Últimas

Quarta-Feira, 28 de Maio de 2008, 08h:30 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:20

RONDONÓPOLIS

Pátio se consolida e vence hoje Sachetti e Muniz

 A quarta rodada da pesquisa Mark feita no decorrer dos últimos 8 meses revela que o deputado Zé do Pátio (PMDB) continua líder absoluto na corrida à Prefeitura de Rondonópolis, cidade-pólo do Sul do Estado. Ele impõe frente sobre todos os prováveis adversários seja na estimulada, seja na espontânea. Esta última amostragem foi realizada nos dias 24 e 25 deste mês.

   Num dos cenários (estimulada A), com Pátio, o prefeito Adilton Sachetti (PR), que vai à reeleição, o deputado Percival Muniz (PPS) e o ex-governador Rogério Salles (PSDB), Pátio aparece com 40,5% das intenções de voto. Sachetti vem em segundo, com 22,5%, seguido de Muniz com 17,2% e, na lanterna, Salles (4,7%).

  A 5 meses das eleições, a pré-campanha está polarizada entre Pátio e Sachetti. Na pesquisa anterior, realizada em abril, o instituto Mark não incluiu o nome do ex-prefeito Muniz porque este havia anunciado que estaria fora para apoiar Pátio. Como Muniz voltou a ensaiar candidatura própria do PPS, seja com seu nome ou com outro filiado, os pesquisadores decidiram, então, incluí-lo na amostragem. Percebe-se que o quadro pouco altera, ou seja, se mantém com o peemedebista Zé do Pátio na liderança e Sachetti em segundo lugar.

    A margem de erro é de 3% para mais ou para menos. Foram feitas 1.069 entrevistas. A pesquisa está registrada sob número 036/2008 na 45ª Zona Eleitoral de Rondonópolis.

  Desta vez, a Mark "testou" 4 nomes do PR como opções para prefeito. Na estimulada B, em que constam os nomes de Pátio, Muniz, Salles e do deputado federal Wellington Fagundes no lugar de Sachetti, a vantagem do peemedebista se amplia para 44%. O segundo lugar ficaria com Muniz. Já Fagundes, derrotado 2 vezes para prefeito, teria somente 6,6% das intenções de voto.

   Numa outra simulação - com o ex-deputado e ex-prefeito Jota Barreto como opção do PR no lugar de Sachetti -, Zé do Pátio também bate todos os virtuais concorrentes (quadro C). Teria 45,6%. O republicano Barreto não chega a 4%.

   Se as eleições fossem hoje com os candidatos Pátio, Sachetti e Muniz, o peemedebista ganharia com 41,5%, enquanto Sachetti, em segundo lugar com 23,3%, apresentaria uma margem de 4 pontos percentuais de frente sobre Muniz (cenário D). Sem Muniz no páreo, a vantagem de Pátio sobe para 47,3% (quadro E). Já sem a participação de Zé do Pátio, o ex-prefeito Muniz aparece na liderança com 32,4% (quadro F).

   Trabalho de campo

   O trabalho de campo foi feito em 47 bairros de Rondonópolis nos últimos dias 24 e 25. Dos entrevistados, 94,1% são da zona urbana e, 5,9%, da zona rural. Destes, 50,8% são do sexo masculino e, 49,2%, do feminino. Quanto à renda familiar, 4,9% ganham até um salário mínimo, 76,5% de um a cinco mínimos; 16,3% (5 a 10); 2% acumulam rendimentos de 10 a 20 salários e, 0,4%, acima de 20 salários.

   Já sobre o nível escolar, 39,1% dos que opinaram são analfabetos ou fizeram apenas o ensino fundamental incompleto; 25,3% têm fundamental completo ou ensino médio incompleto; 20,9% disseram que cursaram o ensino fundamental ou o médio incompleto, enquanto 13,4% têm o médio ou o superior incompleto. Concluíram o superior completo 1,4% dos entrevistados.

