Últimas
Terça-Feira, 20 de Maio de 2008, 10h:55 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:20
Novo decreto centraliza poder ao secretário Dias
O secretário de Estado de Comunicação, José Carlos Dias, o Zé Veneno, passa a ter mais poder dentro do governo. Com o Decreto 1.334 publicado no Diário Oficial de segunda (19), a pasta sob Dias será a responsável por coordenar, subordinar e controlar a comunicação de todos os órgãos do Estado, além de fazer cumprir o Plano Anual de Comunicação (PAC) que estabelecerá as políticas e diretrizes da comunicação social e definirão as ações, metas, segmentos de público, cronogramas de execução, meios a serem utilizados e recursos financeiros.
Todas as assessorias de imprensa e departamentos responsáveis por fazer a divulgação do governo prestarão contas à Secom. O Estado conta hoje com mais de 50 assessores. Não importa em qual órgão eles estarão lotados, pois vão atuar agora como surbordinados a Zé Veneno. Ele quer "uma linguagem só". A estratégia é evitar autopromoção de secretário, imagem distorcida do governo e conflitos entre secretários, já que todas são governo.
Uma das grandes novidades será, a exemplo de empresas privadas, a criação de comitês temáticos para examinar e aprovar projetos com patrocínio cultural e esportivo. A Secom terá que analisar se o projeto está de acordo com a política do governo. Isso quer dizer que, se contrariar o Palácio Paiaguás, vai ser vetado pela Comunicação.
Os projetos que forem escolhidos contarão com a participação dos patrocinadores e representantes da Secretaria de Estado de Cultura, ou de Esportes e Lazer ou ainda Desenvolvimento do Turismo, conforme a natureza da ação.
Bloqueio a secretários
As ações de publicidade de todos os órgãos serão coordenadas pela Secom, bem como a consolidação dos planos de mídia e negociações com os veículos de comunicação. Todas as unidades de informação e difusão do Estado obedecerão às diretrizes e orientações técnicas da secretaria de Zé Veneno. Assim, os secretários não mais poderão reclamar com seus assessores sobre o porquê não divulgou isso ou aquilo, pois estarão respaldados pelo decreto. José Carlos quer controlar os ânimos de alguns secretários que querem aparecer mais que o próprio governador.
Um exemplo é o caso do secretário de Esportes e Lazer, Baiano Filho (PR), que colocou placas com seu nome em obras do governo em Sinop, numa prova de propaganda extemporânea, já que até então vivia expectativa de candidatura a prefeito.
Zé Veneno também dará palpite sobre a contratação dos novos assessores, que terão que passar pela prévia aprovação da Secom, que fará uma manifestação formal sobre o profissional. As ações publicitárias serão obrigatoriamente realizadas pelas agências vencedoras de licitação, evitando que os chefes do executivo favoreçam determinadas empresas por amizade e toda campanha será fiscalizada pela secretaria.
Postar um novo comentário
Comentários (10)
-
Amado Amador | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
Centralizar poderá racionalizar recursos e controlar ímpetos dos secretários, como o da SEFAZ que está aparecendo muito ultimamente e nem foi escolhido como sucessor deste governo, aliás, a assessoria de imprensa do senhor Éder parece das melhores do Governo.
Por outro lado, se o governador está fortalecendo a SECOM poderia fazer o mesmo com a OUVIDORIA – GERAL porque o Ouvidor possui tanto poder para cobrar explicações de alguém do primeiro escalão quanto eu mesmo, ou seja, nenhum. A coisa na Ouvidoria só funciona encima dos barnabés, denúncias contra secretários não prosperam, ou seja, o primeiro escalão do governo é incorruptível, ao contrário dos demais servidores públicos.
-
Maria Luiza | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
Achei horrível!!!
