Últimas

Terça-Feira, 09 de Outubro de 2007, 09h:35 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:16

Artigo

O aprendizado de um pantaneiro

      Há muito tempo tenho percebido a necessidade  de, como jovem pantaneiro que sou e que   inclusive ainda tem muito o que aprender sobre o pantanal, como aprendi com grandes pantaneiros como era o caso de meu Avô Alfredo Paes de Barros, meu pai Marcos Vinicius Paes de Barros, minha tia Oriana Paes de Barros que já é muito conhecida devido  as suas constantes batalhas a favor da defesa do pantanal, a também, me manifestar em favor do povo do  pantanal.
     Percebo que hoje em dia muitas pessoas se auto-intitulam “Pantaneiros”,muitas vezes por terem ido uma ou duas vezes a algum pesqueiro ou algum hotel fazenda, ou por serem proprietários de fazendas ou Ong’s na região.
     Sei que ser pantaneiro vai muito além disso. Eu venho de uma família que há gerações convive diretamente com o meio ambiente e desde muito pequeno fui criado em meio a costumes e tradições que de fato fazem parte da cultura pantaneira. Sou pantaneiro de “quatro costados” como se diz.
     Em nossas fazendas,  nunca desmatamos, nunca caçamos sequer  por “diversão”, se é que isso pode ser denominado de diversão. Lá está o Pantanal, como ele é.
     Desde pequeno em minhas idas a fazenda, muitas vezes viajando de charrete, - pois só assim nas cheias se conseguia chegar lá,  percebia o quanto de sabedoria sobre o pantanal meus avós, meu  pai, minhas tias tinham, e,  como eu tinha e ainda tenho muito o que aprender sobre tantas coisas que o pantanal tem a nos ensinar.
     Hoje com meus dezoito anos, estou em uma faculdade de Direito, e mais do que ninguém,  sei como muitas pessoas, fantasiam em linguagem “difícil”sua falsa sabedoria seja no próprio Direito ou no caso do Pantanal.
     Muitos “ambientalistas” formados e diplomados e nada mais que isso, mascaram sua falsa sabedoria sobre o pantanal,  apenas adquirida em livros, dentro de suas salas com ar condicionado.
     Ambientalistas de verdade são sim,  os pantaneiros,  que vivem em sua simplicidade o dia a dia no pantanal, lidando com o gado,convivendo realmente com o ele e não apenas fazendo “pesquisas”e mostrando a sociedade falsas soluções a problemas que, inclusive, não foram causados pelo nosso povo, e sim por ignorantes que exploraram de forma errada todo a qualidade do pantanal e ainda fazem isso.
     Hoje que percebo o quanto é importante eu aprender ao máximo toda sabedoria que me for passada por meu pai, que por sua vez aprendeu com meus avós, bisavós.....Com  minhas tias Oriana , Adelaide,  Regina e minha Vó Belia,  tudo que for possível para que eu possa futuramente lutar por esse povo, e por esse bem tão sagrado que é o Pantanal.
     Cada um de nós, da juventude pantaneira, tem compromisso com o seu futuro e não podemos nos omitir. Recebemos muita coisa e não temos o direito de recuar quando podemos agir.
     O aprendizado de todos, o conhecimento dos ciclos de vida do Pantanal, a convivência em harmonia com a sua natureza faz a diferença. Do nosso aprendizado e amor às suas cheias, suas secas, suas vazantes, sua fauna, ao gado e sua lida, respeitando as leis que esse grande ecossistema nos oferece, depende sua sobrevivência.
     O que vivi na minha infância, montado em um cavalo e cavalgando dentro da água e pescando com meu avô,  com água pela cintura, são imagens que nunca vou esquecer, pois é tudo isso, que me transformou em um Pantaneiro e me impõe compromissos de zelar pelo Pantanal, com responsabilidade, e acima de tudo, com  determinação.    


Fulvio Ferrer Kalix Paes de Barros é pantaneiro e estudante de Direito

Postar um novo comentário

Comentários

  • Comente esta notícia

MPE suspende censo previdenciário

jose antonio borges 400 curtinha   O procurador-geral de Justiça, promotor José Antonio Borges (foto), suspendeu o censo previdenciário cadastral dos membros e servidores inativos e pensionistas do MPE. O recadastramento deveria ter iniciado no último dia 11 para ser concluído no final de fevereiro. Borges tomou...

Juca e os 7 secretários da Câmara

andre pozetti 400 curtinha   O presidente Juca do Guaraná definiu sete dos nove secretários que vão ajudá-lo a administrar a Câmara de Cuiabá. O secretário de Administração é Bolanger José de Almeida. O coronel PM da reserva Edson Leite conduz o Patrimônio e...

Morre mais um pastor da Assembleia

pastor jose alves de jesus 400   A Covid-19 transforma mais um pastor da Igreja Assembleia de Deus em vítima fatal. Morreu nesta terça José Alves de Jesus (foto), que presidia há vários anos o Campo Eclesiástico Autônomo da Igreja de Primavera do Leste e região. Ele estava hospitalizado com o...

Mauro e os "cabeças chatas" do CE

mauro mendes 400   O governador Mauro Mendes está disposto a conhecer a experiência da  educação pública  do Ceará, que há anos apresenta os melhores índices no Ideb e é orgulho dos irmãos Ciro e Cid Gomes, ex-prefeitos de Sobral e ex-governadores. Até pretende...

Seduc e microônibus para municípios

alan porto 400 curtinha   A secretaria estadual de Educação, sob Alan Porto (foto), tem buscado parcerias com prefeituras para construir quadras poliesportivas, laboratórios de informática e escolas, além de ampliar salas de aula, adquirir ares condicionados e microônibus escolares, de modo a atender...

Emanuel é quem mais realizou obras

emanuel pinheiro 400 curtinha   Um levantamento da empresa Percent Pesquisa & Consultoria, feita em Cuiabá entre os últimos dias 13 e 14, destaca que, na percepção de 49% dos cuiabanos, o prefeito reeleito Emanuel Pinheiro (foto) foi o que mais fez obras e serviços. Em segundo lugar, com 19,8%, é citado...

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

O Governo de MT optou pela implantação do BRT em Cuiabá-VG em detrimento do VLT. O que você acha disso?

Estou de acordo

Discordo

Tanto faz

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.