Últimas

Quinta-Feira, 04 de Janeiro de 2007, 06h:41 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:15

Artigo

O final do fim de ano

    O economista Paulo Ronan revela, em artigo publicado nesta quinta (4) no Diário de Cuiabá, que coleciona amigos e menciona alguns deles.

Confira abaixo a reprodução na íntegra do artigo.

   Tem pessoas que colecionam revistas. Outras, discos. Tem algumas mais afoitas que colecionam mulheres. Têm as endinheiradas que já preferem fazendas, quadros, bois etc. Eu coleciono amigos. Tenho uma boa coleção, e entre os melhores exemplares tem o Aylon e sua família. Marcamos de encontrar uma vez no Rio de Janeiro. Eu, meu povo e o povo dele. Mas problemas me impediram de chegar no dia combinado e fui aparecer quando faltava um dia para eles virem embora. Cheguei em tempo de irmos esvaziar umas garrafas (muitas delas, diga-se passagem) lá no Bar Urca, no bairro do mesmo nome. O boteco que já foi motivo de uma mobilização de quase todos os bebedores da cidade contra um decreto do prefeito César Maia, que proibia mesas na calçada em frente ao boteco.

    Realmente, tinham lá os técnicos de postura da prefeitura suas motivações técnicas. O bar fica numa calçada e a turma só senta do outro lado da rua na mureta que dá de frente para a Enseada de Botafogo. É um eterno vai e vem cruzando a rua. É garçom, filhos ainda criançasdos freqüentadores, bêbados indo ao banheiro etc. E motorista de ônibus buzinando, “rolo para mais de metro”. Mesmo assim o prefeito cedeu aos sofisticados argumentos da turma da cana e o decreto foi revogado.

    Aylon tem um cunhado. Todos nós temos cunhados. E este cunhado fez um comentário neste dia lá no boteco da Urca. Ao fecharmos a conta para batermos em retirada ele lembrou que no último dia das férias - já que iria embora no outro dia - parecia que estava tudo começando, de tão boa que foi a farra. Coisa de especialista.

    Lembrei deste fato diante deste final de ano. Quando parecia que tudo já tinha acontecido o final do fim apareceu com novidades.

    O crime do Rio se uniu nos últimos dias do ano e desafiou o governo com uma série de atentados contra a população e alvos militares. Faz isso por vingança por conta da crescente presença dos grupos paramilitares no negócio da cocaína e da maconha na cidade. Lula de improviso classificou tal movimentação como terrorismo e foi o que saiu de sua posse na imprensa internacional, ou seja, a entrada do Brasil no circuito do terror, o que pode atrapalhar a candidatura da cidade a promover as olimpíadas e o país a sediar a copa de 2014. Os adversários gostaram e a Colômbia pediu explicações a Fifa que a desclassificou da disputa conosco exatamente por conta da violência das suas cidades. Prejuízos já poderão ser sentidos agora nos Jogos Pan-Americanos.

    No dia 30 de dezembro, portanto penúltimo dia do ano, a justiça iraquiana resolveu antecipar a execução da pena de morte imputada a Saddam Hussein. Todos esperavam que ele fosse executado depois do dia 15 de janeiro. Quarta-feira, ontem, dia 3, cinco dias depois da execução o promotor do caso decclarou que chegou a pensar em adiar a execução quando Saddam já era carregado pelos carrascos. Os advogados de Saddam não entraram com recurso e as filhas dele elogiaram sua postura diante dos carrascos. Parece que ele gostou deste fim. A falta de recurso me intriga. A rapidez também. Tudo me intriga nesta coisa.

    E por ultimo, também no dia 30, a nota mais triste. O ETA rompe a trégua na Espanha. Zapatero anunciou ontem o fim do diálogo. Nossa imprensa ainda absolvida pelas as notícias de posses e discurso dos novos governadores vem trazendo muito pouco sobre as motivações desta reviravolta. Uma pena. Eu queria que fosse com o partido socialista no poder que estas agressões fossem enterradas na Espanha. Agora é rezar.



* PAULO RONAN é economista, ex-professor de Economia da UFMT (cpmpj@uol.com.br)

Postar um novo comentário

Comentários

  • Comente esta notícia

Rosana reassume Sinop na quinta

gilson de oliveira 400 curtinha sinop   Pela segunda vez, o apresentador de TV Gilson de Oliveira (foto), do MDB, comanda temporariamente Sinop, a chamada capital do Nortão. A prefeita e empresária Rosana Martinelli saiu de licença não remunerada por 12 dias para cuidar de assuntos pessoais. Viajou aos Estados Unidos....

Vereador induzindo as pessoas ao erro

diego guimaraes curtinha 400   O vereador oposicionista pela Capital Diego Guimarães (foto), do PP, está induzindo a erro às pessoas. Mesmo o prefeito Emanuel já tenho anunciado que vetará a proposta da Câmara Municipal de aumentar o seu próprio salário, uma forma de criar o efeito cascata e...

Quitados atrasados da gestão Taques

mauro mendes 400 curtinha   O governador Mauro Mendes comemora o fato de estar fechando os 10 primeiros meses de mandato já tendo conseguido, mesmo sob crise financeira e uma série de medidas austeras para equilibrar as contas públicas, regularizar todos os pagamentos aos municípios de 2018 empurrados para sua...

Tangará, os indecisos e PSL com Caio

caio 400 tangara da serra curtinha   Em Tangará da Serra, até agora ninguém sabe para onde vão alguns partidos, como PTB, PL (ex-PR), Pros e DC. Há uma chance de que estes, que outrora foram importantes na cidade, nem lancem candidatos a vereador, principalmente porque não possuem nomes suficientes para...

Tangará da Serra com 3 na pré-disputa

reck junior 400 curtinha   Faltando um ano para a escolha do próximo prefeito, Tangará da Serra já sabe praticamente quem serão as opções nas urnas: Wesley Torres (MDB), Reck Júnior (foto), do PSD, e Vander Masson (PSDB). Nos bastidores, as discussões concentram-se nas...

Lei veta atuação de ambulante de fora

marcia alto paraguai curtinha 400   Em Alto Paraguai, a Câmara Municipal, sob Márcia Leite de Oliveira (foto), promulgou uma proposição que está provocando polêmica. Proíbe vendedor ambulante "de fora" de comercializar produto ou mercadoria de qualquer natureza na circunscrição do...

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

O que você acha das denúncias, principalmente sobre pagamento de propina, feitas pelo ex-presidente da AL José Riva, que tenta fechar delação?

São verdadeiras

Nem tudo é verdade

Acho que ele está mentindo

Não sei

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.