   Em relação à idade, 5% têm entre 16 e 17 anos; 15,4% de 18 a 24; enquanto 27,3% variam de 25 a 34 anos e 23,3% têm entre 35 e 44 anos. Na faixa de 45 a 59 anos estão 20,6% e, com mais de 60 anos, 8,4% dos entrevistados. (Pollyana Araújo e Romilson Dourado)

Postar um novo comentário

Comentários (17)

  • CARLOS ROBERTO | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    ELE MEREÇE, É UM DOS POUCOS DEPUTADOS QUE TRABALHA NA AL.!!

  • Camila | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    RONDONOPOLIS MERECE UM POLITICO COMO O DEPUTADO ZÉ CARLOS DO PÁTIO, UM HOMEM HONESTO, INTEGRO E PRINCIPALMENTE DE PALAVRA CHEGA DE TRAÍRA NA POLITICA.

  • Thyeta | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Não aguento mais esse prefeito.

    Da-lhe Zé do Patio rumo a vitória

  • Natasha Muriel | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Já era de se esperar... Está escrito nas estrelas... Porém... Não será por causa de uma pesquisa antecipada que o Zé do Pátio vai pensar que a campanha está ganha... Ele trabalhará em baixo de chuva ou de sol... Pq ele não se cansa de trabalhar pelo povo... e trazer o que for necessário para melhorar a vida de todos... não apenas de algumas classes... É o Zé que o povo que... É o Zé que o povo que... 15 é o número do Zé...

  • CARLOS ALBERTO | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Quero ve a pesquisa da voxpopuli, pois esta sim tem credibilidade para divulgar, pois nas ultimas eleiçoes suas pesquisas realizadas todas foram ditas e feitas, quem realmenta estava na liderança ganhou.
    Nada contra o Candidato Zé do Patio, pois este grupo so contrata a Mark?
    ME LEMBRO BEM DAS ELEIÇÕES DE 2004 AONDE FOI ESTE INSTITUTO QUE FAZIA AS PESQUISAS E SEMPRE DIVULGAVA O ZÉ EM 1° E ELE ACABOU EM 3 COM 26.000 MIL VOTOS.

  • ROBERTO DA GLEBA DOM BOSCO | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    EU ACREDITO NA ELEIÇÃO DO PERCIVAL, POIS TEM SERVIÇO PRESTADO E OBRAS DENTRO DA NOSSA CIDADE E É UM POLITICO INDEPENDENTE, NÃO TEM UMA ESCÓRIA COM O DEP. CARLOS BEZERRA, NAO COSTUMA TRATAR AS COISA COM DEMAGOGIA E SEMPRE TEVE E TERÁ O APOIO DE TODAS CLASSES SOCIAIS E DOS FUNCIONARIOS PUBLICOS.

    PERCIVAL ACREDITO NA SUA CAMPANHA E A POPULAÇÃO DE RONDONOPOLIS ESTA ESPERANDO QUE VOCE LANÇA LOGO A SUA CANDIDATURA PARA UMA CIDADE MELHOR.

  • Jacyara | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Ronilsom, Bom Dia
    O principal e único avalista da candidatura de Adilton Sachetti é seu amigo Blairo.
    Acontece que o governador está em franco declinio politico, e parece que não está se importando com isso, se não vejamos: Os últimos secretários alocados, a perfeição ficou com o Dr.Curado da Segurança Pública, inteligente e produtivo, não alía-se a ninguem, pois seu foco (e está certo nisso, é a sua pasta estadual, e a sua carreira federal), os outros valei-me nossa senhora.
    Esta frase lapidar que RDNews trás hoje, Frase Notória, é a própria derrota do ator psicologico, ao constatar sua própria derrota(ato falio?). Vamos nos lembrar do dito:quando se começa a elogiar o toco, é mal sinal.
    Em Cuiabá com o enfrentamento politico do PR + PT (esfacelado) - vislumbra-se tristeza nos resultados eleitorais municipais.A candidatura de Mauro pode ser o Canto do Cisne para as pretensões palacianas de colocar alguem contra Jayme para Governador.
    No estado com o reavivamento de Pedro Henri, Dep.José Riva, Jayme Campos e agora Julio Campos, além de todos os partidos menores, inclusive o comandado pelo compadre do governador: Baltazar,em uma união que acomoda caso a caso, cada municipio, já aparece a cara do que será 2010, pois somos municipalistas, fazemos politica a partir das prefeituras municipais.
    Na área federal o clone de Pierre Trudeau (Trudô)- antigo primeiro ministro do Canadá e que gostava de usar tenis em todas as solenidades, inclusive às oficiáis, Carlos Minc,mostra que não é burro é leva sua excelencia para dialogar no campo da semantica, onde dá show e não dos plantios de soja, área que perde feio para o plantador maior do mundo.
    O incrivel é que o melhor aliado do governador hoje é Carlos Bezerra e o vice governador, ambos do PMDB, só que cobram caro pela salvação partidaria.
    Este é ao meu ver o raio X do momento em nosso estado, acredito que a diminuição da força politica de sua excelencia será bastante acentuada, se não for tomadas medidas de contenção e acertos.
    Este é o humilde olhar de um pobre e absoleto velinho das terra de Bom Jesus de Cuyabá, arraial do pari.

