Últimas
Quarta-Feira, 04 de Junho de 2008, 22h:56 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:21
PEC retira autonomia dos tribunais, diz Joaquim
O presidente do TCE-MT, Antonio Joaquim, disse nesta quarta, em mais uma queda-de-braço com a senadora Serys Marly, que propôs a extinção dos Tribunais de Contas, concordar com a idéia da petista de haver concurso público, mas se posiciona veementemente contra a proposta de acabar com os Tribunais de Contas. Ele entende que a PEC 090/2007, no fundo, acaba com autonomia e liberdade dos tribunais, pois ficaria sob controle do Congresso Nacional e das Assembléias Legislativas.
"A forma de ingresso no TCE é irrelevante. Esse não é o foco principal, como deseja a senadora. Se quiser mudar a forma para concurso público, não tem problema! Tem o nosso apoio", enfatiza o presidente do Tribunal. O que não pode, completa Antonio Joaquim, é tirar a autonomia dos Tribunais porque, pela proposta, quem nomearia seriam os presidentes do Congresso Nacional e das Assembléias Legislativas.
Ele obserrva que quando Serys apresentou a PEC em defesa da extinção dos órgãos fiscalizadores das contas públicas e criação da Auditoria de Contas da União, que estaria diretamente ligada às Casas Legislativas, o presidente do Senado era Renan Calheiros (PMDB-AL), que enfrentava um bombardeio de críticas por quebra de decoro parlamentar. Nesse caso, caberia ao próprio Renan o direito de nomear quadros para o Tribunal. "Eu questiono é a retirada da autonomia dos Tribunais. Minha posição não está sendo precipitada, como declarou a senadora, na nota", destaca Joaquim.
Ele revela que leu e interpretou a proposta da parlamentar petista e nega que sua posição seja corporativista. "A nota dela (de Serys - veja aqui) focaliza apenas na forma do ingresso nos tribunais. A discussão não é essa. Concurso não tem problema. Tem é que se preocupar em preservar a autonomia. Do jeito que a senadora coloca é como se um problema na unha obrigasse a cortar todo o dedo ou o pé. Acho que ela (Serys) ficou meio desnorteada com a missa posição", diz o presidente do TCE - saiba mais aqui. Para ele, Serys está atirando num alvo errado.
Postar um novo comentário
Comentários (8)
-
heleno | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
o tribunal de contas tem que ter autonomia para fiscalizar, sem precisar pasar por cas legislativa, e fazer concurso para auditor, e qual o papel da auditoria geral do estado ? não era pra estar junto com o tribunal de contas? modificque a lei...tem que simplificar...
-
RamiroC | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
REALMENTE OS TRIBUNAIS DE CONTAS PRECISAM DE AUTONOMIA, ASSIM COMO PRECISAM DE AUTONOMIA OS PODERES LEGISLATIVO E JUDICIÁRIO. OCORRE QUE A AUTONOMIA CEDEU LUGAR PARA A PROMISCUIDADE E HOJE, UM PODER PROTEGE O OUTRO ATRAVÉS DE NEGOCIATAS ORÇAMENTÁRIAS, COMO SE DEMONSTRA DIARIAMENTE NA MIDIA BRASILEIRA.
PRECISAMOS DOS TRIBUNAIS SIM, MAS DESDE QUE CONTROLADOS PELA SOCIEDADE E SEM AS INDICAÇOES POLITICAS, INCLUSIVE SEM A VITALICITADE DOS CARGOS DE CONSELHEIRO, CARGOS ESTES SEMPRE OBJETO DE VERGONHOSAS NEGOCIÃÇÕES. -
Germano Souza Cruz | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
Esta PEC é muito amena, deveria era acabar de vez com este Tribunal de Venda de Contas Aprovadas.
Eiiiiiiita tribunalzinho que não serve prá nada.
Ops!!!! Prá nada não, serve de asilo/escola para políticos aposentados ensinarem à distância(virtualmente), à novos e estreantes políticos, como se rouba. -
CARLOS ROBERTO | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
ESSE TRIBUNAL DE FAZ DE CONTAS CONSOME MILHÕES E MILHÕES DOS COFRES PUBLICOS, DINHEIRO QUE PODERIA ESTAR SENDO GASTO NA EDUCAÇÃO, POR EXEMPLO.!!
-
Assunção | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
Para que Tribunal Contas? Somente para dar cargos a políticos em final de carreira? Lembrem-se: Quem foi o último a negociar o cargo no Tribunal de Contas para candidatar-se a preifeito? Sou da opinião em que se deve fazer concurso para ser conselheiro do tribunal de contas. O salário é compensador. Ainda mais quando o cargo é vitalício. Parabens Senadora SERYS, estou torcendo para que acabem com esse TRIBUNAL de políticos em fim de carreira.
-
CIDADÃO DESESPERANÇADO | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
Antigamente eu ouvia dizer que quando qualquer cidadão saia de um cargo publico ele teria que ficar de quarentena por um certo periodo para os campos não vale???????
-
Edvaldo | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
Concordo e tenho certeza que todo cidadão que se preza, também concorda com a proposta da senadora,em extinguir os TRIBUNAIS DE CONTAS, afinal servem apenas para acolher ex-políticos que irão aprovar contas de políticos que os ajudaram a ingressarem nos mesmos.
-
Gilmar | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
O desvio de recursos nas Câmaras Municipais, Prefrituras e Assembléia Legislativa é uma relidade quem quizer comprovar procure o MP, Delegacia Fazendária e o MCCE e são muitos os recursos dsviados, vou citar apenas dois exemlos:
- Câmara Municipal de Cuiabá só no exercicio 2006, mais de R$ 6.9 milhões
- Assembléia Legislatva só no execicio 1999 e 2000, mais de R$ 100 milhões.
É bom lembar que as irregularidades na Câmara Municipal de Cuiabá no exercicio 2005 são identicas as de 2006 e estranhamente as contas de 2005 foram aprovadas e praticamente todas as gestões da Câmara Municipal cometeram irregularidades semelhantes as de 2006 que por pressão do MCCE o Tribunal reprovou as as contas.
São esses fatos concretos que levam o Tribunal a o descredito. A população não tem noção do tamanho da corrupção que ocorre somente nas Câmaras Municipais e Prefeituras. Somos plenamente favoraveis a PEC.
Percebendo que as Camaras Municipais pouco fiscalizam e o Tribunal decha muito a desejar estamos propondo uma parceria com o MP a onde a sociedade junto com o Promotor, possamos diminuir o desvio do dinheiro público.
Confira também:
- Julho de 2017
-
Últimas
REVIRAVOLTA - Juiz reconduz Fábio ao comando do PSB; Valtenir é destituído - confira
-
Últimas
Ex-presidente Lula é condenado a 9 anos de prisão no caso do triplex - siga Nacional
-
Últimas
Ex-secretários Nadaf e Marcel lavavam dinheiro com compra de ouro - veja detalhes
- Maio de 2017
-
Últimas
Temer faz pronunciamento e diz que não vai renunciar - siga Nacional
- Março de 2017
-
Últimas
AO VIVO - Governador Taques na Caravana em Quatro Marcos - siga