Últimas

Quinta-Feira, 21 de Maio de 2009, 08h:41 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:23

TRIBUNAL DE CONTAS

Novo conselheiro agora quer posse discreta e rápida no TCE

 Fernando Ordakowski
Clique na imagem para ampliação

  O conselheiro nomeado do Tribunal de Contas do Estado, ex-deputado por três mandatos Campos Neto, cujo nome foi aprovado pela Assembleia com 19 votos e apenas um contrário, quer pressa para sacramentar logo o feito inédito no país, em que o filho substitui o pai em cargo vitalício. Ele dispensou festa, ao menos por enquanto. Articula para a presidência do TCE-MT, sob Antonio Joaquim, realizar uma solenidade de posse discreta e rápida e de preferência até esta sexta, apesar de ter o direito de ficar até um mês aguardando para compor oficialmente o Pleno.

  Neto tem lá suas razões. Não quer correr risco. Ele entrou no lugar do pai Ary Leite de Campos, que estava no TCE desde 1986 e se aposentou com o compromisso de, na vaga, ficar o filho de 35 anos de idade. Há risco do Ministério Público e da Justiça intervirem e dificultar sua posse. Um dos argumentos é de que a nomeação configuraria nepotismo, prática tida como ilegal e imoral. Cada conselheiro ganha mensalmente R$ 22 mil mensais. Possui prerrogativa de desembargador do Tribunal de Justiça.

   Então deputado por três mandatos, Campos Neto chegou à cadeira de conselheiro graças às articulações do presidente da Assembleia, deputado José Riva (PP), que até "peitou" o ex-prefeito e também deputado Roberto França (sem partido). De última hora, França entrou no páreo. Quando percebeu que não teria respaldo dos demais colegas parlamentares, desistiu. Para marcar posição, votou contra a indicação de Neto. Já era tarde demais. Nem mesmo o petista Alexandre Cesar, que defendeu no passado a ética e a moralidade na política, se posicionou contra. Seu questionamento lançado a Neto durante a sabatina foi apenas uma estratégia mais para sinalizar que iria aprovar a indicação.

   Agora, Campos Neto se junta aos conselheiros Valter Albano, Humberto Bosaipo, Waldir Teis, José Carlos Novelli, Alencar Soares e Antonio Joaquim. O próximo a deixar o TCE será Alencar. Isso deve ocorrer já neste ano, em que pese não ter completado nem cinco anos como membro do Pleno do Tribunal. De novo, alguns deputados já estão se articulando de olho no cargo vitalício, entre eles o próprio França, Sérgio Ricardo e José Domingos. O cargo é técnico e deve ser destinado a quem possui reputação ilibada, mas, sem o ingrediente político, jamais se chega ao posto, principalmente em Mato Grosso. (Romilson Dourado)

(Às 10h) - Não há motivo para atropelos, pois o processo foi legal, afirma Campos Neto

   Em nota, o conselheiro com nome aprovado pela Assembleia, Campos Neto, garante que não tomará posse até esta sexta (22). Segundo ele, não há motivo para atropelos, pois entende que o processo foi "absolutamente legal e respeitou todos os preceitos constitucionais". “Em hipótese alguma a posse de Campos Neto se configurará nepotismo, uma vez que é a Assembleia Legislativa quem o indicou e caberá ao governador Blairo Maggi o nomear”, diz trecho da nota de esclarecimento, encaminhada pela assessoria do novo conselheiro.

     De acordo com Campos Neto, "se houvesse algum tipo de impedimento legal, por menor que fosse, ele não pleitearia a vaga". “Sou legalista e não iria peitar a Constituição Federal. Não ignoro que a minha indicação despertou certa polêmica, pois muitos se confundem e acham que estaria sendo configurado, nesse caso, nepotismo. Mas é um equívoco pensar assim. De qualquer maneira, tenho que esclarecer esse equívoco e dar satisfação à sociedade, pois me preocupo, sim, com a opinião pública. Só quero ressaltar que eu não admitiria, em hipótese alguma, concorrer à vaga se eu não preenchesse 100% dos requisitos técnicos e legais", afirmou Neto.

