Últimas
Domingo, 30 de Dezembro de 2007, 20h:43 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:19
Novo secretário terá metas a cumprir, diz Santos
Além de Luiz Soares na pasta da Saúde, os demais integrantes do 1º escalão vão assinar um contrato de gestão para cumprir várias tarefas em 2008, sob pena de exoneração
No dia em que tomará posse como secretário de Saúde - 13 ou 14 de janeiro -, Luiz Soares vai assinar um contrato de gestão, se comprometendo a cumprir 10 metas durante período de um ano. Segundo o prefeito Wilson Santos, os demais secretários também serão obrigados a atingir metas. Esse alerta já foi feito na reunião da última sexta (28). Serão de 5 a 6 para os demais a serem cumpridas durante o exercício de 2008. "São metas que fazem parte do princípio da administração privada e, quando aplicadas na pública, se chama gestão gerencial", explica o prefeito.
Santos adianta que o não-cumprimento das tarefas resultará em punição e até em exoneração. Ele preferiu desconversar sobre o assunto, mas, por coincidência, anunciou contrato de gestão extensivo a todo o staff no momento em que seu secretariado vem sendo bombardeado por críticas. Quase todos têm atuação pífia, não defendem a gestão, ignoram os mutirões feitos nos bairros e demoram a tomar providências, até mesmo naquelas demandas emergenciais.
De acordo com o prefeito, Luiz Soares, que já conduziu a pasta da Saúde por ano anos na gestão Roberto França, concordou em assinar o contrato de gestão. Ele conduzirá um orçamento de R$ 210 milhões e uma pasta complexa e com mais de 5 mil servidores.
Metas
Entre as metas já definidas para o novo secretário, que substituirá Guilherme Maluf, estão a de chegar o final de 2008 com 58 Programas de Saúde da Família (PSFs) implantados (hoje são 35 equipes), criar o Pronto-Socorro da Criança, informatizar e interligar numa linguagem única todas as unidades de saúde, restruturar a Central de Regulação e revitalizar a Saúde Mental do Município. Também fazem parte do contrato de gestão a implantação de duas farmácias populares e construção de uma policlínica no bairro Pedra 90.
Algumas metas a serem cumpridas por Luiz Soares
1) Elevar de 35 para 58 equipes do Programa Saúde da Família
2) Criar o Pronto-Socorro da Criança
3) Informatizar e interligar todas as unidades de saúde
4) Restruturar a Central de Regulação
5) Revitalizar a Saúde Mental
6) Implantar mais de duas farmácias populares
7) Construir uma policlínica no Pedra 90
Postar um novo comentário
Comentários (7)
-
Rita | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
Senhor Prefeito como fica os seguintes pontos?
1) E o PCCS dos servidores do SUS/CUIABÁ, os trabalhadores do SUS não são prioridades?
2) E a melhoria do atendimento (humanizado) dos usuarios do SUS, cade os medicos da rede básica e da rede secundária. Existe policlica que cardiologista é uma "estrela" perdida no espaço, ou seja nunca se consegue uma consulta exemplo POLICLINICA DO PLANALTO;
3) Para que mais farmacias populares, se existem os dispensarios de medicamentos em cada unidade de saúde, porque não implentar a política de medicamento do SUS nas unidades?;
Sou inteiramente a favor da elevação do nº de PSF bem como uma policlinica no PEDRA 90 desde que sejam umas unidades que venham atender de fato aos usuarios, pois estrutura física existem, só falta funcionar corretamente (com profissionais que realmente prestam atendimento na atenção basica e na secundaria só assim o PSHM fará o seu papel de atendimento de EMERGENCIA E URGENCIA). -
ALINE | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
AS METAS NÃO SÃO DO SEC. DE SAÚDE; SÃO DO PREFEITO QUE QUANDO ELEITO ASSINOU CONTRATO DE BEM ADMINISTRAR A CIDADE COM O POVO QUE O ELEGEU..QUE MANIA DE TRANSFERIR RESPONSABILIDADES ! ?
-
José Carlos Araujo | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
1) Elevar de 35 para 58 equipes do Programa Saúde da Família
2) Criar o Pronto-Socorro da Criança
3) Informatizar e interligar todas as unidades de saúde
4) Restruturar a Central de Regulação
5) Revitalizar a Saúde Mental
6) Implantar mais de duas farmácias populares
7) Construir uma policlínica no Pedra 90 -
José Carlos Araujo | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
1) Elevar de 35 para 58 equipes do Programa Saúde da Família
Ora, isso a Sec. de Saúde já vem fazendo.
2) Criar o Pronto-Socorro da Criança
Isso também já vem sendo veiculado pela imprensa, tendo a Santa Casa, inclusive doado o tereno e os recursos alocados via emenda parlamentar.
3) Informatizar e interligar todas as unidades de saúde
Está em processo de licitação pela Sec de Planejamento.
4) Restruturar a Central de Regulação
Também já está sendo reestruturada.
5) Revitalizar a Saúde Mental
Também já está sendo revitalizada.
