Últimas

Sábado, 26 de Setembro de 2009, 10h:05 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:24

CÂMARA DE CUIABÁ

Para identificar assaltantes, projeto proíbe capacete

   Autor do projeto de resolução que antecipou o horário das sessões ordinárias da Câmara de Cuiabá para as 8h, o vereador tucano Antônio Fernandes conseguiu emplacar agora outra proposta, a que proíbe o uso de capacete pelos pilotos quando as motocicletas estiverem estacionadas. O parlamentar acredita que, assim, vai diminuir o índice de violência em Cuiabá. “Grande parte desses assaltos é praticada por delinquentes que usam motocicletas e têm suas identidades preservadas pelo uso do capacete”.

   A proposta já foi aprovada em duas votações em plenário pela Câmara e agora segue para sanção do prefeito Wilson Santos (PSDB). “(Com a iniciativa), acreditamos que será possível a identificação dos assaltantes por meio de câmeras de vigilância usualmente instaladas tanto nos prédios como nas vias públicas”.

   Em relação à obrigatoriedade do uso do capacete pelo Código de Trânsito Nacional, o vereador pondera que, apesar da exigência legal, “não podemos deixar de ter em conta que, quando a motocicleta não estiver em movimento, não há tal obrigatoriedade e, portanto, é necessária a retirada do capacete para identificação da pessoa”.

   Após a sanção da proposta, caberá à prefeitura fiscalizar os pilotos. “O município deve disciplinar a retirada do capacete pelos motociclistas e caronas, dando segurança à população”. Os estabelecimentos públicos e privados deverão fixar cartazes informativos na entrada contendo, além do número da lei, os dizeres “proibido o uso de capacete para ingresso e permanência neste local”. A partir da publicação, a prefeitura tem 90 dias para regulamentar o dispositivo. (Andréa Haddad)

Postar um novo comentário

Comentários (13)

  • PLINIO MARQUES | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Outro projeto esdrúxulo dos vereadores de Cuiabá e estão querendo aumentar em mais cinco, TSE, STF, socorra a sociedade deste mal. Vocês estão brincado de ser vereador só pode ser isso!

  • PLINIO MARQUES | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Diminuir o indice de violência na nossa capital é com investimentos pesados na segurança pública, tanto em material quanto em pessoal, pagando melhores salário principalmente aos militares que vão para o confronte com a bandidagem no dia-dia, seria melhor os parlamentares estudarem um pouquinho mais e fazerem um pesquisa de opinião pública antes de apresentarem estes projetos sem pé e nem cabeça que serve no dia a dia somente ao próprio vereador essa não decola, vcs vereadores tem que tirar as bundas gordas de vcs da cadeira de couro e irem até aos bairros, principalmente aos periféricos para dialogarem com a população vcs estão perdendo o tem de vcs o nosso população em estar ouvindo e vendo este tipo de asneira.

  • sal | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Muito boa.

    Eu acho que falta mais criatividade para se pegar bandidos, embora exista esforço da policia. A policia tem que ter a cidade na mão. Tem que conhecer todos os bandidos da cidade e acompalhar os movimentos passo a passo como fazem as policias dos EUA e de Londres.

    Tem que fechar o cerco.

    Tem parar de ficar fazendo rondas inuteis e serem praticos. Os bandidos não devem ver a policia a policia que tem que ver os bandidos. Quanto menos o bandido esperar a policia esta em sua cola.

    A policia tem que seber onde o bandido esta e preparar para o bote e não ao contrario o bandido saber onde a policia esta e preparar para assaltar assim que a policia sumir do local . Concentrar as viaturas em pontos estrategicos da cidade. A policia tem que decorar o mapa da cidade. Estuda o mapa da cidade e coloca policiais nos unicos locais possiveis de saida dos bairros. Apos um delito a policia ja esta concentrada nas unicas saidas possiveis. Em todos os pontos da cidade devera ter uma viatura proxima ao local do furto. Vai intimidar os bandidos.

    A policia investigativa é a melhor. Infiltra policiais nos bairros somente para investigar.

    Eu acho que deva ser recadastrado todos os motoqueiros da cidade.

  • Dicão | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    É mais um projeto mirabolante. Quem fiscalizará?
    Para mudarmos o cenário de crime instalado em nosso estado, precisamos começar dando exemplo. Então homens públicos honestos, de corajem deviam propor afastamento imediato de alguns membros do judiciário de Mato Grosso, cassação de políticos com ficha suja: Chica Nunes, Lutero Ponce, exigir transparência e celeridade em processos que estão abafados a exemplo do escândalo do IPTU x RDM, escândalo das luminárias com indícios de caixa 2 na campanha do atual prefeito, escândalo do PAC primeira versão, fraudes no PAC, entre outros.

    Para a Câmara Municipal de Cuiabá a tarefa é muito simples: basta atuar com honestidade com a população. Como está é uma vergonha. Invés de fiscalizar a gastança do atual prefeito os nobres vereadores colaboram pedindo mais cargos na prefeitura e sabe lá o que mais...

    É utopia sonhar com honestidade no meio político, porém quem sabe um dia a população acorda e começa a valorizar mais o voto, invés de votar naqueles que tem mais discurso, naquele que toma água suja, naqueles que compram voto... é uma questão de consciência que somente será aguçada com o estímulo a educação... e qual o político que quer um povo inteligente???