Postar um novo comentário

Comentários (73)

  • OZÉBIÃO | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    VOTE, DEUS ME LIVRE DESSA CORGEA, É O FIM DO MUNDO MESMO. ESSA FIGURINHA SER CONSELHEIRO DO TC É SÓ ESSA QUE FALTAVA PARA A NOSSA PRESSÃO ARTERIAL SUBIR MAIS. EXIGIU O FILHO PARA DAR CONTINUIDADE COM A MESMA PANELINHA. E O MINISTÉRIO PÚBLICO CADÊ VOCÊÊÊÊÊÊ, ESTÁ PARACENDO ATÉ COMÉDIA PARA NÓS FICARMOS COMO BOBO, MAS A ELEIÇÃO VEM AI, E ESSES QUE FORAM A FAVOR O CUITADO!!!!

  • Britto | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Otoniel vc é bem maluquinho, só faltou dizer quer ficar com o banco do Brasil. kkkkkkkkkkkkk

  • Lucieder Luz | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Sabendo da sua baixa popularidade capos neto deu um de esperto pois ele vai receber salarios e muitas regalias sem precisar disputar um vaga na AL, que pena que muitos politicos são a favor, e os politicos cada dia mais ricos e o povo sofrendo com a possibilidade de aumento da passagem, com obras do PAC paralisada, com pronto socorro lotado com surtos de dengue com familias que n/ tem o que comer e campos neto com muitas regalias e grana no bolso. Isso e que o povo ganha. Obrigado AL.

  • Robert Langdon | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Só mesmo entendendo de simbologia para compreender as razões que levaram esse senhor, se assim o podemos nominar, a assumir um cargo que deve ser marcado pela responsabilidade e ética.
    O que esse sujeito, que não tem um projeto conhecido aprovado na Assembleia Legislativa, tem a oferecer?
    Realmente, no Brasil vige o princípio do demérito, onde valem mais a articulação e o jeitinho do que propriamente a competência.
    Lamentável.
    Presta-se um desserviço ao povo de Mato Grosso para os próximos 35 anos, já que o jovem Conselheiro só deve se aposentar daqui a 35 anos, se não aumentarem a aposentadoria compulsória para 75 anos.
    Vixe, Maria!
    Coitado de Mato Grosso.
    As contas públicas sendo julgadas por pessoas escolhidas por métodos pouquíssimos transparentes.
    Tanto é verdade que o nobre e neófito Conselheiro sequer pretende marcar a sua posse com um cerimonial adequado.
    Porque não faz a posse em sua casa, ao lado de seu pai? Está tudo em casa mesmo!
    Ass, Robert Langdon.

  • Marlene | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Ministério Público SOCOOOOORROOO!!!!! Não deixe mais essa verdonha acontecer, por favor. Nos trabalhadores não merecemos mais isso. Faça alguma coisa pelo povo sofrido de MT. URGENTE!!!!!

  • ETE | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    França, inveja é um dos pecados capitais da Bíblia Sagrada, ter inveja de uma coisa que VC tanto queria, fica calmo haVerá novas vagas, Só que a próxima é indicação do Governador, então já sabe, no programa que vc apresenta vê dá um escrarecimento ao púbrico, sobre a sua pretenção em ir para o TCE, não se esqueça que o seu Filho trabalha lá, heim....
    PARABÉNS, CAMPOS NETO POR MAIS ESSA CONQUISTA EM SUA VIDA PÚBLICA, FIQUE COM DEUS E QUE ELE TE ILUMINE E TE GUIE POR MAIS ESSA NOVA TRAJETÓRIA. ABRAÇOS E. T. E.

  • ernesto barbosa | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Parabéns Campos neto, que Deus possa ilumina o seu caminho nessa nova conquista

  • Cuiabano Ligado | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Eu ja vi varias vezes o Deputado Campus Neto, entrar nesse Site e tecer COMENTARIOS, sobre varios assuntos, ou seja ele lê esse SITE todos os dias.

    Então Vamos Deputado, como sei que o Sr. esta lendo o que estou escrevendo agora, entra no site e me responda, só três perguntas.

    1. O Sr. tem varios anos de MANDATO de deputado certo? me aponte só 05 (cinco) que melhorou a vida dos Varzeagrandensses, vamos lá.

    1.
    2.
    3.
    4.
    5.

    Outra pergunta, se o seu Pai que pouco contribuiu com esse Estado, não fosse conselheiro, essa vaga seria sua? e porque??

    1.

    O Sr. Ja nasceu rico certo, nunca soube o que é acordar cedo e ter que trabalhar, pra garantir o sustento da familia, sempre ganhou os melhores carros, roupas, estudo do pai, que ficou rico as nossas custas (contribuinte).