6) Implantar mais de duas farmácias populares
O Governo Federal tem recursos para isso, todos sabem....
7) Construir uma policlínica no Pedra 90
Estão sendo liberados os recursos, frutos de emenda parlamentar.
Ou seja, tudo isso é desculpa esfarrapada para demitir o Dep. Guilherme Maluf, que nunca deveria se meter com gente da laia desse galo garnizé.
E quanto a probidade do Cabeção.....
Vai voltar aquela turma que nhapou recursos dos medicamentos, sendo um deles figurão do PSDB.
Tá bom, um viciado Secretário de Saúde... -
Silvio Bandeira | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
Sinceramente,
Conheço a Central de Regulação administrada pelo Município; é bom que separemos, a Regulação Estadual da Municipal; embora exista uma portaria que versa sobre o sistema de co-gestão.
A Regulação Municipal precisa sim, de mais técnicos, computadores, e materiais de expediente. Aliás, nesse aspecto, na Regulação Estadual, a situação está deixando muito a desejar.
Mas em relação ao Município, fico indignado quando o Prefeito Wilson Santos diz que irá nomear o Dr. Luis Soares porque ele tem equipe.
Ora faça-me o favor Sr. Prefeito. A equipe dele nunca mudou nada, não generalizando, mas existem pessoas da "equipe" que são arrogantes, não respeitam os servidores, se acham os donos da verdade, e efetivamente não sabem fazer nada a não ser ficar filosofando. A população quer resultado!!!
A Secretaria de Saúde do Município precisa ter uma Assessoria Jurídica eficiente; como os gestores da Regulação vão bater de frente com os poderosos donos de Hospitais, que não respeitam contratos. Aliás, o Tribunal de Contas deveria fazer uma auditoria séria nos contratos da Fusc.
Faltam mais médicos especialistas. Existe uma precariedade em Neurologia, Ortopedia, Otorrino, Oftalmologia ( Hospital de Olhos é uma piada), o povo tá ficando cego. Fora outros casos sérios. A população tem que entrar com liminar na Justiça para garantir o direito de ser atendido.
Ademais, fica um jogo de empurra entre a Secretaria de Estado de Saúde e FUSC, já participei de uma reunião onde ouvi o Secretário Adjunto de Saúde do Estado dizer: Vão falar com o Wilson Santos, ele disse que têm dinheiro pra resolver os problemas na Saúde. Isso mostra a falta de comunicação e respeito com os técnicos e a população não só de Cuiabá, mas também do interior, que precisam ser atendidos na capital. Existem problemas que devem ser resolvidos entre os Gestores. As pessoas que trabalham na Central de Regulação viraram bode espiatório, vítimas de maledicências e especulações.
Quem fica na ponta, é que sabe a dor , angústia, dos pacientes e dos familiares. Porém, essa doença crônica na Saúde já existia antes do Luis Soares, e sua "Equipe" não mudou nada, só piorou.
Olha Prefeito, a Saúde já estava sendo seu Calcanhar de Aquiles, agora com essa indicação, conforme-se: O SENHOR JÁ PERDEU A REELEIÇÃO!!!! -
Carla Torres | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
Luiz Soares, esses comentarios maldosos acima sao pessoas apaixonadas pelo DR GUILHERME, sao aqles q "mamaram nas tetas" da saude, sao pessoas que gostariam de continuar tendo motivo pra criticar, pq criticar eh mto facil, o dificil eh fornecer ideias e projetos que ajudem a curar a saude do nosso municipio, eh claro que daquela turma que trabalhou com vc tem uns terriveis q fizeram a feira por la e continuam fazendo e dizendo q continuarao lah em sua gestao, cabe a vc descobrir e vc ja deve ate saber quem sao, e coloca-los em seus devidos lugares.....tem ate guarda sendo chefe....se dizendo afilhado e subrinho seu....
abra o olho e continue sendo o nosso salvador da saude de Cuiaba!!!! -
eduardo Prado | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
Pelo que posso perceber tem muita gente má intencionada com a barba de molho com a nomeação do Dr. Luis Soares, mas isto é um bom sinal é indicador de que o homem realmente faz, pois somente causa desconforto quem fez alguma coisa e geralmente estas pessoas igual ao Dr. Soares ferem muitos interesses espúrios.
Parabens professor Wilson até que enfim o Senhor acertou na mosca!
Confira também:
- Julho de 2017
-
Últimas
REVIRAVOLTA - Juiz reconduz Fábio ao comando do PSB; Valtenir é destituído - confira
-
Últimas
Ex-presidente Lula é condenado a 9 anos de prisão no caso do triplex - siga Nacional
-
Últimas
Ex-secretários Nadaf e Marcel lavavam dinheiro com compra de ouro - veja detalhes
- Maio de 2017
-
Últimas
Temer faz pronunciamento e diz que não vai renunciar - siga Nacional
- Março de 2017
-
Últimas
AO VIVO - Governador Taques na Caravana em Quatro Marcos - siga