Últimas

Quinta-Feira, 18 de Dezembro de 2008, 15h:40 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:22

RONDONÓPOLIS

Pátio é 16º prefeito. 3 vices já assumiram cargo

  O deputado estadual Zé do Patio (PMDB), que será diplomado nesta quinta à noite, é o 16º prefeito eleito de Rondonópolis. Terá a missão de governar um dos principais pólos econômicos de Mato Grosso e considerado também "celeiro" político. Da região já saíram governadores, como Carlos  Bezerra (PMDB), Moisés Feltrin (ex-PFL), que comandou o Estado por 45 dias em 1989, Rogério Salles (PSDB) e Blairo Maggi (PR).

   Rondonópolis é uma cidade relativamente nova. Foi elevada a município em 1953. Já é  terceira maior do Estado, que tem 141 municípios. Conta com cerca 200 mil habitantes dos quais 123.163 mil eleitores. O município é localizado em um ponto estratégico de Mato Grosso, no entroncamento das BRs-163 e 364.

  O primeiro prefeito a assumir o cargo foi Rosalvo Fernandes Farias, em 1953. Ele foi nomeado assim que Rondonópolis foi elevado a município e permaneceu no cargo por um ano. Em seguida, convocou-se a primeira eleição, no final de 1953. O primeiro prefeito escolhido pelo voto do povo foi Daniel Martins Moura, que administrou até o final de 1957. Em 1958, assume Luthero Lopes, mas não cumpriu todo o mandato. Seu vice Lauro Mendes seu prosseguimento e, depois, o então presidente da Câmara, Antônio Joaquim Alves. Esses dois registros nas aparecem nos anais da prefeitura. Não existe nenhuma foto que marque a passagem deles pela administração.

   Em 1962 é eleito Sátiro Phol Moreira de Castilho, que permanece no cargo até 1966.  Hélio Cavalcante Garcia é o 4º prefeito eleito de Rondonópolis e fica no cargo até 1970, quando assume Zanete Ferreira Cardinal, que veio a ser senador. Depois vem Cândido Borges Leal Júnior, pai da ex-secretária de Estado de Educação, Ana Carla Muniz, esposa do ex-prefeito e deputado estadual e presidente do PPS, Percival Muniz.

   Walter de Souza Ulisséia é eleito em 1976 e fica no cargo até 1983, quando assume Carlos Bezerra (PMDB). Bezerra já havia sido deputado. Ele comando o município até 1986, quando renuncia para disputar e ganhar o governo do Estado. Em seu lugar fica o médico Fausto de Souza Faria. Bezerra voltaria a ser prefeito em 1993, deixando o cargo, em seguida, para assumir o posto de senador e, na prefeitura, fica Rogério Salles.

   Em abril de 2002, Salles torna-se governador depois que Dante de Oliveira (PSDB) renuncia ao posto para tentar o Senado. O 10º prefeito de Rondonópolis foi Hermínio Barreto, que assume em 1988 e fica até 1992. Eis que surgem em 1997 o médico e peemedebista Alberto Carvalho de Souza. Ele enfrenta crise e renuncia ao mandato em 2000, quando assume o seu vice Percival Muniz, que vem a ser reeleito, ficando no mandato até 2004. No ano seguinte, Adilton Sachetti, ainda no PPS, conquista a prefeitura.

   Nas eleições deste ano, o deputado Zé do Pátio, com 49,7% dos votos válidos, ganha a prefeitura, num embate contra o próprio Sachetti, que conquistou 45,1%. No primeiro dia de janeiro, o peemedebista assumirá o cargo para quatro anos de gestão, marcando o retorno das "massas" ao poder em Rondonópolis. (Patrícia Sanches)

Postar um novo comentário

Comentários (6)

  • Prof. Luis Carlos Ferreira | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Quero, nesta ocasião, registrar que o Sr. Cândido Borges Leal Júnior - além de Prefeito (1973/1976) - foi Deputado Estadual. Tenho dele boas recordações, posto que demonstrava muita disposição em parlamentar com as pessoas, sem que qualquer nuvem de abatimento viesse a sombrear a boa vontade e disponibilidade que dispensava a quem dele se aproximasse. Que Deus o tenha em glória!
    Quanto ao ex-Deputado Moisés Feltrin (outra grande figura de boa vontade), por acaso não foi ele também Prefeito de Rondonópolis?!
    Na verdade, Rondonópolis é um lugar de grandes figuras nas mais diversas áreas: Universidade... Política... nos hospitais e Pronto-socorro... na área eclesiástica... enfim, gosto muito de Rondonópolis!!! Vejo em Zé Carlos do Páteo uma figura carismática e de grande simpatia... queira Deus que eu não me engane!

