Últimas
Quarta-Feira, 20 de Junho de 2007, 13h:25 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:16
O Brasil não respeita suas instituições
A definição de Instituição não é mera formalidade da gramática. Não é fruto de uma Legislação, ou de um Decreto direcionado a interesses que não os do povo, ou ainda, de qualquer intervenção do homem na sociedade.
Uma Instituição nasce das necessidades e anseios do povo de um País, porque ela, em suas variadas formas, constitui a Nação.
No Brasil temos visto as Instituições se esvaírem nos ralos do Poder, que a cada dia e quase sempre, todos os dias, jazem mortas, pelas mãos dos que nos governam. Às vezes por não ter interesse nelas e sempre, para atender outros interesses que não as do Povo Brasileiro.
Pergunta-se porque tanta violência, tanta corrupção, tantos saques aos cofres públicos, tanta falta de emprego, tanta ausência do espírito de brasilidade, tantas mudanças nas Leis, tanta demagogia em relação à Amazônia, ao Pantanal, às nossas riquezas, únicas no mundo, mas sobretudo, tanta falta de decência que circunda o mundo político, carcomido pela falta de caráter de muito carreiristas que só pensam em roubar, roubar e roubar.
Parece que assumem cargos públicos, eleitos ou não, apenas com o fito de enriquecer. E sempre conseguem.
Parece que a degenerescência moral tem levado o nosso País a uma crise quase que derradeira, porque tem nos faltado amor ao Brasil. Cantar o seu Hino, respeitar sua bandeira e preservar suas riquezas, em todos os sentidos.
Quando falo que o Brasil não respeita suas Instituições, é porque os nossos representantes, muito ao contrário de fortalecê-las, desviam suas funções, enfraquecem seus objetivos, e por último, num golpe de mestre, mudam seus nomes e massacram os princípios que as norteiam.
A Constituição Federal é, de per si, a nossa maior Instituição. Pergunto, no entanto, quantas vezes ela já foi mudada? Quantos daqueles que a elaboraram (esta última, porque já tivemos outras), já ajudaram a retirar dela direitos e princípios essenciais à população e à Nação Brasileira?
Onde está a proteção aos povos indígenas, que são “prostituídos” pelos brancos, sempre afoitos pelo ganho e pelo poder? Estão aí, em suas reservas, gentilmente “concedidas” pelos políticos, morrendo de fome, aprendendo a nossa cultura e vendo a deles acabar. Onde está o apoio que deveria ser dado à FUNAI, que não obstante erros, que acontecem em qualquer Instituição, merece mais respeito, porque muitos servidores que ali estão, e posso afirmar isso, lá permanecem por idealismo, outra palavra riscada da vida nacional.
Quantos Órgãos foram criados e extintos neste País? Muitos e muitos e, ao bel prazer de cada segmento político que assume o Poder.
Fundiram a SUDEPE, a SEMA, o IBDF e a SUDHEVEA, para criar o IBAMA, em 1989. Agora, por Medida Provisória, criam o Instituto Chico Mendes e distorcem todos os objetivos Institucionais até então exercidos a duras penas.
Quando será que o Brasil não deixará de ser Brasil, pelo simples entendimento distorcido e míope de quem passa pelo Poder? Quando suas Instituições serão respeitadas e fortalecidas, para evitar que os “estrangeiros” nos digam que não sabemos administrar o que temos? Quando nossos poderosos homens públicos terão a decência de defender seu País e não seus próprios interesses? Quando a Amazônia já não for só nossa e quando as nossas Instituições, destroçadas, deixarem de lado suas atribuições e nosso povo desistir de vez?
Vejam a Constituição Inglesa e de outros países, que não obstante as mudanças mundiais, mantém seus princípios.
A Educação, a Cultura, a inteligência de nossa gente e nossos recursos naturais são a base de nossa riqueza. É justamente o que os imperialistas querem destruir e o fazem, através de uma grande parte da classe política, que por dinheiro e subserviência, se curva aos interesses internacionais.
Não há Instituições fortes sem perenidade e sem respeito ao que elas constroem. Assim também, não há nação sem Instituições e sem respeito à Constituição e à Ordem, sem o que, não haverá progresso, ou, haverá para poucos...
Oriana Paes de Barros é procuradora federal aposentada e pecuarista
Postar um novo comentário
Comentários
-
Comente esta notícia
Confira também:
- Julho de 2017
-
Últimas
REVIRAVOLTA - Juiz reconduz Fábio ao comando do PSB; Valtenir é destituído - confira
-
Últimas
Ex-presidente Lula é condenado a 9 anos de prisão no caso do triplex - siga Nacional
-
Últimas
Ex-secretários Nadaf e Marcel lavavam dinheiro com compra de ouro - veja detalhes
- Maio de 2017
-
Últimas
Temer faz pronunciamento e diz que não vai renunciar - siga Nacional
- Março de 2017
-
Últimas
AO VIVO - Governador Taques na Caravana em Quatro Marcos - siga