Últimas

Quarta-Feira, 25 de Julho de 2007, 09h:18 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:16

Artigo

Nova sociedade civil 3

     Tento discutir aqui deste espaço há algumas semanas um tema que julgo relevante para se compreender a atual realidade política brasileira: a nova sociedade civil. É difícil. Tanto escrever quanto encontrar ressonância para o tema. Ninguém se interessa. Ninguém comenta. É como um diálogo entre pessoas de idiomas diferentes que dominam apenas o seu. É a isso que se chama de dissonância cognitiva – aliás, uma das causas do distanciamento do que fala o agente político tradicional do que deseja ou compreende o cidadão/consumidor de hoje.
     Vou insistir, no entanto, ainda que continue falando sozinho. Como dizia o Drummond, nosso ofício é escrever. Que sinta quem ler.
     E foi lendo o artigo do colega Alfredo Menezes de ontem que senti alguma correspondência, embora não explícita. Alfredo coloca, com originalidade, o que ele chama de “Estado-Curral”. Se bem o entendi, é assim que ele classifica o alinhamento das entidades representativas do setor empresarial, como FAMATO, FIEMT e FECOMÉRCIO, ao governo do Estado.
     Vem a calhar exatamente do que tenho discutido aqui esses dias sobre o que tenho chamado de Nova Sociedade Civil. Essas entidades compõem o espectro da sociedade civil. Não faço distinção classista neste primeiro momento. Não interessa se é uma representação de trabalhadores ou de patrão. Importa, para o caso em tela, que são organizações não estatais que estão desenvolvendo uma atuação voltada não apenas aos interesses corporativistas.
     As três, embora possam ter uma ligação econômica com o atual governo, segundo defende Alfredo, representam a sociedade na medida em que se envolvem em questões de interesse do público em geral. Mesmo que embutam nesse escopo seus próprios interesses, de seus membros ou de sua corporação.
     Veja-se, por exemplo, a atuação dessas três entidades com o município de Cuiabá. As três aderiram ao Consórcio que vai elaborar um planejamento estratégico de desenvolvimento econômico para Cuiabá para os próximos 12 anos. O chamado Pró-Cuiabá 300 anos.
     Não discuto com o Alfredo se elas estão alinhadas ou cooptadas pelo governador Blairo Maggi. Isso foge ao meu interesse de estudo no momento. Mas, é fato que elas não estão ligadas apenas ao Blairo. Ao aderirem ao consórcio de Cuiabá, se aproximam também do prefeito Wilson Santos. E no presente momento, Blairo e Wilson são adversários, ainda que formalmente.
     Logo, é perfeitamente possível compreender a atitude das três entidades de forma categorizada, segundo o que tenho defendido: são representantes legítimas da chamada nova sociedade civil, e, como tal, estão ocupando espaços institucionais que antes eram exclusivos das instituições tradicionais.
     Pessoalmente, tomo essa iniciativa das entidades, bem como de outras, como positiva, uma vez que podem dar grandes contribuições à sociedade, fiscalizando o poder público, emprestando credibilidade a determinadas ações públicas, incentivando a participação de outros segmentos.

Kleber Lima é jornalista pós-graduado em marketing e consultor da KGM Comunicação, marketing e pesquisas (kleberlima@terra.com.br / www.kgmcomunicacao.com.br)

Postar um novo comentário

Comentários

  • Comente esta notícia

Campanha une as primeiras-damas

virginia mendes 400 curtinha   As primeiras-damas Virginia Mendes (foto) e Michelle Bolsonaro, de MT e do país, respectivamente, têm mantido um relacionamento bem estreito no desenvolvimento de projetos e ações sociais. No final de abril, Michelle postou um elogio e divulgou, na sua conta do Instagram, a campanha de...

Se EP recuar, PV lança Stopa a prefeito

justino malheiros 400 curtinha   O ex-presidente da Câmara de Cuiabá e membro do diretório municipal do PV, vereador Justino Malheiros (foto), disse nesta segunda que o partido estará com o prefeito Emanuel Pinheiro até o último momento, apostando no projeto de reeleição do emedebista. Mas,...

Disputa a prefeito e apoio de Sachetti

 luizao_curtinha400   O empresário Luiz Homem de Carvalho, o Luizão (foto), ex-presidente da CDL de Rondonópolis, está mesmo determinado a encarar, pela primeira vez, o teste das urnas para prefeito. E inicia uma oposição dura à gestão Zé do Pátio, que buscará a...

Corrida de Teis no noticiário nacional

waldir teis 400 curtinha   As imagens que mostram o conselheiro afastado do TCE Waldir Teis (foto) descendo em alta velocidade as escadas de um prédio para jogar no lixo vários cheques rasgados que somavam R$ 450 mil ganharam o noticiário nacional, com destaque neste domingo em veículos, como Folha de S. Paulo, G1 e IG....

Esforço de ex-senadora para eleger 2

rafael ranalli curtinha 400   Eleita no pleito de 2018 e cassada em definitivo em abril deste ano, a ex-senadora Selma Arruda, presidente do Podemos de Cuiabá, pode deixar o partido após o processo eleitoral deste ano. Segundo informações, a juíza aposentada se afastaria da política partidária para...

6 parlamentares já foram infectados

wilson santos 400 curtinha   Desde o início da pandemia, em março, seis dos 24 deputados estaduais já testaram positivo para Covid-19. O último foi Wilson Santos (foto). Ele disse que recebeu medicação e está em isolamento. Observa que a doença está no início e segue trabalhando...

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

Em Cuiabá, o prefeito suspendeu a decisão de implantar rodízio de veículos entre placas pares e ímpares devido à Covid-19. Mas quer debater a ideia. Você concorda com rodízio?

concordo

discordo

tanto faz

não sei

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.