Últimas

Sábado, 21 de Junho de 2008, 11h:00 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:15

BASTIDORES

Partidos sofrem esvaziamento de candidaturas

1º a realizar convenção, PMDB, que tinha 38 pré-candidatos, registra 20 e só tem 1 mulher na disputa 

  Vários partidos chegaram às convenções em Cuiabá no desespero para formar chapas proporcionais. Muitos pré-candidatos começaram a jogar a toalha antes da homologação dos nomes por causa da manutenção da mesma quantidade de vagas na Câmara e da falta de estrutura. Esse processo de esvaziamento já foi detectado no PMDB, primeiro a realizar a convenção. O congresso se deu nesta sexta.

  Em princípio, o PMDB registrava 38 postulantes à cadeira de vereador. Depois que concluíram que o número de vagas na Câmara de Cuiabá não será  mais ampliado de 19 para 25, porque a PEC no Congresso Nacional que alterna essa composição não foi aprovada, alguns recuaram. Na convenção, a agremiação peemedebista conseguiu fechar a chapa proporcional com apenas 20 candidatos. Até o suplente de deputado federal Vitório Galli, que chegou a assumir vaga na Câmara no lugar de Carlos Bezerra, desistiu da disputa na Capital.

  Outra dificuldade dos partidos é para cumprir a cota do mínimo de 30% das cotas às mulheres. No PMDB, por exemplo, apenas uma mulher está registrada entre os 20 que concorrerão a vereador. Trata-se de Ana Maria, que em 2004 disputou o pleito, pelo PDT, e obteve cerca de 2 mil votos.

   O PT também bate-cabeça para preencher vagas de candidaturas femininas. Sobraram apenas 2 com disposição se apresentar nas convenções: a vereador Enelinda Scala, que vai à reeleição, e a suplente e sindicalista Helena Bortolo. O PSDB também enfrenta processo de esvaziamento.

   Convenção

   O PMDB foi o primeiro a realizar convenção. A expectativa do partido em Cuiabá é de eleger ao menos 3 vereadores. Lista 7 como espécie de puxadores de voto. Três já são vereadores (Lutero Ponce, Domingos Sávio e Mário Lúcio) e 2 estão como suplentes (Edmilson Santos e Erlan Pereira).

Chapa de candidatos a vereador pelo PMDB em Cuiabá

Lutero Ponce
Domingos Sávio
Mário Lúcio
Edmilson Prates
Erlan Pereira
Jefferson Arruda
Arnaldo Penha
Ninha
Valdemir
Joselito
Liberman
Sargento Demétrio
Magno
Celso Santos
Antônio
Orlando Bomdespacho
Hernélio Rader
Álvaro Luiz
Ana Maria

Postar um novo comentário

Comentários (7)

  • caridosa masculina ribeiro | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    bem feito arnaldo penha quem tudo quer nqda tem. contente-se com seu império e vai trabalhar e vender seu sacolão que vc ganha mais porque essa vaga de vereador e suplente já tem dono vereador lutero e suplente domingos sávio , sem dizer o coro que vai levar na sua região junte sua liderança ponha no saco podre e jogue no lixão pois todos juntos são nada.(está confirmado Juca é o pé frio da sua região)

  • Pedro | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Como envelheceu esse PMDB da Capital, não se renovan as lideranças.
    Com essa turminha ai não se chega a lugar nenhum, vão ser sempre meros figurantes do processo político.
    O PMDB de Cuiabá se descaracterizou não tem um lider capaz de disputar cargo majoritário, e o que é pior não aparece nenhum, tem mesmo é que carregar piano, mais grave ainda piano pro Mauro Bimetal Mendes, que pena finado PMDB.

  • Leonardo Campos | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    CRESCI OUVINDO ESSA HISTÓRIA QUE O MDB MORREU. OS MILITARES COMEMORARAM O FALECIMENTO QUANDO EDITARAM O PACOTE RESTABELECENDO O PLURIPARTIDARISMO. AQUI EM MATO GROSSO NEM DÁ PRA CONTAR...ESSE WIILSON CHEGOU A ENCOMENDAR VELÓRIO...PORQUE SERÁ QUE CHUTAM O CACHORRO SE DIZEM QUE ESTÁ MORTO?
    RESPAITEM A HISTÓRIA, REACIONÁRIOS!

  • Pedro | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Quero dizer FINADO PMDB DA CAPITAL...
    Aqui não se tem um lider do partido capaz de decolar uma candidatura majoritária, com essas atitudes do PMDB vão acabar matando o partido no estado todo.
    Más indubitavelmente é um grande partido, menos na baixada Cuiabana, não podemos deixar morrer lideranças como Zé Carlos do Pátio, Juarez, Daltinho esse Nilson pode ser uma promeça (desde que não se venda), más acorda PMDB não se deixe adoecer como os partido na Capital.

