Últimas

Sábado, 21 de Março de 2009, 14h:56 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:22

VÁRZEA GRANDE

No 2º dia no cargo, Tião já eleva tarifa e assume desgaste


Murilo Domingos, que curte "licença" no Rio, empurra "pepino" para o prefeito em exercício Tião da Zaeli

  O aumento de até 30% da tarifa de água e esgoto em Várzea Grande, que surpreendeu a população, foi resultado de um combinado entre o presidente do Dae, Jeverson Missias, e o prefeito licenciado Murilo Domingos, numa estratégia para a bomba estourar no colo do inexperiente Tião da Zaeli, que assumiu o comando de Várzea Grande na última quarta (18). Já no dia seguinte, eis que Zaeli aceita os argumentos de Missias, enquanto Murilo viajou para curtir as praias do Rio de Janeiro, e assinou o Decreto 004/2009, elevando o preço da tarifa mínima para 25%, sacrificando aqueles consumidores considerados mais pobres. No caso de quem detém melhor poder aquisitivo, o aumento varia de 18% a 30%. A nova tabela entra em vigor a partir de 1º de maio, por ironia, Dia do Trabalhador e o mês do aniversário de Várzea Grande.

Murilo e Missias combinam e conseguem
convencer Zaeli a assinar o decreto que
eleva em até 30% o tarifa num dos municípios
que mais sofrem com a falta de água em MT

   Agora, o desgaste junto à população começa a cair sobre os ombros do prefeito em exercício, que, pelo sucesso empresarial, entrou na vida pública como espécie de uma promessa para a nova geração de políticos várzea-grandenses. Nos bastidores, o comentário é de que Zaeli pretende concorrer a prefeito em 2012. Sua "canetada" pelo aumento da tarifa está provocando revolta porque ao menos 50% dos 140 bairros reclamam da falta de água.

   Como tinha acabado de sentar na cadeira de prefeito, Tião da Zaeli autorizou o aumento da tarifa sem conhecer a realidade técnica e financeira do Departamento de Água e Esgoto, que está para implodir, pois a receita mensal que deveria ser o dobro, chega no máximo a R$ 1 milhão. Para cobrir rombo no caixa da autarquia, que emite fatura para 52 mil ligações domiciliares, busca-se o velho caminho de atacar o efeito e não a causa, ou seja, ao invés da administração investir na qualidade do sistema para diminuir a inadimplência, resolve aumentar a tarifa, afetando o bolso daqueles consumidores adimplentes, mesmo com a precariedade do atendimento.

   As contas do Dae do exercício 2007 estão na mira do Tribunal de Contas do Estado, sob relatoria do conselheiro Humberto Bosaipo. O curioso é que o TCE aprovou o balancete do mesmo ano da gestão Murilo e até agora as contas da autarquia não foram apreciadas.

   Nessa hora, Murilo deve estar dando boas gargalhdas. Daqui a 50 dias, ele retorna à cadeira de prefeito e certamente dirá que a decisão de elevar a tarifa foi do seu "companheiro" Tião da Zaeli porque resistiu durante cinco anos a idéia de aumentar o preço da água e esgoto. Resta saber se Zaeli, que se mostra desarticulado politicamente, está tomando mesmo decisões de forma independente ou se representa um mero cumpridor de ordens dos irmãos Murilo e Toninho Domingos.

Postar um novo comentário

Comentários (17)

  • ROBERTODASILVA | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    ALGUEM TEM Q PAGAR O HOSPITAL DO MURILO
    O POVO VARZEA GRANDENSE É MUITO
    SOLIDARIOS COM TRABALHADORES COMO O
    ------MURILÃO----------KKKKKKKRARARAAAAAA

  • Bruno Alves | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Vá ser amigo,nos quintos do infernos...Esse Missias,Dito Loro,e outros assessores do Murilo,já preparam a cama,para o pobre coitado do Tião da Zaeeli,que pelo jeito,pode até ser um bom vendedor de alimentos do Grupo Zaelli do Paraná, mais politicamente é um neófito em politica varzeagrandense.Esse turcos querem dar o troco a esse jovem ambicioso,que torceu contra a saúde do Murilão,para ficar em definitivo com o cargo de Prefeito,e que agora vai provar nesses 60 dias de interinidade o poão que o diabo amassou. Tome-le Zaelli,é bom esquecer 2012,que vem porrada pela frente.seo Tiaoznho.;

  • cidadão varzeagrandense | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    E os vereadores o que estão fazendo? será que ainda estão fazendo negociatas ou melhor composição. Por que é só isso que corre nas rodas de conversas. Nunca vi tanta negociação para levar vantagem como essa safra que entrou ai.

