Últimas
Quinta-Feira, 12 de Julho de 2007, 11h:38 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:16
O reconhecimento dos que lutaram pela ZPE
Em menos de 15 dias de aprovado pela Câmara Federal, os senadores aprovaram no último dia 27/06 a regulamentação fiscal para instalação e funcionamento de 17 ZPEs, distribuidos em diversos Estados. É um projeto de autoria do então presidente José Sarney que autorizava a criaçao no Brasil da Zona de Processamento e Exportação – ZPE, um instrumento para o crescimento econômico e social, buscando o desenvolvimento e contribuindo para diminuar as desigualdades regionais e criando equilíbrio e igualdade entre os Estados.
Das 17 ZPEs criadas, quero destacar a ZPE de Mato Grosso, a ZPE de Cáceres e fazer a lembrança das autoridades e personalidades que contribuiram, desde 1988, para a aprovação da nossa ZPE. Por conscidência, foi o ano que elegi vereador pela primeira vez, portanto, tenho participado e acompanhado todo esse processo desde o seu início e isso me orgulha muito em estar ainda como
vereador desta cidade e participar desse processo de desenvolvimento com a instalação e funcionamento da nossa ZPE.
E como representante do parlamento municipal, sinto-me na obrigação de registrar, reconhecendo a luta de cidadões matogrossenses que se esforçaram para que a ZPE de Cáceres se tornasse realidade. O primeiro da lista seria o deputado federal Ubiratan Spinelli, autor do projeto de lei nº. 3725/89 que resultou na Lei nº. 7993/90 sancionado pelo presidente José Sarney em 05 de
janeiro de 1990. As ações políticas para a aprovação desse projeto, teve a participação fundamental do então prefeito Antonio Fontes, do senador Márcio Lacerda e seu irmão José Lacerda, do engenheiro Adilson Reis, da ex-prefeita Nana Faria, governador Jaime Campos, Inson Sanches (na época secretário de indústria e comércio do estado), médico Pedro Henry, de dezenas de empresários de Cáceres e de todos os vereadores daquele meu primeiro mandato.
Foi na gestão do governo Jaime Campos que a AZPEC S/A – Adminsitradora da Zona de Processamento e Exportação de Cáceres foi criada e o Governo do Estado, acionista majoritário dessa administradora, fez a doação de 247,26 hectares, da área do Distrito Industrial, para a implantação do projeto.
Temos que enaltecer o trabalho do engenheiro Adilson Reis, que ainda ostenta, até hoje, o cargo de presidente da AZPEC S/A, mantendo todas as documentações da adminsitradora e sempre acreditando que, um dia, a ZPE seria uma realidade.
Não podemos esquecer de agradecer o presidente Lula que reviveu a idéia de Sarney, por acreditar, que a zona de processamento e exportação é uma das alternativas de crescimento para o Brasil e fator de desenvolvimento equilibrado, corrigindo as distorções regionais. E a ZPE de Cáceres, com
certeza tem as melhores condições para provar tudo isso, pela localização
geográfica estratégica.
Agora que já está sacramentado a primeira fase, com a aprovação pela Câmara e Senado Federal, precisamos unir e agir politicamente para que o Governo do Estado agilizem a segunda fase, que é a implantação desse projeto o mais breve possível, com obras de infra-estrutura física, técnica e jurídica no local e buscar investidores privados para a implantação da nossa ZPE que poderá manufaturar as matérias primas existente nas regiões do Estado, agregando valores das cadeias produtivas como o couro, proteína animal, madeira, algodão, etc.
E dentro de poucos anos, quando tudo estiver funcionando, quero voltar a escrever para registrar esses novos e bravos políticos e empresários, agradecendo a cada um, pela sua fundamental participação no crescimento e desenvolvimento de Cáceres, da região oeste e consequentemente do Estado de Mato Grosso.
Wilson Kishi é vereador por Cáceres desde 1989. Exerce o quinto mandato consecutivo e é um dos acionistas da AZPEC S/A
Postar um novo comentário
Comentários
-
Comente esta notícia
Confira também:
- Julho de 2017
-
Últimas
REVIRAVOLTA - Juiz reconduz Fábio ao comando do PSB; Valtenir é destituído - confira
-
Últimas
Ex-presidente Lula é condenado a 9 anos de prisão no caso do triplex - siga Nacional
-
Últimas
Ex-secretários Nadaf e Marcel lavavam dinheiro com compra de ouro - veja detalhes
- Maio de 2017
-
Últimas
Temer faz pronunciamento e diz que não vai renunciar - siga Nacional
- Março de 2017
-
Últimas
AO VIVO - Governador Taques na Caravana em Quatro Marcos - siga