Últimas

Sexta-Feira, 09 de Novembro de 2007, 13h:18 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:19

Artigo

Para professor, horário de verão gera estresse

   Em artigo, o professor aposentado Ildomar Freitas de Oliveira cobra do governo informações sobre as supostas vantagens do horário de verão. Ele argumenta que a sociedade precisa saber quais são as perdas exatas devido à  mudança de horário, já que as pessoas  são obrigadas a mudarem seus hábitos. Segundo o professor, isso gera alteração do humor e aumento do estresse. Além do desgaste psicológico, Ildomar afirma ainda que "o consumidor não nota redução em sua conta de energia porque a economia feita não é repassada", diz.

     Para agradar "gregos e troianos", o professor sugere que os relógios sejam adiantados apenas 30 minutos, ao invés de uma hora. "Na prática, teríamos o alívio do sistema e os efeitos da mudança de horário não seriam tão marcantes".

    Leia o artigo de Ildomar de Oliveira intitulado "Horário de verão, economia e aborrecimento", postado na sessão Artigos, logo acima, na seção à esquerda.

Postar um novo comentário

Comentários (6)

  • RAMOLI | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Acordo cedo, mas no horário de verão acordo mais cedo ainda, uma hora a menos de sono. O pior não consigo dormir uma hora mais cedo. Fico rolando na cama. Resultado meu humor está detonado. O Professor tem toda razão, quanto custa o meu aborrecimento?

  • EDINA | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    BOTA ABORRECIMENTO NISSO!!!!!!
    SEGUNDO O NOSSO PRESIDENTE DA REPUBLICA TEMOS ENERGIA SOBRANDO ATÉ 2012, SEM NECESSIDADE DE RACIONAMENTO, ENTÃO EU PERGUNTO: PARA QUE SERVE ESSE HORARIO DE VERÃO?
    ALÉM DISSO, NÃO HÁ ECONOMIA COM ESSE BENDITO HORARIO, ALIAS SÓ SERVE PARA BAGUNÇAR O NOSSO RELOGIO BIOLOGICO.
    OLHA A FALTA DE RESPEITO PARA COM OS IDOSOS QUE VIVERAM UMA VIDA COM UM DETERMINADO HORARIO E DERREPENTE É OBRIGADO A SE ADAPTAR COM ESSE NOVO HORARIO E AS CRIANÇAS QUE ESTUDAM DE MANHÃ TEM QUE MADRUGAR PARA PODER IR A ESCOLA. SÓ NO BRASIL ISSO ACONTECE, SÓ AQUI O POVO ACEITA ESSAS DETERMINAÇÕES TRANQUILAMENTE.
    QUEM SABE NO FUTURO VAMOS FAZER COMÉDIA COM ESSAS LEIS ABSUDAS.
    FUTURAS GERAÇÕES NÃO VÃO NEM ACREDITAR QUE ISSO FOI REAL.

  • STELA | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Concordo com o professor, não a dinheiro que pague tantos aborrecimentos. Eu e meus filhos sofremos muito na parte da manhã, a escola começa mais uma hora antes.

  • RAQUEL | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    COMO PODE ALGUÉM NESSE MUNDO GOSTAR DESTA PORCARIA DE HORARIO DE VERÃO, ALIÁS DEVERIA CHAMAR HORARIO DA TORTURA.
    CRUZESSSSSSSSSSSS, COMO O POVO BRASILEIRO SUPORTA ISSO COM PACIVIDADE, OLHA SE FOSSE EM OUTRO PAIS O POVO QUEBRAVA TUDO, QUERIA AATÉ VER.
    E QUE ECONOMIA É ESSA, EU NÃO VEJO NA PRATICA. MINHA CONTA DE LUZ NÃO DIMINUI UM CENTAVO. E AI? DIMINUE AONDE? QUAL É...ISSO CRUEL!!!!
    CADÊ AS AUTORIDADES QUE NOS DEFENDEM??????
    ESSA É UMA BOA OPORTUNIDADE PARA ALGUEM MOSTRAR QUE REPRESENTA O POVO.

  • Thalita | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    O professor tem toda razão ao abordar um assunto tão questionavel. Afinal de contas o nosso organismo não suporta tantas variações de horarios. E, além disso, se houvesse realmente uma economia de energia seria por uma boa causa, mas sinceramente não conheço uma pessoa que tenha sentido alguma diminuição na sua conta de luz.
    Agora, será que Mato Grosso precisa de ter o horário de verão?
    O ser humano é sempre prejudicado nas decisões governamentais, seja ela em impostos, taxas ou de qualquer outra natureza.
    É muito triste.

  • Roger Nunes | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Mais uma vez vejo que site rdnews tem o proposito de informar.
    Fiquei muito satisfeito com a reportagem com o professor Ildomar, uma pessoa sensata que traz mais uma preocupação com a qualidade de vida das pessoas, ele que sempre, independente de politica publica ou mesmo projeção individual buscou a melhoria de vida para com seus irmãos de fé.
    E, para não ser diferente mais uma vez ele tem razão em suas colocações.
    É incoerente o que fazem conosco, primeiro instituem o horario de verão para economiar energia, depois o presidente da republica diz que temos energia de sobra......fica uma grande dúvida no ar.
    Infelizmente nós somos vitima dessa situação totalmente desfavoravel.

Beco do Candeeiro só abrirá em abril

Carlina 400   A secretária municipal de Cultura, Esporte e Lazer, Carlina Jacob (foto), em visita ao Grupo Rdnews, revelou que a revitalização do Beco do  Candeeiro, que foi concluída em janeiro, será entregue à população em abril, nas comemorações dos 302 anos de...

Águas, expansão e investimentos

william figueiredo 400 aguas cuiaba curtinha   O diretor-geral da Águas Cuiabá, executivo William Figuereido (foto), disse, em visita à sede do Rdnews, quando aproveitou para conceder entrevista à tv web Rdtv, que a concessionária já distribui água para toda Cuiabá e que, em quase quatro anos...

Creci combate empresas irregulares

benedito odario 400 curtinha   O presidente do Conselho Regional de Corretores de Imóveis do Estado, Benedito Odário (foto), aproveitou a operação desenvolvida na quinta, com apoio da Polícia Civil e da Decon, para enfatizar que não dará trégua àquelas empresas que, irregularmente,...

Cuiabá paga fevereiro aos servidores

emanuel pinheiro 400   A Prefeitura de Cuiabá quitou nesta sexta (26), último dia útil do mês, a folha de fevereiro. Desde quando assumiu o Palácio Alencastro, em janeiro de 2017, o prefeito Emanuel Pinheiro (foto) tem conseguido pagar o funcionalismo dentro do mês trabalhado. Aliás, essa prioridade,...

3 deputados sob certa cordialidade

janaina riva 400 curtinha   Max Russi, Eduardo Botelho e Janaina Riva (foto), que mandam na Assembleia, demonstram entre eles um certo clima de cordialidade, mas chegaram a entrar em queda-de-braço até fechar um novo acordo político sobre a Mesa Diretora. Com a decisão do Supremo de veto a Botelho no comando do...

Expediente na AL só a partir do dia 8

max russi 400   Por causa do aumento da taxa de incidência de Covid-19 entre servidores e parlamentares, as atividades presenciais da Assembleia foram suspensas na quinta (25). O expediente só retoma em 8 de março. Neste período, estão sendo mantidas somente as atividades estritamente essenciais para o...