Últimas

Terça-Feira, 20 de Maio de 2008, 07h:30 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:20

PESQUISA MARK

Pela 1ª vez Santos supera Rabello, mas apertado

  Pela primeira vez e a 5 meses das eleições, o prefeito de Cuiabá, Wilson Santos (PSDB), aparece na pesquisa Mark na liderança na corrida ao Palácio Alencastro, apesar do deputado cassado Walter Rabello (PP) estar "colado" e, em algumas simulações, empatado tecnicamente com o tucano. Antes, o líder era Rabello, que agora passa por revés, primeiro por ter sido demitido da TV Cidade Verde (SBT), onde apresentava um programa que servia de palanque eletrônico e, segundo, teve o mandato de deputado cassado por causa da regra da infidelidade partidária.

   A amostragem foi feita neste último final de semana (sábado e domingo). A margem de erro é de 3% para mais ou para menos. Em algumas simulações figura o nome do petista Alencar Farina porque o trabalho de campo foi realizado antes do resultado das prévias, que saiu no domingo à noite. Farina acabou derrotado por José Portocarrero, o que o deixa de fora do quadro de pré-candidatos. Esta é a quarta rodada da Mark sobre as intenções de voto em Cuiabá, único município mato-grossense onde pode haver eleição de dois turnos para prefeito.

   Numa disputa à sucessão municipal entre Santos, Rabello, o deputado federal Valtenir Pereira (PSB) e Farina, a eleição seria empurrada para o segundo turno, já que o prefeito ficaria com 36,4% das intenções de voto e, Rabello, com 34,2%. Distanciado, Valtenir teria 9,9% (cenário 1). Mesmo com a inclusão do nome de Mauro Mendes (PR) também haveria empate técnico entre Santos e Rabello, respectivamente, 35,9% a 34,3% (cenário 2). O empresário Mendes teria apenas 3,9%. Perderia para Valtenir, que figura com 8,9%.

   Num confronto entre 3 virtuais candidatos (Santos, Rabello e Valtenir), o prefeito tucano detém 36,7%, o que o deixa com ligeira vantagem, mas dentro do empate técnico com Rabello (34,6%). Valtenir fica mais de 20 pontos atrás (cenário 3).

   Numa simulação com Santos, Valtenir, Mendes e o petista José Portocarrero (sem Rabello), o atual prefeito dispara. Alcança a 41,7% das intenções de voto. Valtenir "abocanharia" 18,3%, seguido de Mendes (9,4%), enquanto Portocarrero só teria 1,7% (cenário 4).

    Trabalho de campo

   Realizada numa parceria entre a Mark e o RDNews, a pesquisa está registrada sob número 09/2008 na 51ª Zona Eleitoral da Capital. Foram entrevistados 638 eleitores. Cinquenta por cento são masculino e, 50%, feminino. Quanto à idade, 4,5% dos que emitiram opinião têm entre 16 e 17 anos; 14,5% de 18 a 24 anos; 29,6% disseram que possuem idade entre 25 e 34; 21,8% (35 a 44 anos), 18,5% (45 a 59) e 11% (acima de 60 anos).

   De acordo com a Mark, 8,8% não são alfabetizados ou fizeram o primário incompleto; 19,6% (primário completo e/ou 1º grau incompleto), 34,2% (1º grau completo e/ou ensino médio incompleto), 31,3% (médio completo e/ou superior incompleto), 6,1% (terceiro grau completo). Em relação à renda familiar, dos entrevistados nos últimos dias 17 e 18, 6,3% contam com ganhos máximo de um salário mínimo; a maioria (67,6%) até 5 salários mínimos; outros 21,5% de 5 a 10 salários; 4,1% detêm tendimentos que variam de 10 a 20 salários mínimos, enquanto 0,6% diz acumular por mês mais de 20 mínimos. (Romilson Dourado)

Postar um novo comentário

Comentários (12)

  • Germano Souza Cruz | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Não é de se espantar com este novo quadro, onde WS figura em primeiro lugar nas pesquisas! O Walter Rabello só esteve em primeiro lugar em pesquisas anteriores por falta de conhecimento dos eleitores sobre quem é realmente WR, e como já se presumia, as pesquisas em seu favor foram alavancadas pelas suas constantes aparições na mídia. Hoje, em pé de igualdade com os outros candidatos, vai perder ATÉ PARA O DR. FARINA. Pode?????

  • Antonio Etico R. Silva | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Vamos nessa Rabello, não desista, o Lula venceu contra estrutura bem maior, e na pior situação, seu nome estará feito para as próximas.Não impressione com marrrketinng, o seu nome é uma locomotiva, não precisa de profissional iludidor.

  • Jacyara | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Está acontecendo o esperado, Wilson Santos deverá faturar mais essa, Valtenir e Mauro farão visualização para, o primeiro fortalecer seu espaço eleitoral e o segundo para aregimentar votos para seu primeiro mandato à deputado federal.
    Quanto a Walter Rabelo manterá o seu cacife eleitoral e se tiver humildade suficiente, poderá ser um lider confiavel com um grande espaço pela frente.
    Só não vale chutar o balde, isto é imperdoavel.

  • Luciano Regis | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    É hora da virada....

  • Guilherme Filho | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Esta pesquisa sugere uma pergunta.

