Últimas
Quinta-Feira, 18 de Dezembro de 2008, 15h:40 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:22
Pátio é 16º prefeito. 3 vices já assumiram cargo
O deputado estadual Zé do Patio (PMDB), que será diplomado nesta quinta à noite, é o 16º prefeito eleito de Rondonópolis. Terá a missão de governar um dos principais pólos econômicos de Mato Grosso e considerado também "celeiro" político. Da região já saíram governadores, como Carlos Bezerra (PMDB), Moisés Feltrin (ex-PFL), que comandou o Estado por 45 dias em 1989, Rogério Salles (PSDB) e Blairo Maggi (PR).
Rondonópolis é uma cidade relativamente nova. Foi elevada a município em 1953. Já é terceira maior do Estado, que tem 141 municípios. Conta com cerca 200 mil habitantes dos quais 123.163 mil eleitores. O município é localizado em um ponto estratégico de Mato Grosso, no entroncamento das BRs-163 e 364.
O primeiro prefeito a assumir o cargo foi Rosalvo Fernandes Farias, em 1953. Ele foi nomeado assim que Rondonópolis foi elevado a município e permaneceu no cargo por um ano. Em seguida, convocou-se a primeira eleição, no final de 1953. O primeiro prefeito escolhido pelo voto do povo foi Daniel Martins Moura, que administrou até o final de 1957. Em 1958, assume Luthero Lopes, mas não cumpriu todo o mandato. Seu vice Lauro Mendes seu prosseguimento e, depois, o então presidente da Câmara, Antônio Joaquim Alves. Esses dois registros nas aparecem nos anais da prefeitura. Não existe nenhuma foto que marque a passagem deles pela administração.
Em 1962 é eleito Sátiro Phol Moreira de Castilho, que permanece no cargo até 1966. Hélio Cavalcante Garcia é o 4º prefeito eleito de Rondonópolis e fica no cargo até 1970, quando assume Zanete Ferreira Cardinal, que veio a ser senador. Depois vem Cândido Borges Leal Júnior, pai da ex-secretária de Estado de Educação, Ana Carla Muniz, esposa do ex-prefeito e deputado estadual e presidente do PPS, Percival Muniz.
Walter de Souza Ulisséia é eleito em 1976 e fica no cargo até 1983, quando assume Carlos Bezerra (PMDB). Bezerra já havia sido deputado. Ele comando o município até 1986, quando renuncia para disputar e ganhar o governo do Estado. Em seu lugar fica o médico Fausto de Souza Faria. Bezerra voltaria a ser prefeito em 1993, deixando o cargo, em seguida, para assumir o posto de senador e, na prefeitura, fica Rogério Salles.
Em abril de 2002, Salles torna-se governador depois que Dante de Oliveira (PSDB) renuncia ao posto para tentar o Senado. O 10º prefeito de Rondonópolis foi Hermínio Barreto, que assume em 1988 e fica até 1992. Eis que surgem em 1997 o médico e peemedebista Alberto Carvalho de Souza. Ele enfrenta crise e renuncia ao mandato em 2000, quando assume o seu vice Percival Muniz, que vem a ser reeleito, ficando no mandato até 2004. No ano seguinte, Adilton Sachetti, ainda no PPS, conquista a prefeitura.
Nas eleições deste ano, o deputado Zé do Pátio, com 49,7% dos votos válidos, ganha a prefeitura, num embate contra o próprio Sachetti, que conquistou 45,1%. No primeiro dia de janeiro, o peemedebista assumirá o cargo para quatro anos de gestão, marcando o retorno das "massas" ao poder em Rondonópolis. (Patrícia Sanches)
Postar um novo comentário
Comentários (6)
-
Prof. Luis Carlos Ferreira | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
Quero, nesta ocasião, registrar que o Sr. Cândido Borges Leal Júnior - além de Prefeito (1973/1976) - foi Deputado Estadual. Tenho dele boas recordações, posto que demonstrava muita disposição em parlamentar com as pessoas, sem que qualquer nuvem de abatimento viesse a sombrear a boa vontade e disponibilidade que dispensava a quem dele se aproximasse. Que Deus o tenha em glória!
Quanto ao ex-Deputado Moisés Feltrin (outra grande figura de boa vontade), por acaso não foi ele também Prefeito de Rondonópolis?!
Na verdade, Rondonópolis é um lugar de grandes figuras nas mais diversas áreas: Universidade... Política... nos hospitais e Pronto-socorro... na área eclesiástica... enfim, gosto muito de Rondonópolis!!! Vejo em Zé Carlos do Páteo uma figura carismática e de grande simpatia... queira Deus que eu não me engane! -
Mauricio | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
Moises Feltrin tentou por duas vezes, mas foi vencido por Carlos Bezerra. em 82 e 2002,
-
Luisa Santiago | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
O povo de rondonópolis está em festa.
A eleição de Zé Carlos do Pátio significa a esperança de uma povo esperançoso de melhorias sociais para nossa cidade.
O povo de rondonópolis clama por ser tratado com dignidade, respeito e carinho. Principalmente as pessoas mais humildes e que realmente necessitam do poder pública para viver.
Zé Carlos do Pátio certamente terá olhares sensíveis para a necessidade de nossa gente que precisa de escola de qualidade, saúde de qualidade, infra-estrutura e outras coias mais.
Mas , a eleição desse ano mostrou que a maior necessidade de nossa gente chama-se RESPEITO.
O povo precisa ser tratado com o respeito que merece pois são as mãos dos trabalhadores de nossa terra que contróem nossa cidade.
O cidadão é e sempre será, para a admistração do Zé Carlos do Pátio a peça mais importante e mais cuidada na sua administração.
Boa sorte Zé.
Você tem competência , sabedoria e acima de tudo sensibilidade para tratar nosso povo com respeito e fazer um belíssima administração.
Que os deuses te protejam! -
Délio | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
PARABÉNS PARA RONDONÓPOLIS, TERRA DA DEMOCRACIA!!! PARABÉNS ZÉ DO POVO!!!
-
mariabertilhaferreirarodrigues | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
Com certeza Zé Carlos do Pátio, ficará na história de Rondonópolis como prefeito por seguir por caminhos que sen eles a vida do ser humano não ten sentido que são honestidade, humildade e corage valeu ZÉ confio en vc e tenho fé en DEUS.
-
Judith Lemes | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
Realmente Adilton Sachett marcou a passagem dele pela prefeitura com obras bem feitas!
Parabens Sachetti voce sai com a cabeça erguida!
Esperamos o mesmo do Zé do Patio.
Confira também:
- Julho de 2017
-
Últimas
REVIRAVOLTA - Juiz reconduz Fábio ao comando do PSB; Valtenir é destituído - confira
-
Últimas
Ex-presidente Lula é condenado a 9 anos de prisão no caso do triplex - siga Nacional
-
Últimas
Ex-secretários Nadaf e Marcel lavavam dinheiro com compra de ouro - veja detalhes
- Maio de 2017
-
Últimas
Temer faz pronunciamento e diz que não vai renunciar - siga Nacional
- Março de 2017
-
Últimas
AO VIVO - Governador Taques na Caravana em Quatro Marcos - siga