Últimas

Quinta-Feira, 15 de Março de 2007, 08h:40 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:15

RONDONÓPOLIS

Na espontânea, ex-prefeito Muniz está em 3º

   Na amostragem espontânea - situação em que os entrevistados escolhem o candidato sem auxílio de uma lista dos próváveis postulantes ao cargo -, o deputado estadual Zé Carlos do Pátio também aparece na liderança. Segundo detectou o instituto Mark, que fez o trabalho de campo esta semana (terça e quarta), o parlamentar peemedebista é o nome preferido por 25,3%, o que significa dizer que seria eleito hoje prefeito de Rondonópolis.

    O segundo colocado é o prefeito Adilton Sachetti, um dos principais aliados do governador Blairo Maggi. Recém-filiado ao PR, Sachetti está com 16,2%. O deputado estadual Percival Muniz obteve a terceira colocação, com 6,4%. Em princípio, ele não pretende ser candidato a prefeito, mas participa diretamente das articulações políticas e tenta consolidar um bloco de oposição à atual administração.

   Deputado federal de quinto mandato, Wellington Fagundes (PR) é lembrado por 4%. Ele também descarta concorrer à sucessão municipal. Já tentou, sem êxito, duas eleições seguidas (2000 e 2004). O tucano Rogério Salles é citado por 2,9% e, a militante do PC do B, professora Janete Carvalho, por somente 0,9%.

    O percentual de eleitores rondonopolitanos indecisos é alto: 43,1%. Com margem de erro de 3% para mais ou para menos, a Mark realizou a pesquisa em 45 bairros. Utilizou a técnica Survey, com software especializado em estatística, planilhas e gráficos. Os resultados das tabelas foram arredondados pelo programa para totalizarem 100%.

Confira abaixo o resultado

ESPONTÂNEA – RONDONÓPOLIS

 

Em que o sr (a) votaria para prefeito

se as eleições fossem hoje?

 

Nome                             Percentual

Zé Carlos do Pátio           25,3%

Adilton Sachetti               16,2%

Percival Muniz                  6,4%

Wellington  Fagundes           4%

Rogério Salles                   2,9%

Janete Carvalho                0,9%

NS/NR                            43,1%

Nenhum/branco/nulo          1,1%

 

Fonte: Mark Instituto de Pesquisa e Opinião

 

    Perfil do eleitorado

    Dos entrevistados, 26% têm idade entre 25 e 34 anos e, 21%, estão na faixa que varia de 45 a 59 anos. Dezenove por cento disseram que possuem entre 18 e 24 anos, enquanto 18% estão entre 35 e 44. Pelo leventamento, 10,2% já estão com mais de 60%. Dos que participaram da amostragem, 51,1% são do sexo feminino e, 48,9%, do masculino.

   Quanto ao grau de instrução, 27% possuem o ensino fundamental; 25,6% cursaram o ensino médio e, 20,2%, se declararam analfabetos ou com o primário incompleto. Cinco por cento dos que opinaram têm o terceiro grau completo.

  Cinquenta e nove por cento ganham até cinco salários mínimos, 17% entre cinco e 10 mínimos e, 14,7%, até um salário. Para 6,2%, a renda familiar varia de 10 a 20 salários mínimos. Dois por cento recebem 20 ou mais mínimos.

   Os bairros pesquisados foram os seguintes: Grande Vila Operária, centro, São Francisco, Sumaré, Primavera, Conjunto São José, Vila Poroxo, Pedra 90, Europa, Jardim Iguaçu, Vila Olinda, Jardim Liberdade, Vila Cardoso, Aurora, Ana Carla, Mamed, Santa Cruz, Birigui, Jardim Paulista, Assunção, Cidade Alta, Cidade de Deus, Planalto, Novo Horizonte, Canaã, Jardim Paraíso, Jardim Pindorama, Jardim Brasília, Parque Universitário, Salmen, Parati, Carlos Bezerra, Jardim Mirassol, Vila Goulart, Olinda, Jardim Lourdes, Bom Pastor, Nossa Senhora do Amparo, Jardim Serra Dourada, Jardim América, Atlântico, Nova Era, São Sebastião, Participação e Marechal Rondon.

Postar um novo comentário

Comentários

  • Comente esta notícia

Romoaldo, prescrição e elegibilidade

romoaldo junior 400 curtinha   Assim como Wilson Santos, o deputado Romoaldo Júnior (foto) assegura que hoje também está elegível porque uma condenação de dois anos e três meses de prisão, inclusive com perda do mandato, acabou prescrita. Ele disse que ainda não sabe se disputará...

Juca quer ex-deputado no Gabinete

roberto nunes 400   O presidente do Legislativo cuiabano, vereador Juca do Guaraná, disse que irá convidar o ex-vereador, ex-vice-prefeito e ex-deputado estadual Roberto Nunes (foto) para assumir a Chefia de Gabinete da Presidência. Enfatiza que Roberto é bem articulado politicamente, tem habilidade e experiência e,...

Governo "desmama" senador do Dnit

wellington fagundes 400   O Governo Bolsonaro conseguiu, enfim, "desmamar" Wellington Fagundes (foto) do Dnit. Há décadas, entra e sai governo e o ex-deputado federal por seis mandatos (24 anos) e no cargo de senador desde 2015 vinha indicando apadrinhados no cargo de superintendente regional do Dnit em MT. O último foi Orlando...

Ex-deputado demitido de assessoria

luiz soares 400   O ex-deputado Luiz Soares (foto), hoje com 63 anos, foi exonerado do cargo de assessor parlamentar do contemporâneo Wilson Santos. Ganhava quase R$ 10 mil brutos. Estava lotado no gabinete do deputado tucano havia quase dois anos. Soares é pensionista do extinto Fundo de Assistência Parlamentar, ganhando...

Arsec concede reajuste; prefeito veta

alexandro adriano arsec 400   No último dia 22, a diretoria-executiva colegiada da Agência Municipal de Regulação de Serviços Públicos Delegados de Cuiabá (Arsec), presidida por Alexandro Adriano Lisandro (foto), aprovou índice de reajuste de 2,21% nas tarifas de água e esgoto. E...

Novo ensaio do privilegiado Neurilan

neurilan fraga 400   Neurilan Fraga (foto) transformou mesmo a AMM não apenas num cabide de emprego, mas numa entidade para, em alguns casos, atender a seus interesses pessoais. Ali, investido no cargo de presidente, inclusive já pelo quarto mandato, mesmo não sendo mais prefeito, ele se articula politicamente o tempo todo....

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

O Governo de MT optou pela implantação do BRT em Cuiabá-VG em detrimento do VLT. O que você acha disso?

Estou de acordo

Discordo

Tanto faz

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.