Últimas

Quarta-Feira, 17 de Junho de 2009, 13h:44 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:23

SOLENIDADE

Novo desembargador defende juízes e culpa Legislativo

   O juiz Teomar de Oliveira Correia defendeu em seu discurso de posse como desembargador nesta quarta (17), a atuação do Poder Judiciário, muitas vezes tida pela sociedade como ineficiente devido à morosidade processual. Indiretamente, Teomar responsabiliza o Poder Legislativo pelas brechas jurídicas na Constituição. Alega que o número escasso de servidores e a falta de estrutura judiciária são resultado de uma política que não prioriza investimentos no sistema. “Para a comunidade, ineficaz é o juiz, mas não é ele quem faz a lei. Nem compete a ele realizar concursos, o que é papel dos Tribunais, que também carecem de recursos orçamentários”, aponta.

   Teomar lembra ainda que com a reconquista da democracia com a Constituição Federal de 1988, após anos da ditadura militar, a sociedade viu na Justiça um alento para a garantia de suas conquistas. A corrida aos bancos do judiciário foi grande e provocou um caos, já que há anos a estrutura estava estagnada. “O descrédito social de um Judiciário engessado não correspondia aos anseios da população”, afirma. Destaca que, a partir de então, muitas foram as edições de súmulas vinculantes com o intuito de reduzir a morosidade. “O que não aconteceu porque a lentidão estava na falta de estrutura”.

   O novo desembargador se mostra descrente sobre uma mudança no Poder Judiciário, de forma a dar mais celeridade ao julgamento de processos.  “Não fazemos nada de supetão. Em assuntos particulares, nunca decidimos nada no ímpeto. Caso contrário, poderíamos cometer alguma injustiça”. Mesmo assim, vê na Reforma Política uma saída para melhorias nas condições de vida do povo brasileiro. Muito emocionado, Teomar agradeceu os amigos e a família pela conquista do posto. Diz que a felicidade só não é mais plena pela saudade da esposa, já falecida, que foi sua companheira e amiga fiel por 30 anos.


Desembargadores, famílias e amigos prestigiam posse de Teomar de Oliveira Correia no Tribunal de Justiça

  Com 67 anos de idade, Teomar nasceu no município de Codó (MA). Atuou por 17 anos na advocacia. Foi juiz nas áreas cível e criminal das comarcas de Barra do Garças, Várzea Grande Alto Araguaia, sendo responsável também pelo município de Alto Garças. Além de ter jurisdicionado, Teomar também foi jornalista e confessa que tem por essa profissão uma paixão. Ao se aposentar, diz que pretende voltar a vida jornalística e admite a pretensão de escrever um, dois ou três livros. Como jornalista, trabalhou em O Globo durante quatro anos, Gazeta de Notícias, entre outros veículos de comunicação.

   O Pleno do TJ é composto por 24 membros advindos da magistratura e seis do quinto constitucional. Dentre as seis vagas do quinto, três são indicadas pelo Ministério Público Estadual e outras três pela Ordem dos Advogados do Brasil, seccional de Mato Grosso. (Sandra Costa)

Postar um novo comentário

Comentários (3)

  • gilson araujo | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Pare de choramingar e vai trabalhar... o sistema e deficitario... moroso e burocratico. E o jeito mais fácil é colocar a culpa nos outros.
    Como dizia o vampiro brasileiro.... hummmm, guspe.

  • Realista | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Vamos ver se como desembargador alguém vê uma decisão do magistrado...porque aqui em VG...sentença na sua vara é igual ET, se existe ninguém nunca viu...e outra,,,quem ganha mais de 20 mil por mês (graças a lei feita no legislativo) não pode reclamar de ninguém...ao trabalho....rs...difícil hein..

  • Elias | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    O desembargador parece desconhecer os processos e investigações em andamento ou engavetadas no CNJ contra magistrados de Mato Grosso. Seria bom que ele verificasse o cabide de empregos que é o TJMT antes de falar que tem poucos servidores pois tem muito parente de magistrado empregado na AL e no Governo do Estado em troca de empregos no TJ.
    Não foi o Legislativo que soltou o assassino do Kaito.

Tião com Flávio e "pau" nos Campos

tiao da zaeli 400 curtinha   A maior bronca dos Campos em Várzea Grande hoje é com o ex-prefeito Tião da Zaeli (foto), que motivou o amigo e empresário Flávio Vargas, dono do frigorífico Frical, a entrar na disputa à sucessão municipal. E Flávio conseguiu construir um amplo arco de...

A única dos maiores fora da reeleição

rosana martinelli 400 curtinha   Seis dos 10 prefeitos dos maiores municípios de MT poderiam disputar a reeleição neste ano por estarem no primeiro mandato ou já tendo exercido outros não consecutivos. E, destes, somente Rosana Martinelli (foto), de Sinop, não se recandidatou. Percebeu dificuldades...

Poconé tem 4 no páreo; Euclides dança

euclides santos 400 curtinha   Em Poconé, o ex-prefeito Euclides Santos (foto) nadou e morreu na praia. Numa queda de braço dentro do PSDB, Euclides, que havia se mudado para Cuiabá e tem o filho na disputa para vereador, perdeu espaço e autonomia para a ex-prefeita Meire Adauto, presidente municipal da legenda tucana e...

Fernanda em almoço com Bolsonaro

fernanda 400 bolsonaro curtinh   A coronel Fernanda, candidata à senadora pelo Patriota, almoçou com Bolsonaro nesta sexta, em uma fazenda, em Sorriso. A militar foi a única que teve o apoio declarado do presidente na eleição suplementar ao Senado que acontece em 15 de novembro. Mais cedo, por volta das...

Prefeita cobra duplicação e ferrovia

rosana_curtinha   A prefeita de Sinop Rosana Martinelli aproveitou a visita do presidente Jair Bolsonaro na Capital do Nortão para cobrar uma solução para a duplicação da BR-163, sob concessão, e também pediu empenho na Ferrogrão e a implementação de porto seco na cidade. O...

Podemos se alia à esquerda em Barra

sandro saggin 400 curtinha   O direitista Podemos, comandado no Estado pelo deputado Medeiros, fechou coligação com partidos de extrema esquerda em Barra do Garças, como PC do B, PT e Pros. Sandro Saggin (foto), até então pré-candidato a prefeito pelo Pode, recuou e compôs com o grupo liderado pelo...

MAIS LIDAS

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

Você está animado para votar nas eleições de novembro?

sim

não

nem sei!

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.