Últimas
Quarta-Feira, 06 de Fevereiro de 2008, 09h:30 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:19
OAB já tem 5 candidatos; grupo de Faiad racha
Mesmo a dois anos da eleição na Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Mato Grosso, ao menos cinco nomes já se colocam como candidatos à sucessão do presidente Francisco Faiad. O próprio grupo de Faiad, prestes a completar 12 anos à frente da Ordem, se mostra rachado. Conta com quatro virtuais candidatos: Luciana Serafim da Silva Oliveira, atual secretária-geral da OAB, Daniel Teixeira, filho de Zoroastro Teixeira; Francisco (Chico) Esgaib, conselheiro federal; e João Vicente Scaravelli, presidente da Caixa de Assistência.
Da oposição, se movimenta Paulo Taques, que concorreu na última eleição. O grupo de Faiad conduz a OAB-MT desde Rubens de Oliveira, hoje desembargador do Tribunal de Justiça. Ele se elegeu presidente e, seis meses depois, foi promovido a desembargador. O então vice Ussiel Tavares passou a comandar a instituição e conseguiu a reeleição. Esse mesmo grupo levou Faiad à vitória. Em novembro de 2006, Faiad se reelegeu para mais 3 anos de mandato. Em novembro do próximo ano acontece a eleição, com posse para janeiro de 2010.
As últimas campanhas pela presidência da OAB-MT, que representa os cerca de 7,5 mil advogados do Estado, têm sido marcadas por debates acirrados e grandes estruturas, similares até aquelas montadas por candidatos a deputado estadual ou federal.
(Às 14h45) - "Conselho é unido e terá candidato único"
Francisco Faiad, que preside a OAB-MT pelo segundo mandato consecutivo, contesta a informação de que o grupo está rachado. Segundo ele, "o Conselho se mostra unido e terá candidato único e de consenso". "Quem acreditar nisso (no racha) vai se dar mal", avisa. Particularmente, Faiad prefere não declinar nome de sua preferência. Observa que o candidato à presidência será escolhido após algumas reuniões, pesquisas e muito diálogo. "Todos estão conscientes de que teremos candidatura única".
Para o atual presidente da OAB-MT, a chance de "fazer o sucessor" é real. "A gente sente, andando pelo Estado, que o trabalho tem sido reconhecido. Atendemos a categoria em todos os aspectos. Nos manifestamos em todos os momentos e estamos sempre na defesa da classe".
(Às 15h33) - Quem aposta na desunião quebrará a cara, diz Ussiel
Em oito tópicos, Ussiel Tavares, que presidiu a OAB-MT de 1998 a 2003, reforça a tese do seu sucessor Francisco Faiad, segundo o qual não há "racha". "Quem apostar na desunião do grupo liderado pelo presidente Faiad posso garantir que vai quebrar a cara", disse Ussiel, em comentário postado na matéria. Clique em comentários e confira.
Postar um novo comentário
Comentários (9)
-
Félix Marques | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
Caro Romilson:
Na proxima sucessão da OAB/Mt, eu também vou disputar a direção da OAB/Mt. Para tanto já estou contando os advogado q -
Zé | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
Rapaz isso então implica em dizer que ELES não estão se entendendo mais né ? Puxa vida ... achei que este CIRCO não iria desabar tão cedo !!!
-
Ussiel Tavares | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
Prezado amigo Romilson Dourado, a notícia é falsa, pelos motivos que passo a elencar :
1 - Quem plantou a notícia não conhece nada da OAB, pois na época que assumi a presidência da OAB eu não era vice do Rubens de Oliveira, pois quando ocorre a vacancia do cargo como efetivamente ocorreu, a eleição para o cargo é feita através de votação entre os conselheiros.
2 - A relação dos candidatos à Presidência da OAB é falsa, pois a discussão sequer foi deflagrada no ambito do grupo que tenho a honra de integrar.
3 - Todos os nomes citados são excelentes, pois todos tem excelentes serviços prestados à OAB, mas podemos garantir que todos estarão unidos no momento próprio.
4 - Creio que a discussão seja inoportuna, pois esta eleição, diferentemente da política partidária, deve seu pautada pelo fortalecimento da instituição que hoje representamos.
5 - Quem quiser se ocupar em plantar a discórdia, posso afirmar que não está prestando nenhum seviço relevante à entidade que pertence. Aliás fica uma sugestão : se apresente à OAB E participe ativamente das inumeras atividades que alí são exercidas.
