Últimas

Quinta-Feira, 28 de Dezembro de 2006, 10h:11 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:15

Artigo

O dia de amanhã

  O jornalista Carlos Monforte enfatiza, em artigo nesta quinta (28) em A Gazeta, que o presidente Lula deseja que o ano comece em fevereiro para poder ajustar o quadro de ministros.
   Confira na reprodução abaixo:
 
     O presidente Lula está inventando: quer que o ano comece em fevereiro. Pois será assim esse início de segundo mandato. Tudo será como antes e serão poucas, pouquíssimas, as novidades. Até o ministro da Justiça, que já deu como certa sua saída do governo, deixará o cargo a pedido do presidente apenas no fim de janeiro. A briga por seu cargo é grande e, afinal, o presidente precisa de um consultor jurídico à mão.

    As reuniões têm sido intensas e Lula até pediu um pouco de sossego esta semana, para poder se recompor e tirar tanta conversa do ouvido. Ele tem procurado pavimentar na medida do possível o seu próximo mandato, se encontrado com políticos e até mesmo assinou um protocolo de intenções para pôr nos eixos a recomposição do salário mínimo. São arestas que necessitam reparos e quanto mais cedo isso for feito, melhor.

     A área política, essa não tem jeito. Essa história de coalizão é apenas uma boa estratégia, mas que não comove os partidos, os políticos. Todos falam em governar juntos, em abrir mão de espaços, mas tudo fica no discurso. O PT, por exemplo, tem uma arenga para o público externo, mas em suas reuniões o bicho pega, como no encontro que tiveram seus líderes com o presidente. Ninguém quer abrir espaço algum e todos são gulosos por cargos e regalias.

    Depois das festas da posse, o dia de amanhã não será fácil para o presidente, que está obcecado pela infra-estrutura, pela recuperação das estradas e bastante contrariado com as soluções propostas, pouco ousadas e aquém de sua intenção. Mas ele, ao fim e ao cabo, tem culpa no cartório: o salário mínimo político, de R$ 380,00, vai tirar pelo menos quatro bilhões de reais do pacote de medidas para "destravar" a economia.

     A obsessão do presidente deverá se materializar pelo menos no papel no começo (ou no fim?) de janeiro. Apesar de prejudicado pelo novo mínimo e pela correção do Imposto de Renda, o pacote irá prever o corte de impostos para estimular investimentos, mas não será tão robusto quanto se pensava. As primeiras prejudicadas serão as empresas exportadoras. Mas haverá estímulo para a expansão das empresas.

     Na verdade, esse será o ponto crucial de todo o ano de 2007: o crescimento, a maior pedra no sapato de Lula e do governo, que conseguiu manter uma política econômica rígida e, com isso, segurar a inflação, botar o índice de risco-país lá embaixo e até baixar os juros. Mas o crescimento da economia foi pífio, daí o interesse do presidente. Não fala mais em números, mas quer que o país cresça a taxas menos ridículas.

     Mas as idéias, desejos e vontades do presidente terão de enfrentar as incompreensões políticas e a má vontade de quem não quer partilhar. A disputa cada vez mais firme para a eleição das Mesas da Câmara e do Senado pode prejudicar as intenções de Lula, ou pelo menos desgastar a imagem do presidente. Embora muitos queiram separar a eleição dos novos presidentes da composição do ministério de Lula, as coisas vão ficando mais próximas a cada dia. Ele vai precisar de homens de confiança no Congresso para realizar seus sonhos. E isso só deve acontecer no começo de fevereiro, quando Câmara e Senado terão suas direções renovadas. Por isso, o novo ministério vai demorar; por isso, 2007 vai perder um mês.

     Carlos Monforte é jornalista em Brasília e escreve às quintas-feiras em A Gazeta

Postar um novo comentário

Comentários

  • Comente esta notícia

Francis dispara contra Túlio, Adriano...

tulio fontes 400 curtinha   O prefeito de Cáceres, Francis Maris, que chegou dos EUA na última quinta, aproveitou dois eventos para, publicamente, disparar sua metralhadora verbal contra algumas pessoas. Na sexta, inaugurou uma unidade do Centro de Testagem e Aconselhamento e fez abertura do Natal de Luzes, no centro. Nas duas...

Audiência na AL em prol dos autistas

diana serpe 400 curtinha   Convidada pela Assembleia, a advogada com forte atuação em São Paulo, Diana Serpe (foto), autora do e-book Autismo Educação e especialista na defesa dos direitos das pessoas com deficiência, vai participar de uma audiência pública e proferir palestra na segunda (9),...

Folha em dia e previsão do 13º dia 20

mauro mendes 400 curtinha   É possível que no dia 20 o governo estadual consiga pagar integralmente o décimo-terceiro dos cerca de 100 mil servidores. Ao anunciar que a folha de novembro será paga na próxima terça (10), em única parcela, pela primeira vez no ano, o governador Mauro destacou que...

Cidinho é o que mais agrega ao Senado

cidinho 400 curtinha   Depois de Blairo Maggi, o nome do empresário e ex-senador Cidinho Santos (foto) seria hoje o que mais agregaria a classe política e o agronegócio em torno de uma candidatura ao Senado numa eventual eleição suplementar. Conta com simpatia do senador Jayme Campos e do governador Mauro Mendes,...

Prova da lisura de membros do Gaeco

paulo prado 400 curtinha   O resultado da auditoria do TCE-MT sobre a prestação de contas do Gaeco das verbas secretas, entre 2012 e 2017, assegurando a sua legalidade, resgata a credibilidade, lisura e reputação ilibada dos membros que atuaram na época nesse braço investigativo do MPE, como o procurador e...

Posse 2 dias antes do possível retorno

maluf 400 curtinha   Guilherme Maluf (foto), que nem esquentou direito a cadeira de conselheiro, vai tomar posse na presidência do TCE-MT dois dias antes do STJ julgar um recurso que tende a suspender as medidas cautelares e definir pelo retorno ao Pleno dos cinco conselheiros afastados há dois anos. A solenidade acontece no...

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

Como você avalia a decisão do Supremo de suspender prisão imediata após julgamento em segunda instância?

Concordo

Discordo

Tanto faz

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.