Últimas

Sábado, 03 de Janeiro de 2009, 18h:27 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:22

PAC

Novacki está mentindo, diz secretário de Santos

* Assessoria do prefeito afirma que obras do PAC em Cuiabá são as mais adiantadas do Estado

* Avisa sobre 4º pedido de audiência com o governador

* Diz que interlocutor do Paiaguás está agindo com interesse pessoal, tanto que a PF apreendeu na gráfica do seu pai panfletos apócrifos contra os hoje prefeito e o vice-prefeito

 O Palácio Alencastro agiu rápido às declarações do secretário-chefe da Casa Civil, Eumar Novacki, que alertou sobre atrasos nas obras do PAC em Cuiabá e adiantou até a possibilidade do governo Blairo Maggi chamar para si a responsabilidade da execução dos projetos cujos investimentos previstos chegam a R$ 238 milhões - saiba mais aqui. Em nota, o prefeito Wilson Santos, por meio da secretaria de Comunicação, observa que até agora não foi solicitado nenhum pedido de audiência pelo Palácio Paiaguás para discutir o assunto.

   A nota, assinada pelo secretário de Comunicação, jornalista Maurélio Menezes, contrapõe Novacki de forma dura. Assegura que este não fala a verdade sobre o PAC em Cuiabá. Adianta que o prefeito Santos vai conversar exclusivamente com o governador Blairo Maggi, a quem, desde o inicio de agosto, encaminhou três pedidos de audiência. Avisa que na segunda (5), a prefeitura vai protocolar a quarta solicitação de audiência no Palácio Paiaguás.

  "As afirmações do secretario Novacki sobre o andamento das obras do PAC em Cuiabá não condizem com a verdade. Em todo o país o ritmo das obras está aquém do esperado conforme publica a revista Veja desta semana.  Mas, em Cuiabá, como reconhece oficialmente a Caixa Econômica Federal, o ritmo das obras é o mais adiantado do Estado e está acima da média nacional".

   O secretário Maurélio diz ainda que as declarações de Novacki demonstram que o interlocutor do governo Maggi não está a serviço do interesse público e sim de terceiros. Recorda que durante o período eleitoral, a Polícia Federal esteve na gráfica do pai de Novacki e apreendeu panfletos apócrifos impressos na empresa para tentar atingir a honra do prefeito Santos e do então candidato a vice-prefeito Chico Galindo.

Eis, abaixo, a íntegra da nova da Prefeitura de Cuiabá acerca das declarações do secretário Novacki

  "Para que a verdade seja restabelecida
    Em relação a entrevista do secretário estadual da Casa Civil, Eumar Novack, veiculada no site RDNews, temos a esclarecer que:
   1. O gabinete do prefeito Wilson Santos ainda não recebeu nenhum pedido de audiência por parte do secretário Novack;
   2. Assim que o receber, e se o receber, o secretário Novack será prontamente atendido pelo Secretário de Governo, Andelson Gil do Amaral, e pela diretoria da Sanecap;
  3. Sobre o PAC e sobre outros assuntos de interesse de Cuiabá, o Prefeito Wilson Santos conversará exclusivamente com o Governador Blairo Maggi, a quem, desde o inicio de agosto, encaminhou três pedidos de audiência. O quarto será encaminhado na segunda-feira, dia 05 de janeiro. Os três primeiros foram solicitados por meio dos ofícios GP 933/2008, de 04 de agosto de 2008, GP 950/2008, de 12 de agosto de 2008 e GP 1380/2008, de 29 de outubro de 2008;
  4. As afirmações do Secretario Novack sobre o andamento das obras do PAC em Cuiabá não condizem com a verdade. Em todo o país o ritmo das obras está aquém do esperado conforme publica a revista Veja desta semana.  Mas, em Cuiabá, como reconhece oficialmente a Caixa Econômica Federal, o ritmo das obras é o mais adiantado do estado e está acima da média nacional;
  5. Ao afirmar que a ETA do Tijucal ainda não foi concluída “por falta de cronograma e acompanhamento da Caixa Econômica Federal", o Secretário Novack demonstra total desconhecimento sobre o assunto e mesmo sobre o que significa “Eta Tijucal”, cujo complexo é muito mais  que uma simples estação de Tratamento de Água;
  6. O secretário demonstra também não ter idéia do que são as obras do PAC, uma vez que a ETA Tijucal, que começou a ser construída muito antes do governo federal lançar o PAC, é apenas uma parte do Programa;
  7. O Prefeito Wilson Santos tanto sabe da importância do saneamento ambiental que começou a investir no setor com recursos próprios da Prefeitura de Cuiabá muito antes da existência do PAC e que a primeira providência em seu segundo mandato foi oficializar a criação da Secretaria Extraordinária para Assuntos do PAC, cuja mensagem de criação está sendo elaborada pela Procuradoria do Município, será encaminhada à Câmara, e terá como titular o engenheiro civil João Vieira;  
  8.  Portanto, as declarações do secretário Novack deixam claro que ele não está a serviço do interesse público e sim de terceiros, como durante o período eleitoral esteve a gráfica do pai dele, na qual a Polícia Federal apreendeu panfletos apócrifos (que não eram assinados por ninguém) impressos lá para tentar atingir a honra do prefeito Wilson Santos, de sua família e do então candidato a Vice Prefeito, Chico Galindo;
  9. Em relação à reportagem “Fiasco do PAC atrapalha Dilma rumo ao Planalto” uma correção ao texto da repórter Flávia Borges, também  veiculado no site RDNews. Ao anunciar os destaques da revista Veja desta semana, a repórter faz referência ao texto “O PAC Empacou” e comete um equívoco que levar a interpretações erradas. No texto a repórter afirma que “Em Cuiabá, embora o prefeito Wilson Santos (PSDB) negue, as obras registram atrasos.” Como está colocado o texto da repórter, RDNews passa a impressão que a revista de maior circulação nacional  se refere às obras em Cuiabá, o que também não é verdade. No texto da revista, assinado pelo repórter Diego Escosteguy, não é feita uma referência sequer às obras em Cuiabá. Mais que isso, a reportagem deixa claro que o “empacamento” deve-se a fatores externos às prefeituras. Eles vão desde licenciamentos ambientais a intervenções do Ministério Público (que no caso de Cuiabá, é bom lembrar, é um grande parceiro da Prefeitura) e a falta de liberação de recursos pelo próprio governo federal."
   Maurelio Menezes
  Secretário Municipal de Comunicação de Cuiabá

