Últimas
Sexta-Feira, 29 de Agosto de 2008, 12h:21 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:21
Na bronca, Taques ameaça medida contra Faiad
Advogado se revolta contra presidente da OAB por impedi-lo de fazer a sustentação oral da proposição em defesa das Diretas Já para a escolha do novo desembargador do TJ
O advogado Paulo Taques, derrotado à presidência da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-MT) no último pleito, vai ingressar com uma medida contra o presidente da OAB, Francisco Faiad, com vistas a exigir que tenha o direito de defender o voto pelas "Diretas Já" para a escolha do novo desembargador do Tribunal de Justiça. Ele reclama que Faiad antecipou a análise do pedido do conselheiro da OAB, advogado Renato Nery, o qual Taques iria representar na sustenção do voto direto e, segundo ele, os que estavam presentes não entenderam ao menos do que se tratava e, por esse motivo, avalia que a proposição foi rejeitada. "Não tivemos a liberdade de expressar dentro da própria OAB", critica. Adiantou que ainda está analisando a medida cabível a ser tomada.
"Ele (Faiad) só disse que quem fosse contra a aprovação levantasse a mão, antes mesmo de haver a sustentação oral, que seria feita por mim". Segundo Taques, havia 14 processos na frente a serem analisados. "Faiad colocou ele (processo das Diretas Já)como primeiro da pauta", diz, ao justificar que chegou minutos atrasado. Por isso, avalia que houve uma manobra para "boicotar" a idéia do voto direto. Além disso, o advogado conta que o presidente da Ordem alegou que ele (Taques) não poderia representar Nery por meio de procuração.
Contesta ainda que o fato de Faiad, segundo ele, ter dito que só o conselheiro poderia fazer a argumentação e não procuradores. Taques lembra que essa foi a resposta dada pelo presidente ao advogado Bruno Ventura, que também é favorável à Diretas Já, que havia pedido a palavra e disse que iria ser feita a sustentação oral. "Isso tá totalmente errado, porque nós (advogados) só falamos por meio de procuração". Ele enfatiza que se sentiu envergonhado por ter sido impedido de se expressar. "Confesso que a minha surpresa só não foi maior que a minha vergonha".
Diretas Já
Paulo Taques argumenta que é a favor das Diretas Já, pois, hoje no Brasil, praticamente todas as eleições são feitas pelo voto direto, considerado democrático. "A escolha deve ser feita pela classe dos advogados porque do jeito que acontece hoje fica um terreno fértil para os conchavos". Defende que, como a vaga está aberta ao Quinto Constitucional, se entende que todos os advogados devam votar e não só uma minoria.
Hoje, a eleição é feita por 26 conselheiros da OAB e mais 9 ex-presidentes da instituição, que elegem a lista sêxtupla. Depois, essa pré-seleção passa pelo aval do TJ, que define a lista tríplice. Por fim, cabe ao governadopr definir o futuro magistrado que assume a vaga deixada pelo desembargador Munir Feguri, que já se aposentou do cargo. (Pollyana Araújo)
Postar um novo comentário
Comentários (14)
-
maro expedito dos santos | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
... E porque não eleições diretas naquela Casa das Liberdades Democráticas, afinal, qual será o medo, qual será o acordo. Tô com Taques desta vez...
-
Advogado Marcelo | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
Cadê a democracia na OAB???
Acho que a escolha dessa vaga deveria ser mais transparente...
Paulo Taques neles!!!!
-
ADVOGADO COM A MAIÚSCULO | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
PAULO TAQUES, OS OBJETIVOS DE QUALQUER CIDADÃO COMPROMETIDO COM A JUSIÇA, COM A ÉTICA, COM A TRANSPARÊNCIA, DEVEM SER CLAROS, SUGIRO A VC. O SEGUINTE:
A) ESTUDAR MAIS UM POUCO;
B) AO INVÉS DE CRIAR FACTÓIDES, CONTRATOS ASSESSOR DE IMPRENSA, PROGRAMA VIP, ETC., PARTICIPAR DOS DEBATES DENTRO DA OAB,
C) PROCURAR BOAS COMPANHIAS... ALIÁS NÃO DÁ PARA SABER, PARA AVALIAR, QUEM ESTÁ MAL ACOMPANHADO... SE VC. OU SEUS COMPANHEIROS DEMOCRATAS... EDUARDO MARQUETEIRO...(BEGE!!!!!!!!! E NÃO MARROM!), JOÃO COM DESTINO, SEBASTIÃO IMORTAL, MAS QUE PREFERIU MUDAR DE NOME (O QUE FALAM DE MIM SÃO CALÚNIAS... EU PAREI!!!), RENATO SIMPATIA... BRUNO AVENTUREIRO (AINDA JOVEM!! IMAGINEM QDO. FOR MADURO... TANTA BESTEIRA!! VAI TRABALHAR..., MOSTRE QUE É COMPETENTE NO EXERCÍCIO PROFISSIONAL..., BONECO DE FANTOCHE!!!). -
Bruno Alex | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
Como é linda a busca pela Democracia!!!
Estão usando a OAB/MT de palanque antecipado para as eleições de 2009.
O que mais revolta é querer fazer crer que os advogados não possuem memória.
O Dr. Paulo Taques, competente advogado, ora paladino da democracia plena, ontem somente desejava metade dela, pois quando da sua propostas de campanha às eleições da OAB, defendia a escolha mista para lista sextupla, com três candidatos eleitos pelo voto direto da classe e três pelo conselho.
Não podemos negar que há coerência na postura do Faiad, pois nunca prometeu eleição direta para a OAB e foi eleito por dois terços da classe, com esta proposta.
