Últimas

Quarta-Feira, 10 de Junho de 2009, 10h:58 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:23

MEIO AMBIENTE

Pai de deputado e prefeito estão na lista de 75 desmatadores

   O pai do deputado estadual Adalto de Freitas, o Daltinho (PMDB), o pecuarista Adalto de Freitas (DEM), 71, e o prefeito de Terra Nova do Norte e vice-presidente da AMM, Manoel Rodrigues de Freitas (PR), estão entre as 75 pessoas e/ou empresas processadas, a partir de denúncias do Ministério do Meio Ambiente. Eles são acusados de cometer crimes ambientais. Freitas foi candidato no ano passado a vice-prefeito de Vila Rica na chapa encabeçada por Luciano Alencar (DEM). A dupla só chegou a 3.428 votos e foi derrotada por Naftaly Calisto e o vice Nivaldo José (os dois do PMDB), com 5.282 votos.

   Segundo o deputado Daltinho, sua família é pioneira em Vila Rica. Vive na região há 50 anos e possui três propriedades que, juntas, somam 4 mil hectares. Entre as propriedades está a fazenda Floresta. O pecuarista Adalto é acusado de derrubar ilegalmente 250 hectares. Como desrespeitou a legislação que delimita percentual permitido de desmate em cada propriedade, entrou na lista de desmatadores da Amazônia. O prefeito Manoel de Freitas é acusado de desmatar ilegalmente 381,94 hectares. Ele lançou candidatura à presidência da Associação Mato-Grossense dos Municípios (AMM), mas acabou desistindo de última hora. Compôs a chapa que elegeu para o comando da entidade o prefeito de Jauru Pedro Ferreira (PP). Manoel ficou como vice-presidente da AMM.

    O deputado e empresário Daltinho se mostra inconformado com a inclusão do nome da família na relação de desmatadores. “Isso tudo não passa de uma verdadeira palhaçada. Eles querem pegar as pessoas que têm maior representatividade para insinuar que nós políticos não fazemos o dever de casa. Isso é um absurdo”, dispara Daltinho, que possui residência fixa em Barra do Garças, onde concorreu e perdeu para prefeito em 2004. “A sociedade mato-grossense já está consciente. Sabe que o Brasil não vai deixar de produzir por causa dessas listas. Mato Grosso e Amazônia vão continuar ajudando a economia brasileira”, diz Daltinho. Segundo ele, o código florestal já existe e por isso não há motivo para a divulgação dessas listas.

   Esta é a segunda vez que o Ministério do Meio Ambiente divulga a polêmica lista dos maiores desmatadores. A primeira foi em outubro de 2008. Agora nesta nova listagem foram levados em consideração mais dados. Além disso,  foi feito um raio-X apenas em Mato Grosso. O Ministério do Meio Ambiente vai apontar agora as pessoas que cometem crimes ambientais no Pará e Rondônia. 

   A fazendeira Rosane Sorge Xavier, que desmatou nada menos que 16,024 mil hectares em Vila Bela da Santíssima Trindade encabeça a lista dos chamados “inimigos do meio ambiente”. Em segundo lugar aparece João Ismael Vicentini, que desmatou ilegalmente 7,238 mil hectares em Feliz Natal. No total, foram desmatados 80,204 mil ha e extraídos 58,774 mil metros cúbicos de madeira sem autorização.
 