  • joãozinho | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    essa idéia é boa,mais acredito,que tinha que ser dentro do perimetro urbano, porque as vidas é de cada um todos tinha que cuidar de sí mesmo,uso de capacetes só em rodovia federal,no périmetro urbano não tinha que usar capacetes colocava limites de velocidades aí aplicava multas quem trafegava em alta velocidades,que dê o direito de ir é vir,na contituíção federal. rdnews o povo tá de olho.

  • Tito Leventi | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Parabéns pelo projeto vereador...

  • Jacyara - Só lembrando | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Pelo que entendi, só quando a moto estiver parada, não em transito.
    Acho sensacional, assim algum corno poderá vigiar melhor a sua amada.

  • Clarito Junior | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    só lembrar ao nobre vereador que a competência para legislar sobre trânsito é a União e não os municípios.
    Seria bom o senhor fazer um projeto de Lei para que todos os vereadores passassem por um Curso de Formação antes de se tornarem vereadores, isso sim seria de boa valia.

  • Antonio daSilva | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Li o comentarios de todos!!, claro todos estão corretos com exceção o do Corno!que basta fazer 2 furos de 2 q o chifre passa e bom passeio!!

    É igual qdo queremos pegar um RATO, a policia tem q agir assim..Fica na porta da casa do RATINHO, exemplo bem claro para meu amigo Cel.Sampaio:
    Ex-1-Bairro Dom Aquino Fecha as 5 ou 7 saidas do bairro, pronto f..comercio de drogas,e assaltinhos etc..
    Ex-2-Bairro Santa Isabel,fecha as saidas para Av.Miguel Sutil,Estrada da guarita e a saidados fundos do baiiro fins de semna sem avisar Prontoo!!

    Agora para o nobre Vereador(desse tipo que precisamos ai na camara ouviram senhores vereadores teatrologos!!),Nobre para melhorar a seu projeto, inclua o seguinte:O MOTOQUEIRO NÃO PODE SE AFASTAR NUM RAIO DE 2 METROS DE SUA MOTOCICLETA COM CAPACETE, SOB PENA DE VIRAR SUSPEITO REAL, E SUJEITO A REAÇÃO DE QUALQUER AGENTE PUBLICO OU ALGUM PALADINO DA JUSTIÇA DE PLANTÃO QU ESTIVER POR PERTO OBA!!!!, que acha Nobre vereador!!

  • Benedito | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    É impressionante como certas pessoas não percebem certas iniciativas louváveis e certeiras como esta do nobre vereador, e vem dizer que não é suficiente que é preciso mais. Ora, todos sabemos que não é suficiente, mas é um primeiro passo de uma caminhada que mostra-se longa.
    Comparar sempre coisas cotidianas nossas com cenas hollywoodianas ou européias é coisa de alienados que vivem em um mundo paralelo de eficiência e eficácia do poder público, mas facilmente entendidas pelas leituras de grandes obras de ficção e romance e principalmente pela indústria cinematográfica americana.
    Parabéns vereador, acompanho seu trabalho e sei do seu caráter e da sua vontade em promover para a população.

Colíder com 2 candidatos desgastados

jaiminho 400 curtinha   Em Colíder, duas figuras bastante desgastadas politicamente estão na disputa pelo Executivo, sendo o prefeito Noboru Tomiyoshi, que fechou aliança com apenas três partidos (DEM, PSD e SD), e o ex-prefeito Jaime Marques (foto), que concorre pelo PSC numa coligação que agrega DEM e...

PP com 25 a vereador projeta 3 vagas

orivaldo da farmacia 400 curtinha   O PP, da base aliada do prefeito Emanuel, conta com 25 candidatos a vereador pela Capital. Deve conquistar entre duas e três vagas. Os principais concorrentes são os já vereadores Orivaldo da Farmácia (foto), Marcrean Santos e Luis Cláudio, além do ex-vereador...

MPE vê prefeita de Torixoréu inelegível

ines 400 curtinha torixoreu   Para o Ministério Público Eleitoral, a prefeita de Torixoréu, Inês Mesquita Moraes Coelho (foto), que se lançou à reeleição pelo DEM, está inelegível. Numa ação de impugnação de registro de candidatura, o promotor...

Candidato amarga derrota na Justiça

adilson gon�alves 400 curtinha   O candidato a prefeito de Barra do Garças, delegado Adilson Gonçalves (foto), tentou, sem êxito na Justiça, censurar o Rdnews na publicação de matérias sobre o pleito eleitoral no município. Numa ação impetrada junto à...

Com certidão pra disputar 1ª suplência

dito lucas 400 curtinha   Filiado ao Podemos, Dito Lucas (foto), que entrou de última hora como primeiro-suplente da chapa ao Senado encabeçada por José Medeiros, assegura que vai apresentar novamente sua certidão junto à Justiça Eleitoral, de modo a provar que sua candidatura é legítima....

Um novo embate entre Diane x Adair

diane alves 400 curtinha   Adair José Alves Moreira, que vinha atuando na assessoria do vice-governador Otaviano Pivetta, decidiu mesmo concorrer de novo à Prefeitura de Alto Paraguai. Ele já foi prefeito por duas vezes. Adair será o principal nome da oposição à prefeita democrata Diane Alves (foto),...