  • Jeverson Missias de Oliveira | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Prezado Romilson,

    Lamentável a interpretação que maldosos e interesseiros querem dar à atitudes administrativas realizadas recentemente em Várzea Grande.
    Tentam criar um clima de animosidade e de “racha” entre o Prefeito Murilo e seu vice, Tião da Zaeli.
    Não tem combinado nenhum para transferir desgaste desta ou daquela ação para um ou outro. O que existe, na verdade, é uma cidade de quase 150 anos, que viveu um largo período de estagnação econômica, que cresceu de forma desordenada e sem planejamento, com quase a metade de seus bairros sendo “produto” de invasão e necessitando de grandes investimentos do poder público em todas as áreas e que tem um prefeito e um vice que querem enfrentar e minimizar esses problemas.
    O Prefeito em exercício Tião da Zaeli, como todos aqueles que não pensam com a cabeça alheia, conhece a situação da administração pública de Várzea Grande, que como a grande maioria das cidades brasileiras tem diversos problemas.
    Quanto ao DAE, que ficou “parado no tempo de 1998 à 2004”, vem recebendo maciços investimentos e vai resolver a médio prazo, o grave problema de abastecimento de água que se acumulou ao longo de todos esses anos.
    Agora, é preciso que as “paixões político-partidárias” sejam deixadas de lado; que lembremos que além de direitos, temos deveres com o município e que a responsabilidade pelo crescimento, pela modernização e pela melhoria da qualidade de vida é de todos nós.
    Com relação à notícia acima, NÃO É VERDADE, que os consumidores de baixa renda estão recebendo aumento maior do que as outras categorias. O menor índice é justamente para essa categoria de consumo e que representa cerca de 70 % das ligações.



    Grato e à disposição de todos,




    Jeverson Missias de Oliveira
    Diretor Presidente do DAE

  • LUZIA | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    ISSO E ARMAÇÃO DO DITO LORO,ELE ESTA PERDENDO ESPAÇO, TA PREOCUPADO ONDE VAI COLOCAR TODA SUA FAMILIA QUE JA TA EMPREGADA NA PREFEITURA, E MAMANDO NA TETA DA PREFEITURA, NUM ADIANTA LORO O POVO NUM É MAIS BESTA, SAI FORA SE ENXERGA, TIÃO É SANGUE NOVO, E VC JÁ VELHO CONHECIDO DO POVO, OU JÁ ESQUECEU DE 2000 QUANDO TENTOU SER VEREADOR E TEVE 980 VOTOS, KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

  • Sociedade dos Patriotas | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    De Getulio a Juscelino, sempre ha essa politicagem que esta ligada náo a politica mas a esta policagem que inoja, nasceu uma promessa morre na conversa e armacoes como essa, assim o povo sofre pena essa turma esta la sitiando o gabinete de um possivel defensor dos interesses do povo.

    Alguns ficariam triste, mas nos ficamos irados pois o mal que esato causando, em nome de seus pifios cargos publicos e muito parecido com a politica daqueles que PERDERAM O MANDATO PARA O MURILO E SEU ESCUDEIRO TIAO DA ZAELI.

    Mas aos que escrevem fica aqui um registro de que nada esta oculto, e para isso que estamos observando tudo.

