Últimas

Domingo, 25 de Maio de 2008, 16h:10 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:20

ARTICULAÇÃO

PC do B rompe com Valtenir e procura o PT e PR

(Atualização às 18h25)

  Em reunião neste domingo à tarde, o PC do B decidiu romper com o pré-candidato a prefeito de Cuiabá, deputado Valtenir Pereira (PSB), vai buscar agora outras possibilidades de coligação, como PT e PR, e não descarta lançar projeto próprio com a professora Janete Carvalho como candidata à sucessão municipal. Dessa forma, esfacela o tal bloco de esquerda. Os comunistas foram os últimos a pular do barco de Valtenir. Antes, os pedetistas já tinham tomado outro rumo. Fecharam aliança com o prefeito Wilson Santos (PSDB), que vai buscar um novo mandato.

   Em princípio, a direção municipal do PC do B tinha firmado entendimento com Valtenir no sentido de consolidar o Bloco Independente que, depois, passou a se chamar bloco de esquerda. Chegou a reunir PC do B, PSB, PMN e PDT e até com expectativa de aglutinar mais partidos. O PDT acabou saindo do grupo e, agora, o PC do B.

  Os comunistas alegam que Valtenir não abriu chance para o PC do B indicar o nome a vice da chapa. Na reunião deste domingo com cerca de 20 membros dos comitês estadual e municipal e com representantes de Barra do Garças, Várzea Grande, Cáceres e Cuiabá, o PC do B, concluiu que as possibilidades de formar o bloco de esquerda com o PSB estão esgotadas. "Decidimos construir alternativas com partidos da base do governo Lula", diz Aislan Galvão, presidente do diretório do PC do B da Capital. Ele observa que na terça (27), o partido já terá uma reunião com o PT, que trabalha a pré-candidatura ao Palácio Alencastro do arquiteto. Adianta que deve reabrir diálogo com Mauro Mendes, outro "prefeiturável" do PR. 

Janete Carvalho vira opção do PC do B na corrida à Prefeitura de Cuiabá  De acordo com Aislan Galvão, uma candidatura própria não está descartada.  Há determinação dos comunistas, que não possuem um vereador em Mato Grosso e somente um prefeito (Zózimo Chaparral, de Barra do Garças), de vir a concorrer a prefeitura com Janete Carvalho de cabeça-de-chapa. Ela transferiu o domicílio eleitoral de Rondonópolis para Cuiabá no ano passado. Em 2006, Janete disputou, sem êxito, o Senado. Antes, já havia disputado vários cargos eletivos em Rondonópolis, também sem sucesso. Os comunistas dizem contar com outras opções, como o nome do professor universitário Manoel Motta e do jornalista João da Silva Negrão.

 Enquanto isso, Valtenir Pereira, presidente regional do PSB, se vê a sós. O próprio Valtenir pode recuar também. Ele abriu conversações com Mauro Mendes, pré-candidato do governador Blairo Maggi.

   9 "prefeituráveis

   Com a decisão do PC do B de, dependendo da conjuntura, lançar Janete no páreo, sobe para 9 o número de pré-candidatos ao Palácio Alencastro. São eles: Wilson Santos (PSDB), Walter Rabello (PP), José Portocarrero (PT), Mauro Mendes (PR), Arquimedes Pereira Lima (PV), Mauro Cesar (Psol), Janete Carvalho (PC do B), Valtenir Pereira (PSB) e Iraci França (DEM).


Do Bloco Independente só resta agora Valtenir Pereira (PSB)

Postar um novo comentário

Comentários (9)

  • Euclides Tasso | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    O PC do B, até que tem a sua história, no ambito nacional, principalmente no Nordeste, mas a militancia aqui de Cuiabá, deixa muito a desejar, principalmente em seu idealismo, pois abandona um idealismo de vitória para se ater a uma vaidade de indicar um vice, inclusive o próprio presidente se auto indica como um possível candidato.
    O Sr. Ronei, Rafael e Amaral, estão muito mal informados quanto ao apoio do Dep. Valtenir. Voces não desmereçam a classe dos servidores públicos não, pois somos formadores de opinião e podemos eleger com facilidade basta assim entendermos. Nos funcionários públicos Federais, bem como os estaduais e Municipais, procuramos pessoas preparadas para gerir os destinos de Cuiabá, e não algumas figurinhas carimbadas que já estamos carecas de ver por aí.
    Se voces me provarem, em que o PC do B, poderá contribuir positivamente para algum partido onde ele venha a se encostar, quem sabe até eu me convença, por emquanto eu vejo uma militancia pouco preparada para enfrentar uma eleição majoritária. Sugiro que fiquem sonhando apenas com uma vereança, que já está de bom tamanho.

  • Fabricio | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Parece que Cuiabá, vai ter inúmeros candidatos a prefeito e isso não será ruim se estes não forem laranjas de alguém e se eles vierem para democratizar as propostas...

    Todo partido deveria ter um candidato próprio em Cuiabá e isso não deixaria com que o Prefeito Wilson Santos RIFASSE a Prefeitura Municipal de Cuiabá como vem fazendo...

