Últimas

Quarta-Feira, 07 de Maio de 2008, 14h:09 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:20

CONFRONTO

No 1º duelo há 23 anos, Mendes derrota Santos

 Wilson Santos (PSDB) e Mauro Mendes (PR), prestes a travarem embate eleitoral pela Prefeitura de Cuiabá neste ano, já se enfrentaram no passado. Foi em 1985. Mendes saiu vitorioso no primeiro round. Ambos eram acadêmicos da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). O hoje prefeito da Capital cursava Direito. Mendes, hoje empresário e presidente da Federação das Indústrias do Estado (Fiemt), era estudante de Engenharia Elétrica.

   Santos e Mendes se dividiram na disputa pela presidência do Diretório Central dos Estudantes (DCE). Então dirigente do Centro Acadêmico de Direito, o atual prefeito de Cuiabá preferiu recuar da disputa pelo comando do DCE. Apesar disso, passou a fazer parte da chapa Nova República, encabeçada pelo hoje engenheiro João Bosco Nazareno Filho. Já Mendes se manteve no páreo, partiu para o enfrentamento e venceu a disputa, inclusive com apoio de militantes de esquerda.

   Após a experiência na vida pública de ocupar os cargos de deputado estadual e federal e quase na reta final do mandato de prefeito, Wilson Santos prefere ignorar aquele enfrentamento de há 23 anos. "Cada um escolhe o seu troféu. A democracia é linda por isso, pois dá oportunidade para as pessoas disputarem os pleitos". Ele não admite a derrota. Alega que à época não teve um enfrentamento direto com Mauro Mendes, pois não fazia parte da chapa opositora como membro titular.

  Numa referência a Mendes, o tucano disse: "agora, ele vai ter a oportunidade de realizar o sonho dele". Em seguida, completa: "Nunca cantei vitória sobre o concorrente. Sempre me manifesto com respeito. Ele (Mendes) tem as qualidades e o povo vai ter oportunidade de avaliar as virtudes e defeitos de cada um". O prefeito conta que em 2004 enfrentou uma disputa dura de dois turnos contra o petista Alexandre Cesar e nem por isso declarou publicamente que o hoje deputado estadual foi seu aluno.

   Além de Santos e Mendes, também figuram como pré-candidatos a prefeito o deputado estadual Walter Rabello (PP), a ex-vice-governadora Iraci França (DEM), o procurador da Fazenda Nacional, Mauro Cesar (Psol) e o deputado federal Valtenir Pereira (PSB), além dos petistas Alencar Farina e/ou José Portocarrero.

Postar um novo comentário

Comentários (10)

  • MArcelo Vilas Boas | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Nós, população Cuiabana necessitamos de um Prefeito empreendedor, como o Mauro Mendes.

    Que vai administrar Cuiabá como sua empresa, respeitando seus funcionarios(servidores)valorizando-os, gastando o dinheiro público em serviços e compras sem superfaturamento.

    Investindo no social e educação, reestrutrurando a infraesrutura do nosso municipio.

    Mauro Mendes não precisa da politica para Enriquecer, já é empresario muito bem sucessido.

  • felippi tortorelli | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0



    O SR. MAURO MENDES DEVEM FICAR DE OLHOS ABERTOS POIS O PSDB TEM COMO ESTRATÉGIA POLITICA A MENTIRA E CALUNIA ORQUESTRADO NA SEDE DO COMITE DA MALDADE CUJO CHEFE E ..O SR. WILSON SANTOS.
    A ULTIMA MALDADE FOI COM OS SERVIDORES PUBLICO MUNICIPAL O PCCS APROVADO PELOS VEREADORES DE CUIABA SEM MODIFICAR UMA UNICA VIRGULA SIQUER. VEIO DESTE COMITE. PISARAM E RIRAM DO SERVIDOR PUBLICO...E TEVE ATE TREM DA ALEGRIA POIS EM UMA SO TACADA TRANSFORMARAM OS ADVOGADOS DA PREFEITURA EM PROCURADORES.AGORA EU QUERO SABER ONDE VÃO COLOCAR OS PROCURADORES QUE RECENTEMENTE FIZERAM O CONCURSO PUBLICO.NAO HÁ MAIS VAGA HÁ NA FREFEITURA, AGORA,PROCURADORES SAINDO PELO LADRÃO. EH AGORA QUEM FEZ O CONCURSO QUER A VAGA E QUER SER CHAMADO... TO PAGANDO PRA VÊ ... MINISTERIO PUBLICO NELE!!!!