  Nenhum dos desmatadores ilegais foi preso, mas todos terão de pagar multas proporcionais ao dano ambientais causados e reparar o prejuízo à natureza. Além de fazendeiros, algumas empresas foram enquadradas. Entre as pessoas jurídicas estão a Madeireira Rio Madeirinha, em Colniza, onde foram apreendidos 1056,638 metros cúbicos de madeira, e a Maboré Indústria e Comércio de Madeiras, onde houve apreensão de 2.272,672 metros cúbicos. (Patrícia Sanches)

(12h20)- Prefeito Manoel diz que terras eram de seu avô e nega ter promovido desmate

   O prefeito de Terra Nova do Norte, Manoel Rodrigues de Freitas, garante que não promoveu desmate em suas terras. Ele afirma que não tem nenhuma fazenda, apenas propriedades de pequeno porte. "Meu avô, que tem o mesmo nome que eu, tinha propriedades grandes. Ele já faleceu a pouco tempo e as terras ficaram para a família", disse. Irritado, o republicano não quis falar sobre as denúncias. Se limitou a dizer que ainda não tomou conhecimento da lista divulgada pelo Ministério do Meio Ambiente, mas que o desmate apontado deve ter ocorrido na fazenda de seu avô.


Postar um novo comentário

Comentários (12)

  • Leitor | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Complementando o comentario acima, devemos lembrar que o nosso Governador recebeu o troféu motoserra de ouro do programa pânico na tv, como simbolismo ao maior desmatador do Brasil, Blairo Maggi. Em relação ao pai do deputado, contra fatos nao ha argumentos, porém, atire a primeira pedra o produtor que nunca desmatou. E eu particularmente duvido muito dessa historia de retirada ilegal de madeira. Nao acredito que ele precise disso sendo detentor de uma grande fortuna proveniente de suas inumeras concessionarias de moto.

  • Leitor | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Gozado, colocaram vários nomes de pessoas bem como empresas que desmatam em Mato Grosso, agora eu pergunto será que o atual governador Blairo Maggi nunca desmatou e nem vem desmantando? Essa é a pergunta que fica no ar por que o nome dele não aprece na listagem?

    Bom só o tempo poderar dizer a respeito desse questionamento caros leitores.

  • Artur Coimbra | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Depois esse povo diz que veio trazer progresso para Mato Grosso. O que eles trouxeram foi destruição, morte de animais e da floresta e um futuro desolador para as novas gerações, inclusive os seus descendentes.

  • jose humberto | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Vetado por conter expressões agressivas, ofensas e/ou denúncias sem provas.
    Queira, por gentileza, refazer o seu comentário.

  • Fabio Pereira | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Vetado por conter expressões agressivas, ofensas e/ou denúncias sem provas.
    Queira, por gentileza, refazer o seu comentário.

  • Joao de Deus | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Olha só a lista dos DESMATADORES DE MATO GROSSO. UM BANDO DE BOTINADOS QUE IRAO ACABAR COM O ESTADO E DEPOIS ARRUMAM A TROUXA DE DEIXA OS TROUXAS DOS CUIABANOS COM OS PEPINOS...

    TODOS OS ENVOLVIDOS ESTÃO PROTEGIDOS PELOS CORRUPOS DOS POLITICOS DE MT. E BLAIRO NAO VEJO A HORA DE VOCES SUMIREM DAQUI DO ESTADO.

    DEUS A LIVRA SAI DESMATADORES!!!!!

  • jose humberto | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0


    Incrível que a empresa: LAGOA DAS CONHAS AGROFLORESTAL, é de propriedade da família de Ubiratan Spinelli, ex-conselheiro do TCE. Ótimo exemplo.

  • Janjão Do Morro | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    O papo do deputado é daqueles da teoria da conspiração: a legislação é sua inimiga,os desmatadores SÃO OS RESPONSÁVEIS POR TODA A PRODUÇÃO DO PLANETA, são vítimas de perseguição, etc. A consequência pior para os seus atos será quando estes desmatadores arderem nas chamas do inferno.

  • léo medeiros | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Assentamentos do Incra lideram desmatamento na Amazônia

    Luana Lourenço

    Os assentamentos do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) lideram a lista dos 100 maiores desmatadores da Amazônia, divulgada pelo Ministério do Meio Ambiente. As seis primeiras posições do ranking, que classificou os desmatadores pelo tamanho da área derrubada, são de assentamentos de reforma agrária, todos no estado de Mato Grosso.

