Últimas

Segunda-Feira, 15 de Outubro de 2007, 08h:45 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:19

Artigo

Não se é professor por acaso!

     O que temos de mais sagrado em nossas vidas?
     Nossa família, nosso berço.
     Infeliz daquele que dispensou, por motivos outros e fúteis, a alavanca e o alicerce que o regaço miliar nos oferece, sem nada cobrar, somente nos fornecendo bases sólidas para enfrentar o mundo.
     E esta, que é a maior e a mais importante célula da sociedade, somente conta com um profissional que tem a legitimidade e a dignidade suficientes para complementar e enriquecer a tarefa árdua de educar: o professor.
     Dá pra imaginar o tamanho desta responsabilidade?
     Este professor tem que se misturar à educação fornecida pelos pais e por toda a família de seu aluno, que possuem uma história de gerações passadas, com características individuais e diversas.
     Esta responsabilidade não é esforço a mais para ele porque ele exerce sua profissão com entrega total, e os pesos se tornam diminutos diante da vocação.
     Saibamos todos, principalmente os professores iniciantes, que se o trabalho em qualquer área se tornar um fardo, urgirá a revisão de nossa vida, para que diretrizes sejam repensadas.
     Muito mais isto é válido para um professor.
     O professor, se não estiver encharcado da vontade de ensinar, de educar, de se doar, não conseguirá o respeito de seus alunos, de seus pares, muito menos de toda a sociedade.
     Não se é professor por acaso!
     Quando meio que corajosamente, este cronista lançou seus dois livros, além de seus familiares e alguns amigos mais profundos, quem mais se orgulhou deste fato?
     Seus ex- professores; todos que ficaram sabendo se revelaram  recompensados e orgulhosos de um de seus alunos ter  lançado dois livros.
     Aí está a grande obra de um professor.
     Acolher seu aluno dentro de seu coração com total paixão, fazendo dele parte de sua própria existência.
     Isto é para poucos e bons!
     Se condoer com as desgraças alheias é fácil.
     A lágrima é gratuita.
     Eu quero ver é rir e se alegrar com as conquistas alheias.
     Como já escrevi: a alegria é esterilizada, a dor contamina.
     No caso dos nossos mestres, a nossa vitória se transforma na alegria deles também, porque vocês, professores, nos amam de verdade.
     Aos professores que já exercem esta profissão há um médio tempo, é hora de se fazer um balanço das atitudes tomadas até agora.
     Há de se fazer dos acertos, missões, e dos erros, lições.
     Triste é a nação que não privilegia o ensino.
     O grande exemplo são os E.U.A.
     A página negra do destrato com os professores está sendo virada.
     Então, você, professor que já lecionou por alguns anos, tenha certeza que sua luta valeu e valerá a pena.
     A visão histórica jamais poderá ser esquecida por causa de motivos imediatistas, principalmente por um professor.
     É líquido e certo que as reivindicações, os protestos, as greves, não foram em vão e, sim, servirão para a grande arrancada que o Brasil sofrerá a partir da valorização da educação e do educador.
     Você, professor mais antigo, que já viveu dias melhores, é justo o desânimo, mas não o suficiente para derrubá-lo.
     Apesar de tudo, eu tenho a certeza que Piaget e Freire sempre foram os seus guias.
     Mas talvez a maior homenagem que um professor possa receber esteja num fato corriqueiro que acontece no nosso dia a dia e que ilustra bem o significado desta profissão.
     Quando queremos elogiar alguém de maneira superlativa, grandiosa, mesmo que esta pessoa não seja formada, como é que nós a chamamos: "ei mestre", ou então, "ei professor!"
     É o maior elogio que se faz a alguém.

Marcondes Serotini Filho

Postar um novo comentário

Comentários

  • Comente esta notícia

Investimentos em segurança pública

alexandre bustamante 400   Alexandre Bustamante (foto), secretário estadual de Segurança Pública, é enfático ao afirmar que o Estado tem investido em equipamentos e infraestrutura para combater a criminalidade. Segundo ele, a maior prova disso são os projetos que integram o programa MT Mais. Ao todo, devem...

Folha antecipada em Várzea Grande

kalil baracat 400 curtinha   Com o privilégio de ter assumido a prefeitura em janeiro com superávit de R$ 74 milhões da antecessora Lucimar Campos, o prefeito várzea-grandense Kalil Baracat (foto) quitou a folha de fevereiro na última quinta (25), três dias antes da virada do mês. São cerca de...

Grupo de risco em casa até 31 de maio

Em novo decreto, dentro das medidas emergenciais e temporárias de prevenção ao Covid-19, o prefeito cuiabano Emanuel Pinheiro determinou que servidores municipais que integram o chamado grupo de risco não devem trabalhar presencialmente nas secretarias e/ou órgãos da administração. São considerados desse grupo servidores acima de 60 anos, imunodeprimidos e/ou portadores de doenças crônicas e servidoras grávidas e...

Beco do Candeeiro só abrirá em abril

Carlina 400   A secretária municipal de Cultura, Esporte e Lazer, Carlina Jacob (foto), em visita ao Grupo Rdnews, revelou que a revitalização do Beco do  Candeeiro, que foi concluída em janeiro, será entregue à população em abril, nas comemorações dos 302 anos de...

Águas, expansão e investimentos

william figueiredo 400 aguas cuiaba curtinha   O diretor-geral da Águas Cuiabá, executivo William Figuereido (foto), disse, em visita à sede do Rdnews, quando aproveitou para conceder entrevista à tv web Rdtv, que a concessionária já distribui água para toda Cuiabá e que, em quase quatro anos...

Creci combate empresas irregulares

benedito odario 400 curtinha   O presidente do Conselho Regional de Corretores de Imóveis do Estado, Benedito Odário (foto), aproveitou a operação desenvolvida na quinta, com apoio da Polícia Civil e da Decon, para enfatizar que não dará trégua àquelas empresas que, irregularmente,...