Últimas

Quarta-Feira, 16 de Setembro de 2009, 08h:30 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:24

ARTICULAÇÃO

PDT emplaca Adevair na Cultura; cai o "intocável" Olímpio

   O vereador licenciado Adevair Cabral (PDT) “trocará” o mandato pelo cargo de secretário de Cultura de Cuiabá. Ele assume a vaga do até então "intocável" Mário Olímpio (PV), que desde segunda (14) já foi comunicado sobre a sua exoneração pelo prefeito Wilson Santos (PSDB), um dia antes da reunião com a Executiva Muninicpal do PDT. Havia um entendimento para que Olímpio deixasse a pasta em abril do próximo ano, já que pretende concorrer a uma cadeira de deputado estadual. Mas, diante da ameaça do PDT em deixar a base que dá sustentação a gestão tucana, Santos resolveu antecipar a saída de Olímpio para, assim, abrir mais uma pasta à legenda pedetista, sem deixar outros aliados insatisfeitos, como o PV, que correria o risco de perder o comando da pasta do Meio Ambiente, hoje sob Arquimedes Pereira Lima Neto. A nomeação de Adevair deve provocar polêmica no segmento da cultura já que, na prática, ele não tem sintonia com o meio. Mário Olímpio é filiado ao PV, mas sua indicação é pessoal do prefeito.

   Mário Olímpio vindo sendo até agora um dos dois integrantes do primeiro escalão do Palácio Alencastro mantidos desde janeiro de 2005, quando Wilson Santos assumiu a Prefeitura da Capital. Agora, só fica mesmo na condição de "intocável" a primeira-dama e presidente do IPDU, Adriana Bussiki.

   Ainda não há data para que Adevair assuma a secretaria, mas o “caminho” está livre. “A partir de segunda (21), o PDT já poderia assumir a pasta, mas queremos marcar antes a data da posse”, reveça o novo presidente da Executiva Municipal pedetista, vereador Toninho de Souza. Com a transferência de Adevair para o Executivo, o PDT consegue “efetivar” no Legislativo o suplente Sérgio Cintra e afasta de vez a possibilidade de rompimento com os tucanos. “Eu queria a pasta de Infraestrutura, sob Josué de Souza, mas a decisão foi de Adevair”, conta Toninho. Ficou acertado também, durante a reunião com Santos no Alencastro, a permanência do ex-vereador e escritor Moisés Martins como secretário-adjunto de Cultura.

  A polêmica em torno da pasta de Josué começou depois que os pedetistas manifestaram insatisfação com a manutenção dele no cargo. Apesar de ser filiado ao PDT, a Executiva Municipal entende que Josué não foi uma escolha do partido, mas sim uma indicação pessoal do prefeito. “Durante a reunião devolvemos a pasta de Infraestrutura. Agora, cabe ao prefeito decidir mantê-lo ou não", enfatiza Toninho. Outro pedido do PDT que foi acatado por Santos foi o de dar maior estrutura à secretaria de Esportes, sob o pedetista Aurélio Augusto. “Vamos poder aumentar o orçamento da pasta de Esportes e de Cultura para 2010”, completa o presidente do diretório municipal. (Patrícia Sanches)

(9h30) - Olímpio vai assumir cargo de assessor de gabinete do prefeito

  Mário Olímpio deixa a pasta de Cultura e assume cargo de assessor direto do gabinete do prefeito Wilson Santos (PSDB). Considerado por muitos como o “intocável” da administração tucana, Olímpio teve que abrir “espaço” para que o vereador licenciado Adevair Cabral assuma o cargo no primeiro escalão, mas vai continuar no staff de Santos. “Estou em São Paulo, mas assim que chegar vou ter uma conversa séria com o prefeito. Ele quer que eu assuma uma vaga de assessor do seu gabinete”, confirma Olímpio ao RDNews.

  Ele conta que desde 31 de agosto colocou o cargo a disposição de Santos por entender que o prefeito precisa de mobilidade para articular e contentar os aliados. “Disse que ele poderia fazer o que achasse melhor para conseguir fazer as devidas composições”, disse o secretário, para depois completar. “Vou buscar o meu mandato em 2010 e de qualquer forma já teria que deixar o cargo. Acho natural o prefeito antecipar a minha saída”. (Patrícia Sanches)

Postar um novo comentário

Comentários (31)

  • moacir antonio de aguirre | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Senhores, este mario é bom tecnico, apesar de suas ligações e desmandos, colocar alguem que só quer cabide é muito triste.
    O sr. prefeito se mostra desinteressado por sua identificação com o povo cuiabano. Imagina que ele quer ser governador, aí é que a Cultura matogrossense vai retroceder.
    Mas politica é assim mesmo, que o diga o sr toninho de souza, nobre vereador que sempre usou a cultura e o povo cuiabano confrme seus interesses.
    Pensemos em nosso voto, e em quem vamos votar...
    É assim que mudamos as coisas que aí estão...

  • MANUEL/cpa | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Um bem que o PDT podia fazer para sociedade cuiabana, era tirar o Zero a esquerda da infraestrutura, o tal de JUSUÉ, esse sim está só prejudicando a administração, ele como propietario do restaurante tacurú, podia fazer um bom trabalho, tavez, gerenciando o restaurante popular.

