra de ouro - veja detalhes
- Maio de 2017
-
Últimas
Temer faz pronunciamento e diz que não vai renunciar - siga Nacional
- Março de 2017
-
Últimas
AO VIVO - Governador Taques na Caravana em Quatro Marcos - siga