Últimas
Terça-Feira, 11 de Agosto de 2009, 13h:15 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:23
Padre polêmico e opositor ao prefeito Farias reabre rádio
O polêmico padre Alberto Mendes Pereira, que era acostumado a "comprar" brigas intermináveis com o então bispo de Barra do Garças, Antônio Sarto (já falecido), está de volta. Ele conseguiu a primeira concessão de rádio comunitária da região do Araguaia. Vai funcionar em Aragarças, município goiano e vizinho de Barra do Garças. As duas cidades são separadas apenas por uma ponte. Antes, a emissora funcionava com o nome de Liberdade FM. Foi fechada em 1998 por perseguição política, segundo o padre. Agora, a emissora ressurge com o nome de Universitária FM.
-----------------------------
"Jamais baixei as calças para os
milionários do gado e da água"
-----------------------------
Alberto Pereira recorda que à época em que abriu a rádio, fazia "um jornalismo crítico que mexeu com interesses de poderosos políticos de Barra do Garças". Segundo ele, "esses poderosos" e um tanto irritados com sua postura conseguiram na Justiça uma liminar para fechar a rádio. “Eles fecharam a rádio num final de semana e não deram nem tempo para eu recorrer à Justiça e levaram os equipamentos”. Alberto disse que sempre enfrentou os coronéis da política barra-garcense. "Jamais baixei as calças para os milionários do gado e da água". Um dos seus desafetos políticos é o prefeito Wanderlei Farias, que na época estava no primeiro mandato de prefeito. "Eu me defino como alguém que conhece a lei e vivo na extensão dela”, pontua o polêmico padre.
Ele explica que quando surgiu o programa de rádio comunitária no país, obteve uma autorização provisória para funcionar em Aragarças (GO), mas devido à atuação da emissora contra os políticos da região, ela acabou sendo fechada pelo efeito de outra liminar. Os equipamentos foram apreendidos. Hoje, o padre teve de gastar R$ 50 mil para colocar a rádio no ar de novo. Padre Alberto acredita que sua postura arrojada de falar o que pensa vai render audiência para emissora.
Denúncia
A trajetória do padre Alberto sempre foi marcada por polêmica desde o momento que chegou a Barra do Garças. Ele se desentendeu com o bispo Antônio Sarto, que à época o ameaçou de expulsão. Alberto foi afastado da Paróquia onde atuava e responde a um processo que questiona sua ordenação de padre. Ele afirma, porém, que é padre e considera ser vítima de perseguição do bispo barra-garcense, chegando ao ponto de entrar com um processo de assédio sexual contra o bispo. Alberto diz que foi ordenado pelo bispo em 1988 e de que a autoridade religiosa teria o assediado logo após a ordenação. O assunto rendeu até repoortagem na revista IstoÉ. (Ronaldo Couto, de Barra do Garças)
Postar um novo comentário
Comentários (8)
-
ANTÔNIO ALBERTO (Pe.Alberto) MENDES FERR | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
AGRADEÇO AO RDNEWS A GENTILEZA DE TER-ME PRESTIGIADO COM TÃO AGRADÁVEL REPORTAGEM. >>
A INFORMAÇÃO DO SITE DIZ QUE A PRIMEIRA RÁDIO DO VALE DO ARAGUAIA, COM AUTORIZAÇÃO JUDICIAL, FOI A LIBERDADE FM; DE FATO, ESSA RÁDIO FUNCIONAVA COM LIMINAR JUDICIAL EXPEDIDA EM 1988. PORTANTO, A DE VILA RICA , Sr. EVANDRO, É MAIS NOVA. CONFORME O Sr. DISSE, É DE 2002. >>
UNIVERSITÁRIA FM- 104.9- , EMISSORA INDEPENDENTE, SEM RABO PRESO.
>>
CORONÉIS , TREMEI !!! -
SERGIO CASTANHEDE | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
É ISSO AÍ PADRE ALBERTO, ALGUÉM PRECISA ENFRENTAR ESSES CORONÉIS DO ARAGUAIA Q/ SÓ PENSA NELES E ESQUECEM O POVO....VÁ EM FRENTE PARABÉNS PELA RÁDIO SEREI UM OUVINTE PORQUE TENHO CERTEZA Q/ SERÁ UM VEÍCULO INDEPEDENTE E COM VISÃO CRITICA DOS FATOS.
-
Charles Paulol Ramalho | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
Parabens Padre Alberto!
Junto coma TV-Serra Azul a Radio Universitaria sera a voz dos oprimidos.
Sucesso e vida longa!!!!
Sauda>çoes -
Orlandir CAvalcantre | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
Eita...o CAsaldáliga está fazendo historia e deixando sucessor.. ainda bem, que numa região como a do Araguaia onde a Igreja Assembleia de Deus domina com sua doutrinas de louvar a Deus enquanto o povo vive oprimido por jagunços e alguns bandidos como as operações da PF vem demonstrabndo
-
Evandro Carlos | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
Gostaria de informar que a primeira radio comunitaria do Araguaia ja opera a mais de 07 anos legalizada em Vila Rica e não Barra do Garças, a Associação Alvorada é uma entidade que conduz varios programas sociais e culturais no municipio e em 2002 conseguiu um dos 40 primeiros direitos de operação de radiodifusão comunitaria do país e se não me falhe a memoria o primeiro de Mato Grosso. Grato
-
ZINA | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
.........................RONALDO .....................
-
pirata | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
Vetado por conter expressões agressivas, ofensas e/ou denúncias sem provas.
Queira, por gentileza, refazer o seu comentário. -
CARLOS | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
Parabéns Padre Alberto, mas não facilite, o Wanderlei é vingativo e pode prejudicá-lo caso Padre não leia na cartilha dele.
Abaixo ao Coronélismo.
Confira também:
- Julho de 2017
-
Últimas
REVIRAVOLTA - Juiz reconduz Fábio ao comando do PSB; Valtenir é destituído - confira
-
Últimas
Ex-presidente Lula é condenado a 9 anos de prisão no caso do triplex - siga Nacional
-
Últimas
Ex-secretários Nadaf e Marcel lavavam dinheiro com compra de ouro - veja detalhes
- Maio de 2017
-
Últimas
Temer faz pronunciamento e diz que não vai renunciar - siga Nacional
- Março de 2017
-
Últimas
AO VIVO - Governador Taques na Caravana em Quatro Marcos - siga