Últimas

Domingo, 04 de Outubro de 2009, 09h:32 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:24

RUMO A 2010

No PSB, Mendes busca a 3ª via e preocupa Santos e Silval

  Fernando Ordakowski

Mauro Mendes se afasta da turma da botina ao trocar PR pelo PSB e quer destruir base de apoio a Silval

  A decisão do empresário Mauro Mendes de deixar o PR do governador Blairo Maggi e que representa a chamada turma da botina e ingressar no nanico PSB, na esperança de se tornar uma nova alternativa de candidatura à sucessão estadual, provocou nova mexida no tabuleiro político e trouxe preocupação aos pré-candidatos Wilson Santos (PSDB) e Silval Barbosa (PMDB). Até agora, o tucano e o peemedebista têm polarizado os debates nesta fase de pré-campanha.

   Mendes surge como espécie de terceira via, racha o PR, seu ex-partido, e deve trazer prejuízos eleitorais principalmente ao vice-governador Silval, nome apoiado pelo Palácio Paiaguás, sob liderança de Maggi. Santos também tende a perder aliados já que Mendes, que o enfrentou na disputa pela prefeitura no segundo turno de 2008, tem como principal base a Baixada Cuiabana, onde também se concentra a maioria do eleitorado do prefeito. Nos bastidores, Mendes já conseguiu "amarrar" apoio do PPS, do deputado Percival Muniz, que já é tido como virtual candidato a vice da chapa do presidente da Federação das Indústrias do Estado (Fiemt). Essa possível "dobradinha" de dois partidos socialistas (PSB-PPS) foi debatida, inclusive, entre Mendes e Muniz antes do empresário decidir mudar de legenda.

   Como no PR ele perdeu espaço para tentar viabilizar projeto a governador, já que Maggi, principal estrela do partido, defende apoio ao nome de Silval, Mauro Mendes pulou para o PSB. Ele acompanhava o governador desde o PPS. No fundo, trata-se de um "jogo combinado". Muitos republicanos vão aderir sua candidatura. Um deles é o ex-secretário e diretor-geral do Dnit Luiz Antonio Pagot. Aliás, foi Pagot quem sugeriu e abriu caminho de Mendes rumo a outra legenda. Analistas acreditam que Maggi deve conseguir, de fato, levar o PR para os braços de Silval, mas não conterá o racha e ainda ficará dividido entre o peemedebista e Mendes.

   Enquanto Silval tenta fechar a tríplice-aliança com PMDB-PR-PT e atrair outras legendas, Mendes buscará desarticular essa possível composição para tirar proveito político. A audácia do empresário é tanta que ele aposta numa desistência de Silval para acolher toda a base do governo Maggi.

    Wilson Santos, por sua vez, se prepara para deixar o Palácio Alencastro em abril rumo ao Paiaguás. Ele já tem praticamente definido apoio do DEM e do PTB. A um ano das eleições gerais, o quadro sucessório começa a se desenhar com quatro pré-candidaturas, lideradas por Santos, Silval, Mendes e pelo procurador da Fazenda nacional Mauro César de Lara, do Psol, que já tentou, sem êxito, candidaturas de prefeito da Capital e de governador.

Postar um novo comentário

Comentários (55)

  • rosa maria | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Que jogada de mestre,
    assim vamos ter mais uma alternativa para os eleitores, principalmente os daqui de cuiabá
    que não abraçaram Silval ,detestam Jaime e não querem Wilson, assim sendo o NOVO seria a opção,Mauro Mendes
    um nome leve, simpático aos cuibanos e num paritdo limpo e livre de maracutaias. E quanto ao Deputado Valtenir representa trabalho e honestidade ,que sem dúvidas se fortaleceu com esse empreitada,todo esse jogo foi para
    tirar a possibilidade de termos PSDB e DEM enterrados de uma vez,pois isso seria uma ameaça para Mato Grosso. Principalmente para o funcionalismo público.

  • augusto cesar | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Os CAMPOS nunca mais!!! E Wilson também.
    Parabens governador por esquemqtizar esta
    manobra.Tinha que partir de alguém inteligente como o senhor . O povo agradece e ,com certeza a baixada cuiabana merece essa nova via e juntamente com o nosso destacado deputado Valtenir,um político diferente e que luta pelo povo de verdade.

  • valdirsio ferraz | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Parabens Mauro mendes, agora acho que vai dar certo.
    O psb do Ciro gomes é mais uma opção do presidente Lula e que aqui e mt quem manda é o deputado valtenir. Ele é ótimo,mas é manipulado pelos seus irmãos que querem mandar nele e no psb.Mauro acerte isso com o Valtenir por que ele não aceita críticas aos seus viloes irmãozinhos ele é gente boa ,mas tem esse problema.
    Mauro vá em frente que a caminhada é longa
    o povo de Cuiabá vai apoiar voce por que esse
    prefeito que está ai, não está com nada.