Sou favorável e denfesor da democracia e da proposta a eleição direta para escolha dos representantes da OAB para o quinto constitucional. Contudo,repudio o uso desta importante causa e da OAB como palanque de uma parca minoria, preocupada, exclusivamente, com seus interesses pessoais.
De mais a mais, para quem faria a sustentação oral mais imortante da sua vida , o mínimo que podería se esperar era a pontualidade. Em verdade, o atraso é marca singular da oposição míope da atual administração da OAB. -
Adjaime | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
Caros amigos, desculpe a forma de expressar, mais acho é POUCO o Faiad ter tomado essa atitude, o Dr. Paulo Taques infelismente amargurou o que ele faz cotidianamente com demais amigos de profissão; No meu ponto de vista, ele tem de entender que aguas passadas nao retornao, portanto MAGOAS dentro da OAB-MT jamais serão esclarecidas. O dr. Paulo Taques acha e atua como um Deus do direito, sempre sabendo mais e gritando alem de que pode. Caro dr. Paulo Taques, acho que o sr. deveria tomar mais cuidado e ter no minimo mais respeito ao falar de outro profissional, aqui o que se faz se aqui se paga. Abraços !!!!
-
ADVOGADO | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
Esse pzt (paulo zamar taques - assim o tratarei doravante,também anda deixando de assinar petição...tem coisas outras importantes tbem... depois comunicarei...tá arrumando problema para as suas pretensões de chefiar a OAB (maiúscula)... não vai mto longe..
-
José da Silva | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
O advogado e juiz eleitoral João Celestino é a expressão da democracia, tendo sempre lutado por ela de forma incondicional, tanto que a tempos atras, ao se dirigir a um grupo de advogados para quem queria propalar sua real visão de democracia, usou a celebre frase democracia meu p..
-
ADVOGADO | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
O QUINTO CONSTITUCIONAL ANDA MUITO FRAGILIZADO... AO INVÉS DE UNIÃO DE ESFORÇOS, INCLUSIVE DOS NOVÉIS PALADINOS DA DEMOCRACIA, QUE DEVERIAM SE PROCUPAR MAIS COM A VALRIZAÇÃO DA ADVOCACIA,RECONHECENDO, INCLUSIVE, OS AVANÇOS DA ATUAL GESTÃO SECCIONAL E DO CFOAB, v.g., A LEI DE APROVOU INVIOLABILIDADE DOS ESCRITÓRIOS DE ADVOCACIA, ETC., PREFEREM CRIAR FACTÓIDES LEVIANOS, INOPORTUNOS EO QUE É PIOR, MANIFESTAMENTE INTEMPESTIVO E DESFUNDAMENTADO, LAMENTAVELMENTE... DRS. PAULO FACTÓIDE, EDUARDO BEGE, JOÃO VIAJANTE, BRUNO ANARQUISTA, NÃO É ASSIM QUE SE DEVE COMPORTAR UM LEGÍTIMO DEFENSOR DA ADVOCACIA, DA ÉTICA, A ORDEM JURÍDICA... PRECISAM REVER SEUS CONCEITOS.... AINDA É TEMPO...
-
Renato Z. Costa | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
Além de chegar atrasado, parace que o Paulo Taques ainda estava dormindo. Pela simples leitura das matérias levadas à mídia por esse ilustre advogado e a grande massa dos adeptos de seu movimento, não lhe foi impedido fazer uso da palavra, até porque ele não se fazia presente. Ora, como advogado militante que é, deve ter ciência do que é ensinado ainda no início da faculdade: O DIREITO NÃO SOCORRE AOS QUE DORMEM!!!
O Faiad apenas aplicou a lei! As regras! E isso é democracia!!
Além do mais, se o Dr. Renato Nery, que inclusive já foi presidente da OAB, apresentou a proposta como membro vitalício´, realmente não se pode fazer substituir por procurador. Convenhamos: isso é básico, Dr. Paulo Taques. Vamos estudar antes de falar tanta besteira!!! Suponhamos que um dia, quem sabe, o Sr. chegue ao conselho da OAB: por acaso quando não puder ir na sessão sustentar uma proposta como conselheiro (por estar na Bolívia ou em Londres, ou na Lagoa das Ostras), irá enviar procurador para atuar em seu lugar? Convenhamos!!! O discurso é para advogados e não para leigos!!!!
Ademais, o próprio Paulo Taques e a grande massa de seu movimento convocaram os advogados defensores de sua proposta, pela imprensa, para estarem as 09:00 horas na OAB, mas ele próprio dormiu um pouco mais ontem. Os outros lideres tinham compromissos mais importantes no exterior. Patético!!! -
Joana | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
Nossa Paulo, que feio, te deixaram sozinho!!!
Onde estavam Eduardo letrado, João agora com destino, Renato frustrado, Sebastião imortal, José Vitor Gargamel???
Realmente, levar um movimento a frente ladeado de Bruno e Enock só podia dar nisso.
Afinal, quem são os verdadeiros covardes dessa estória??? Quem cumpriu a lei ou quem fugiu pro exterior??? Chique demais!!!!
Confira também:
- Julho de 2017
-
Últimas
REVIRAVOLTA - Juiz reconduz Fábio ao comando do PSB; Valtenir é destituído - confira
-
Últimas
Ex-presidente Lula é condenado a 9 anos de prisão no caso do triplex - siga Nacional
-
Últimas
Ex-secretários Nadaf e Marcel lavavam dinheiro com compra de ouro - veja detalhes
- Maio de 2017
-
Últimas
Temer faz pronunciamento e diz que não vai renunciar - siga Nacional
- Março de 2017
-
Últimas
AO VIVO - Governador Taques na Caravana em Quatro Marcos - siga