  • Marcelo | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    UMA COISA FICOU PROVADO...O PDT ESTAVA COM A VERDADE....O SOUSA NÃO ERA INDICAÇÃO NA VERDADE DO PDT E SIM DO PREFEITO, O QUAL AFIRMAVA O TEMPO INTEIRO QUE ERA INDICAÇÃO DO PDT. SÓ PODE SER O PREFEITO PARA NOMEAR UM CIDADÃO PREGUIÇOSO, INCOMPETENTE, DE CORPO MOLE, SEM NENHUMA JUSTIFICATIVA, AGORA PREFEITO, MESMO SENDO TARDE, MANDA ESSE CIDADÃO DA GEITO NO CORPO

  • Marcelo | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    O municipio de Cuiabá, perde um grande Secretário Sr Mario Olimpio, homem que fez muito neste tempo em que esteve na secretaria, um deles é o Festival Siriri e Cururu, entre outros.

    o Prefeito deveria tirar o Secretário Luiz Soares da Secretaria de Saúde esse sim, agora me dizem, ontem o nobre Dep. Roberto França em seu programa Resumo do Dia, disse que 43 médicos do PSF, e 25 outros médicos, um total de 68 médicos querem a saida do Sec. Luiz Soares, ABRE O OLHO PREFEITO, são 68 médicos, uma classe respeitada, e 01 secretário...

    QUEM ESTA ERRADO PREFEITO OS 68 (SESSENTA E OITO MÉDICOS, OU UM (01) UNICO SECRETÁRIO DE SAUDE???

    CADE O INTERESSE DA COLETIVIDADE NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA, A SUPREMACIA DO INTERESSE PÚBLICO, OU SEJA QUEM É MAIS IMPORTANTE OS MÉDICOS SALVANDO VIDAS OU SEU SECRETÁRIO..

    OS MAIS IMPORTANTES DESSA BRIGA TODA É O POVO, A SOCIEDADE, VCS TEM QUE PARAR E VER QUE O PODER EMANA DO POVO, E VCS DA ADMINISTRAÇÃO PUBLICA TEM QUE OLHAR PARA SOCIEDADE E NÃO PARA O INTERESSE DE CLASSES..

    UM GRANDE E PENSEM

  • MAria Fernanda Barreto | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0



    Como podem sacrificar a cultura de Cuiabá, com negociatas politicas?!...

    Dificil de entender!

  • Aloisio | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Uma pena que não se valorize quem deva ser valorizado. A solução está na cara do WS: MOISÉS MARTINS. E essa simpatia que saiu, vai ser candidato?

  • Osvanira | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    isso é um retocesso a cultura Cuiabana, o que Advair Cabral entende de administrar o segmento cultural. Prefeito Wilson olha com mais carinho para o segmento cultural cuiabano por favor.

  • Carlos Prado | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Que vergonha Prefeito! Assim que vc trata o Siriri...O Cururu...o movimento que vem sendo feito com a cultura: Moeda de troca!E este vereador deve ser do mesmo escalão.
    Silval ganha com isto e vc poerde cada vez mais!
    Expor nossa cultura com ações de fundo de quintal, sem a minima dignidade. Agora é ficar de olho para ali nao virar o q virou a Camera das Vereadores...Um Blefe. Ah`! E este adjunto é só enfeite.

  • Liamar Alves | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Quem assistiu aos Festivais Cururu e Siriri.....

  • Maga | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Os senhores internaltas já notaram que todos que não presta no governo do prefeito vai para essa pasta do desgoverno???? Será um cabide de emprego???? O que o Mp esta fazendo que não de uma olhada nisso????

Tião com Flávio e "pau" nos Campos

tiao da zaeli 400 curtinha   A maior bronca dos Campos em Várzea Grande hoje é com o ex-prefeito Tião da Zaeli (foto), que motivou o amigo e empresário Flávio Vargas, dono do frigorífico Frical, a entrar na disputa à sucessão municipal. E Flávio conseguiu construir um amplo arco de...

A única dos maiores fora da reeleição

rosana martinelli 400 curtinha   Seis dos 10 prefeitos dos maiores municípios de MT poderiam disputar a reeleição neste ano por estarem no primeiro mandato ou já tendo exercido outros não consecutivos. E, destes, somente Rosana Martinelli (foto), de Sinop, não se recandidatou. Percebeu dificuldades...

Poconé tem 4 no páreo; Euclides dança

euclides santos 400 curtinha   Em Poconé, o ex-prefeito Euclides Santos (foto) nadou e morreu na praia. Numa queda de braço dentro do PSDB, Euclides, que havia se mudado para Cuiabá e tem o filho na disputa para vereador, perdeu espaço e autonomia para a ex-prefeita Meire Adauto, presidente municipal da legenda tucana e...

Fernanda em almoço com Bolsonaro

fernanda 400 bolsonaro curtinh   A coronel Fernanda, candidata à senadora pelo Patriota, almoçou com Bolsonaro nesta sexta, em uma fazenda, em Sorriso. A militar foi a única que teve o apoio declarado do presidente na eleição suplementar ao Senado que acontece em 15 de novembro. Mais cedo, por volta das...

Prefeita cobra duplicação e ferrovia

rosana_curtinha   A prefeita de Sinop Rosana Martinelli aproveitou a visita do presidente Jair Bolsonaro na Capital do Nortão para cobrar uma solução para a duplicação da BR-163, sob concessão, e também pediu empenho na Ferrogrão e a implementação de porto seco na cidade. O...

Podemos se alia à esquerda em Barra

sandro saggin 400 curtinha   O direitista Podemos, comandado no Estado pelo deputado Medeiros, fechou coligação com partidos de extrema esquerda em Barra do Garças, como PC do B, PT e Pros. Sandro Saggin (foto), até então pré-candidato a prefeito pelo Pode, recuou e compôs com o grupo liderado pelo...

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

Você está animado para votar nas eleições de novembro?

sim

não

nem sei!

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.