Últimas

Sexta-Feira, 09 de Novembro de 2007, 13h:18 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:19

Artigo

Para professor, horário de verão gera estresse

   Em artigo, o professor aposentado Ildomar Freitas de Oliveira cobra do governo informações sobre as supostas vantagens do horário de verão. Ele argumenta que a sociedade precisa saber quais são as perdas exatas devido à  mudança de horário, já que as pessoas  são obrigadas a mudarem seus hábitos. Segundo o professor, isso gera alteração do humor e aumento do estresse. Além do desgaste psicológico, Ildomar afirma ainda que "o consumidor não nota redução em sua conta de energia porque a economia feita não é repassada", diz.

     Para agradar "gregos e troianos", o professor sugere que os relógios sejam adiantados apenas 30 minutos, ao invés de uma hora. "Na prática, teríamos o alívio do sistema e os efeitos da mudança de horário não seriam tão marcantes".

    Leia o artigo de Ildomar de Oliveira intitulado "Horário de verão, economia e aborrecimento", postado na sessão Artigos, logo acima, na seção à esquerda.

Postar um novo comentário

Comentários (6)

  • RAMOLI | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Acordo cedo, mas no horário de verão acordo mais cedo ainda, uma hora a menos de sono. O pior não consigo dormir uma hora mais cedo. Fico rolando na cama. Resultado meu humor está detonado. O Professor tem toda razão, quanto custa o meu aborrecimento?

  • EDINA | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    BOTA ABORRECIMENTO NISSO!!!!!!
    SEGUNDO O NOSSO PRESIDENTE DA REPUBLICA TEMOS ENERGIA SOBRANDO ATÉ 2012, SEM NECESSIDADE DE RACIONAMENTO, ENTÃO EU PERGUNTO: PARA QUE SERVE ESSE HORARIO DE VERÃO?
    ALÉM DISSO, NÃO HÁ ECONOMIA COM ESSE BENDITO HORARIO, ALIAS SÓ SERVE PARA BAGUNÇAR O NOSSO RELOGIO BIOLOGICO.
    OLHA A FALTA DE RESPEITO PARA COM OS IDOSOS QUE VIVERAM UMA VIDA COM UM DETERMINADO HORARIO E DERREPENTE É OBRIGADO A SE ADAPTAR COM ESSE NOVO HORARIO E AS CRIANÇAS QUE ESTUDAM DE MANHÃ TEM QUE MADRUGAR PARA PODER IR A ESCOLA. SÓ NO BRASIL ISSO ACONTECE, SÓ AQUI O POVO ACEITA ESSAS DETERMINAÇÕES TRANQUILAMENTE.
    QUEM SABE NO FUTURO VAMOS FAZER COMÉDIA COM ESSAS LEIS ABSUDAS.
    FUTURAS GERAÇÕES NÃO VÃO NEM ACREDITAR QUE ISSO FOI REAL.

  • STELA | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Concordo com o professor, não a dinheiro que pague tantos aborrecimentos. Eu e meus filhos sofremos muito na parte da manhã, a escola começa mais uma hora antes.

  • RAQUEL | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    COMO PODE ALGUÉM NESSE MUNDO GOSTAR DESTA PORCARIA DE HORARIO DE VERÃO, ALIÁS DEVERIA CHAMAR HORARIO DA TORTURA.
    CRUZESSSSSSSSSSSS, COMO O POVO BRASILEIRO SUPORTA ISSO COM PACIVIDADE, OLHA SE FOSSE EM OUTRO PAIS O POVO QUEBRAVA TUDO, QUERIA AATÉ VER.
    E QUE ECONOMIA É ESSA, EU NÃO VEJO NA PRATICA. MINHA CONTA DE LUZ NÃO DIMINUI UM CENTAVO. E AI? DIMINUE AONDE? QUAL É...ISSO CRUEL!!!!
    CADÊ AS AUTORIDADES QUE NOS DEFENDEM??????
    ESSA É UMA BOA OPORTUNIDADE PARA ALGUEM MOSTRAR QUE REPRESENTA O POVO.

  • Thalita | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    O professor tem toda razão ao abordar um assunto tão questionavel. Afinal de contas o nosso organismo não suporta tantas variações de horarios. E, além disso, se houvesse realmente uma economia de energia seria por uma boa causa, mas sinceramente não conheço uma pessoa que tenha sentido alguma diminuição na sua conta de luz.
    Agora, será que Mato Grosso precisa de ter o horário de verão?
    O ser humano é sempre prejudicado nas decisões governamentais, seja ela em impostos, taxas ou de qualquer outra natureza.
    É muito triste.

  • Roger Nunes | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Mais uma vez vejo que site rdnews tem o proposito de informar.
    Fiquei muito satisfeito com a reportagem com o professor Ildomar, uma pessoa sensata que traz mais uma preocupação com a qualidade de vida das pessoas, ele que sempre, independente de politica publica ou mesmo projeção individual buscou a melhoria de vida para com seus irmãos de fé.
    E, para não ser diferente mais uma vez ele tem razão em suas colocações.
    É incoerente o que fazem conosco, primeiro instituem o horario de verão para economiar energia, depois o presidente da republica diz que temos energia de sobra......fica uma grande dúvida no ar.
    Infelizmente nós somos vitima dessa situação totalmente desfavoravel.

Câmara chama secretária para vaga

chico 2000 curtinha   Após a destituição de Ralf Leite (MDB) da vaga de Chico 2000 (foto), licenciado, por força de decisão judicial, a Câmara de Cuiabá convocou a primeira suplente Luciana Zamproni (MDB) para assumir mandato temporário no Legislativo, menos de 30 dias. Ela atua como...

PTB perdeu uns, mas ganhou outros

emanuelzinho 400   Em Várzea Grande, enquanto alguns militantes do PTB, puxados pelo secretário jaymista Silvio Fidelis foram para os braços do candidato a prefeito Kalil Baracat (MDB), que tem Hazama (DEM) de vice, militantes de outras legendas decidiram abraçar a candidatura do petebista Emanuelzinho (foto). São...

PT de Cuiabá passivo; ROO, autêntico

kleber amorim 400 curtinha   O PT de Rondonópolis se organizou melhor, mobilizou a militância, se tornando mais autêntico do que o núcleo petista de Cuiabá. Para se ter ideia, o partido, numa posição de coragem e levando preocupação ao prefeito Zé do Pátio, que tinha...

DEM é "suprapartidário" em Cuiabá

wilson santos, 400 curtinha   Para uns, o DEM de Cuiabá se tornou "suprapartidário". Para outros, um partido de aluguel. Além de não ter cabeça de chapa para prefeito, o partido do governador Mauro e dos irmãos Júlio e Jayme Campos enfrenta uma situação inusitada de concorrentes...

Diretório do Podemos-VG dissolvido

mara podemos curtinha 400   A direção estadual do Podemos, sob o deputado José Medeiros, destituiu o diretório municipal de Várzea Grande e anulou o encaminhamento para apoio a Kalil Baracat a prefeito. Agora sob comando provisório da professora Wilcimara Carnelós, a Mara (foto), que está na...

Silvio provoca debandada no PTB-VG

silvio fidelis 400 curtinha   Silvio Fidélis (foto), afilhado político de Chico Galindo e que se tornou fiel escudeiro da prefeita várzea-grande Lucimar Campos, de cuja gestão é secretário de Educação, provocou debandada geral no PTB local. Inconformado com a decisão de Emanuelzinho de...

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

Você acha que o efeito-Bolsonaro terá impacto no resultado das eleições de novembro em MT?

sim - onda Bolsonaro continua

não - efeito não influencia mais

sei lá!

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.