Últimas
Quinta-Feira, 15 de Março de 2007, 08h:40 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:15
Na espontânea, ex-prefeito Muniz está em 3º
Na amostragem espontânea - situação em que os entrevistados escolhem o candidato sem auxílio de uma lista dos próváveis postulantes ao cargo -, o deputado estadual Zé Carlos do Pátio também aparece na liderança. Segundo detectou o instituto Mark, que fez o trabalho de campo esta semana (terça e quarta), o parlamentar peemedebista é o nome preferido por 25,3%, o que significa dizer que seria eleito hoje prefeito de Rondonópolis.
O segundo colocado é o prefeito Adilton Sachetti, um dos principais aliados do governador Blairo Maggi. Recém-filiado ao PR, Sachetti está com 16,2%. O deputado estadual Percival Muniz obteve a terceira colocação, com 6,4%. Em princípio, ele não pretende ser candidato a prefeito, mas participa diretamente das articulações políticas e tenta consolidar um bloco de oposição à atual administração.
Deputado federal de quinto mandato, Wellington Fagundes (PR) é lembrado por 4%. Ele também descarta concorrer à sucessão municipal. Já tentou, sem êxito, duas eleições seguidas (2000 e 2004). O tucano Rogério Salles é citado por 2,9% e, a militante do PC do B, professora Janete Carvalho, por somente 0,9%.
O percentual de eleitores rondonopolitanos indecisos é alto: 43,1%. Com margem de erro de 3% para mais ou para menos, a Mark realizou a pesquisa em 45 bairros. Utilizou a técnica Survey, com software especializado em estatística, planilhas e gráficos. Os resultados das tabelas foram arredondados pelo programa para totalizarem 100%.
Confira abaixo o resultado
ESPONTÂNEA – RONDONÓPOLIS
Em que o sr (a) votaria para prefeito
se as eleições fossem hoje?
Nome Percentual
Zé Carlos do Pátio 25,3%
Adilton Sachetti 16,2%
Percival Muniz 6,4%
Wellington Fagundes 4%
Rogério Salles 2,9%
Janete Carvalho 0,9%
NS/NR 43,1%
Nenhum/branco/nulo 1,1%
Fonte: Mark Instituto de Pesquisa e Opinião
Perfil do eleitorado
Dos entrevistados, 26% têm idade entre 25 e 34 anos e, 21%, estão na faixa que varia de 45 a 59 anos. Dezenove por cento disseram que possuem entre 18 e 24 anos, enquanto 18% estão entre 35 e 44. Pelo leventamento, 10,2% já estão com mais de 60%. Dos que participaram da amostragem, 51,1% são do sexo feminino e, 48,9%, do masculino.
Quanto ao grau de instrução, 27% possuem o ensino fundamental; 25,6% cursaram o ensino médio e, 20,2%, se declararam analfabetos ou com o primário incompleto. Cinco por cento dos que opinaram têm o terceiro grau completo.
Cinquenta e nove por cento ganham até cinco salários mínimos, 17% entre cinco e 10 mínimos e, 14,7%, até um salário. Para 6,2%, a renda familiar varia de 10 a 20 salários mínimos. Dois por cento recebem 20 ou mais mínimos.
Os bairros pesquisados foram os seguintes: Grande Vila Operária, centro, São Francisco, Sumaré, Primavera, Conjunto São José, Vila Poroxo, Pedra 90, Europa, Jardim Iguaçu, Vila Olinda, Jardim Liberdade, Vila Cardoso, Aurora, Ana Carla, Mamed, Santa Cruz, Birigui, Jardim Paulista, Assunção, Cidade Alta, Cidade de Deus, Planalto, Novo Horizonte, Canaã, Jardim Paraíso, Jardim Pindorama, Jardim Brasília, Parque Universitário, Salmen, Parati, Carlos Bezerra, Jardim Mirassol, Vila Goulart, Olinda, Jardim Lourdes, Bom Pastor, Nossa Senhora do Amparo, Jardim Serra Dourada, Jardim América, Atlântico, Nova Era, São Sebastião, Participação e Marechal Rondon.
Postar um novo comentário
Comentários
-
Comente esta notícia
Confira também:
- Julho de 2017
-
Últimas
REVIRAVOLTA - Juiz reconduz Fábio ao comando do PSB; Valtenir é destituído - confira
-
Últimas
Ex-presidente Lula é condenado a 9 anos de prisão no caso do triplex - siga Nacional
-
Últimas
Ex-secretários Nadaf e Marcel lavavam dinheiro com compra de ouro - veja detalhes
- Maio de 2017
-
Últimas
Temer faz pronunciamento e diz que não vai renunciar - siga Nacional
- Março de 2017
-
Últimas
AO VIVO - Governador Taques na Caravana em Quatro Marcos - siga