Últimas

Domingo, 23 de Março de 2008, 11h:08 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:19

SANEAMENTO

PAC se amplia e contempla 28 municípios de MT

 O decreto do presidente Lula com quase 1,8 mil ações do Programação de Aceleração do Crescimento (PAC), que prevê repasses de recursos federais para obras novas neste ano, mesmo em período de campanha eleitoral, contempla 28 municípios mato-grossenses. Dessa forma, a lista de projetos, classificada como prioritária, se amplia em MT. A transferência é obrigatória para execução desses projetos nas áreas de saneamento, urbanização de favelas e construção de casas. Alguns nem têm limitação de despesas.

   O Ministério das Cidades listou 158 municípios com obras desse tipo já contratadas. Em nível nacional, todos os grandes centros, em que as eleições municipais terão mais peso na sucessão presidencial em 2010, foram contemplados. Ao todo, vão ser atendidas mais de mil cidades.

  No caso de Mato Grosso, Cuiabá, Várzea Grande e Rondonópolis são as mais contempladas com obras do PAC. Os recursos superiores a R$ 500 milhões e que agora enfrentam embates jurídicos por causa de questionamentos nas licitações, foram anunciados pelo presidente Lula, no ano passado, em solenidade na Capital. Por enquanto, tudo está empacatado.

   Na relação, Cuiabá, administrada pelo tucano Wilson Santos, é citada duas vezes em saneamento integrado para os bairros Itapuã, Três Poderes e Paiaguás. Também receberá recursos para abastecimento de água, esgotamento sanitário (fases 1 e 2). Várzea Grande, sob Murilo Domingos (PR), aparece em urbanização de assentamentos precários para contemplar o Jardim Icaraí e também o São João Del Rey, em abastecimento de água e em esgotamento sanitário.

   Rondonópolis, do prefeito Adilton Sachetti (PR), receberá recursos do PAC para esgotamento sanitário nos bairros São Francisco, Conquista, Jardim Ipanema, 13 de Maio, Vila Mamede, e verbas para estação de tratamento no Jardim Luz D"Ayara, Parque Universitário e Jardim Atlântico.

   Os demais municípios do Estado que figuram na lista do PAC são Barra do Garças, Canarana, Nossa Senhora do Livramento, Pontes e Lacerda, Primavera do Leste, Sinop, Sorriso, Cáceres, Tangará da Serra, Nova Mutum, Porto dos Gaúchos, Paranatinga, São Félix do Araguaia, Alto Boa Vista, Denise, Dom Aquino, Jaciara, Poxoréo, Guiratinga, Torixoréu, Aripuanã, Jauru, Luciara e São José dos Quatro Marcos.

  Na listagem não aparecem valores dos recursos e há citações genéricas para MT, como verbas para planos habitacionais de interesse social, de assistência técnica, de empreendimentos, de abastecimento de água quilombos, melhorias sanitárias domiliciares quilombos, saneamento escola e drenagem.

Municípios de MT contemplados com obras do PAC 

Cuiabá
Saneamento integrado - Itapuã/Três Poderes/Paiaguás
Abastecimento de água
Esgotamento sanitário (fases 1 e 2)

Rondonópolis
Esgotamento sanitário - São Francisco, Conquista, Jardim Ipanema, 13 de Maio e Vila Mamede
Estação de tratamento - Jardim Luz D"Ayara, Parque Universitário e Jardim Atlântico

Várzea Grande
Urbanização de assentamentos precatários - Jardim Icaraí e São João
Abastecimento de água
Esgotamento sanitário

Produção Habitacional
Barra do Garças - Residencial Wilmar Peres de Farias
Canarana - Residencial Sol Nascente
Nossa Senhora do Livramento - bairro Frei Salvador Roquete
Pontes e Lacerda - bairro do Toco
Primavera do Leste - bairro Santo Antonio
Santo Antonio de Leverger - pública (1 e 2)
Sinop - Projeto Minha Casa
Sorriso - bairro Nova Aliança

Urbanização de Assentamentos Precários
Cáceres - bairro Massa Barro
Rondonópolis - bairro Ebenezer
Tangará da Serra - Jardim Vitória e região

Melhorias Sanitárias Habitacionais
Guiratinga

Abastecimento de Água
Santo Antonio de Leverger
Nova Mutum
Porto dos Gaúchos
Paranatinga
São Félix do Araguaia
Alto Boa Vista
Denise
Dom Aquino
Jaciara
Poxoréo

Resíduos Sólidos
Barra do Garças
Torixoréu

Melhorias Sanitárias Domiciliares
Aripuanã
Jauru
Luciara
Poxoréo
Barra do Garças
São José dos Quatro Marcos

  • Clique aqui e veja a relação completa.