6 - Penso que encerrei o meu ciclo de participação nas eleições da OAB, mas quem apostar na desunião do grupo liderado pelo Presidente Faiad, posso garantir que vai quebrar a cara.
7 - O grupo liderado pelo Presidente Faiad, que tenho orgulho em pertencer, pode sim perder a eleição, mas será por decisão dos advogados, e não por decisão de alguém que prefere lançar a semente da discórdia, quando ainda faltam quase dois anos para a eleição.
8 - Deixem nossos colegas advogados trabalharem.......o ano que vem, no momento oportuno, apresente-se todos os interessados em comandar o destino da nossa instituição.
Ussiel Tavares
Presidente - 1998/ 2003
Conselheiro Federal ( suplente ) - 2004 a 2006
Conselheiro Federal - 2007 a 2010. ( hoje licenciado, sendo substituido pela Conselheira Dinara de Arruda Oliveira ). -
Luiz da Penha | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
A oposição pretende vencer a próxima eleição na OAB pregando a discórdia dentro do grupo da situação. Todos os opositores já foram chamados para participarem com sugestões e ações junto à OAB. Alguns atenderam ao chamado, mas outros (pouquíssimos) insistem em tentar promover a discórdia, apostando que assim vencerá. Pode até vencer, se isso acontecer, mas como não tem nenhum bobinho no atual conselho, a oposição não conseguirá atingir o grupo, que conheço e sei que não entrará nessa jogada barata. Pode até já existir algum pretenso candidato no grupo da situação. Pergunto: Que mal há nisso? Todos aqueles que preencherem as condições exigidas pelo edital têm o direito de pleitear candidatura, mas a partir daí se declarar candidato é outra coisa. É muito cedo! Com relação a um possivel racha no grupo do Faiad, do Ussiel e Cia... delírios, apenas delírios!!!!
-
stravos niarchos | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
Engraçado, se não há racha por que nenhum dos citados como candidatos, e que pertencem ao grupo que comanda a OAB, não desmentiram a notícia?
E racha, ou melhor, "pega prá capar" nós vamos ver é na eleição do Quinto. Quem viver verá. -
Luiz da Penha | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
Como o próprio Faiad e o Ussiel já disseram, há pretensos candidatos, o que é natural na democracia que sempre imperou na OAB e todos eles devem ser respeitados e avaliados. Mas como sempre ocorreu, um só enfrentará o embate como candidato vitorioso. Aguarde, não apresse o processo.
-
Milton Neves | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
Meu caro Luiz da Penha você como ADVOGADO sabe muito bem o que se passa na OAB hoje em dia ; Seu caso é bem diferente dos demais e maioria dos advogados deste estado, pois sabemos que você nao atua diretamente junto ao forum e sim GANHA mensalmente de uma instituição para dar apoio juridico, e diga-se de passagem não é POUCO não pelo seviço que faz , portanto meu caro colega , pimenta no dos outros é refresco !!! OAB tem de mudar , chega de sacanagem ...
-
Luiz da Penha | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
O Sr. está desinformado e muito Sr. "Milton Neves". Desinformado e medroso,se escondendo atrás de codinome. Faz uma pesquisa no Tribunal de Justiça e vê se não advogo. Mas como disse antes, oposição como a sua, só serve para fazer intrigas. Eu falo e apareço, enquanto vc se esconde para falar. Essa é uma das faces da oposição atual da OAB, só sabe fazer intrigas e se esconder. Que coisa feia!!! Apareça e trabalhe em prol da classe. Não pregue a discórdia, apesar de só saber fazer isso. Ataques pessoais??? Esse tipo de política já não cabe no estado democrático de direito. Atualize-se!!!
-
João Clóvis Silveira Campos | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
Vetado por conter expressões agressivas, ofensas e/ou denúncias sem provas.
Queira, por gentileza, refazer o seu comentário.
Confira também:
- Julho de 2017
-
Últimas
REVIRAVOLTA - Juiz reconduz Fábio ao comando do PSB; Valtenir é destituído - confira
-
Últimas
Ex-presidente Lula é condenado a 9 anos de prisão no caso do triplex - siga Nacional
-
Últimas
Ex-secretários Nadaf e Marcel lavavam dinheiro com compra de ouro - veja detalhes
- Maio de 2017
-
Últimas
Temer faz pronunciamento e diz que não vai renunciar - siga Nacional
- Março de 2017
-
Últimas
AO VIVO - Governador Taques na Caravana em Quatro Marcos - siga