  • A nota oficial foi parar também no site da Prefeitura de Cuiabá - confira aqui

Postar um novo comentário

Comentários (21)

  • Jean M. Van Den Haute | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Conforme ás Diretrizes do Estatuto da Cidade e da Lei Complementar Estadual n° 83/01, o saneamento de Cuiabá e de Várzea Grande deve ser tratado em conjunto através de um Plano Setorial específico o que é da responsabilidade, SIM, do Presidente do Aglomerado Urbano, o Governador Blairo Maggi.

  • Paulo Roberto Silveira | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Ô Pessoal do RDnews
    Umaexplicação: porque a nota oficial do secretario Maurelio está no site da Prefeitura desde as 3 da tarde e somente saiu no RDnews depois de seis e meia? Gostaria muito de sabera hora exata em que ela foi enviada para vocês, porque se o secretário primeiro publicou no site e depois enviou para vocês ele pisou na bola. Mas se ele enviou para vocês e vocês demoraram para publicar a resposta aí quem pisou na bola foi vocês.

  • Vicente Araujo | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    A nota da Prefeitura de Cuiabá só não menciona quando o ETA Tijucal estará funcionando, pronto e acabado. Este é o ponto. Na campanha eleitoral o prefeito Wilson Santos afirmou que estaria funcionando até final de novembro (será de 2009?). Parece que a conversa ainda vai longe! Afinal, quando o ETA estará terminado?

  • william | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    ESSE POVO CUIABANO(MASSA DE MANOBRA), VCS JÁ FORAM ATÉ AS OBRAS DA AVENIDA DAS TORRES E A ETA TIJUCAL???ACHO QUE NÃO, POIS ESTÁ TUDO ABANDONADO E O ASFALTO DA AVENIDA DAS TORRES É DE TÃO BOA QUALIDADE QUE JÁ TEVE QUE SER RECAPEADO....NÃO VAMOS TAPAR O SOL COM A PENEIRA, AS OBRAS DO PAC EM CUIABÁ ESTÁ SE MOVENDO A PASSOS DE TARTARUGA TETRAPLEGICA....PAREM DE ACREDITAR NESSES DEMAGOGOS, POIS O QUE ESTÁ EM JOGO É DINHEIRO DO CONTRIBUINTE, O SEU , O NOSSO DINHEIRO QUE DEVEMOS FISCALIZAR PARA Q SEJA APLICADO DE FORMA CORRETA...

  • Dicão | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    O povo tem que deixar de ser conivente com a falta de competência do atual prefeito e sua turma. Se há risco de Cuiabá perder recursos do PAC deve haver intervenção sim não só do governo do estado, como também do Ministério Público.
    Incompetência administrativa também deve ser uma causa para pedirmos o afastamento de um prefeito. Não podemos viver pagando impostos para alguns prefeitos, vereadores, ficarem fazendo de faz-de-conta que estão trabalhando.
    O Sr. Wilson Santos teve seus discursos de campanha preparados por marqueteiros e talvez não tenha entendido a amplitude das promessas que fez. Agora, seria saudável de sua parte em reconhecer que não tem competência para gerir tantos recursos e deixar que sabe fazê-lo. Aliás, para o povo não importa quem vai conduzir as obras, pois afinal de contas já pagamos a conta o que queremos é ver o resultado do investimento do nosso dinheiro.