  • CRISTINA | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    SÓ PODIA SER NO PMDB, UM PARTIDO ONDE O CHEFE É LITERALMENTE CHEFE, ATÉ PARECE QUE VIVEM EM UMA ALDEIA, TEM ATÉ CACIQUE.
    PMDB, O PARTIDO DOS INDIOS!

  • JORGE RIBAMAR | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    o PMDB com essa chapa de candidatos a vereador sem expressao nao deve fazer mais que UMA VAGA a briga deve ficar com os atuais vereador eo novato ARNALDO PENHA que esta trabalhando muito.

  • gabrieladucoco | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    é preciso eliminar desigualdade históricas. desde que o mundo e mundo nos mulheres somos deixadas de lado primeiro nos nem eramos contadas no censo
    depois não tinhamos direito ao voto foi preciso morrer mais de 120 mulheres queimadas pra que tivessemos direito a votar.( MUINTAS MULHERES AINDA SE LEMBRAM )

    a ter direito ao voto muintas mulheres ainda se lembram que seus proprios pais diziam quando uma menina queria estudar estudar? pra que vc tem que saber lavar passar cozinhar ser uma boa dona de casacom isso quanto tempo perdemos
    minha mãe não aprendeu a ler seus pais não achavam nescessario ela morava no sitio so depois de todos os filhos criados hoje ela tem tempo e eu estou ensinando ela a ler.
    hoje temos 30%cento das vagas garantidas por lei pra que as mulheres possam se candidatar um direito conquistado por pelas mulheres.mas isso não basta porque não temos nem um tipo de incentivo dos partidos que são em sua maioria preconceituosos e machistas
    pra eles as mulheres so servem para pedir votos pros candidatos h ficar nos comites temos muito poucas mulheres e na sua maioria mulheres de politicos que acabam se elegendo mas quem governam são seus maridosem epoca de campanha os partidos ficam casando literalmente mulheres para serem candidatas porque tem que preecher a lacuna que fica

Arsec concede reajuste; prefeito veta

alexandro adriano arsec 400   No último dia 22, a diretoria-executiva colegiada da Agência Municipal de Regulação de Serviços Públicos Delegados de Cuiabá (Arsec), presidida por Alexandro Adriano Lisandro (foto), aprovou índice de reajuste de 2,21% nas tarifas de água e esgoto. E...

Novo ensaio do privilegiado Neurilan

neurilan fraga 400   Neurilan Fraga (foto) transformou mesmo a AMM não apenas num cabide de emprego, mas numa entidade para, em alguns casos, atender a seus interesses pessoais. Ali, investido no cargo de presidente, inclusive já pelo quarto mandato, mesmo não sendo mais prefeito, ele se articula politicamente o tempo todo....

Dobradinha no Podemos pela reeleição

claudinei 400 curtinha   Eleito deputado na onda Bolsonaro, o delegado de Polícia Claudinei de Souza Lopes (foto) resolveu deixar o PSL e vai se abrigar no Podemos. Sonha com a reeleição. Sua estratégia é trabalhar o que se chama de dobradinha eleitoral com o deputado federal José Medeiros, especialmente em...

Valtenir atrai lideranças para o MDB

valtenir pereira 400   Mesmo sem mandato eletivo, o ex-vereador pela Capital e ex-deputado federal Valtenir Pereira (foto) continua se articulando nos bastidores, agora pelo fortalecimento do seu partido, o MDB. Ele está convencendo algumas lideranças a se filiar na legenda emedebista. Dois líderes são prefeitos...

Chefe do Escritório de ROO em Cuiabá

mario marques 400 curtinha   O prefeito de Rondonópolis, Zé do Pátio, que iniciou neste mês o 3º mandato, mantém como parte da estrutura da administração um cargo de chefe do Escritório de Representação do município na Capital. E Pátio nomeou para esta...

Prefeito cria comitê pra debater modal

emanuel pinheiro 400 curtinha   Mesmo o governador Mauro Mendes já tendo anunciado que vai implantar o BRT na Região Metropolitana, em detrimento do VLT, o prefeito cuiabano Emanuel Pinheiro (foto) criou um comitê de análise técnica para, segundo ele, definir o modal de transporte para a região. Emanuel...

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

O Governo de MT optou pela implantação do BRT em Cuiabá-VG em detrimento do VLT. O que você acha disso?

Estou de acordo

Discordo

Tanto faz

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.