Últimas
Domingo, 02 de Março de 2008, 09h:40 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:19
PDT pressiona Lupi lá; PP deixa Daltro livre aqui
Há algo em comum entre Chico Daltro, secretário de Estado de Ciência e Tecnologia, e Carlos Lupi, ministro do Trabalho. Ambos são dirigentes partidários. Daltro é o presidente do PP de Mato Grosso. Lupi comanda a direção nacional do PDT. Há diferença é que a legenda pedetista acionou Lupi na Comissão de Ética Pública e pediu sua exoneração do cargo por considerar que ele enfrenta conflito de interesses, já que ocupa simultaneamente o cargo de ministro e o de presidente do PDT.
Por aqui, Daltro enfrenta na prática o mesmo conflito. Ele usou o trunfo de presidente do PP para se auto-emplacar secretário do governo Blairo Maggi e, de quebra, ainda nomear parentes na Ciência e Tecnologia. Alguns progressistas ensaiam reação contra o Palácio Paiaguás, mas seu presidente, para não perder o cargo, rejeita a idéia de oposição.
A comissão de Ética do PP, que tem os deputados José Riva e Pedro Henry como principais líderes e que poderia servir de bússola do comportamento dos filiados, nem admite enquadrar Daltro. Como secretário, Daltro pode tomar medidas que beneficiassem o partido. Como presidente da sigla, ele poderia se locupletar dos atos do governador.
Mesmo que a comissão do PDT não tenha conseguido respaldo do presidente Lula no sentido de exonerar o ministro pedetista, a reação surtiu efeito positivo, em nome da ética e moralidade. O PP não vai recomendar que o ex-deputado deixe uma das funções. Parece ser conveniente para o PP, principalmente para Daltro, que tudo continue como dantes.
Postar um novo comentário
Comentários (3)
-
Jussania Dias Moura | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
Assim caminha a humanidade desde há muito dantes, o líder guia. O Presidente do Partido é o líder escolhido por votação ou aclamação, normalmente exercido pelo líder em evidência com estória de luta dentro do partido com poder de decisão pautado em seu estatuto e principalmente com o objetivo de manter acesa os ideais do partido. Então um Secretário não pode ser pastor ou pertencer a nenhuma congregação ou Ordem? ou ser sindicalizado? pois estaria diretamente ligado a lutas de classes e não seria imparcial.Talves eles não devesse nem trabalhar e moresse de fome, sendo que o cargo de Presidente de Partido não é remunerado.
-
Ana Maria | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
Existe uma diferença crucial entre o Lupe e Daltro. O Ministro realmente exerce o cargo de presidente do PDT. Agora, aqui, convenhamos: Chico Daltro é mais um fantoche do Deputado Riva. Funciona assim: Quando o Deputado Riva não pode ser o Presidente da Assembléia, ele escolhe um fantoche, pode ser Sergio Ricardo ou, o bem pago (virou vice-governador) Silval Barbosa. E, no partido, pra fazer de conta que é democrático, tem esse aí. Mas não se enganem... quem manda é o Riva.
-
José Vicente | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
O que se pode esperar de um partido como PP, tem RIVA com escandalo das calcinhas e muitas outras mas, PEDRO HENRY mafia dos sanguesugas mensalão e muitas cositas a mas, LINO ROSSI o pivo da mafia das ambulancias, ELIENE preso com título de eleitor nas eleições e compra de votos, dai para feente, agora o CHICO centralizador de poder sem valar no apresentador demagogo WALTER RABELLO, ISSO E CRUEL DE MAS MEU POVO
Confira também:
- Julho de 2017
-
Últimas
REVIRAVOLTA - Juiz reconduz Fábio ao comando do PSB; Valtenir é destituído - confira
-
Últimas
Ex-presidente Lula é condenado a 9 anos de prisão no caso do triplex - siga Nacional
-
Últimas
Ex-secretários Nadaf e Marcel lavavam dinheiro com compra de ouro - veja detalhes
- Maio de 2017
-
Últimas
Temer faz pronunciamento e diz que não vai renunciar - siga Nacional
- Março de 2017
-
Últimas
AO VIVO - Governador Taques na Caravana em Quatro Marcos - siga