Últimas
Segunda-Feira, 19 de Novembro de 2007, 07h:03 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:19
Negro democratiza o poder, diz Aurélio Augusto
"Os negros lutam por reparação e por justiça na recuperação da visibilidade dos seus ascendentes, vítimas da escravatura. Não lutamos por recompensas ou privilégios. Tanta violência psicológica esvaziou a alma dos cidadãos". É o que comenta um dos líderes do movimento negro e ex-vereador Aurélio Augusto Gonçalves da Silva (1988/2000), atual secretário-adjunto de Esporte e Cidadania da Prefeitura de Cuiabá. Ele é um negro convicto e peleja por igualdade. Tenta dissipar ao máximo o sentido da palavra que representa para os negros a democracia.
Aurélio Augusto ocupa várias funções em defesa da consciência negra. É presidente de honra do Movimento de Inteligência Negra (Min) no Estado e da secretaria estadual do Movimento Negro do PDT, já coordenou em nível nacional o movimento dos Vereadores Negros Contra o Racismo (95/97), promove palestrantes, é compositor e escritor. Nesta entrevista para o RDNews, ele lembra a militância e discorre sobre políticas afirmativas e destaca a importância do investimento em educação.
Aurélio está escrevendo um livro de contos verídicos. A obra deve ser lançada no início de 2008. Também já escreveu uma peça teatral, em cartaz, chamada "Mato Grosso". É ávido por espaço, cobra há 25 anos mais participação do negro na mídia e nos Poderes. Ele não tem solução para resolver todas as anomalias, mas as discute. Sabe também que conquistar espaço é um trabalho árduo. (Simone Alves)
Clique no título da matéria ou aqui e leia a íntegra da entrevista.
Postar um novo comentário
Comentários (3)
-
Jackson Negão | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
Gostaria que assuntos tão complexos estivessem na boca da sociedade.
-
Nilton Silva | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
Bacana o RDNews trazer essa discussão.
-
Professora Jussara França | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
Concordo plenamente com o Aurelio. A sociedade precisa se envolver em debates para não opinar sem o minimo conhecimento sobre o assunto. O impulsionamento disso pode começar nas escolas.
Confira também:
- Julho de 2017
-
Últimas
REVIRAVOLTA - Juiz reconduz Fábio ao comando do PSB; Valtenir é destituído - confira
-
Últimas
Ex-presidente Lula é condenado a 9 anos de prisão no caso do triplex - siga Nacional
-
Últimas
Ex-secretários Nadaf e Marcel lavavam dinheiro com compra de ouro - veja detalhes
- Maio de 2017
-
Últimas
Temer faz pronunciamento e diz que não vai renunciar - siga Nacional
- Março de 2017
-
Últimas
AO VIVO - Governador Taques na Caravana em Quatro Marcos - siga