Últimas

Terça-Feira, 05 de Junho de 2007, 06h:42 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:15

RONDONÓPOLIS

Pátio segue na liderança; Muniz supera Sachetti

    A segunda rodada da pesquisa Mark, feita nos últimos dias 02 e 03, revela que o deputado Zé Carlos do Pátio (PMDB) mantém liderança à Prefeitura de Rondonópolis (a 210 km ao Sul de Cuiabá). A novidade vem em seguida, com o ex-prefeito e deputado estadual Percival Muniz (PPS), que ultrapossou o prefeito Adilton Sachetti (PR) e figura em segundo lugar. Na primeira amostragem, realizada há três meses, Sachetti estava em segundo lugar.

    Os pesquisadores fizeram o trabalho de campo no sábado e domingo em 42 bairros rondonopolitanos. Entrevistaram 416 pessoas. A margem de erro é de 3,5% para mais ou para menos. Diante de um aparente quadro sucessório de completa indefinição, já que ainda faltam 15 meses para as eleições municipais, a Mark Instituto de Pesquisa e Opinião, sob os empresários Marco Polo de Freitas, o Popo, e Bárbara Pinheiro, fez várias simulações com os virtuais concorrentes à prefeitura.

    Na amostragem A, com seis possíveis candidatos, cada em partido diferente, o deputado Zé Carlos do Pátio figura na liderança com 39,9%. Muniz aparece com 23,1%. O prefeito Sachetti, que deve tentar a reeleição, surge na terceira posição, com 16,6% das intenções de voto. O quarto lugar fica com o ex-prefeito e ex-governador Rogério Salles (PSDB), com 6,7%. A comunista Janete Carvalho e o petista Juca Lemos dividem a lanterna. Ambos estão com 1,2%.

    Numa outra simulação (quadro B), desta vez sem Zé do Pátio no páreo, o ex-prefeito Percival Muniz ganharia. Seu nome é citado como preferido por 34,4%, enquanto Sachetti teria 16,3%. Salles viria em seguida, com 15,1%. A ex-deputada Teté Bezerra (PMDB) seria a quarta colocada, com 4,8%, empatada tecnicamente com os lanternas Juca (3,4%) e Janete (2,2%)

    Já na hipótese do prefeito não disputar a reeleição e, em seu lugar o PR lançar o deputado federal Wellington Fagundes, o peemedebista Pátio atingiria a 40,1% das intenções de voto. Muniz ficaria hoje com 21,4%. Fagundes, que já foi derrotado duas vezes seguidas para prefeito, obteria hoje o terceiro lugar com 15,6%. O tucano Salles figura com 5,5%, seguido por Juca (,4%) e Janete (1,2%).

    Na primeira rodada da Mark, feita em Rondonópolis nos dias 13  e 14 de março, Pátio já aparecia na liderança, mas o segundo colocado era Sachetti - clique aqui e leia mais.

     Metodologia

     Os 42 bairros pesquisados em Rondonópolis nos dias 02 e 03 deste mês são os seguintes: Vila Operária, centro, Vila Aurora, Salmen, Mamed, Parati, Novo Horizonte, Planalto, Pindorama, Iguaçu, Participação, Vila Cardoso, São Sebastião, Cidade Alta, Jardim Atlântico, Jardim Europa, São Jorge, Novo Paraíso, Cidade de Deus, Beira-Rio, Amizade, Canaã, Vila Nova, Jardim Liberdade e Carlos Bezerra. Foram entrevistados também eleitores de Serra Dourada, Marechal Rondon, Vila Poxoréo, Nova Era, Jardim Tropical, Jardim Buriti, Vila Olinda, Pedra 90, Jardim Universitário, Oásis, Ana Carla, Goulart, Jardim Itapuã, Nossa Senhora do Amparo, Jardim Primavera e São José.

