Últimas
Terça-Feira, 06 de Maio de 2008, 09h:04 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:20
PDT exige Infra-Estrutura e briga por indicações
Pré-candidatos sugerem nome de assessor de Pivetta para secretaria, enquanto diretório quer "ressuscitar" Josué
Após definir oficialmente por apoiar o projeto de reeleição do prefeito Wilson Santos (PSDB), o PDT agora exige ao menos o comando de uma secretaria. Quer a pasta de Infra-Estrutura e já briga por nomes a serem indicados. Um bloco que representa os 33 pré-candidatos a vereador vai propôr a nomeação de Valdinei Barbosa, assessor do deputado estadual e empresário Otaviano Pivetta, presidente estadual da agremiação pedetista.
Já o diretório municipal, sob Mário Márcio Torres, defende o nome de Josué de Souza, que foi secretário do extinto Serviços Urbanos (hoje Infra-Estrutura) e também de Trânsito e Transporte Urbano durante os 8 anos da administração Roberto França (1997/2004). A nova guerra interna está declarada, desta vez por cargo.
O PDT, que mantém filiados na gestão Santos desde 2005, quando o tucano passou a comandar o Palácio Alencastro, ocupa cargos de segundo e terceiro escalões. Chegou a sinalizar para ruptura e por adesão à pré-candidatura ou de Valtenir Pereira (PSB) ou de Mauro Mendes (PR). Em reunião nesta segunda, o diretório municipal, com apoio de 27 dos 33 pré-candidatos a vereador, definiu pela aliança com o tucanato.
Os postulantes à cadeira de vereador definiram 5 representantes para cobrar estrutura e espaço na administração do prefeito Santos, sendo dois pré-candidatos (Paola Reis e Alonso Alcântara) e três do diretório municipal (Júlio Yuli, Aurélio Augusto e Tom Ubirajara). O PDT vai cobrar que a Infra-Estrutura, conduzida hoje por Quidauguro Fonseca, fique com o partido.
De um lado, os pré-candidatos fazem elogios ao nome de Valdinei Barbosa, administrador de empresas e tido como bom articulador político. De outro, o grupo de Mário Márcio começa a bater duro para o prefeito referendar o nome de Josué, recém-filiado e que "espelha" a gestão França.
(Às 14h) - Toninho se opõe à indicação de Souza
O jornalista e apresentador de TV, Toninho de Souza, um dos pré-candidatos a vereador pelo PDT, se opõe à indicação de Josué de Souza para a secretaria de Infra-Estrutura da Capital. Ele observa que está filiado ao partido há 6 anos e neste período nunca viu ou soube de alguma ação de Josué enquanto militante do PDT. "Não vamos aceitar mais uma imposição do prefeito Wilson Santos. Sabemos que ele (prefeito) teve influência na definição do partido para apoiá-lo e nós, democraticamente, aceitamos. Agora, daí aceitar nova imposição não tem cabimento".
Toninho afirma que não tem nada contra Josué, ex-secretário da gestão França, e muito menos o fato deste contar com a simpatia do prefeito Santos, mas entende que o PDT precisa mostrar independência. "Não vou defender nenhum nome como opção para a secretaria, mas acho que o indicação precisa se respaldar num nome com história de luta dentro do PDT. É preciso parar de se fazer política de conveniênias pessoais, do holerite", critica Toninho de Souza. Ele afirma que, por conta de suas posições contundentes possa vir até a sofrer represálias no partido. "Não duvido que daqui a alguns dias eu venha a sofrer processo de punição porque minhas posições ferem interesses pessoais do senhor Wilson Santos", observa o pré-candidato.
(Às 14h30) - Prefeito almoça com Josué e faz convite
Numa jogada combinada entre o prefeito Wilson Santos e o presidente do PDT da Capital, Mário Márcio Torres, o nome de Josué de Souza deve ser confirmado oficialmente para o comando da secretaria municipal de Infra-Estrutura. Ele vai entrar na cota do PDT. Será espécie de moeda de troca pelo fato do partido ter decido, por maioria, apoiar o projeto de reeleição de Santos. Nesta terça (6), o prefeito chamou membros do diretório é o próprio Josué para um almoço. O "cardápio" foi a nomeação de Josué para a Infra-Estrutura. Deixaram a reunião já acertado que o ex-secretário da gestão França vai estar de volta, agora no governo tucano.
(Às 14h40) - Grupo rejeita indicação e convoca reunião
O PDT volta a conviver com racha. O grupo dos pré-candidatos não concorda com a indicação de Souza e já convocou uma reunião para às 19h, na Assembléia Legislativa. Alguns batem duro contra o nome de Souza e tendem a assinar documento, durante o encontro, contra a sua indicação ao posto de secretário.
(Às 20h) - Santos diz que vai acatar sugestão da sigla
O prefeito Wilson Santos disse que recebeu a visita de membros da direção municipal do PDT em seu apartamento, mas garante que não ficou definido indicação para cargo. Ele disse que vai aguardar o encontro com os 5 pedetistas escalados para debater o assunto. Assegura que nenhum nome foi sugerido, nem mesmo do ex-secretário Josué de Souza. "Em nenhum momento foi falado em nome. Houve comentários sobre como foi a votação interna do PDT e tenho satisfação por podermos caminhar juntos", enfatiza Wilson Santos, que está em pré-campanha à reeleição.
