Últimas

Quinta-Feira, 11 de Dezembro de 2008, 20h:51 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:22

Artigo

Para juventude toda maneira de amor vale a pena. Homofobia é crime

"Enquanto nos escondemos pra fazer AMOR, a VIOLÊNCIA é praticada em plena luz do dia." (John Lennon)

   Em tempos de crise (PROFUNDA) do capitalismo, aumenta as diferenças entre os homens, para torná-los diferentes, reforçar o seu caráter excludente e para justificar uma sociedade dividida em classes, desigual e desumana, através do machismo, do sexismo, do racismo entre outras formas de preconceito. Assim a homofobia de forma ideológica é disseminada na sociedade e a superação desta sociedade arcaica passa por vencer as diversas formas de preconceito que ela consolida.

   Todos os dias, milhares de pessoas no Brasil sofrem algum tipo de preconceito homofóbico, desde as brincadeiras “inocentes” e xingamentos, que para muitos parecem inofensivos, por que não se dão conta do efeito psicológico e nem do direito que todo ser humano tem de ser respeitado do jeito que é, o direito de ter dignidade. Sem falar das agressões físicas e até mesmo as mortes como recentemente assistimos em São Paulo o assassinado brutal de dois jovens travestis numa mesma noite.

   Aqui em Mato Grosso, ela já frequenta a nossa Assembléia Legislativa. O debate sobre se cria ou não o dia contra a homofobia no Estado, além de desmascar o conservadorismo na "Caso do Povo", ela aparece na Imprensa também. Jornalistas e veiculos de comunicação deixam escapar o conservadorismo que esta impregnado na sociedade.

   E esse debate interessa muito a Juventude matogrossense. Pois como sempre somos discriminados e postos de escanteio, além de não aproveitarem o melhor da nossa criatividade e energia na imensa fila dos desempregados.

   A nossa sexualidade precisa ser respeitada, livre de dogmas e de visões conservadoras. Não nos oferecem educação sexual nas escolas e não temos acesso a métodos contraconceptivos. São milhares de jovens que enfrentam uma gravidez sem nenhuma proteção e acompanhamento. Por ser tratado como crime e não como problema de saúde pública, o aborto em clínicas de fundo de quintal acaba sendo a única alternativa para interromper uma gravidez precoce e indesejada. Muitos jovens são vitimados pela Aids, por falta de informações e meios de prevenção. No Brasil, a sexualidade é banalizada e reproduz o machismo e a homofobia.

   Mas a cada dia que se passa a juventude brasileira tem enfrentado a homofobia, chocando, mudando valores e se rebelando contra as amarras. È cada vez mais cotidiano jovens se assumirem, mesmo que tenham que pagar o preço injusto que lhe é cobrado por isso. A mudança de hábitos e rotinas, no entanto, contribui para a elevação da consciência do nosso povo.

   O surgimento de variados grupos gays, sendo muitos de estudantes e cada vez mais numerosas e massivas paradas gays, que mobilizam milhões de jovens em todo país, só reforçam a necessidade de apoiarmos mais este movimento. A juventude tem que teorizar mais sobre o tema e fortalecer a luta pelo respeito à diversidade sexual e por uma sociedade mais livre e justa.

   A UJS entende o seu papel enquanto escola do Socialismo. Precisamos combater coletivamente a homofobia na sociedade. A UJS  é um espaço de vivência que admite todos os setores da juventude, que é capaz de unir todos que lutam por uma sociedade mais justa, que compreende a disputa ideológica posta e que acima de tudo é capaz de superar as marcas e os vícios do capitalismo . Tentamos  ser exemplo do que há de mais avançado na luta da juventude brasileira em busca de um País mais justo, de uma nova sociedade - A sociedade Socialista.

   Pablo Rodrigues Silva é presidente estadual da União da Juventude Socialista (UJS) e diretor estadual da União Nacional dos Estudantes (UNE)

Postar um novo comentário

Comentários

  • Comente esta notícia

Colíder com 2 candidatos desgastados

jaiminho 400 curtinha   Em Colíder, duas figuras bastante desgastadas politicamente estão na disputa pelo Executivo, sendo o prefeito Noboru Tomiyoshi, que fechou aliança com apenas três partidos (DEM, PSD e SD), e o ex-prefeito Jaime Marques (foto), que concorre pelo PSC numa coligação que agrega DEM e...

PP com 25 a vereador projeta 3 vagas

orivaldo da farmacia 400 curtinha   O PP, da base aliada do prefeito Emanuel, conta com 25 candidatos a vereador pela Capital. Deve conquistar entre duas e três vagas. Os principais concorrentes são os já vereadores Orivaldo da Farmácia (foto), Marcrean Santos e Luis Cláudio, além do ex-vereador...

MPE vê prefeita de Torixoréu inelegível

ines 400 curtinha torixoreu   Para o Ministério Público Eleitoral, a prefeita de Torixoréu, Inês Mesquita Moraes Coelho (foto), que se lançou à reeleição pelo DEM, está inelegível. Numa ação de impugnação de registro de candidatura, o promotor...

Candidato amarga derrota na Justiça

adilson gon�alves 400 curtinha   O candidato a prefeito de Barra do Garças, delegado Adilson Gonçalves (foto), tentou, sem êxito na Justiça, censurar o Rdnews na publicação de matérias sobre o pleito eleitoral no município. Numa ação impetrada junto à...

Com certidão pra disputar 1ª suplência

dito lucas 400 curtinha   Filiado ao Podemos, Dito Lucas (foto), que entrou de última hora como primeiro-suplente da chapa ao Senado encabeçada por José Medeiros, assegura que vai apresentar novamente sua certidão junto à Justiça Eleitoral, de modo a provar que sua candidatura é legítima....

Um novo embate entre Diane x Adair

diane alves 400 curtinha   Adair José Alves Moreira, que vinha atuando na assessoria do vice-governador Otaviano Pivetta, decidiu mesmo concorrer de novo à Prefeitura de Alto Paraguai. Ele já foi prefeito por duas vezes. Adair será o principal nome da oposição à prefeita democrata Diane Alves (foto),...

MAIS LIDAS