     Dos entrevistados, 2,4% moram na zona rural e, 97,6%, na urbana. Quanto ao sexo, 48,8% são do masculino e, 51,2%, do feminino. Vinte por cento possuem idade entre 18 e 24 anos, 1,9% estão na faixa de 16 e 17 anos e, 29,1% se enquadram na faixa de 25 a 34 anos. Outros 21,9% variam de 35 a 44 anos, 20% têm entre 45 e 59 anos, enquanto 7% dos que opinaram acumulam mais de 60 anos de idade.

    Quanto ao nível escolar, 18,3% são analfabetos ou fizeram o primário incompleto, enquanto 23,8% estudaram o primário completo e/ou ensino fundamental incompleto. Outros 28,4% têm entre ensino fundamental e médio incompleto; 26% o ensino médio completo e/ou superior incompleto e, por fim, 3,6%, que concluíram o terceiro grau.

    Em relação à renda familiar, 5,5% das pessoas consultadas pelo instituto Mark revelaram que ganham até um salário mínimo e 43% recebem até cinco mínimos, ao passo que 40,4% acumulam de cinco a 10 salários, 9,6% de 10 a 20 e, 1,4% recebe mais de 20 salários mínimos.

Postar um novo comentário

Comentários (1)

  • Pedro | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    ... é fato!!! não se fala em outro candidato a prefeito, se não o Zé Carlos do Pátio...o q me preucupa agora será a reação do governo!!! A política de investimento nos municípios não pode sofrer interferência de projeto particular ou compromisso do Governador e seu cumpadre Adilton, em detrimento dos demais municípos do Estado.
    Importante é que o estado não se resume em Rondonópolis!
    ...

Servidores sem pagar os empréstimos

adevair cabral curtinha 400   A Câmara de Cuiabá rejeitou o veto total do prefeito Emanuel e promulgou a Lei 6.547, que suspende por 90 dias o pagamento de parcelas de contrato de crédito consignados tanto dos servidores públicos ativos e inativos da prefeitura quanto da própria Câmara Municipal. A...

Eleição ao Senado junto com municipal

carlos favaro 400 curtinha   A eleição suplementar para uma vaga ao Senado deve ocorrer em MT junto com o pleito municipal, em 15 de novembro. A definição oficial partirá do TSE até o final deste mês. Em princípio, a suplementar estava marcada para abril, mas, por causa da pandemia, foi...

Wellington tem 47 lotados no Senado

wellington 400 curtinha   Com dois meses e meio na cadeira de senador, Carlos Fávaro tem hoje 18 assessores lotados no gabinete, muito aquém do quadro dos colegas Jayme Campos e Wellington Fagundes. O chefe de gabinete de Fávaro é o advogado Irajá Rezende de Lacerda, filho do primeiro-suplente Zé Lacerda....

Cáceres, lockdown e frases de alerta

francis maris 400 curtinha   Em Cáceres, o prefeito Francis Maris (foto) decretou lockdown desde a última segunda, dia 29, como forma de forçar os moradores a permanecer em casa para conter o avanço da Covid-19. Mas as medidas restritivas não estão surtindo tanto efeito na prática. Muitos continuam...

4 prefeitos de MT com coronavírus

luiz binotti 400 curtinha   Pelo menos quatro prefeitos em Mato Grosso já foram diagnosticados com Covid-19. O caso mais recente envolve Luiz Binotti (foto), de Lucas do Rio Verde. Ele aguarda resultado de exames, mas já se encontra em isolamento domiciliar. Com sintomas do novo coronavírus, Binotti decidiu ficar em casa. De um...

Forçando cuiabanos a ficar em casa

emanuel pinheiro 400 curtinha   Acuado por causa do avanço dos casos de Covid-19, o que tem provocado colapso na rede pública de saúde, principalmente em Cuiabá, o prefeito Emanuel Pinheiro (foto) decidiu adotar medidas mais restritivas para conter circulação e aglomerações de pessoas,...

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

Em Cuiabá, o prefeito suspendeu a decisão de implantar rodízio de veículos entre placas pares e ímpares devido à Covid-19. Mas quer debater a ideia. Você concorda com rodízio?

concordo

discordo

tanto faz

não sei

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.