    O Sr. não tem remorso, de andar duas quadras da sua casa e ver os pontos de onibus lotados de trabalhadores, levantando cedo para trabalhar, pra garantir o sustento dos filhos e tentando vencer na vida???




  • juca do guarana | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    MEU AMIGO CAMPOS NETO CONHEÇO DESDE DE CRIANÇA, SEU PAI HOMEM SERIO E DE PALAVRA, UNS DOS POUCOS HOMENS DE MATO GROSSO COM UMA RESERVA MORAL CAPAZ DE CAUZAR INVERJA PARA MUITOS POLITICOS, E TENHO CERTEZA SE SAI CANDIDATO A DEP FEDERAL SERÁ O MAIS VOTADO DO ESTADO, PARABÉNS CAMPOS NETO, SIGA O EXEMPLODO SEU PAI FIQUE COM DEUS, SEU AMIGO JUCA

  • ETE | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    VEJA BEM, VCS QUE ESTÃO CRITICANDO A INDICAÇÃO DO CAMPOS NETO PARA A VAGA DE CONSELHEIRO, VCS NÃO SÃO DESTE ESTADO NÉ, POIS NÃO CONHEÇE O TRABALHO DELE NA VIDA PÚBLICA, HOMEM RESPEITADO, ÍNTEGRO, HONESTO, SIMPLES, EDUCADO, ETC... PESSOA QUE PODE TER A CERTEZA QUE DESEMPENHARÁ MUITO BEM ESSA MISSÃO DE CONSELHEIRO DO TCE/MT.

    VCS DEVERIAM CRITICAR O FRANÇA, QUE GOSTARIA E MUITO DE ESTAR NO LUGAR DO CAMPOS NETO E IR PARA O TCE.

8 candidaturas e Thelma com chances

thelma de oliveira 400 curtinha   Mesmo sem apoio de nenhum outro partido, a não ser do seu PSDB, enfrentando forte desgaste político e rejeição popular e ainda problemas de saúde, se recuperando de tratamento de câncer de mama, a prefeita Thelma de Oliveira (foto) ainda tem chances de...

Niuan de fora da suplência ao Senado

niuan ribeiro 400 curtinha   O deputado federal José Medeiros não conseguiu segurar o vice-prefeito de Cuiabá, Niuan Ribeiro (foto), como primeiro-suplente de sua chapa ao Senado. Há alguns dias, o filho do ex-vice-governador e ex-deputado Osvaldo Sobrinho vinha demonstrando desejo de pular fora, em meio a...

Jayme incomodado com Flávio em VG

jayme campos 400 curtinha   A candidatura a prefeito de Várzea Grande do empresário Flávio Frical (PSB), principal aposta da oposição, passou a incomodar a família Campos, que apoia o ex-vereador Kalil Baracat, concorrente ao Executivo pelo MDB. Em uma noite que seria de festa, em comemoração...

Acordo com Euclides partiu de Allan

allan kardec 400   Otaviano Pivetta, vice-governador licenciado por 30 dias para cuidar de problemas de saúde, disse que nada tem a ver com o tal acordo "costurado" pelo presidente regional do PDT, deputado Allan Kardec (foto), com Euclides Ribeiro, candidato a senador pelo Avante. Explica que só apresentou Euclides para Allan e...

Família Maia tenta retomar o poder

martha maia 400   O ex-prefeito de Alto Araguaia por quatro vezes, Maia Neto, não entrou na disputa de novo ao Executivo, mas lançou a irmã Martha Maia (foto), cuja filha Sylvia Maia é vereadora. Filiada ao PP, Martha entra como principal candidata da oposição ao prefeito Gustavo Melo, que vai à...

Welinton fará grande ato em Barra

welinton marcos 400 curtinha   Welinton Marcos (foto) lança sua candidatura a prefeito de Barra do Garças, na segunda (28), em um grande ato. Mesmo pelo sistema drive-in, devido à necessidade de adotar medidas sanitárias contra a Covid-19, são esperadas na solenidade cerca de mil pessoas, num espaço amplo,...

MAIS LIDAS

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

Você acha que o efeito-Bolsonaro terá impacto no resultado das eleições de novembro em MT?

sim - onda Bolsonaro continua

não - efeito não influencia mais

sei lá!

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.