Últimas
Quarta-Feira, 09 de Abril de 2008, 20h:30 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:20
Novacki é 6º a conduzir Casa Civil; ato é nesta 5ª
O ajudante de Ordens do governador Blairo Maggi, major PM Eumar Novacki, que toma posse nesta quinta (10) como secretário-chefe da Casa Civil, é o sexto a assumir a pasta desde o primeiro mandato do governador Blairo Maggi. A solenidade de posse acontece às 16h30, no Palácio Paiaguás. Em função de várias mudanças, a Casa Civil é considerada campeã em troca-troca. Já passaram por lá os ex-deputados Carlos Brito e Joaquim Sucena, o atual diretor do Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes, Luiz Antonio Pagot e Antônio Kato, hoje adjunto da própria Casa Civil, que tem atribuição de atuação como intercutora direta do governo com os Poderes e com a sociedade de um modo geral.
Depois de Kato, assumiu a pasta o deputado licenciado João Malheiros (PR), que agora limpa as gavetas para abrir espaço a Novacki, militar de extrema confiança do governador. Novacki é escolha pessoal de Maggi, que o tem como um dos braços importante no gabinete desde 2003. Seu nome já havia sido cogitado para o comando da Justiça e Segurança Pública, em substituição ao ex-secretário Carlos Brito. Houve recuo por uma questão hierárquica. Os coronéis começaram a reagir contra. Maggi agora nomeia Novacki na Casa Civil com a missão de buscar o diálogo principalmente com a Assembléia Legislativa.
Além da Casa Civil, as secretarias de Educação, Saúde e Desenvolvimento Rural, também passaram por vários comandos. A Seduc já foi conduzida por Gabriel Novis Neves, Ana Carla Muniz, Luiz Pagot e, agora, está sob Ságuas Moraes. A Saúde já teve quatro secretários desde 2003: Gabriel Novis, Luzia Leão, Marcos Machado e hoje Augustinho Moro.
Existem somente duas pastas que permanecem como os mesmos secretários há 6 anos: Planejamento e Coordenação Geral, sob Yênes Magalhães, e Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social, conduzida pela primeira-dama Terezinha Maggi. O procurador-geral do Estado, João Virgílio, é outro que se mantém no cargo desde o primeiro ano da gestão Maggi, assim como Cloves Vettorato, que chegou a ser remanejado para Desenvovimento Rural, mas depois reassumiu a secretaria de origem. (Pollyana Araújo)
Postar um novo comentário
Comentários (4)
-
helio | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
mato grosso parece esta podendo dispensar policial militar para defender a população, cade a atividade fim desse policial?
-
riva | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
Näo estarei na posse desse militar que chega com todos os méritos a casa civíl, em funçäo do tratamento que sempre dispensou aos que transitam pelo gabinete do governador porém estarei torcendo para que faça um bom trabalho.
Espero que tenha a devida autonomia para que isso ocorra. Boa sorte Novacki. -
Milton Ribeiro | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
Nada contra o novo Secretário Chefe da Civil, mas o Governador parece que não está raciocinando direito.
Institucionalmente, uma pasta eminentemente política.
´Esta certo!,está sobrando militar em Mato Grosso. A Segurança está ótima!
Um homem militarmente preparado como é o Major, sería muito mais últil na Segurança.
Creio que ali na Casa Civil, o Secretário não tem autonomia alguma, senão não teria passado tanta gente boa,
e ninguem permanecido.
Talvez o Militar por ser doutrinado a cumprir ordens de seus superiores dê certo.
Oh Governador, abra os olhos,por favor!
-
Zé Timbó | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
Mais uma prova de que o Governador Brairo Maggi não sabe o que está fazendo, colocar alguém apolitico para cuidar de órgão essencialmente político. Mas, mais este ato atentatório aos princípios mais comezinhos da administração pública é a bandeira de frente desta DESadministração, vejam que o governador NÃO SABE ESCOLHER SEUS SECRETÁRIOS,tanto que nenhum, ou quase nenhum permance desde o início de seu DESgoverno. FORA TURMA DA BOTINA.
Confira também:
- Julho de 2017
-
Últimas
REVIRAVOLTA - Juiz reconduz Fábio ao comando do PSB; Valtenir é destituído - confira
-
Últimas
Ex-presidente Lula é condenado a 9 anos de prisão no caso do triplex - siga Nacional
-
Últimas
Ex-secretários Nadaf e Marcel lavavam dinheiro com compra de ouro - veja detalhes
- Maio de 2017
-
Últimas
Temer faz pronunciamento e diz que não vai renunciar - siga Nacional
- Março de 2017
-
Últimas
AO VIVO - Governador Taques na Caravana em Quatro Marcos - siga