Últimas

Quinta-Feira, 15 de Março de 2007, 08h:40 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:15

RONDONÓPOLIS

Na espontânea, ex-prefeito Muniz está em 3º

   Na amostragem espontânea - situação em que os entrevistados escolhem o candidato sem auxílio de uma lista dos próváveis postulantes ao cargo -, o deputado estadual Zé Carlos do Pátio também aparece na liderança. Segundo detectou o instituto Mark, que fez o trabalho de campo esta semana (terça e quarta), o parlamentar peemedebista é o nome preferido por 25,3%, o que significa dizer que seria eleito hoje prefeito de Rondonópolis.

    O segundo colocado é o prefeito Adilton Sachetti, um dos principais aliados do governador Blairo Maggi. Recém-filiado ao PR, Sachetti está com 16,2%. O deputado estadual Percival Muniz obteve a terceira colocação, com 6,4%. Em princípio, ele não pretende ser candidato a prefeito, mas participa diretamente das articulações políticas e tenta consolidar um bloco de oposição à atual administração.

   Deputado federal de quinto mandato, Wellington Fagundes (PR) é lembrado por 4%. Ele também descarta concorrer à sucessão municipal. Já tentou, sem êxito, duas eleições seguidas (2000 e 2004). O tucano Rogério Salles é citado por 2,9% e, a militante do PC do B, professora Janete Carvalho, por somente 0,9%.

    O percentual de eleitores rondonopolitanos indecisos é alto: 43,1%. Com margem de erro de 3% para mais ou para menos, a Mark realizou a pesquisa em 45 bairros. Utilizou a técnica Survey, com software especializado em estatística, planilhas e gráficos. Os resultados das tabelas foram arredondados pelo programa para totalizarem 100%.

Confira abaixo o resultado

ESPONTÂNEA – RONDONÓPOLIS

 

Em que o sr (a) votaria para prefeito

se as eleições fossem hoje?

 

Nome                             Percentual

Zé Carlos do Pátio           25,3%

Adilton Sachetti               16,2%

Percival Muniz                  6,4%

Wellington  Fagundes           4%

Rogério Salles                   2,9%

Janete Carvalho                0,9%

NS/NR                            43,1%

Nenhum/branco/nulo          1,1%

 

Fonte: Mark Instituto de Pesquisa e Opinião

 

    Perfil do eleitorado

    Dos entrevistados, 26% têm idade entre 25 e 34 anos e, 21%, estão na faixa que varia de 45 a 59 anos. Dezenove por cento disseram que possuem entre 18 e 24 anos, enquanto 18% estão entre 35 e 44. Pelo leventamento, 10,2% já estão com mais de 60%. Dos que participaram da amostragem, 51,1% são do sexo feminino e, 48,9%, do masculino.

   Quanto ao grau de instrução, 27% possuem o ensino fundamental; 25,6% cursaram o ensino médio e, 20,2%, se declararam analfabetos ou com o primário incompleto. Cinco por cento dos que opinaram têm o terceiro grau completo.

  Cinquenta e nove por cento ganham até cinco salários mínimos, 17% entre cinco e 10 mínimos e, 14,7%, até um salário. Para 6,2%, a renda familiar varia de 10 a 20 salários mínimos. Dois por cento recebem 20 ou mais mínimos.

   Os bairros pesquisados foram os seguintes: Grande Vila Operária, centro, São Francisco, Sumaré, Primavera, Conjunto São José, Vila Poroxo, Pedra 90, Europa, Jardim Iguaçu, Vila Olinda, Jardim Liberdade, Vila Cardoso, Aurora, Ana Carla, Mamed, Santa Cruz, Birigui, Jardim Paulista, Assunção, Cidade Alta, Cidade de Deus, Planalto, Novo Horizonte, Canaã, Jardim Paraíso, Jardim Pindorama, Jardim Brasília, Parque Universitário, Salmen, Parati, Carlos Bezerra, Jardim Mirassol, Vila Goulart, Olinda, Jardim Lourdes, Bom Pastor, Nossa Senhora do Amparo, Jardim Serra Dourada, Jardim América, Atlântico, Nova Era, São Sebastião, Participação e Marechal Rondon.

Postar um novo comentário

Comentários

  • Comente esta notícia

Nomes do DEM para vereador de VG

pablo 400 curtinha   O DEM do casal Jayme-Lucimar, senador e prefeita, respectivamente, é dono da maior bancada na Câmara de Várzea Grande, com sete dos 21 vereadores. Destes, cinco já estão trabalhando projeto de reeleição, sendo eles Gisa Barros, que era do PSB; Valdemir Bernadino, o Nana; Pedro...

Flerte com candidato de outro partido

selma arruda 400 curtinha   Apesar de estar filiada ao Podemos, a ex-senadora Selma Arruda, que teve o mandato cassado por crimes eleitorais e deixou a cadeira neste ano, continua flertando com o pedetista, empresário e vice-governador Otaviano Pivetta, que não demonstra mais tanto ânimo para continuar com o projeto de disputa...

Joelson e as traições política e familiar

joelson 400   Dos 23 vereadores pela Capital que vão à reeleição, o que mais deve enfrentar dificuldades para obter êxito nas urnas é o sargento Joelson (foto), que aproveitou a janela de março e trocou o PSC pelo Solidariedade. Primeiro, por causa da atuação pífia. Trata-se de um...

Calistro, dúvida à reeleição e Sumaia

sumaia leite 400 curtinha   Jânio Calistro, reeleito para o 2º mandato de vereador em 2016 e como o mais votado em Várzea Grande, com 3.658 votos pelo PSD, se mudou para o DEM dos Campos, mas ainda avalia se vai encarar o teste das urnas deste ano. Ele se mostra um tanto baqueado, após ficar preso por três meses. E...

Grupos convergem para Emanuelzinho

emanuelzinho 400   O jovem deputado federal Emanuelzinho (foto) está cada vez mais empolgado com a possibilidade de disputar a Prefeitura de Várzea Grande. Até se mudou da Capital para a cidade vizinha, onde montou apartamento no Edifício Maktub. Uma das revelações políticas do PTB, Emanuelzinho tem...

Câmara de ROO e pasta de Controle

orestes miraglia 400 curtinha   A Câmara de Rondonópolis deu de ombros para uma decisão do Tribunal de Justiça e, em primeira votação, aprovou mensagem do prefeito Zé do Pátio, criando a secretaria de Transparência Pública e Controle Interno (SETRACI) em...

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

Em Cuiabá, o prefeito suspendeu a decisão de implantar rodízio de veículos entre placas pares e ímpares devido à Covid-19. Mas quer debater a ideia. Você concorda com rodízio?

concordo

discordo

tanto faz

não sei

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.