Últimas

Terça-Feira, 24 de Junho de 2008, 06h:54 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:21

CONJECTURAS

Partidos já projetam os "eleitos" para vereador

  Mesmo antes dos partidos fecharem as convenções, com a homologação de seus candidatos majoritários e proporcionais, analistas de plantão já começam a fazer conjecturas sobre os postulantes às 19 cadeiras de vereador por Cuiabá que apresentam as maiores chances de vitória nas urnas. Levam-se em consideração estrutura de campanha, estratégia, propostas e a coligação, que, às vezes, permite a um menos votado ser contemplado com a vaga em detrimento daquele que "estourar" de votos, mas acaba ficando de fora por não alcançar coeficiente eleitoral, que deve ficar em 15 mil votos.

   Cuiabá terá cerca de 400 candidatos proporcionais. Apesar do PR, que tem Mauro Mendes como candidato a prefeito, projetar a eleição de 4 vereadores, alguns analistas garantem que não vai passar de 2. De uma lista de 23 nomes oficializados na convenção do último domingo, os que reúnem maiores chances são os próprios vereadores Chico 2000 e Francisco Vuolo, além de Oscemário Daltro e Misael Galvão, da associação que representa os camelôs. Do PMDB, que também já fez sua convenção é terá 20 candidatos, os mais cotados são o presidente da Câmara, Lutero Ponce, e os também vereadores Mário Lúcio e Domingos Sávio, além do ex-vereador Edmilson Prates.

  No PT, a previsão é de eleger 2. Com maiores densidades eleitorais estão os vereadores Lúdio Cabral e Enelinda Scala e a sindicalista Helena Bortolo. O PP garante que conquista 3 cadeiras. A briga interna é acirrada entre os vereadores Leve Levi, Marcus Fabrício e Luiz Poção, além do apresentador de TV Everton Pop e do vereador cassado recentemente Deucimar Silva.

  O PSDB projeta eleição de 3 ou 4. Os que mais vão brigar por vaga na Câmara são os vereadores Edivá Alves, Lueci Ramos e Éden Capistrano, além da vice-prefeita Jacy Proença, do ex-vereador Eronides da Luz, o Nona, e do jornalista Onofre Júnior. O PDT está consciente de que só deve eleger um. A briga está entre o jornalista Toninho de Souza e o professor Sérgio Cintra, além do ex-vereador Dito Labamba. O PRTB aposta que elege um. Tem como principal nome o professor Néviton Fagundes, do Grande CPA.

  O PTB acha que "faz" 2. Os mais lembrados são os vereadores Clovis Hugueney, o Clovito, e Júlio Pinheiro, além dos suplentes de vereador Carlos Haddad e Dilemário Alencar. O PPS, que vai se coligar na proporcionar com o PTB, tende a eleger um. O mais cotado é o vereador Ivan Evangelista. O PHS, com mais de 20 pré-candidatos, crê na eleição de um. Desponta o nome de Gil Oliveira, presidente estadual da sigla.

  O DEM corre risco de não conquistar uma vaga. Hoje, a "puxadora" de votos seria Márcia Campos, que se efetivou na cadeira de vereadora com a cassação de Deucimar Silva por infidelidade partidária. A falta de quadros de visibilidade eleitoral motivou até o vereador Luiz Marinho a desistir de concorrer à reeleição. O PSB acha que elege um. Seu principal nome como candidato a vereador é Aldo Júnior.

   Todas essas citações, feitas antes mesmo do encerramento das convenções, não têm qualquer base científica. Tratam-se de projeções advindas de lideranças partidárias e de coordenadores de pré-campanhas.

Postar um novo comentário

Comentários (11)

  • Bento | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Realmente muitos tem chance, porém, o fato é que a população quer sangue novo. Vuolo, Chico 2000, assim como outros, já mostraram que nada tem pra oferecer. Teve até vereador flagrado no MSN, Orkut, em plena seção de trabalho. Esta é a chance pra renovar, e o povo não vai perder. Sangue novo é o que precisamos, Viva Mizael, Oscemário Daltro e outros.

  • ernesto barbosa | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    é mais voçês esquecerão do juca do guarana que esta no pp, esse sim vem com gaz,e quem viver verá homen sinples honesto e trabalhador, precisamos fazer uma reforma na camara municipal,

  • Paulo Salem | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Caro Romilson, lógico que voce disse já na matéria, mas é bom lembrar que estas são especulações sobre os nomes a vereador na capital. Eu tenho certeza de que o PV, por exemplo que voce nao citou na matéria deve eleger um vereador, já que o partido tem bom nomes. alguns nomes que foram citados na materia nem serão candidatos, como é o caso de Jacy Proença do PSDB. Essa avaliação é dificil de ser feita neste momento porque surpresas podem - e vão acontecer.
    de qualquer forma parabens pelas belas matérias, tô ligado. Paulo Salem