  • Mauricio | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Moises Feltrin tentou por duas vezes, mas foi vencido por Carlos Bezerra. em 82 e 2002,

  • Luisa Santiago | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    O povo de rondonópolis está em festa.
    A eleição de Zé Carlos do Pátio significa a esperança de uma povo esperançoso de melhorias sociais para nossa cidade.
    O povo de rondonópolis clama por ser tratado com dignidade, respeito e carinho. Principalmente as pessoas mais humildes e que realmente necessitam do poder pública para viver.
    Zé Carlos do Pátio certamente terá olhares sensíveis para a necessidade de nossa gente que precisa de escola de qualidade, saúde de qualidade, infra-estrutura e outras coias mais.
    Mas , a eleição desse ano mostrou que a maior necessidade de nossa gente chama-se RESPEITO.
    O povo precisa ser tratado com o respeito que merece pois são as mãos dos trabalhadores de nossa terra que contróem nossa cidade.
    O cidadão é e sempre será, para a admistração do Zé Carlos do Pátio a peça mais importante e mais cuidada na sua administração.
    Boa sorte Zé.
    Você tem competência , sabedoria e acima de tudo sensibilidade para tratar nosso povo com respeito e fazer um belíssima administração.
    Que os deuses te protejam!

  • Délio | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    PARABÉNS PARA RONDONÓPOLIS, TERRA DA DEMOCRACIA!!! PARABÉNS ZÉ DO POVO!!!

  • mariabertilhaferreirarodrigues | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Com certeza Zé Carlos do Pátio, ficará na história de Rondonópolis como prefeito por seguir por caminhos que sen eles a vida do ser humano não ten sentido que são honestidade, humildade e corage valeu ZÉ confio en vc e tenho fé en DEUS.

  • Judith Lemes | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Realmente Adilton Sachett marcou a passagem dele pela prefeitura com obras bem feitas!

    Parabens Sachetti voce sai com a cabeça erguida!

    Esperamos o mesmo do Zé do Patio.

Apelo dramático da Santa Casa de ROO

bianca talita 400 santa casa roo   A superintendente da Santa Casa de Rondonópolis, Bianca Talita (foto), fez um apelo dramático nesta terça, num grupo de WhatsApp, esperando sensibilizar o prefeito Zé do Pátio a repassar com urgência os recursos que estão repressados no Fundo Municipal de...

Emendas para todos os 24 deputados

Max 400 curtinha   O presidente da Assembleia, Max Russi (foto), em visita ao Grupo Rdnews, quando concedeu entrevista ao portal e à tv web Rdtv, defendeu as emendas impositivas, que são indicadas pelos deputados e pagas pelo governo, via orçamento. Lembra que são instrumentos importantes para fazer com que obras e...

Deputado defende cultos com até 600

sebastiao rezende 400   Num momento em que a segunda onda de contaminação pelo novo coronavírus avança em MT, levando o governo a retomar medidas restritivas para evitar colapso, já que cerca de 90% das UTIs estão lotadas, o deputado Sebastião Rezende (foto), da Igreja Assembleia de Deus, teve a...

"Batida" em apresentador por engano

ricardo martins 400   Durante a dupla operação deflagrada pela PF nesta terça em alguns municípios de MT, entre eles Cuiabá, agentes federais, por um equívoco no cumprimento de mandados, acabou batendo na porta do apresentador da TV Cidade Verde, Ricardo Martins (foto), que não tem a ver com o caso....

Paccola é cotado para diretor-geral

gianmarco paccola 400   O discreto e atuante delegado Gianmarco Paccola (foto), hoje diretor-geral-adjunto da Civil, já desponta nos bastidores como nome preferencial do Palácio Paiaguás para eventual substituição a Mário Demerval, que deve mesmo deixar o posto de diretor-geral para disputar as...

Luta pra isentar parte dos aposentados

eduardo botelho 400 curtinha   Primeiro-secretário da Assembleia, Eduardo Botelho (foto) disse que foi criada espécie de força-tarefa dos deputados para fechar um acordo com o governo, de modo a ajudar aposentados e pensionistas e portadores de doenças raras para isenção do pagamento da alíquota da...