  • Marcela Soares | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Esse Novack tá pensando que é alguma coisa, não passa de um almofadinha, office boy de luxo do megadestruidor da Amazônia, Blairo maggi. Fecha a boca, Novack, teu lugar é na caserna, onde predominam a prepotência e o arbítrio, que vc adora. Fecha a boca, vassalo!

  • Flávio Ribeiro | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Esse Maurélio ta achando que somos trouxa!! Aliás depois q ele virou secretário do Wirsho, ele anda mentindo mais do que de costume!!

    Olha é triste, mas é verdade!! Passou a eleição e as obras da ETA e da Av das Torres empacaram, igual ao PAC!! Axo que o WS vai retomar as obras na véspera da eleição de 2010, pra ver se ganha voto!!

    Isso tudo sob as bençãos da TVCA, do Grupo Gazeta de Comunicação e do Ministério Público!!

    Enquanto isso, nós população que pagamos impostos continuamos a ver návios!!

  • Marcos Fernandes | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Esse novack é PM, é um dos que mandam na PM atualmente, o resto são os restos. Leva informações erroneas da PM e só fazem leis para se beneficiarem. Se na PM está tudo bem, porque será q quase 25 Mil votos da família miliciana, todos estão descontentes. Olhem as fichas funcionais da cúpula, e a credibilidade da PM hoje. Só isso GOVERNADOR....... ainda é tempo de mudar, procure outros informantes, pelo menos para o SR ter outra visão.

  • Paulo Salem | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Esse Novack tá querendo palanque. Quer aparecer. Essa hisatoria das obras do PAC já foram esclarecidas.
    Ele é pau mandado e fica querendo antecipar 2010 e depois jogar a culpa no prefeito Wilson Santos que tem feito de td para adiantar as obras.
    Novack para de aparecer e faz seu trabalho quieto. deixa a briga entre governo e prefeitura para os dois lideres desses poderes resolver, sem politicagem.

  • Pedro Limpo | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Um pouco tarde para reagir.Durmiste de touca Sr Maurélio.Se verdade fosse o seu arrazoado sobre a questão emPACada ela já teria saído com fluencia daqueles que convivem com a verdade cristalina. O tempo consumido até sua missiva pública soa a ganha tempopara elencar argumentos plausíveis para, mais uma vez,desviar as atenções do cidadão/eleitor que vê as obras da Avenida das Torres enPACadas desde o dia 6 de outubro(sintomático...)

França elegível; CNJ desatualizado

roberto franca 400 curtinha   O advogado Rodrigo Cirineu, que assumiu a assessoria jurídica da campanha a prefeito de Cuiabá de Roberto França (foto), assegura que o ex-prefeito está elegível. Explica que o cadastro de inelegibilidades do Conselho Nacional de Justiça, constantando ainda o nome de...

Candidato da família Oliveira à Câmara

luluca 400 curtinha   O jovem advogado Luluca Ribeiro (foto) é uma das apostas do MDB por renovação na Câmara da Capital. Concorre a vereador e tende a "herdar" o espólio político da família Oliveira, dos tios Dante, ex-governador que morreu em 2006, e Thelma, prefeita de Chapada dos Guimarães....

Deputado tenta censura e sem êxito

xuxu 400 curtinha   Em duas tentativas, o deputado estadual Xuxu Dal Molin (foto), candidato a prefeito de Sorriso pelo PSC, tentou, sem êxito, censurar o portal Rdnews. Na 1ª Vara Cível da Comarca de Sorriso, Xuxu ingressou com pedidos de antecipação de tutela, pleiteando retirada do ar de matérias que...

Rei do Gado entra numa difícil disputa

mauricao 400 curtinha   O leiloeiro Maurição Tonhá (foto), chamado por muitos de "Rei do Gado", está de volta à disputa eleitoral. O pecuarista com bens avaliados em R$ 19 milhões é candidato pelo DEM a prefeito de Água Boa, muncípio já administrado por ele por dois mandatos. Em...

Ajudando a enterrar CPI do Paletó

luciana zamproni 400 curtinha   O Palácio Alencastro está convicto de que, assim como na primeira votação, o relatório da CPI do Paletó que propõe punição ao prefeito Emanuel e vai ser votado nesta terça, será arquivado pela maioria dos vereadores cuiabanos. O desfalque do...

8 candidaturas e Thelma com chances

thelma de oliveira 400 curtinha   Mesmo sem apoio de nenhum outro partido, a não ser do seu PSDB, enfrentando forte desgaste político e rejeição popular e ainda problemas de saúde, se recuperando de tratamento de câncer de mama, a prefeita Thelma de Oliveira (foto) ainda tem chances de...