(Às 20h20) - Pré-candidatos agora fazem exigências
Em reunião nesta terça à noite, na Assembléia Legislativa, 15 pré-candidatos do PDT assinaram documento com uma série de exigências e ameaçam até romper com a gestão Wilson Santos, caso apareça outro "prefeiturável" com melhor proposta para coligação. O documento revela indignação com o diretório municipal, sob Mário Márcio Torres, por ter indicado o nome de Josué de Souza à secretaria de Infra-Estrutura de forma isolada. Acusa também o Municipal de não cumprir acordo com os postulantes à cadeira de vereador e, ao mesmo tempo, rasga elogios ao diretório estadual, sob o deputado Otaviano Pivetta.
Os pré-candidatos defendem também no documento que sejam incluídos no grupo de representantes para negociações políticas com o prefeito dois integrantes da Executiva Estadual e que o partido abra as portas para outros pré-candidatos majoritários. E assim, segue o PDT, em uma queda-de-braço.
Postar um novo comentário
Comentários (14)
-
João Cuiabano | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
o PDT não pode perder tempo...a infraestrutura tem que ser trabalhador e não so politico...acima de tudo, conhecer e amar Cuiaba.....nesse sentido o Josue e o melhor nome.....
-
manoel edil | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
o partido esta com uma boa oportunidade de fazer um numero bom de vereadores......não se aventure ciom nome que não tem conhecimento sobre as necessidades da cidade,
o ex vereador Souza tem garra ......voto souza -
Marcio | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
Josué de Souza Jr. é o nome certo. É trabalhador e competente. Fará uma bela gestão a frente da Sec de Infra-Estrutura do município.
-
Samir Sebastião da Costa Ribeiro | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
Queria dizer uma coisa muito importante!!!!! Não sei como perco tempo lendo esse Blog...Realmente gostaria que esse Blog fosse sério. Mas vamos lá!!!!!
Primeiro Valdinei não faz parte de nada da Executiva Municipal. Ninguém da executiva municipal foi eleita para fazer parte da comissão!! Houve sim uma indicação a candidatura do Prefeito Wilson, porém de acordo com a Lei 9.504, somente no dia 30 junho de 2008 a coligação será definida. Chega de fazer Lobby com coisas sérias!!!! -
Celso Ubirajara | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
Quem é toninho de souza para vetar nome de companheiro,
eu nunca vi toninho de souza militar no partido, fui saber q ele esta filiado no partido este ano, tem q mudar muitas coisas nesse partido e mostrar a porta para muitos, e principalmente esses da direita moderada. -
Ana Aline | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
Ôôôôôôô....acorda Pivetta! Vai juntar a fome com a vontade de comer. Souza realmente está há algum tempo no PDT, acredito que desde o tempo em que o prefeito Wilson Snatos ainda era militante desse partido, talvez você não saiba porque é novo na plítica local mas, Souza e Wilson sempre foram da mesma panelinha. Cuidado! Isso não combina com a cara aguerrida que você quer dar ao PDT. Pivetta sou sua fã, não se misture a esse povo!
-
Costa | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
O Toninho está coberto de razão, chega de conveniencias pessoais. Aproveito este comentário para pedir à voces do RDNews que coloquem uma foto atual do Toninho, pois esta é do tempo que ele ainda tinha cabelo. Grande irmão, um abraço e sucesso nesta batalha.
-
Samir Sebastião da Costa Ribeiro | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
Venho mais uma vez trazer de forma clara e transparente os fatos. Eu sou 2° Vice-Presidente do Diretório de Cuiabá. Nesse vídeo abaixo vc poderá ver de forma limpida e homogênica o 1 ° Vice-presidente Aurélio Augusto, Presidente Estadual do Movimento Negro e membro do Diretório Nacional do PDT, falando sobre a Secretaria. Desde já agradeço.
Pois Blog sério respeita a opnião de todos.
http://br.youtube.com/watch?v=45WmIOLFFYE -
marcos | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
eu acharia que em vez de estarem brigando por cargos ai em cuiba deveriam ver a situaçao do pdt na regiao de caceres pois temos um suplente de deputado aqui que e o ver. kishi e vcs ai a cuiasbania nao vai dar chance para o mesmo assumir esse ver. sim e fiel ao partido fiel ao dep. pivetta
-
Pedro Paulo | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
Certamente o prefeito Wilson Santos esta usando boas estratégicas para sua futura reeleição, com esses apoios que a cada dia vem se tornando cada vez mais forte junto a prefeito Wilson Santos, poderemos juntos lutar pela vitoria nas eleições.
OBS.: Com o PDT frente a secretaria de infra-estrutura, podemos até pensar na quebra do esquema de desvio de madeira aprendidas em mato grosso que vem sendo comercializada descaradamente por funcionarios da secretaria e também sendo radiadas entre os proprios funcionarios da pasta que se for levantar a fundo muitos dos responsaveis pelas mesmas vem ganhando um bom dinheiro nesta comercialização.
Confira também:
- Julho de 2017
-
Últimas
REVIRAVOLTA - Juiz reconduz Fábio ao comando do PSB; Valtenir é destituído - confira
-
Últimas
Ex-presidente Lula é condenado a 9 anos de prisão no caso do triplex - siga Nacional
-
Últimas
Ex-secretários Nadaf e Marcel lavavam dinheiro com compra de ouro - veja detalhes
- Maio de 2017
-
Últimas
Temer faz pronunciamento e diz que não vai renunciar - siga Nacional
- Março de 2017
-
Últimas
AO VIVO - Governador Taques na Caravana em Quatro Marcos - siga