Últimas
Sábado, 21 de Junho de 2008, 11h:00 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:15
Partidos sofrem esvaziamento de candidaturas
1º a realizar convenção, PMDB, que tinha 38 pré-candidatos, registra 20 e só tem 1 mulher na disputa
Vários partidos chegaram às convenções em Cuiabá no desespero para formar chapas proporcionais. Muitos pré-candidatos começaram a jogar a toalha antes da homologação dos nomes por causa da manutenção da mesma quantidade de vagas na Câmara e da falta de estrutura. Esse processo de esvaziamento já foi detectado no PMDB, primeiro a realizar a convenção. O congresso se deu nesta sexta.
Em princípio, o PMDB registrava 38 postulantes à cadeira de vereador. Depois que concluíram que o número de vagas na Câmara de Cuiabá não será mais ampliado de 19 para 25, porque a PEC no Congresso Nacional que alterna essa composição não foi aprovada, alguns recuaram. Na convenção, a agremiação peemedebista conseguiu fechar a chapa proporcional com apenas 20 candidatos. Até o suplente de deputado federal Vitório Galli, que chegou a assumir vaga na Câmara no lugar de Carlos Bezerra, desistiu da disputa na Capital.
Outra dificuldade dos partidos é para cumprir a cota do mínimo de 30% das cotas às mulheres. No PMDB, por exemplo, apenas uma mulher está registrada entre os 20 que concorrerão a vereador. Trata-se de Ana Maria, que em 2004 disputou o pleito, pelo PDT, e obteve cerca de 2 mil votos.
O PT também bate-cabeça para preencher vagas de candidaturas femininas. Sobraram apenas 2 com disposição se apresentar nas convenções: a vereador Enelinda Scala, que vai à reeleição, e a suplente e sindicalista Helena Bortolo. O PSDB também enfrenta processo de esvaziamento.
Convenção
O PMDB foi o primeiro a realizar convenção. A expectativa do partido em Cuiabá é de eleger ao menos 3 vereadores. Lista 7 como espécie de puxadores de voto. Três já são vereadores (Lutero Ponce, Domingos Sávio e Mário Lúcio) e 2 estão como suplentes (Edmilson Santos e Erlan Pereira).
Chapa de candidatos a vereador pelo PMDB em Cuiabá
Lutero Ponce
Domingos Sávio
Mário Lúcio
Edmilson Prates
Erlan Pereira
Jefferson Arruda
Arnaldo Penha
Ninha
Valdemir
Joselito
Liberman
Sargento Demétrio
Magno
Celso Santos
Antônio
Orlando Bomdespacho
Hernélio Rader
Álvaro Luiz
Ana Maria
Postar um novo comentário
Comentários (7)
-
caridosa masculina ribeiro | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
bem feito arnaldo penha quem tudo quer nqda tem. contente-se com seu império e vai trabalhar e vender seu sacolão que vc ganha mais porque essa vaga de vereador e suplente já tem dono vereador lutero e suplente domingos sávio , sem dizer o coro que vai levar na sua região junte sua liderança ponha no saco podre e jogue no lixão pois todos juntos são nada.(está confirmado Juca é o pé frio da sua região)
-
Pedro | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
Como envelheceu esse PMDB da Capital, não se renovan as lideranças.
Com essa turminha ai não se chega a lugar nenhum, vão ser sempre meros figurantes do processo político.
O PMDB de Cuiabá se descaracterizou não tem um lider capaz de disputar cargo majoritário, e o que é pior não aparece nenhum, tem mesmo é que carregar piano, mais grave ainda piano pro Mauro Bimetal Mendes, que pena finado PMDB.
-
Leonardo Campos | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
CRESCI OUVINDO ESSA HISTÓRIA QUE O MDB MORREU. OS MILITARES COMEMORARAM O FALECIMENTO QUANDO EDITARAM O PACOTE RESTABELECENDO O PLURIPARTIDARISMO. AQUI EM MATO GROSSO NEM DÁ PRA CONTAR...ESSE WIILSON CHEGOU A ENCOMENDAR VELÓRIO...PORQUE SERÁ QUE CHUTAM O CACHORRO SE DIZEM QUE ESTÁ MORTO?
RESPAITEM A HISTÓRIA, REACIONÁRIOS! -
Pedro | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
Quero dizer FINADO PMDB DA CAPITAL...
Aqui não se tem um lider do partido capaz de decolar uma candidatura majoritária, com essas atitudes do PMDB vão acabar matando o partido no estado todo.
Más indubitavelmente é um grande partido, menos na baixada Cuiabana, não podemos deixar morrer lideranças como Zé Carlos do Pátio, Juarez, Daltinho esse Nilson pode ser uma promeça (desde que não se venda), más acorda PMDB não se deixe adoecer como os partido na Capital. -
CRISTINA | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
SÓ PODIA SER NO PMDB, UM PARTIDO ONDE O CHEFE É LITERALMENTE CHEFE, ATÉ PARECE QUE VIVEM EM UMA ALDEIA, TEM ATÉ CACIQUE.
PMDB, O PARTIDO DOS INDIOS! -
JORGE RIBAMAR | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
o PMDB com essa chapa de candidatos a vereador sem expressao nao deve fazer mais que UMA VAGA a briga deve ficar com os atuais vereador eo novato ARNALDO PENHA que esta trabalhando muito.
-
gabrieladucoco | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
é preciso eliminar desigualdade históricas. desde que o mundo e mundo nos mulheres somos deixadas de lado primeiro nos nem eramos contadas no censo
depois não tinhamos direito ao voto foi preciso morrer mais de 120 mulheres queimadas pra que tivessemos direito a votar.( MUINTAS MULHERES AINDA SE LEMBRAM )
a ter direito ao voto muintas mulheres ainda se lembram que seus proprios pais diziam quando uma menina queria estudar estudar? pra que vc tem que saber lavar passar cozinhar ser uma boa dona de casacom isso quanto tempo perdemos
minha mãe não aprendeu a ler seus pais não achavam nescessario ela morava no sitio so depois de todos os filhos criados hoje ela tem tempo e eu estou ensinando ela a ler.
hoje temos 30%cento das vagas garantidas por lei pra que as mulheres possam se candidatar um direito conquistado por pelas mulheres.mas isso não basta porque não temos nem um tipo de incentivo dos partidos que são em sua maioria preconceituosos e machistas
pra eles as mulheres so servem para pedir votos pros candidatos h ficar nos comites temos muito poucas mulheres e na sua maioria mulheres de politicos que acabam se elegendo mas quem governam são seus maridosem epoca de campanha os partidos ficam casando literalmente mulheres para serem candidatas porque tem que preecher a lacuna que fica
Confira também:
- Julho de 2017
-
Últimas
REVIRAVOLTA - Juiz reconduz Fábio ao comando do PSB; Valtenir é destituído - confira
-
Últimas
Ex-presidente Lula é condenado a 9 anos de prisão no caso do triplex - siga Nacional
-
Últimas
Ex-secretários Nadaf e Marcel lavavam dinheiro com compra de ouro - veja detalhes
- Maio de 2017
-
Últimas
Temer faz pronunciamento e diz que não vai renunciar - siga Nacional
- Março de 2017
-
Últimas
AO VIVO - Governador Taques na Caravana em Quatro Marcos - siga