Últimas

Terça-Feira, 05 de Junho de 2007, 06h:42 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:15

RONDONÓPOLIS

Pátio segue na liderança; Muniz supera Sachetti

    A segunda rodada da pesquisa Mark, feita nos últimos dias 02 e 03, revela que o deputado Zé Carlos do Pátio (PMDB) mantém liderança à Prefeitura de Rondonópolis (a 210 km ao Sul de Cuiabá). A novidade vem em seguida, com o ex-prefeito e deputado estadual Percival Muniz (PPS), que ultrapossou o prefeito Adilton Sachetti (PR) e figura em segundo lugar. Na primeira amostragem, realizada há três meses, Sachetti estava em segundo lugar.

    Os pesquisadores fizeram o trabalho de campo no sábado e domingo em 42 bairros rondonopolitanos. Entrevistaram 416 pessoas. A margem de erro é de 3,5% para mais ou para menos. Diante de um aparente quadro sucessório de completa indefinição, já que ainda faltam 15 meses para as eleições municipais, a Mark Instituto de Pesquisa e Opinião, sob os empresários Marco Polo de Freitas, o Popo, e Bárbara Pinheiro, fez várias simulações com os virtuais concorrentes à prefeitura.

    Na amostragem A, com seis possíveis candidatos, cada em partido diferente, o deputado Zé Carlos do Pátio figura na liderança com 39,9%. Muniz aparece com 23,1%. O prefeito Sachetti, que deve tentar a reeleição, surge na terceira posição, com 16,6% das intenções de voto. O quarto lugar fica com o ex-prefeito e ex-governador Rogério Salles (PSDB), com 6,7%. A comunista Janete Carvalho e o petista Juca Lemos dividem a lanterna. Ambos estão com 1,2%.

    Numa outra simulação (quadro B), desta vez sem Zé do Pátio no páreo, o ex-prefeito Percival Muniz ganharia. Seu nome é citado como preferido por 34,4%, enquanto Sachetti teria 16,3%. Salles viria em seguida, com 15,1%. A ex-deputada Teté Bezerra (PMDB) seria a quarta colocada, com 4,8%, empatada tecnicamente com os lanternas Juca (3,4%) e Janete (2,2%)

    Já na hipótese do prefeito não disputar a reeleição e, em seu lugar o PR lançar o deputado federal Wellington Fagundes, o peemedebista Pátio atingiria a 40,1% das intenções de voto. Muniz ficaria hoje com 21,4%. Fagundes, que já foi derrotado duas vezes seguidas para prefeito, obteria hoje o terceiro lugar com 15,6%. O tucano Salles figura com 5,5%, seguido por Juca (,4%) e Janete (1,2%).

    Na primeira rodada da Mark, feita em Rondonópolis nos dias 13  e 14 de março, Pátio já aparecia na liderança, mas o segundo colocado era Sachetti - clique aqui e leia mais.

     Metodologia

     Os 42 bairros pesquisados em Rondonópolis nos dias 02 e 03 deste mês são os seguintes: Vila Operária, centro, Vila Aurora, Salmen, Mamed, Parati, Novo Horizonte, Planalto, Pindorama, Iguaçu, Participação, Vila Cardoso, São Sebastião, Cidade Alta, Jardim Atlântico, Jardim Europa, São Jorge, Novo Paraíso, Cidade de Deus, Beira-Rio, Amizade, Canaã, Vila Nova, Jardim Liberdade e Carlos Bezerra. Foram entrevistados também eleitores de Serra Dourada, Marechal Rondon, Vila Poxoréo, Nova Era, Jardim Tropical, Jardim Buriti, Vila Olinda, Pedra 90, Jardim Universitário, Oásis, Ana Carla, Goulart, Jardim Itapuã, Nossa Senhora do Amparo, Jardim Primavera e São José.