  • Germano Souza Cruz | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0


    Esse ATAULFO DE MEDEIROS E GERRA deve estar COMPLETAMENTE LOUCO OU CEGO AO CITAR O PREFEITO DE COLÍDER-MT como exemplo de administração, pois eu, TENHO O DESPRAZER DE IR ÀQUELA CIDADE TODOS OS MESES E PERCORRER SEUS BAIRROS, JÁ QUE DEVIDO MEU TRABALHO NECESSITO FAZÊ-LO, E LÁ SÓ VEJO O COMPLETO DESCASO DO PREFEITO CELSO BANAZESKI PARA COM O MUNICÍPIO.
    Penso que o Sr. Ataulfo talvez tenha transitado por algum longínquo bairro de Cuiabá, tal como: Osmar Cabral, Pedra 90, ou outro qualquer e constatou o que imputou à Celso Banazeski, POIS EM CUIABÁ SIM, TEM EXEMPLO DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA.

  • Julio Cesar de Pinheiro Arrais | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Sobre as informações do embate político entre Wilson e Maurinho, não é totalmente verdadeira. No ano de 1987 concorreram ao DCE 3 chapas: uma capitaneada pelo PT, encabeçada pelo Mauro Mendes. A segunda capitaneada pelo MR8, tendo a frente Julião (então filiado ao PC do B de Goiás) e a terceira era uma chapa de direita composta em sua maioria por estudantes do curso de Direito. Ao Wilson sempre foi oferecido à cabeça de chapa, como na época vencer o PT na UFMT era coisa das mais difíceis e o Wilson já tinha seu plano político delineado e neste não se permitia derrota manchando seu currículo, portanto, jamais aceitou tal cargo. Neste ano o PT com Mauro Mendes venceu mais uma vez as eleições, porém a partir desta eleição o MR8 perdeu todo espaço no movimento estudantil universitário (ficando com atuação só no movimento secundarista). O PC do B ocupou este espaço só que tirando de vez a força até então imbatível do PT. Tempos depois acabei eleito presidente do DCE com a chapa Travessia (agora capitaneado pelo PC do B) e novamente com o apoio do companheiro Wilson. Maurinho voltou às salas de aula, fez uma sociedade com um amigo de nome Pascoal da Ciências Contábeis e foi ficar rico. Wilson virou Prefeito e eu sou funcionário público da SEMA e ainda comunista. Aquela chapa não chamava Nova República e sim Mudança Já, cujo vice-presidente era ninguém menos que José Vitor Gargaglione. Esta é a história verdadeira.

  • valmir molina | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    No regime democrático todos tem direito de postularem qualquer cargo público,mas o povo tem que saber a verdade sobre os postulantes.Nesse exato momento,eu queria saber ha quanto tempo o empresário Mauro Mendes tem ISENÇÃO FISCAL,qual o incentivo do governo do estado dado ao empresário.Esse é apenas o inicio de um processo de informações que deve ser questionado.

  • ALBUCASSIS RAMIRES | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    ESSE MAURO MENDES É MAIS UM FACTOIDE INVENTADO PELOSNEOARGENTINOS,SERÁ POSSIVEL QUE ELES ACHAM QUE NÓS CUIABANOS,SOMOS TOTALMENTE IDIOTAS,OU TÃO INGENUOS QUE VAMOS CAIR NOVAMENTE NO CONTO DO PACO.

    É O NOVO , EMPRESÁRIO BEM SUCEDIDO,ETC,ESSA LOROTA JA´NOS VENDERAM , E VAMOS DEVOLVER NAS PROXIMAS ELEIÇÕES NAS URNAS.

    CHEGA DE BOMBACHAS,CHIMARRÃO E BOTINAS,VAMOS VOLTAR AO NOSSO GUARANÁ RALADO E CABEÇA DE PACÚ.

    DESSA TURMA TODA O UNICO QUE ESCAPA É O WILSON SANTOS,O RESTO É UM GRUPO DE AVENTUREIROS QUERENDO UMA BOQUINHA.

  • Ataulfo de Medeiros e Gerra | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    E enquanto isso o lixo se amontoa nas calçadas, as ruas estão escuras, apesar de pagarmos a TIP, o povo esta levando picadura de mosquito, existe 20.000 familias morando em área de risco, o atual prefeito não dá incentivos fiscais para atrair insdustrias para Cuiabá, consequencia que geraria emprego e renda para povo, que por conseguinte daria trabalho para quem hoje esta virando bandido, melhorando a segurança na cidade e qualidade de vida do povo. O atual prefeito deveria pegar umas aulas de gestão pública com o prefeito Celso Banazesky de Colider.
    E pra terminar, hoje ao ir pro trabalho me deparei com um dos maiores absurdos que só acontece em Cuiabá. Ao lado mercado C..... na avenida do CPA um cara de fora de Cuiabá é lógico estacionou um caminhão e montou na calçada um verdadeiro show room de móveis de madeira e almofadas.
    Eu pergunto, e aí senhor Wilson Santos, quem se estabelece com empresário no seu município, pago os impostos direitinho, gera emprego e paga seu poupudo salário merece isso. Cuiabá já se transformou no maior camelô gastronomico do Brasil, eu acho, só do MC Donald até a esquina do Terra Nova tem mais de 20 baguncinha. Isso aqui tá é precisando de administrador, quer dizer, de gestor público com todos os secretários com pelo menos o conhecimento de gerencia de cidades, se não?