    Sociedade dos Patriotas

  • ANTONIO | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    CARO ROMILSO CONFIO EM SEU TRABALHO O POVO DE VG ESTA DANDO A RESPOTA ,PARA ESSES VELHOS POLITICOS DE VARZEA GRANDE .ESSAS VELHAS TATICAS PULITICAS ULTRAPASSADAS ACABARAM O POPULAÇÃO QUER SANGUE NOVO NÃO ADIANTA JOGAR SUJO ,FIGUE ESPERTO DITO LORO,MISSIAS ,VOCES ESTÃO AI PORQUE O POVO NÃO TEVE OPÇÃO DE ESCOHA

  • MARIA GONÇALINA | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    SEU ROMILSON O SENHOR FOI PERFEITO AO COLOCAR QUE AS CONTAS DO DAE, ESTÃO SOB INVESTIGAÇÃO DO TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO, NO EXERCICO DE 2007, ONDE QUEM ERA DIRETOR ERA O ATUAL SECRETARIO DE GOVERNO E DE COMUNICAÇÃO DITO LORO, QUE MESMO DESGASTADO PERANTE O POVO, QUER SER UM SUPER-SECRETARIO, QUEM ESTÁ SENDO INVESTIGADO POR DESVIO DE RECURSO PÚBLICO É O DITO LORO, E NÃO O DAE,

  • SOFIA | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    AS CONTAS DO DAE, ESTÃO SENDO INVESTIGADAS PELO TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO, NO EXERCICO DE 2007, AI CABE UMA REFLEXÃO QUEM DIRIGIA A AUTARQUIA NESTE ANO??? PROCURE NO SITE DO TCE-MT.

    E VEJA QUEM DEIXOU ESTE RASTRO DE ASNEIRAS LÁ NO DAE,

    DITO LORO, MAIS UMA VEZ VAI APARECER

  • TIÃO GALINHA | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    ZAELI FICA ESPERTO, ELES AINDA VÃO QUERER APRONTAR MAIS PARA DEPRECIAR SUA IMAGEM DIANTE DO POVO, É SÓ VC FICAR CERCADO DE PESSOAS ESPERTAS, COMPETENTES, QUE NÃO VAI ACONTECER MAIS, ABRE O OLHO ELES QUEREM TE ENGOLIR

Rejeição a Abílio sobe e cai a de EP

abilio junior 400 curtinha   Nos últimos 15 dias, o candidato a prefeito da Capital, Abílio Júnior (foto), do Podemos, viu a rejeição aumentar 12 pontos percentuais, quase um por dia, saindo de 19% para 31%, de acordo com a nova rodada da pesquisa Ibope, divulgada nesta sexta pela TV Centro América....

Fávaro deixa governador em saia-justa

carlos favaro 400 curtinha   O senador interino do PSD, Carlos Fávaro (foto), que busca a reeleição, deixou o governador Mauro Mendes (DEM) em uma saia-justa em Barra do Garças. Mendes, que já declarou apoio no horário eleitoral ao candidato à sucessão municipal Wellington Marcos, do mesmo...

Sob efeito-cavalo paraguaio em ROO

thiago muniz 400 curtinha   Em Rondonópolis, o candidato a prefeito, vereador e empresário Thiago Muniz (foto), se transformou num cavalo paraguaio, expressão muito usual no futebol quando se refere a um time que dispara no início do campeonato mas, lá pela metade, começa a cair pelas tabelas. Acreditava-se...

Lula na TV deve afundar mais Julier

lula 400   O advogado Julier Sebastião da Silva, que disputa pela segunda vez a Prefeitura de Cuiabá - na primeira, em 2016, pelo PDT, ficou em terceiro lugar e, agora, pelo PT -, levou para o seu horário eleitoral o ex-presidente Lula (foto). A participação, com pedido de voto para Julier, da maior...

Na contramão dos investimentos

jose wenceslau 400 curtinha   Ao invés de reconhecer e aplaudir a iniciativa do governo estadual, que anunciou investimentos de R$ 9,5 bilhões em obras e ações, sendo R$ 6 bilhões (63%) de recursos próprios, a Fecomércio-MT, sob José Wenceslau Júnior (foto), reagiu com críticas....

Filho de ex-deputado rumo a vereador

willy taborelli 400   O coronel PM da reserva e ex-deputado estadual Perry Taborelli, que concorreu e perdeu para prefeito de Várzea Grande em 2016, lançou de novo o filho à cadeira de vereador. Trata-se do jovem advogado Willy Jacyntho Taborelli (foto), de 32 anos. Desta vez, ele concorre pelo PV. Na eleição...