  • Zeca da Saude | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    e a qualitativa, também da o ZÉ, claro que nao, pois uma pessoa duvidosa quanto ao seu temperamento nao deve chegar a administrar um municipio de roo, porem o adiltom sachetti é o melhor para a cidade até o rogerio salles é melhor?

  • pedro celestino | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    mato grosso precisa de homens como sachetti , que vai vencer as eleiçoes pelo bem de rondonopolis. agora triste é varzea grande ter um julio campos como possivel prefeito. acorde povo de varzea grande tudo menos um anti povo como sse julio. que acha que é acima de tudo

  • Luizinho | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Sou eleitor do Zé do Pátio e já estou torcendo para que o Percival saia candidato para o barba morrer de vez políticamente.

Juca e os 7 secretários da Câmara

andre pozetti 400 curtinha   O presidente Juca do Guaraná definiu sete dos nove secretários que vão ajudá-lo a administrar a Câmara de Cuiabá. O secretário de Administração é Bolanger José de Almeida. O coronel PM da reserva Edson Leite conduz o Patrimônio e...

Morre mais um pastor da Assembleia

pastor jose alves de jesus 400   A Covid-19 transforma mais um pastor da Igreja Assembleia de Deus em vítima fatal. Morreu nesta terça José Alves de Jesus (foto), que presidia há vários anos o Campo Eclesiástico Autônomo da Igreja de Primavera do Leste e região. Ele estava hospitalizado com o...

Mauro e os "cabeças chatas" do CE

mauro mendes 400   O governador Mauro Mendes está disposto a conhecer a experiência da  educação pública  do Ceará, que há anos apresenta os melhores índices no Ideb e é orgulho dos irmãos Ciro e Cid Gomes, ex-prefeitos de Sobral e ex-governadores. Até pretende...

Seduc e microônibus para municípios

alan porto 400 curtinha   A secretaria estadual de Educação, sob Alan Porto (foto), tem buscado parcerias com prefeituras para construir quadras poliesportivas, laboratórios de informática e escolas, além de ampliar salas de aula, adquirir ares condicionados e microônibus escolares, de modo a atender...

Emanuel é quem mais realizou obras

emanuel pinheiro 400 curtinha   Um levantamento da empresa Percent Pesquisa & Consultoria, feita em Cuiabá entre os últimos dias 13 e 14, destaca que, na percepção de 49% dos cuiabanos, o prefeito reeleito Emanuel Pinheiro (foto) foi o que mais fez obras e serviços. Em segundo lugar, com 19,8%, é citado...

Emendas ajudam Unemat de ROO

thiago silva 400 curtinha   Em reunião com o reitor da Unemat, Rodrigo Zanin, e com o pró-reitor Alexandre Porto, o deputado estadual Thiago Silva (foto) tratou da emenda de R$ 1 milhão para manter o curso de direito e abertura do de jornalismo em Rondonópolis neste ano. E, juntos, definiram o modelo de...

MAIS LIDAS

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

O Governo de MT optou pela implantação do BRT em Cuiabá-VG em detrimento do VLT. O que você acha disso?

Estou de acordo

Discordo

Tanto faz

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.