  • ricardo monteiro | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    AGORA SURGIU A VIA QUE FALTAVA,VAMOS INCUIR ABCALIL,MUNIZ,PIVETA,VALTENR E RIVA
    NESSA PARADA QUE NÃO VAI TER PARA NINGUEM.
    O SINVAL NÃO DECOLOU,JAIME É RETROCESSO
    E WILSON AFUNDOU NAS PACENAS.
    ATÉ QUE ENFIM.

  • JULIA SOUZA DE FARIAS | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Mauro voce tirou o sono da tucanada,pois a cuiabania que esta cansada de historinhas e gostou muito.
    Cuiaba como sede da copa seria preocupante de deixásse mt nas mãos desse povo ou então dos campos.
    o governador lutou tanto para cuiabá ser sede e entregar essa batalha de mão beijada para um administrador que não sabe cuidar nem de um pronto socorro saberia cuidar de um estado! o povo cuiabano não mereceria tanta decepção.Parabens Mauro pela opção.

  • andrea silveira | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Pelo resultado da campanha o Silval passou o dia inteiro votando nele, se manca!!!!

  • RUBENS | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    PARABENS MAURO MENDES FUTURO GOVERNADOR!!!

    BLAIRO ESTA CONTIGO... WILSON CAÇA RUMO

  • Titico Rangel | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Até que fim surgiu uma opção honesta para disputar a eleição de Mato Grosso.Mauro Mendes, pode contar com os cuiabanos e de todo mato grosso, tenho certeza que vão te apoiar.

  • josé alves | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Felismente, surgiu uma grande candidatura, Mauro Mendes. Um candidato preparado, com ampla condição de dar continuidade ao trabalho feito por Dante de oliveira e Blairo Maggi. Pois o mato-grosso não aceita mais o retrocesso de políticos mal preparados!!! Quem ganha com essa candidatura é o povo de Mato-grosso!!!

  • Pedro Santos | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Sabia que o Governador Blairo Magi pensaria no melhor para o estado, lançando Mauro Mendes, pessoa altamente qualificada para ser o futuro governador deste estado. O Sinval ainda não tá preparado para ser governador! Pois o mesmo teve 22 mil votos para deputado, votação não expressiva, para quem quer ser governador! Parabéns, Blairo Maggi, ou quem teve essa ideia de lançar Mauro Mendes, o futuro governador!!!

Rei do Gado entra numa difícil disputa

mauricao 400 curtinha   O leiloeiro Maurição Tonhá (foto), chamado por muitos de "Rei do Gado", está de volta à disputa eleitoral. O pecuarista com bens avaliados em R$ 19 milhões é candidato pelo DEM a prefeito de Água Boa, muncípio já administrado por ele por dois mandatos. Em...

Ajudando a enterrar CPI do Paletó

luciana zamproni 400 curtinha   O Palácio Alencastro está convicto de que, assim como na primeira votação, o relatório da CPI do Paletó que propõe punição ao prefeito Emanuel e vai ser votado nesta terça, será arquivado pela maioria dos vereadores cuiabanos. O desfalque do...

8 candidaturas e Thelma com chances

thelma de oliveira 400 curtinha   Mesmo sem apoio de nenhum outro partido, a não ser do seu PSDB, enfrentando forte desgaste político e rejeição popular e ainda problemas de saúde, se recuperando de tratamento de câncer de mama, a prefeita Thelma de Oliveira (foto) ainda tem chances de...

Niuan de fora da suplência ao Senado

niuan ribeiro 400 curtinha   O deputado federal José Medeiros não conseguiu segurar o vice-prefeito de Cuiabá, Niuan Ribeiro (foto), como primeiro-suplente de sua chapa ao Senado. Há alguns dias, o filho do ex-vice-governador e ex-deputado Osvaldo Sobrinho vinha demonstrando desejo de pular fora, em meio a...

Jayme incomodado com Flávio em VG

jayme campos 400 curtinha   A candidatura a prefeito de Várzea Grande do empresário Flávio Frical (PSB), principal aposta da oposição, passou a incomodar a família Campos, que apoia o ex-vereador Kalil Baracat, concorrente ao Executivo pelo MDB. Em uma noite que seria de festa, em comemoração...

Acordo com Euclides partiu de Allan

allan kardec 400   Otaviano Pivetta, vice-governador licenciado por 30 dias para cuidar de problemas de saúde, disse que nada tem a ver com o tal acordo "costurado" pelo presidente regional do PDT, deputado Allan Kardec (foto), com Euclides Ribeiro, candidato a senador pelo Avante. Explica que só apresentou Euclides para Allan e...

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

Você acha que o efeito-Bolsonaro terá impacto no resultado das eleições de novembro em MT?

sim - onda Bolsonaro continua

não - efeito não influencia mais

sei lá!

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.