Últimas

Terça-Feira, 20 de Janeiro de 2009, 20h:00 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:22

POLÊMICA

PDT não aceita o prefeito desmembrar secretaria

Toninho de Souza (PDT) Os vereadores pedetistas Adevair Cabral e Toninho de Souza ficaram na bronca com a decisão do prefeito de Cuiabá, Wilson Santos (PSDB), que anunciou na entrevista coletiva, para surpresa geral, que pretende desmembrar a secretaria de Esporte e Cidadania para contemplar Aurélio Augusto, indicado pelo PDT, e também para atender Pedro Sinohara, até então secretário da pasta e amigo pessoal do prefeito. Os parlamentares disseram que o acordo foi quebrado.

   Avisaram que vão liderar um movimento contra a extinção da pasta e criação de outras duas: Esporte e Lazer, que ficaria sob Sinohara e, a de Cidadania e da Pessoa com Deficiência, que será destinada a Aurélio. Para que o tal desmembramento se transforme em realidade, o projeto precisa passar pelo crivo dos parlamentares. Toninho e Adevair adiantam que vão dificultar a aprovação do projeto.

   "Ficamos até a 1h da manhã desta terça (20) discutindo com o prefeito. Tínhamos fechado com o nome de Aurélio e agora ele (Santos) anuncia que Sinohara fica. Estou desapontado e chateado", afirma Toninho. Segundo ele, quem está quebrando acordo é o próprio prefeito. Adevair Cabral engrossa a lista dos pedetistas insatisfeitos e critica a decisão de Santos. "O combinado não foi isso. A pasta é do PDT. Nós decidimos por Aurélio e ponto final", disse.

Adevair Cabral (PDT)  O curioso é que com o desmembramento da secretaria, o PDT fica com duas, mas, mesmo assim, os dois vereadores do partido se mostram insatisfeitos e até indignados. Adevair e Toninho disseram que o partido já deu carta-branca para eles barrarem o projeto no legislativo cuiabano.  "Vamos começar a conversar com os vereadores. Não há necessidade para o prefeito extinguir a secretaria de Esporte e Cidadania e criar outras duas. É incompatível e desnecessário", dispara Toninho.

  O parlamentar reafirma ainda que o partido não está interessado no número de cargos que receberá. Enfatiza que todos estão unidos e vão barrar a mudança. "Não queremos mais cargos. Esse desmembramento será muito oneroso para o município", argumenta. (Patrícia Sanches, Flávia Borges e Lisânia Ghisi)

----------------------------------------

Clique no play e confira o que diz Toninho sobre a decisão do prefeito em desmembrar a pasta de Esporte e Cidadania, tudo para contemplar Sinohara

Postar um novo comentário

Comentários (24)

  • julio augusto de oliveira soares | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Caro toninho de sousa,quem vê o senhor falando em sua história de vida acha que está um homem simples,aberto ao diálogo e pronto a dar melhor de si para a sociedade,porém as suas primeiras ações políticas o contradiz,ao vermos a maneira rancorosa que o senhor e o vereador adevair cabral vêm tomando em relação ao secretário sinohara e paira a dúvida do real motivo e entre as várias divagações fica a de que o aludido secretário sempre foi fiel ao ws enquanto o senhor fazia criticas contundentes a sua administração,chegando ao ponto de se posicionar contra o apoio do seu partido a reeleição,mudando de idéia apos uma conversa em separado com o prefeito.Política é momento,sou crítico severo a administração Wilson Santos mais tenho o dever de reconhecer a sua habilidade política procurando acomodar as forças políticas que o apoiaram,já que os cargos são de livre provimento do mesmo e o senhor não pode esquecer que agora querendo ou não faz parte de sua base de sustentação e com prepotência o senhor pode ter uma vitória temporal mais no conjunto da guerra política será certamente derrotado pois o povo vêm gradativamente abolindo os políticos que ainda teimam em manter suas cabeças no coronelismo do início do século passado,além do mais o senhor Aurélio Augusto que o senhor tanto defende não é muito conhecido por gostar de trabalhar e sendo assim o prefeito está contribuindo com ele e a sociedade ao desmembrar a secretaria,motivo de seu embate.

  • Mara | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0


    O que observo neste imbrólio todo, é que há disputa pessoal, vejamos o seguinte:

    1. Se a Secretaria de esportes e cidadania for desmembrada, o PDT, ficará com 3 secretarias: Sec. de Infra estrutura e obras, Sec. de esportes e lazer, Sec. de cidadania e de apoio aos portadores de deficiência;
    2. Não se aumenta orçamento por decreto. Não haverá oneração no orçamento, haverá distribuição orçamentária, pois o orçamento já está aprovado para 2009.
    3. A atual Secretaria de Esportes e Cidadania, já tem os cargos separadamente: o que é de esporte e o que é de cidadania, inclusive há mais cargos na parte de cidadania do que no esportes. Então não vejo nenhuma oneração, apenas será redistribuido.
    4. Sempre achei necessário esse desmembramento, pois é muita coisa para um só secretário, então em alguma área, haverá prjuízo.
    5. A Secretaria de Cidadania, agrega o PROCON, DEFESA CIVIL, PROGRAMAS DE MEDIDAS SÓCIO-EDUCATIVAS, JUNTA MILITAR,GUARDA MUNICIPAL, além de trabalhar em prol das pessoas com deficiência. O trabalho é amplo.
    6. Cuiabá tem muitas pessoas com deficiência, e é necessário um maior acompanhamento e melhora da qualidade de vida dessas pessoas.
    6. A Sec. de Esportes e Lazer também tem muito trabalho a ser realizado com o esporte amador de Cuiabá, além de realizar um trabalho de inclusão social.
    7. Portanto vejo o desmembramento da Secretaria com bons olhos, e quem ganha é a população.
    8. Quanto ser oneroso para o município, é inverídico, os novos vereadores Toninho e Adevair precisam se interar mais, pois o orçamento já é desmembrado na atual secretaria e os cargos também, apenas será criado a figura do Secretário. Não se onera orçamento por decreto. O orçamento de 2009 já foi aprovado, e é em cima dele que a Prefeitura vai trabalhar.
    9. Entendo que há uma disputa pessoal dos vereadores com o Prof. Sinohara, e acho isso uma coisa feia, muito pequena. Tem que ser avaliado o que vai ser bom, e o que pode ser melhorado para a população de Cuiabá. A secretaria de cidadania tem um trabalho muito importante para ser feito e muito amplo, assim como o esporte, e se ficarem juntas, será muito trabalho para uma pessoa e alguma área será prejudicada. A guarda municipal tem que ser implantada e não é fácil, é um trabalho árduo; uma área que não tem nada com o Esporte. O desmembramento é muito inteligente e sábio, e os vereadores tem e devem se interar disso. Não deixem as picuinhas atrapalhar o desenvolvimento de Cuiabá.
    Parabéns Prefeito Wilson Santos, decisão sábia.

  • Carmem Carmim | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Para mim o Ver.Toninho está sendo surpresa, primeiro pela eleição da Mesa Diretora da Câmara entrar em esquemas e agora nesta briga para o não desmembramento da Secretaria de esportes, cara tem mais coisa e muito mais importante pra você brigar, decepcionante de momemnto suas atitudes..

  • Francisca Miranda | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    O Toninho tem decepcionado o povo que nele votou com os seus posicionamentos demagógicos, e com o devido respeito, menosprezando a capacidade dos eleitores de ver a oposição barata que vem fazendo, num intuito, ao que demonstra de tão somente chamar atenção e aparecer, o que, nessa altura, não é mais preciso, pois todos reconhecem a sua competencia.

    Toninho, não use e abuse da TV para isso, seja justo e coerente, é isso que os seus eleitores querem de voce.
    Não trilhe por caminho errado, não se perca, gostamos do seu trabalho e de voce e ficaríamos muito tristes se por vaidade sua carreira, sucumbisse. Pense nisso, ouça-nos, considere nossas criticas que são, tenha certeza, construtivas. SUCESSO....

  • Plínio Marques | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Vetado por conter expressões agressivas, ofensas e/ou denúncias sem provas.
    Queira, por gentileza, refazer o seu comentário.

  • Plínio Marques | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Parabéns prefeito decisão acertadíssima, jamais troque companheiros por oportunistas de plantão, aprenda com o presidente Lula prefeito companheiro é companheiro e portunista é oportunista.

  • ELIZEU | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    O VEREADOR TONINHO DE SOUZA COMO JORNALISTA,DEVE SE
    LEMBRAR DO IMBROGLIO POLITICO QUE SE METERAM OS EX. VEREADORES AURELIO AUGUSTO,DITO LABAMBA ENTRE OUTROS
    QUE ROMPERAM ACORDO SELADO PARA QUE O VEREADOR DENTINHO
    FOSSE ELEITO PRESIDENTE DA CAMARA DE VEREADORES NAQUELA LEGISLATURA.
    O POVO NÃO PERDOA, E NUNCA MAIS OS ELEGERAM NEM PARA
    PRESIDENTE DE BAIRRO.
    AGORA QUE O WILSON ESTA TENTANDO RESSUSCITAR O AURELIO
    VOCES QUEREM ATRAPALHAR.
    E SE QUEREM MANDAR NA PREFEITURA VENÇAM ELEIÇÃO PARA PREFEITO AÍ SIM PODERÃO MANDAR! NO QUE DÚVIDO.
    É SÓ PUXAREM NO TRE-MT AS VOTAÇÕES QUE OS VEREADORES
    QUE QUISERAM MANDAR NO PREFEITO TÍVERAM NAS ELEIÇÕES
    SEGUINTES AO EPISODIO ACIMA.
    E OLHA QUE O WILSON ESTA AJUDANDO A TODOS OS QUE NÃO
    CONSEGUEM MAIS SE VIABILIZAREM POLITICAMENTE.
    AURELIO AUGUSTO,DITO LABAMBA,MARIO MARCIO,AUGUSTO TX,
    RINALDO ALMEIDA,JOÃO BATISTA,MARIO NADAF,DOUGLAS ENERGIA,
    ESTÃO SENDO AJUDADOS POR ISTO SEJA MAIS HUMILDE.
    E TRABALHE EM PROL DE CUIABA, AFINAL VOCE AINDA NÃO TRABALHOU NENHUM DIA NO LEGISLATIVO CUIABANO E JA RECEBERA O SALARIO DE JANEIRO, MESMO SEM PRODUZIR NADA.

