Últimas

Quinta-Feira, 12 de Fevereiro de 2009, 15h:31 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:22

Artigo

O "Lusitânia" Cuiabano

   Consta da história da Primeira Guerra Mundial, que o afundamento em sete de maio de 1915 do Navio Inglês Lusitânia pelos alemães, que transportava aproximadamente duzentos norte-americanos, teria sido um dos fatores determinantes para a entrada dos Estados Unidos da América naquele conflito global, ato que culminou com o desfecho da guerra, conduzindo a vitória esmagadora da Tríplice Entente sobre a Tríplice Aliança.

   O ato impensado dos alemães desencadeou uma forte reação da sociedade norte-americana, conduzindo o então presidente democrata Thomas Woodrow Wilson a declarar a entrada dos Estados Unidos da América no conflito. Naquele tempo de guerra, pensando em atrair soldados para suas fileiras, os norte-americanos desenvolveram a famosa frase “Tio Sam Want You” (Tio Sam Precisa de Você), mote até hoje largamente lembrado.

   Os acontecimentos recentes protagonizados pelos parlamentares em atividade, notadamente os que compõem o legislativo municipal desta capital, nos mostram que o “Lusitânia” cuiabano acabou de afundar.

   Diante de acusações de desaparecimento de repasses financeiros, de não pagamento de salários, de não entrega de auditoria às autoridades competentes, entre tantos outros, quando achávamos que já tínhamos visto o pior, que nada de mais grave poderia ocorrer para macular a já desgastada imagem do nosso legislativo municipal, eis que surge o episódio “Ralf Leite”, já de notoriedade da sociedade cuiabana.

   Se as aventuras desvairadas de nossos parlamentares já estavam presentes em quatro de cada dez conversas de varanda, com o advento do novel escândalo promovido pelo jovem vereador, as peripécias do legislativo municipal hoje ocupam por completo os assuntos em debate, da mesa do botequim à reunião no escritório.

   Diante dos graves acontecimentos acima narrados, é evidente que há algo de errado neste processo. Não servimos do presente para apontar culpados, mas sim, para chamar a atenção de toda sociedade, especialmente a cuiabana, para nossos próprios erros.

   Sim, erramos muito. Erramos no momento da escolha, tendo em vista que optamos por votar em candidatos que certamente não estão preparados técnica e pessoalmente para assumir tais funções públicas. Erramos também em não participar desse processo, quer acompanhando detalhadamente as ações dos nossos eleitos, como também nos furtando de assumir a responsabilidade de, nós mesmos, pessoas de bem, nos colocarmos à disposição dos demais como alternativa para a assunção de cargos eletivos.

    Não podemos mais nos furtar de enfrentar diretamente esse problema, buscando culpados para nossa própria desídia, assistindo passivamente de nossas confortáveis cadeiras o Lusitânia ir a pique, levando para o fundo deste mar de lama toda a sociedade cuiabana.

   Temos que reagir, o momento chegou: nosso Lusitânia afundou!

   O episódio “Ralf Leite” é o afundamento do nosso Lusitânia. Podemos nos valer de mote similar ao adotado pelos Estados Unidos para, da mesma forma, convocar nossos soldados para a batalha. “Pessoas de bem: Cuiabá precisa de vocês”.

   Fábio de Aquino Póvoas é advogado

Postar um novo comentário

Comentários

  • Comente esta notícia

Apelo dramático da Santa Casa de ROO

bianca talita 400 santa casa roo   A superintendente da Santa Casa de Rondonópolis, Bianca Talita (foto), fez um apelo dramático nesta terça, num grupo de WhatsApp, esperando sensibilizar o prefeito Zé do Pátio a repassar com urgência os recursos que estão repressados no Fundo Municipal de...

Emendas para todos os 24 deputados

Max 400 curtinha   O presidente da Assembleia, Max Russi (foto), em visita ao Grupo Rdnews, quando concedeu entrevista ao portal e à tv web Rdtv, defendeu as emendas impositivas, que são indicadas pelos deputados e pagas pelo governo, via orçamento. Lembra que são instrumentos importantes para fazer com que obras e...

Deputado defende cultos com até 600

sebastiao rezende 400   Num momento em que a segunda onda de contaminação pelo novo coronavírus avança em MT, levando o governo a retomar medidas restritivas para evitar colapso, já que cerca de 90% das UTIs estão lotadas, o deputado Sebastião Rezende (foto), da Igreja Assembleia de Deus, teve a...

"Batida" em apresentador por engano

ricardo martins 400   Durante a dupla operação deflagrada pela PF nesta terça em alguns municípios de MT, entre eles Cuiabá, agentes federais, por um equívoco no cumprimento de mandados, acabou batendo na porta do apresentador da TV Cidade Verde, Ricardo Martins (foto), que não tem a ver com o caso....

Paccola é cotado para diretor-geral

gianmarco paccola 400   O discreto e atuante delegado Gianmarco Paccola (foto), hoje diretor-geral-adjunto da Civil, já desponta nos bastidores como nome preferencial do Palácio Paiaguás para eventual substituição a Mário Demerval, que deve mesmo deixar o posto de diretor-geral para disputar as...

Luta pra isentar parte dos aposentados

eduardo botelho 400 curtinha   Primeiro-secretário da Assembleia, Eduardo Botelho (foto) disse que foi criada espécie de força-tarefa dos deputados para fechar um acordo com o governo, de modo a ajudar aposentados e pensionistas e portadores de doenças raras para isenção do pagamento da alíquota da...