Últimas
Sábado, 29 de Agosto de 2009, 08h:33 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:24
OMS alerta sobre existência de casos severos de gripe A
Um alerta da Organização Mundial da Saúde (OMS), que revela a existência de uma forma mais severa de gripe suína, que vai direto aos pulmões e causa uma forma grave da doença, até mesmo em jovens considerados saudáveis. Essa nova forma gera a necessidade de uma internação hospitalar de alto custo e assusta a comunidade médica de todo o mundo. Todos comemoravam a descoberta de uma possível vacina contra a doença, mas ficam em alerta com o novo dado.
Segundo relatos de alguns países, até 15% infectados pelo vírus H1N1 precisam de cuidado hospitalar, pressionando ainda mais os já sobrecarregados sistemas de saúde. É o que revela a revista Época que chega às bancas mato-grossenses neste domingo. "Medidas preparatórias precisam antecipar essa demanda crescente das unidades de cuidado intensivo, que podem ser sobrecarregadas por um aumento repentino no número de casos graves”, diz o relatório divulgado pela OMS. Ainda segundo o órgão, o vírus infecta diretamente o pulmão, causando insuficiência respiratória grave em uma parte dos infectados.
As múltiplas alergias causadas por alimentos, principalmente em bebês e crianças, também é destaque na revista Época. Muitas mães e pais não levam a sério este problema, mas é preciso ficar atento porque determinados alimentos causam cólicas, vômitos, manchas dentre outras rerações. São tão variadas as alergias que fica difícil até para a medicina explicar porque algumas crianças tem alergia a leite, outras a espinafres, ou ameixas.
Há crianças que desenvolvem graves alergias ou intolerâncias a um ou mais alimentos, como numa espécie de pandemia silenciosa. O aumento do número de casos provavelmente se deve em parte a uma melhora nos diagnósticos, o que não o torna menos alarmante. Segundo uma pesquisa feita em 2007 pelo Centro de Controle e Prevenção de Doenças, nos Estados Unidos, o aumento de crianças alérgicas foi de 18% em uma década. “A alta mais significativa foi na faixa de 0 a 5 anos de idade, fase da vida em que o sistema imune está mais vulnerável”, revela Época. (Patrícia Sanches)
Postar um novo comentário
Comentários
-
Comente esta notícia
Confira também:
- Julho de 2017
-
Últimas
REVIRAVOLTA - Juiz reconduz Fábio ao comando do PSB; Valtenir é destituído - confira
-
Últimas
Ex-presidente Lula é condenado a 9 anos de prisão no caso do triplex - siga Nacional
-
Últimas
Ex-secretários Nadaf e Marcel lavavam dinheiro com compra de ouro - veja detalhes
- Maio de 2017
-
Últimas
Temer faz pronunciamento e diz que não vai renunciar - siga Nacional
- Março de 2017
-
Últimas
AO VIVO - Governador Taques na Caravana em Quatro Marcos - siga