  • Euclides Ferreira Tasso | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    É Isso aí Valtenir, antes só do que mal acompanhado.
    O PC do B, não tinha nada a somar com o PSB, só queria usar o partido como trampulim político.
    Deixa que os Comunistas bargahem com outros partidos quem sabe até com Wilson Santos, o qual eles critícam tanto. È nessas horas que nós vimos que o idealismo político desses partidinhos nanicos, quando lhes sinalizam com algumas migalhas.
    O Dep. Valtenir, tem subido muito no conceito, principalmente dos funcionários públicos, federais, estaduais e municipais, pois contra ele não existe rejeições, como é o caso dos outros candidatos.
    Valtenir vai mostrar, que com uma andorinha só se faz verão.
    A credibilidade e vontade de mudar isso que está aí, faz do Valtenir a melhor opção entre todos os candidatos que se apresentaram.
    Wilson, nem pensar, Valter Rabelo, cruz-credo, Iraci França, nem Deus há de permitir, pois só de lembrar de Roberto França, me dá dor de estômago, Mauro Mendes, nem fede, nem cheira, Portocarreiro, nem dá pra tecer comentário, com o carisma dele, acredito que só terá o vota da família e olhe lá.
    A, já ia me esquecendo agora da Janete, coitada, mais um boi de piranha, não dá nem pra comentar.
    Sobrou pra quem?..... Valtenir, homem íntegro, leal com seus companheiros e com um latente ideal de justiça, que sempre o acompanhou em sua vida.
    Força Valtenir, nós servidores estaremos do seu lado pro que der e vier. Ganhando ou perdendo, nós estaremos buscando princípios éticos, que há muito sumiu do nosso meio político.
    É hora de mudança radical.

  • Julio Castilhos Goes Moreira | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Tudo jogo de cena. Já sabendo que o valtenir já acertou com o candidato das elites, mauro mendes, a professor janete, que é assessora do valtenir, acertou com este, a saída estratégica do pc do b da pseudo aliança com o PSB do chefe na tentativa de tirar o seu partido do pacote das negociações, e barganhar sozinha com os latifundiários e destruidores do patrimônio florestal matogrossense. JOão amazonas e luiz carlos prestes estão chutando seus cachões com os descalabros e a vala comum este partido de tanta história. Uma pena!

  • Miranda Muniz | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Prezado Romilson e demais internautas,
    A bem da verdade, esclareço que há um pequeno equívoco em relação à posição tomada pelo PCdoB. O PCdoB não rompeu com Valtenir. O que o PCdoB definiu, inclusive já havíamos comunicado tal fato ao deputado e ao PSB, é que diante do esgotamente da possibilidade da construção do Bloco de Esquerda e de um impasse na composição da vaga de vice (onde PCdoB entendia que a vaga de vice deveria ser de um partido aliado e não uma chapa puro sangue como defendia o PSB), resolvemos RETIRAR NOSSO APOIO PRIORITÁRIO ao deputado Valtenir e, a partir desse momento, abrir diálogo com os partidos da base de apoio ao Presidente Lula, tais como o PT, PR e também o próprio PSB. Entendemos que a divergência teve como base uma avaliação política eleitoral,em que ambos os partidos (PCdoB e PSB) permaneceram com posição inalterada sobre a questão da vice, o que levou o PCdoB a analisar e procurar outras alternativas, tendo em conta os interesses partidários. Após o diálogo com todas as forças políticas (da base de apoio do Governo Lula), poderá surgir entendimentos ou mesmo o lançamento de candidatura própria do PCdoB para disputar a Prefeitura de Cuiabá. Logicamente, a Professora Janete, que alcançou expressiva votação de quase 200 mil votos, sendo 48 mil em Cuiabá, e que hoje tem seu nome colocado com pré-candidata a vereadora, é um nome que tem todas as credenciais para representar o Partido numa disputa majoritária, se futuramente marcharmos por esse caminho.
    Miranda Muniz - Presidente Estadual do PCdoB/MT

  • Antonio Fernandes do Amaral | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Com a saída do PC do B, do tal bloco de Esqurda, o senhor Waltenir Pereira, se vê SOZINHO como ele mesmo queis, pois sempre fez politica tipo galinha siscando pra fora.
    Bem feito para este deputado que tomou de assalto o PSB fez o que com os companhiros que acolheu e agora recebe o troco e fica isolado nas vesperas das eleições municipais, imagine nas eleições de 2010, quem vai querê-lo? afinal, esta provado que aqui se faz, aqui mesmo se paga!
    Agora vai ficar o blocozinho do Valtenir e seus familiares!!!

  • Rafael Vitaliano | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Já era de se esperar,

    Da maneira como o Dep. faz politica o final é ficar sozinho. Se brincar ainda vai colocar a esposa dele de vice.
    E ainda tem assessor dele que empolgado degrine a imagem de exímios candidatos muito melhores do que o familiocrata.
    Muda o rumo Deputado se não vai voltar pra defensoria em 2010, o senhor é novo, esforçado, só falta respeito e companheirismo.