  • Paulo Mattos | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Essa história do Mauro Mendes ter vencido Wilson Santos numa disputa universitária nada acrescenta ao seu curriculum político. Oras, esse Mauro Mendes é um ilustre desconhecido da sociedade matogrossense e, somente agora, graças à ingerência pública e notória de seu padrinho Blairo Maggi é que apareceu como provável postulante ao cargo de Prefeito do município de Cuabá. Nada sabemos a respeito de Mauro, a não ser, conforme a mídia oficial noticia, um empresário bem sucedido, de qualidades administrativas notáveis, etc, etc. De prático mesmo, nada. Wilson Santos, nós conhecemos há décadas como Professor, político da gema e que, bem ao contrário de Mauro Mendes, sempre trabalhou em benefício do Estado de Mato Grosso e agora, como gestor municipal, pelo bem estar da coletividade cuiabana. Portanto, numa disputa próxima, certamente Mauro Mendes, com botina e tudo, irá pra caçapa, não tenham dúvidas.

  • Ricardo | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Pela primeira vez tenho que concordar com o Wilson , respeito é bom e todo mundo gosta !!! Nada a ver essa conversa fiada ... quem vive de passado é museu ; bola pra frente ... quem melhor for que leve a BOLADA !!!

  • Cuiabano Ligado | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Amigos de plantão e fãs do atual prefeito, pelo comentarios de vcs o GALINHO ja levou essa né?

    Cuidado, vcs estão muito confiantes, vcs ja ouviram as propostas do Sr. Mauro? e a rejeição ele nã tem o contrario do prefeito (que é normal, depois de um mandato), então parem de contar vitoria antes de abrir as urnas.

    Sobre incentivos fiscais, varias empresas de Mato Grosso receberam e é por isso que Mato Grosso figura entre os Estados que mais geram empregos e renda.

    Parem de ficar falando mal dos outros, bem que vcs queria ser um empresario de sucesso certo.

    Guardem meu nome, quando começar o horario eleitoral e o galinho começar com aquele lenga lenga promessas, vou fazer!! o povo começa a perguntar!! uai porque não fez então? aí meus amigos faladores, lingua soltas, vem outros candidatos (Valtenir, Marro Mendes, Valter Rabelo,Iracy ..etc) sem regeição...o que que acontece??? pauuu.

    fica aí cantando vitoria fica...

    estamos ligados

2 suplentes já estreiam em Cuiabá

alex rodrigues 400   Com menos de quatro meses de mandato, dois dos 25 vereadores cuiabanos reeleitos no ano passado já pediram licença para abrir espaço a suplentes. Diego Guimarães (Cidadania) se afastou por 30 dias. Em sua cadeira está Maysa Leão, do mesmo partido. Marcrean Santos (PP) pediu afastamento...

Governista 2 e o desafio da reeleição

wilson santos 400 curtinha   Wilson Santos (foto), que conseguiu retornar à Assembleia "sangrando" nas urnas de 2018, impactado pelo desgaste pela defesa intransigente do Governo Pedro Taques, se prepara para atravessar outro purgatório no próximo ano, em busca de mais um mandato. O deputado tucano carrega desgaste...

Nobres chora a morte de ex-prefeito

flavio dalmolin 400   A pequena e turística Nobres, de 16 mil habitantes, parou neste Feriado de Tiradentes em comoção pela morte, por Covid-19, do ex-prefeito Flávio Dalmolin (foto). Um cortejo percorreu ruas e avenidas, parou em frente ao estádio municipal Balizão e à prefeitura, onde...

Derrotado ensaia disputa ao Governo

reinaldo morais 400 curtinha   O empresário Reinaldo Morais (foto), o rei dos porcos, está disposto a gastar mais uns milhões com nova candidatura majoritária, agora para governador. No ano passado, concorreu ao Senado e obteve votação decepcionante. Foi o penúltimo colocado numa corrida com 11...

Sicredi recua de comprar praça pública

enilson rios 400 prefeito araputanga   A diretoria do Sicredi nem esperou ser votado na Câmara Municipal o polêmico projeto sobre negociação de uma praça pública no centro de Araputanga para cancelar o negócio. A cooperativa havia "amarrado" entendimento com o prefeito Enilson de Araújo...

Sessão, voto e namoro com cantora

ulysses moraes 400   Na sessão virtual da Assembleia desta segunda, o deputado Ulysses Moraes (foto), do PSL, estava demorando para computar o voto na apreciação de um veto do governador. O presidente Max Russi (PSB), então, cobrou agilidade do colega e brincou, dizendo que agora ele só tem olhos para a Maraisa....