Postar um novo comentário

Comentários (5)

  • Aloisio Arruda | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Este recurso do PAC será a salvação para prefeitos que estão com a imagem desgatada perante a população de seu munícipio, por exemplo Murilo Domingos em VG, e Adilton Sachetti em Roo. êta presidente Lula bonzinho!!!

  • iracildo batista medeiro | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    ESTAMOS DE OLHO independente de politica partidaria....
    saneamento já!

  • Leonardo | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Agora ninguém fala mal do Lula.. heuhaehua...

    Só quero ver a hora dos prefeitos fazerem a parte deles e não conseguirem, a exemplo dos prefeitos Wilson Santos, Murilo Dormindo e o Adilton, se vão colocar a culpa no Lula novamente. Hipócritas!

  • Valdir | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    A parte do presidente Lula ele já fez. Agora resta, aos prefeitos demonstrarem boa vontade e principalmente competência para elaborarem as licitações sem os vícios que comprometam o andamento e conclusão das obras.

    Pelo amor de Deus senhores gestores municipais, utilizem o dinheiro das obras somente para as obras... caixa de campanha não pode ser feito com material porcaria para as obras... estamos de olho !!!

  • Cidadão de Luciara | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Estamos torcendo pra que estes recursos chegue de verdade a estes lugares.Fazemos votos que estes gestores apliquem bem e com seriedade os recursos,pois trata-se de investimentos de primeirissima necessidade para estas populações.Ministério publico e sociedade em geral vamos fiscalizar.Por favor.

Novo ensaio do privilegiado Neurilan

neurilan fraga 400   Neurilan Fraga (foto) transformou mesmo a AMM não apenas num cabide de emprego, mas numa entidade para, em alguns casos, atender a seus interesses pessoais. Ali, investido no cargo de presidente, inclusive já pelo quarto mandato, mesmo não sendo mais prefeito, ele se articula politicamente o tempo todo....

Dobradinha no Podemos pela reeleição

claudinei 400 curtinha   Eleito deputado na onda Bolsonaro, o delegado de Polícia Claudinei de Souza Lopes (foto) resolveu deixar o PSL e vai se abrigar no Podemos. Sonha com a reeleição. Sua estratégia é trabalhar o que se chama de dobradinha eleitoral com o deputado federal José Medeiros, especialmente em...

Valtenir atrai lideranças para o MDB

valtenir pereira 400   Mesmo sem mandato eletivo, o ex-vereador pela Capital e ex-deputado federal Valtenir Pereira (foto) continua se articulando nos bastidores, agora pelo fortalecimento do seu partido, o MDB. Ele está convencendo algumas lideranças a se filiar na legenda emedebista. Dois líderes são prefeitos...

Chefe do Escritório de ROO em Cuiabá

mario marques 400 curtinha   O prefeito de Rondonópolis, Zé do Pátio, que iniciou neste mês o 3º mandato, mantém como parte da estrutura da administração um cargo de chefe do Escritório de Representação do município na Capital. E Pátio nomeou para esta...

Prefeito cria comitê pra debater modal

emanuel pinheiro 400 curtinha   Mesmo o governador Mauro Mendes já tendo anunciado que vai implantar o BRT na Região Metropolitana, em detrimento do VLT, o prefeito cuiabano Emanuel Pinheiro (foto) criou um comitê de análise técnica para, segundo ele, definir o modal de transporte para a região. Emanuel...

Desembargadores recebem 6 auxílios

maria helena povoas 400   O Tribunal de Justiça de MT, presidido pela desembargadora Maria Helena Póvoas (foto), vai pagar uma série de direitos e vantagens que "engordam" substancialmente o subsídio de seus magistrados e que foram programados pelo ex-presidente Carlos Alberto para liberá-los no orçamento...

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

O Governo de MT optou pela implantação do BRT em Cuiabá-VG em detrimento do VLT. O que você acha disso?

Estou de acordo

Discordo

Tanto faz

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.