Últimas
Quarta-Feira, 17 de Dezembro de 2008, 12h:50 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:22
PEC avança e mandatos devem ser prolongados
Governador Maggi e senadores tendem a ganhar mais 2 anos no cargo, assim como deputados e o presidente da República
A Comissão de Constituição e Justiça da Câmara (CCJ) da Câmara dos deputados já aprovou a admissibilidade de propostas de emendas à Constituição (PECs) que determinam o fim da reeleição para cargos eletivos nas três esferas do poder (federal, estadual e municipal) e também tratam da simultaneidade na data dos pleitos. O texto prevê uma mesma data para o transcorrer de todas as eleições.
Ao todo, os federais votaram com parecer favorável a 62 propostas de emendas constitucionais. Uma delas propõe um ano a mais de mandato, ou seja, de quatro anos passariam a ser 5. Sendo assim, os políticos eleitos a partir de 2012 permaneceriam no cargo um ano a mais do que ocorre atualmente, sem a possibilidade de reeleição.
Em outras palavras, se o texto da proposta for aprovado também pela Comissão Especial ainda a ser criada, os maiores beneficiados com as emendas serão os que ocupam atualmente os cargos de senador, deputado estadual e deputado federal além de governador e presidente da República, já que teriam seus mandatos estendidos até 2012, ficando assim 6 anos no poder. Isso faria com que as eleições em 2012 fossem simultâneas para todos os cargos eletivos.
Em Mato Grosso, o governador Blairo Maggi, por exemplo, teria o mandato estendido para 2012. Ao todo, seriam 10 anos no comando do Estado. Ele tomou posse em janeiro de 2003 e, ao invés de concluir o segundo mandato em 2010, o prolongaria para 2012. Os senadores Gilberto Goellner (DEM), que se efetivou no lugar de Jonas Pinheiro, falecido em março deste ano, e Serys Marly (PT) ganharia também mais dois dois anos de mandato.
Caso a emenda passe a vigorar, os políticos que irão assumir em 2009 não sofrerão nenhum tipo de reflexo em seus mandatos. Prefeitos e vereadores terão os mesmos quatro anos de governo. (Andressa Boa Sorte)
Postar um novo comentário
Comentários (5)
-
Assunção | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
Acho que 5 anos de mandato será muito bom para o Brasil. Fazendo as eleições casadas, isto é: eleiçoes na mesma data de Vereador a Presidente da República o Brasil terá uma grande economia. Porém, acho que o povo deveria decidir, através de uma plesbiscito, principalmente quando se refere ao Presidente LULA, uma vez que o povo está pedindo mais um Mandato pra o LULA.
-
José Carlos medeiro | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
Meu Deus...Meu Deus..onde vamos parar, até wdo vamos suportar esse Governador e sua corja...tem que acabar mesmo essa geração..está muito podre..só interesse próprio...ninguém..aliás os pobres não estamos mais aguentand....os politicos ficando bilhonários.e os pobres morrendo de fome..só é lembrado na época da politica...a nossa politica está uma vergonha..
-
JOSE | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
vixiiiiiiii e uma loucura isso vir a rigor
ai sim HÓ MEU DEUS TOME CONTA DA SOCIEDADE MATOGROSENSSE
-
Éber José de Oliveira | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
Prorrogar mandato é golpinho. O correto é fazer uma eleição para um mandato tampão de 2 anos para que se sinconize as próximas eleições. É ruim mas é o caminho mais justo para acertar as datas.
-
jonas | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
e aposentadoria de 60 anos para 75 anos meu deus onde vamos para e o chororo vai começa.
Confira também:
- Julho de 2017
-
Últimas
REVIRAVOLTA - Juiz reconduz Fábio ao comando do PSB; Valtenir é destituído - confira
-
Últimas
Ex-presidente Lula é condenado a 9 anos de prisão no caso do triplex - siga Nacional
-
Últimas
Ex-secretários Nadaf e Marcel lavavam dinheiro com compra de ouro - veja detalhes
- Maio de 2017
-
Últimas
Temer faz pronunciamento e diz que não vai renunciar - siga Nacional
- Março de 2017
-
Últimas
AO VIVO - Governador Taques na Caravana em Quatro Marcos - siga