Últimas

Terça-Feira, 08 de Maio de 2007, 08h:29 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:15

Artigo

O papa no Brasil

   

     A pretexto de canonizar o primeiro santo brasileiro, o papa chega amanhã para presidir uma reunião com o episcopado da América Latina e do Caribe, a região do planeta que conta com maior número de católicos nominativos, não exatamente de católicos praticantes.
    Para colocar frei Galvão na galeria dos santos, ele não precisaria vir ao Brasil, poderia fazê-lo em Roma, onde geralmente é proclamada a santidade de alguém que passou pela vida fazendo o bem.
    A mídia acredita que a vinda de Bento 16 seja uma estratégia para deter o crescimento de seitas evangélicas, que são numerosas e diversificadas, tendo como base uma visão do cristianismo que transfere para este mundo as promessas de salvação e libertação do povo de Deus.
    Os diversos ramos evangélicos originários de uma nova interpretação dos textos bíblicos iniciada por Lutero, em tempos de púlpito eletrônico continuam tendo milhões de adeptos, sobretudo em países socialmente subdesenvolvidos.
Estruturada há 2.000 anos numa base doutrinária, a Igreja Católica considera-se depositária dos ensinamentos que marcaram a civilização ocidental. Cultiva uma visão transcendental do ser humano, destinado à vida espiritual no projeto de um Deus único.
    Ela não despreza o lado carismático de sua missão, mas não o explora como panacéia para os males sociais e individuais da condição humana. É criticada por isso e perdeu milhares de cristãos que procuram consolação ou cura para problemas que vão do desemprego ao vício das drogas, das doenças às desavenças profissionais ou familiares.
    Reunindo-se com os bispos da região mais pobre do ocidente, o papa não está interessado em aumentar o número de fiéis, mas a qualidade realmente cristã dos católicos.

Carlos Heitor Cony articulista da Folha de S. Paulo

Postar um novo comentário

Comentários

  • Comente esta notícia

Corrida de Teis no noticiário nacional

waldir teis 400 curtinha   As imagens que mostram o conselheiro afastado do TCE Waldir Teis (foto) descendo em alta velocidade as escadas de um prédio para jogar no lixo vários cheques rasgados que somavam R$ 450 mil ganharam o noticiário nacional, com destaque neste domingo em veículos, como Folha de S. Paulo, G1 e IG....

Esforço de ex-senadora para eleger 2

rafael ranalli curtinha 400   Eleita no pleito de 2018 e cassada em definitivo em abril deste ano, a ex-senadora Selma Arruda, presidente do Podemos de Cuiabá, pode deixar o partido após o processo eleitoral deste ano. Segundo informações, a juíza aposentada se afastaria da política partidária para...

6 parlamentares já foram infectados

wilson santos 400 curtinha   Desde o início da pandemia, em março, seis dos 24 deputados estaduais já testaram positivo para Covid-19. O último foi Wilson Santos (foto). Ele disse que recebeu medicação e está em isolamento. Observa que a doença está no início e segue trabalhando...

Pedido para TSE definir data da eleição

sebastiao carlos 400 curtinha   Na última quarta (2), um dia após a Câmara aprovar a PEC que adia as eleições municipais para 15 de novembro, André de Albuquerque Teixeira, advogado de Sebastião Carlos, que concorreu ao Senado e um dos que denunciaram Selma Arruda por crimes eleitorais, já...

Uma das apostas do PP para vereador

alex rodrigues 400 curtinha   O PP já tem no rol de possíveis eleitos a vereador em Cuiabá o jovem Alex Rodrigues (foto), de 31 anos. Filho do empresário Valúcio Rodrigues e sobrinho do secretário de Obras Públicas da Capital, Wanderlúcio Rodrigues, Alex criou uma comunidade com mais de mil...

Prefeito, efeito pandemia e a reeleição

ze do patio 400 curtinha   Mesmo com o poderio da máquina, considerada preponderante para cooptar partidos e aliados por causa da oferta de cargos e do assistencialismo, o prefeito Zé do Pátio (foto), de Rondonópolis, terceira em população e segunda no ranking da economia estadual, terá muitos...

MAIS LIDAS

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

Em Cuiabá, o prefeito suspendeu a decisão de implantar rodízio de veículos entre placas pares e ímpares devido à Covid-19. Mas quer debater a ideia. Você concorda com rodízio?

concordo

discordo

tanto faz

não sei

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.