    Juntos, os assentamentos do Incra foram responsáveis por mais de 220 mil hectares de devastação da Amazônia, área equivalente a 220 mil campos de futebol.

    Entre as propriedades particulares, o maior desmatador é o produtor Léo Andrade Gomes. De acordo com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), ele é responsável por 12,5 mil hectares de destruição de floresta nativa sem autorização dos órgãos ambientais no município paraense de Santa Maria das Barreiras. O nome do produtor também aparece na lista pela destruição de mais 2,6 mil hectares da reserva legal de outra propriedade, em Santana do Araguaia, também no Pará.

    Na comparação por estados, Mato Grosso reúne o maior número de desmatadores listados pelo Ibama, 50 dos 100. O Pará está em segundo lugar, com 37 campeões de desmatamento, seguido por Rondônia, com 7. Quatro outros produtores citados são do Amazonas, um de Roraima e um do Acre.

    De acordo com o ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, o objetivo agora é realizar uma ação conjunta do MMA com o Ministério Público Federal (MPF) e a Advocacia-Geral da União (AGU) para abrir processos contra os 100 maiores desmatadores.

    Fonte: Radiobrás

  • vigilante da floresta | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Ver o nome da familia do deputado freitas envolvido neste caso pra mim não é novidade o proprio deputado já foi multado pela sema em mais de um milhão de reais mais o caso foi abavado.na fazenda bela manhã foi retirado mais de 2 mil metros de madeirailegalmente que rederam ao deputado uma fortuna que foi aplicadso na sua campanha.é uma dia a mascara tem que cair né daltinho star.

Juca e os 7 secretários da Câmara

andre pozetti 400 curtinha   O presidente Juca do Guaraná definiu sete dos nove secretários que vão ajudá-lo a administrar a Câmara de Cuiabá. O secretário de Administração é Bolanger José de Almeida. O coronel PM da reserva Edson Leite conduz o Patrimônio e...

Morre mais um pastor da Assembleia

pastor jose alves de jesus 400   A Covid-19 transforma mais um pastor da Igreja Assembleia de Deus em vítima fatal. Morreu nesta terça José Alves de Jesus (foto), que presidia há vários anos o Campo Eclesiástico Autônomo da Igreja de Primavera do Leste e região. Ele estava hospitalizado com o...

Mauro e os "cabeças chatas" do CE

mauro mendes 400   O governador Mauro Mendes está disposto a conhecer a experiência da  educação pública  do Ceará, que há anos apresenta os melhores índices no Ideb e é orgulho dos irmãos Ciro e Cid Gomes, ex-prefeitos de Sobral e ex-governadores. Até pretende...

Seduc e microônibus para municípios

alan porto 400 curtinha   A secretaria estadual de Educação, sob Alan Porto (foto), tem buscado parcerias com prefeituras para construir quadras poliesportivas, laboratórios de informática e escolas, além de ampliar salas de aula, adquirir ares condicionados e microônibus escolares, de modo a atender...

Emanuel é quem mais realizou obras

emanuel pinheiro 400 curtinha   Um levantamento da empresa Percent Pesquisa & Consultoria, feita em Cuiabá entre os últimos dias 13 e 14, destaca que, na percepção de 49% dos cuiabanos, o prefeito reeleito Emanuel Pinheiro (foto) foi o que mais fez obras e serviços. Em segundo lugar, com 19,8%, é citado...

Emendas ajudam Unemat de ROO

thiago silva 400 curtinha   Em reunião com o reitor da Unemat, Rodrigo Zanin, e com o pró-reitor Alexandre Porto, o deputado estadual Thiago Silva (foto) tratou da emenda de R$ 1 milhão para manter o curso de direito e abertura do de jornalismo em Rondonópolis neste ano. E, juntos, definiram o modelo de...

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

O Governo de MT optou pela implantação do BRT em Cuiabá-VG em detrimento do VLT. O que você acha disso?

Estou de acordo

Discordo

Tanto faz

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.