  • Dalva Correa | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    esses vereadores tem q legislar para o povo e não para si proprio. Cadê Toninho e Adevair Cabral para Luta dos Servidores da Camara Municipal de Cuiabá q vão ficar sem salario..... do mes de Dezembro...eles vão falar q não podem fazer nada podem sim!!!! se quiserem realmente ajudar os servidores(eleitores)vão conversar com presidentee tentar solucionar o problema.... Vcs ja imaginaram uma familia ficar sem receber salario que ja tinham compromisssos????? Inclusive dificuldades ate para comprar o leite do seu filho....tenho uma amiga q eata nessa situação..... Cadê o lutero... Cadê o Deucimar.....vcs tem q entra nessa !!!e não brigar por cargos.. Cade o prefeito, cade MP, cadê o dinheiro......
    Será q esta no bolso de alguem , mas temos q descobrir de quem????? Ou será q Deucimar errou...ou Lutero.... ou wilson...Mas e o povo como vive q não tem culpa do salario ter suMMMMmmMMmiiiiiiiiddddddoooooo!!!!!!!!!!!

  • Alonso | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Meus companheiros, no ano passado eu já avisava que o prefeito, semeia discordia no nosso partido para tirar proveito.Terminou a eleição e voces já acharam que não precisava de nós, que os ajudamos a elegelos. Só pra relembrar. O souza por ex. voces á de concordar que nunca foi do pdt.Foi colocado na calada da noite, porque isso beneficiaria o prefeito. Algum de voces poderia dizer como o Sinohara entrou.do mesmo jeito do outro.Ambos o Aurelio conhece a história, e hoje está provando o que é ser capacho. È melhor aceitar o que prefeito está dando,se não vai ficar sem salario. Frase do dia: CAITITU FORA DO BANDO, É COMIDA DE ONÇA.Quero aproitar para parabinizar o prefeito, que mais um vez conseguiu ludibriar a turma do PDT. Frase do Prefeito: O FIM JUSTIFICA O MEIO.Não apavorem que no final ele vai colocar voces como incompetentes.

  • Júlio Cesar | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Engraçado ver o povo elogiando os surgimentos de mais secretrias [mais dinheiro do nossos bolsos], eu não entendo nada de politica mas uma coisa eu sei, não há necessidade de se criar mais, o Ver. Toninho tá certo gente.

8 candidaturas e Thelma com chances

thelma de oliveira 400 curtinha   Mesmo sem apoio de nenhum outro partido, a não ser do seu PSDB, enfrentando forte desgaste político e rejeição popular e ainda problemas de saúde, se recuperando de tratamento de câncer de mama, a prefeita Thelma de Oliveira (foto) ainda tem chances de...

Niuan de fora da suplência ao Senado

niuan ribeiro 400 curtinha   O deputado federal José Medeiros não conseguiu segurar o vice-prefeito de Cuiabá, Niuan Ribeiro (foto), como primeiro-suplente de sua chapa ao Senado. Há alguns dias, o filho do ex-vice-governador e ex-deputado Osvaldo Sobrinho vinha demonstrando desejo de pular fora, em meio a...

Jayme incomodado com Flávio em VG

jayme campos 400 curtinha   A candidatura a prefeito de Várzea Grande do empresário Flávio Frical (PSB), principal aposta da oposição, passou a incomodar a família Campos, que apoia o ex-vereador Kalil Baracat, concorrente ao Executivo pelo MDB. Em uma noite que seria de festa, em comemoração...

Acordo com Euclides partiu de Allan

allan kardec 400   Otaviano Pivetta, vice-governador licenciado por 30 dias para cuidar de problemas de saúde, disse que nada tem a ver com o tal acordo "costurado" pelo presidente regional do PDT, deputado Allan Kardec (foto), com Euclides Ribeiro, candidato a senador pelo Avante. Explica que só apresentou Euclides para Allan e...

Família Maia tenta retomar o poder

martha maia 400   O ex-prefeito de Alto Araguaia por quatro vezes, Maia Neto, não entrou na disputa de novo ao Executivo, mas lançou a irmã Martha Maia (foto), cuja filha Sylvia Maia é vereadora. Filiada ao PP, Martha entra como principal candidata da oposição ao prefeito Gustavo Melo, que vai à...

Welinton fará grande ato em Barra

welinton marcos 400 curtinha   Welinton Marcos (foto) lança sua candidatura a prefeito de Barra do Garças, na segunda (28), em um grande ato. Mesmo pelo sistema drive-in, devido à necessidade de adotar medidas sanitárias contra a Covid-19, são esperadas na solenidade cerca de mil pessoas, num espaço amplo,...

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

Você acha que o efeito-Bolsonaro terá impacto no resultado das eleições de novembro em MT?

sim - onda Bolsonaro continua

não - efeito não influencia mais

sei lá!

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.