  • julio augusto de oliveira soares | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Me desculpem os plantonistas do achismo,com raríssimas excessões esta projeção não correspondem a realidade das ruas,onde o povo já demonstra um certo cansaço de serem apenas um detalhe usado a bel prazer por aquelees que pensam que tudo podem devido ao poder econômico disfarçado de estrutura de campanha,estes se vierem sem nenhuma densidade política voltada para atender as necessidades básicas da sociedade serão abatidos na urna.destes todos citados vários são ex-vereadores desgastados por não apresentarem projeto algum de visibilidade para o povo,tanto que esta legislatura que ora termina foi considerada a pior dos últimos tempos com grande índice de reprovação pela sociedade amplamente divulgada pela imprensa em especial por este democrático espaço. E não adianta partir para a famigerada compra de votos que será vigorosamente combatida, como nos garantiram as autoridades envolvidas no processo eleitoral e o povo graças a Deus depois de muito serem humilhados começam a perceber que quando vendem a sua consciência são co-participantes das suas próprias desilusões porque aqueles que usam este artifício acham que apartir do momento da compra fizeram um negócio e como tal são donos do seu mandato e não mais os seus eleitores e portanto nada podem ser exigido dele comprador quant a sua postura política ai acordamos para a dura realidade que não temos representatividade nas casas de leis.

  • Anônimo | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    pq lutero nao foi cassado ainda por infedelidade partidaria, so pq e presedente da casa?

  • RICARDO GANEN | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    ESTOU ACOMPANHANDO O CRESCIMENTO DE UM NOME CONHECIDO DA MINHA REGIÃO, ESPERO QUE SEJA A SURPRESA EM 05 DE OUTUBRO, ZÉ DO POSTO É UM EXCELENTE NOME...

    SIGNIFICA RENOCAÇÃO

  • Milton Ribeiro | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Romilson, se o PR sair só, talvez consiga fazer 01 vereador.

    É bom os Candidatos ficarem atentos, porque a compra de votos já estão ocorrendo.Tem candidato que mandou elaborar folhinhas e adotou a família!, e funciona na seguinte forma:
    Um Assessor visita a casa e fiscaliza, se a folhinha estiver pendurada, aí tem a cota semanal, ou a festa mensal feita na região, por conta do candidato, que por sinal já é vereador!
    Sem dúvidas que a polarização ficará entre os Partidos que detem candidaturas próprias, assim mesmo a Chapa do PR,só logrará exito se a coligação for entre todos os Partidos! aí acredito que farão de 04 a 06 vereadores.

    A Sociedade tem que denunciar, e vou dar nome, aqui mesmo no blog. Isso se o morador aceitar a proposta de declarar em Cartório o acordo feito com esse candidato corrupto!

  • JOÃO BOSCO JR | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Lutero pelo trabalho feito está eleito.

    Luiz Marinho tomara que o Senhor não abandone a Câmara, fez muito.

  • MRIANA PINTO | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    CONHEÇO OS CANDIDATOS DO PRTB, E VEJO QUE TODOS TEM GRANDE CHANCE, POIS ESTÃO PELA 1ª VEZ CONCORRENDO CONTRA CANDIDATOS DO MESMO NÍVEL.
    E TORÇO PELO PROF. NÉVITON EU CONHEÇO O TRABALHO E DEDICAÇÃO DELE JUNTO A COMUNIDADE

    PARABÉNS PELA ENTRVISTA.

  • Ronei Duarte | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Esqueceram de citar o nome da Camarada Professora JANETE que teve 46.000 votos para senadora em Cuiabá, e claro o meu RONEI DUARTE.

Froner segue com o vice de Gilberto

osmar froner 400   Osmar Froner de Mello (foto), escalado de última hora para a disputa em Chapada dos Guimarães, manteve de vice o mesmo que estava na chapa de Gilberto Mello (PL), o vereador Carlos Eduardo, que era conhecido como Carlinhos do PT e agora é do PDT. Froner e Carlinhos não têm afinidades...

Ministro Tarcísio rasga elogios a Fávaro

tarcisio 400 curtinha   O ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas (foto), em vídeo de congratulações, só faltou pedir voto para Carlos Fávaro, senador interino que busca à reeleição e que completou 51 anos nesta segunda. Disse que Fávaro, com quem possui bom...

Vinicius e demagogia sobre salário

vinicius nazario 400 curtinha   Em Alta Floresta, o delegado de polícia Vinicius de Assis Nazario (foto), candidato a prefeito pelo Podemos, tem se apresentado como "o novo", prega honestidade, transparência e renovação, mas, em algumas pautas, nada diferente dos demais políticos. Uma de suas propostas, mais de...

2 candidaturas vetadas em Torixoréu

ines coelho 400 curtinha torixoreu   Em Torixoréu, de três candidaturas a prefeito, a Justiça Eleitoral já barrou duas, em decisão de primeira instância. O juiz da 9ª Zona Eleitoral de Barra do Garças, Douglas Romão, indeferiu o pedido de registro da candidatura do ex-prefeito e ex-deputado...

Apoio sem influência de Luciano Hang

otaviano pivetta 400 curtinha   O empresário e vice-governador Otaviano Pivetta (foto), do PDT, contesta a informação de que teria sido convencido por Luciano Hang, dono da Havan, e pelos primos Maggi a apoiar para o Senado a coronel Rúbia Fernanda. Pivetta diz que quem o conhece sabe que nunca foi garantista na...

Sem o agro e apoiado pela Fetagri

carlos favaro 400 curtinha   Na corrida pela cadeira no Senado, na suplementar de 15 de novembro, alguns concorrentes têm rotulado o senador Carlos Fávaro (foto) como candidato dos grandes produtores. Mas as entidades que compõem o Fórum Agro MT estão todas com Nilson Leitão, à exceção...

MAIS LIDAS