  • Ivan Deluqui | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Caro miranda Muniz, outro que sempre sonhando ser Cacique politico podando sempre as lideranças que sonham com o socialismo puro e não inventado que vc prega; Como um partido que na sua historia, sempre lutou pela CLASSE DOS TRABALHADORES, e agora quer se aliar a um grupo de LATIFUNDIARIOS que só visa o lucro, tai as pesquisas do INPE para mostrar o que estou falando, é um absurdo; coitado do meu amigo ASLAN que sempre lutou pelas classes sociais sonhando com uma politica honesta e acaba levando uma rasteira dessa, o muniz levando o lucro dos LATIFUNDIARIOS.

  • Ronei Augusto Duarte | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Caro cidadão Euclides Ferreira Tasso, se houve algum rifamento de candidatura, esta certamente partiu de quem se dizia candidato, e não de quem esteve a todo momento apoiando-o. O PC do B q era o unico Partido que buscava construir o Bloco de esquerda.O Bloco não se efetivou por várias razões dentre elas a falta de maturidade e experiencia política do defensor público, sua inabilidade e falta de competencia para aglutinar as forças de esquerda de Cuiabá-MT. O PC do B foi integro e idoneo até o fim, porém, não pode compactuar com a incompetência e a boçalidade de um candidato que não fez qualquer esforço para manter a coligação que iniciou-se com PMN,PDT,PC do B. Sua insistência em negar a vice ao PC do B, somado ao fato de sua candidatura não ter consistência e densidade necessária para mantê-la, além de cair vertiginosamente nas pesquisas ,motivadas pelas fracas e inconsistentes entrevistas que revelaram estar despreparado para ocupar um cargo no executivo. Para mim, ele é um ótimo defensor público,um bom parlamentar,mas revelou-se um péssimo articulador e incapaz de liderar uma composição politica, além de estar péssimamente assessorado politicamente.
    A sua frase antes só do que mal acompanhado soa leviana e de´propositada ao referir-se ao PC do B, que tem 86 anos de luta em favor do Brasil, e possue em seus quadros camaradas sindicalistas,lideres estudantis e universitários,intelectuais e lideres comunitários. O Partido é tão ético que nenhuma força politica o procurou enquanto manteve o propõsito de formar o bloco de esquerda, tão logo anunciou o fracasso da formação do bloco, todas as forças de esquerda já iniciaram seu processo de construção de uma alternativa, numa clara demonstração de que somente o Dr. Valtenir Pereira não soube valorizar e reconhecer a importancia do PC do B.
    portanto, antes de falar mal do PC do B procure se informar melhor para não ficar falando besteiras.


    um abraço fraternal socialista

    Ronei Augusto Duarte Academico de Ciencias Sociais UFMT

Um ex-prefeito inelegível em Poconé

clovis martins 400   Dificilmente o ex-prefeito petebista Clovis Damião Martins (foto) terá registro de candidatura a prefeito de Poconé deferido pela Justiça Eleitoral. O promotor de Justiça, Mário Anthero, já pediu impugnação do registro do petebista por inelegibilidades. Clovis, que...

Briga em Sinop entre Juarez e Dorner

juarez costa 400 curtinha   Em Sinop, a briga eleitoral caminha para tensão e acirramento entre o emedebista Juarez Costa (foto) e Roberto Dorner (Republicanos). Hoje, o ex-prefeito seria eleito, mas Dorner vem crescendo nas adesões, com ajuda do vice de sua chapa, ex-vereador Dalton Martini (Patriota). O apoio da prefeita Rosana...

França elegível; CNJ desatualizado

roberto franca 400 curtinha   O advogado Rodrigo Cirineu, que assumiu a assessoria jurídica da campanha a prefeito de Cuiabá de Roberto França (foto), assegura que o ex-prefeito está elegível. Explica que o cadastro de inelegibilidades do Conselho Nacional de Justiça, constantando ainda o nome de...

Candidato da família Oliveira à Câmara

luluca 400 curtinha   O jovem advogado Luluca Ribeiro (foto) é uma das apostas do MDB por renovação na Câmara da Capital. Concorre a vereador e tende a "herdar" o espólio político da família Oliveira, dos tios Dante, ex-governador que morreu em 2006, e Thelma, prefeita de Chapada dos Guimarães....

Deputado tenta censura e sem êxito

xuxu 400 curtinha   Em duas tentativas, o deputado estadual Xuxu Dal Molin (foto), candidato a prefeito de Sorriso pelo PSC, tentou, sem êxito, censurar o portal Rdnews. Na 1ª Vara Cível da Comarca de Sorriso, Xuxu ingressou com pedidos de antecipação de tutela, pleiteando retirada do ar de matérias que...

Rei do Gado entra numa difícil disputa

mauricao 400 curtinha   O leiloeiro Maurição Tonhá (foto), chamado por muitos de "Rei do Gado", está de volta à disputa eleitoral. O pecuarista com bens avaliados em R$ 19 milhões é candidato pelo DEM a prefeito de Água Boa, muncípio já administrado por ele por dois mandatos. Em...