Não trabalho com isso, mas e toda aquela história de liberdade de imprensa? Acho que isso até pode esconder alguma tramoia do governo...me senti até mal em ler a matéria. Depois, dar tanto poder assim pra uma pessoa só, ou orgão...não me parece uma coisa boa. Acontece cada coisa nesta cidade... -
roberto cavalera friche | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
Será q uma pessoa vai dar conta de fazer um bom trabalho tendo que prender todas as secretarias do governo. nao dar altonomia para as secretarias seria como voltar ao tempos antigos...nunca vi isso..agora to vendo q cuiaba é velho oest mesmo...um xerife pra comanda uma cidade ou algumas secretarias...so nessa cidade essas coisas acontecem...é politico chorando pq saiu da tv, outro q perde mandato por trocar de partido i agora um tal de ze veneno mandando na imprensa....kkkkkk...essa é cuiaba
-
léo medeiros | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
...da escola de Goebbels
A indústria da manipulação das consciências é uma criação dos últimos cem anos.
Seu desenvolvimento tem sido tão rápido e tão diversificado, que sua existência permanece ainda hoje incompreendida e quase incompreensível... Enquanto se discute com paixão e detalhadamente acerca dos novos meios técnicos – rádio, cinema, televisão, disco, CD, fax, internet e outros – ; enquanto se estuda o poder da propaganda, da publicidade e das relações públicas, a indústria da manipulação das consciências continua sem ser considerada em seu conjunto, como um todo...
A indústria da manipulação das consciências nos vai constranger, em futuro muito próximo, a que a consideremos como uma potência radicalmente nova, em crescente desenvolvimento, impossível de ser medida com base nos parâmetros disponíveis. Estamos ante a indústria chave do século vinte. -
Mauro Lúcio | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
ZÉ VENENO É SACANAGEM.
-
Nicolau soares | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
Nao sei aonde esse governo vai parar, foi preciso colocar um mandante oficial na casa civil, para trocar os móveis e reformar toda a secretaria, afim de aumentar gastos, afinal, quando sobra no governo é por que tá faltando para o povo. E agora essa, outro mandante na comunicação, vai dar briga feia, porque a fala do secretário da casa civil foi a de mandar nos secretários e agora o zé veneno também? afinal, quem manda mais? ouvidoria essa é só pra ingles ver, boa intenção os gestores tem, e mostrarão que tem capacidade, mas são podados pelo próprio governo que não dá carta branca, nem mesmo alguém de pulso firme.
o que tá contecendo sr governador? -
Ana Nery | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
Está horrivel participar das discussões né. Voces não colocam as nossas mensagens... O RDNEWs já não é mais o mesmo.... Vou parar de tecer comentários aqui, uma vez que nunca utilizam... só quando é do interesse de vocês...
Uma pena
-
Celso Benevides | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
UMA PENA, POIS SE ALGUMAS ASSESSORIAS FUNCIONAVAM É PORQUE TINHAM LIBERDADE PARA TRABALHAR DE FORMA INDEPENDENTE. AGORA, COM O ZÉ VENENO DE OLHO EM TUDO, A TENDÊNCIA É A COISA PARAR DE VEZ. SERÁ QUE O SECRETÁRIO NOVACK VAI DEIXAR ISSO ACONTECER???
-
Caio Prestes | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
Meu amigo Zé Veneno não tem trânsito com jornalistas e acaba prejudicando o governo. Uma pena, mas é gente boa.
-
marco antonio | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
votê, isso porque estamos em plena ¨DEMOCRACIA¨, por que será que os demais secretários se sujeitam a isso? Esse é o governo que tabalha com planejamento? Por que se fosse, não precisaria desse tal secretário ditar regras a ninguem, cada secret. saberia o que executar, e portanto o que divulgar, com transparencia, ética... vote,vote...cadê tudo isso? o veneno deve ser para ingles vêr............
Confira também:
- Julho de 2017
-
Últimas
REVIRAVOLTA - Juiz reconduz Fábio ao comando do PSB; Valtenir é destituído - confira
-
Últimas
Ex-presidente Lula é condenado a 9 anos de prisão no caso do triplex - siga Nacional
-
Últimas
Ex-secretários Nadaf e Marcel lavavam dinheiro com compra de ouro - veja detalhes
- Maio de 2017
-
Últimas
Temer faz pronunciamento e diz que não vai renunciar - siga Nacional
- Março de 2017
-
Últimas
AO VIVO - Governador Taques na Caravana em Quatro Marcos - siga