     Dos entrevistados, 2,4% moram na zona rural e, 97,6%, na urbana. Quanto ao sexo, 48,8% são do masculino e, 51,2%, do feminino. Vinte por cento possuem idade entre 18 e 24 anos, 1,9% estão na faixa de 16 e 17 anos e, 29,1% se enquadram na faixa de 25 a 34 anos. Outros 21,9% variam de 35 a 44 anos, 20% têm entre 45 e 59 anos, enquanto 7% dos que opinaram acumulam mais de 60 anos de idade.

    Quanto ao nível escolar, 18,3% são analfabetos ou fizeram o primário incompleto, enquanto 23,8% estudaram o primário completo e/ou ensino fundamental incompleto. Outros 28,4% têm entre ensino fundamental e médio incompleto; 26% o ensino médio completo e/ou superior incompleto e, por fim, 3,6%, que concluíram o terceiro grau.

    Em relação à renda familiar, 5,5% das pessoas consultadas pelo instituto Mark revelaram que ganham até um salário mínimo e 43% recebem até cinco mínimos, ao passo que 40,4% acumulam de cinco a 10 salários, 9,6% de 10 a 20 e, 1,4% recebe mais de 20 salários mínimos.

Postar um novo comentário

Comentários (1)

  • Pedro | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    ... é fato!!! não se fala em outro candidato a prefeito, se não o Zé Carlos do Pátio...o q me preucupa agora será a reação do governo!!! A política de investimento nos municípios não pode sofrer interferência de projeto particular ou compromisso do Governador e seu cumpadre Adilton, em detrimento dos demais municípos do Estado.
    Importante é que o estado não se resume em Rondonópolis!
    ...

Voto a favor e agora contra Congresso

jose medeiros 400 curtinha   O pitbull do governo Bolsonaro, deputado José Medeiros (foto), está pegando carona num protesto, marcado para 15 de março, onde não deveria porque os seus atos não correspondem ao discurso. Medeiros foi um dos parlamentares que aprovaram o orçamento impositivo de R$ 30...

Pátio, "chororô" e chance de reeleição

ze do patio 400 curtinha   Em Rondonópolis, o prefeito Zé do Pátio (foto), com seu estilo populista, adotou a estratégia de se passar por vítima dos grupos políticos. Leva sempre a mensagem para as massas de que é um prefeito rejeitado pela elite política pelo simples fato de estar apoiando os...

Taques nem aí para colegas tucanos

pedro taques 400 curtinha   Caiu a ficha, enfim, da cúpula do PSDB em MT sobre o jogo de cena de Pedro Taques (foto). Os tucanos esperaram até ontem para ver se o ex-governador iria ao partido se pronunciar sobre eventual pretensão em disputar o Senado. Taques deu de ombros para os colegas de partido, que lançaram hoje,...

Campos e tese sobre vice de Emanuel

joacelestino_curtinha_400   Depois de uma reunião na segunda passada, na casa do prefeito Emanuel, com pré-candidatos ao Senado, entre eles, Leitão, Neri, Max, Júlio e Jayme, ficaram conversando de forma reservada o prefeito de Cuiabá e os irmãos Campos. Ali, finalizaram um acordo de cavalheiros para que o...

Recuo do DEM e agora no Republicano

gabriel guilherme 400 curtinha   O DEM terá de excluir da lista de pré-candidatos a vereador pela Capital o nome do jovem Gabriel Guilherme (foto), de 22 anos. Ele optou por se filiar ao Republicano. Lotado na Assembleia como assistente da Secretaria de Orçamento e Finanças e filho do ortopedista Paulo Fonseca...

Galvan vai deixar PDT e ir pra o PRTB

antonio galvan 400 curtinha   Embora não tenha perdido de vistas o Aliança pelo Brasil, partido que está sendo criado por Bolsonaro, Antonio Galvan (foto), presidente da Aprosoja e que acabou levado à frigideira dentro do PDT em meio ao embate por tentativa de candidatura ao Senado, se mostra disposto a ingressar no...

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

Na sua opinião, como está indo o Governo Bolsonaro...

excelente

bom

razoável

ruim

péssimo

não sei

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.