    Se o deputado Valtenir Pereira aparece tão melhor que o empresário Mauro Mendes na disputa pela prefeitura, então porque a dobradinha dos dois, sendo Mendes o candidato?
    Não teria que ser ao contrário?

    Héim deputado????

  • ALBUCASSIS RAMIRES | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    EU SEMPRE ACREDITEI NA LUCIDEZ DO POVO CUIABANO,QUE JAMAIS COMETERIA A INSENSATEZ DE ELEGER UM WALTER RABELO , PARA DIRIGIR OS DESTINOS DA NOSSA CAPITAL.

    ESSE NOTORIOS ENGANADORES QUE USAM A MIDIA TELEVISIVA COM SEUS PROGRAMAS MUNDO CÃO,CONSEGUEM ENGANAR LAMENTAVELMENTE A CAMADA MAIS CARENTE DA POPULAÇÃO,QUE ENXERGAM NESSES FALSOS MESSIAS,COMO A SUA TABUA DE SALVAÇÃO.

    ESSES ENGANADORES, A EXEMPLO DO LINO ROSSI,NÃO PROSPERARÃO MAIS NA NOSSA POLITICA,O PÓVO ESTÁ MAIS BEM INFORMADO,E SABEM QUE ESSA TURMA , SÃO UNS DESPREPARADOS E QUE SÓ QUEREM LEVAR VANTAGENS E ARRUMAREM SUAS VIDAS,POIS TODOS ELES SÃO DE ORIGENS HUMILDES E POBRETÕES.

  • Elias | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    tá na kra que WS leva essa, o WR era conhecido só por causa do programa de TV, quero ver ganhar voto sem o palanque eletronico, politico tem que suar a camisa na rua tambem seu WR, WS é o melhor, apresar de as veses ser meio ignorante, mas isso é o de menos, o que vale é o trabalho, parabens Wilson Santos....

  • Walter Santos | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Através este, tbm quero comentar este assunto.

    Na verdade, já éra de se esperar este resultado, melembro quando o PT esbanjava vitória na véspera, o Galinho massacrou os cara da estrelinha vermelha humilhando eles nas úrnas.
    Eu estou contente com o Galinho, aqui no tijucak ele transformou o bairro em cidade, tem semáfors, as ruas toda sinalizada, comfaixas para pedestres etc...
    Eu cheguei de Pinheiros SP e me assustei com as mudanças aqui.

    Agora, bra-bra-bra bra deixa para aqueles dois lá da tvs

    abraço para seu ver chico 2000 e o Carlucio da iluminação pública.

  • Marcelo Vilas Boas | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    O eleitorado cuiabano esta cada vez mas inteligente, O que podemos ver é o Mauro Mendes que só foi cogitado a menos de 1 mês esta ai com pouca rejeição, tirando votos do Wilson Santos este esta na midia sozinho a mas de mês e governando 3anos e 6seis meses.

    O Walter Rabello tem seus 36% fora da midia a muito tempo.

    É Wilson Santos com todo esse tempo de Governo, 7sete partidos do seu lado, midia todo dia você ta feio!! Imagine quando a propaganda eleitoral tiver no AR???? As famosas PArceria do seu Governo, os TAC etc.... ééé ver para crer.

    Walter Rabello e Mauro Mendes no 2º turno não será novidade.

  • Gisele R. | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Wilson e Walter eu sabia que erão cadidatos e estava triste por não ter opção..
    Agora com Valtenir como candidato, vou votar com entusiasmo..Chega de antiguidade...!!!

Produtores e a unificação de eleições

antonio galvan 400 curtinha   Mato Grosso pode ter três eleições no mesmo dia, 15 de novembro. Isso porque, além das municipais e a suplementar ao Senado, alguns produtores rurais se movimentam para que a escolha do novo presidente da Aprosoja também seja na mesma data das eleitorais. Inicialmente, o pleito da...

Euclides, ideia do "calote" e frustração

euclides ribeiro 400 curtinha   O advogado Euclides Ribeiro (foto), que enriqueceu atuando na área de recuperação judicial e hoje detém um patrimônio declarado de R$ 23 milhões, não "decolou" com a candidatura ao Senado. Acreditava-se que sua principal proposta, aquela de recuperar o nome e o...

Empresários revoltados com candidato

vinicius nazario 400 curtinha   Os candidatos a prefeito de Alta Floresta, cidade pólo do Nortão, participaram de uma live nesta terça, organizada pela Universidade do Estado (Unemat). E chamou atenção, vindo a repercutir de forma negativa e provocar certa revolta no comércio local, o comentário do...

Olhar Dados mantém EP na liderança

emanuel pinheiro 400 curtinha   A sexta pesquisa do Olhar Dados sobre intenções de voto para prefeito de Cuiabá, divulgada nesta terça pelo site Olhar Direto, traz o prefeito Emanuel Pinheiro (foto) estável, em primeiro, com 31,2%. Em segundo, com 7 pontos atrás, figura Abílio Júnior, com...

Meraldo disputa e contra próprio irmão

meraldo sa 400 curtinha   Meraldo Figueiredo Sá (foto), ex-prefeito de Acorizal por dois mandatos, está rindo à toa. Mesmo com parecer contrário do Ministério Público Eleitoral, por considerá-lo ficha-suja, Meraldo conseguiu deferimento do registro de sua candidatura. E entra no embate eleitoral com...

Gamba e efeito-vice em Alta Floresta

chico gamba 400 curtinha   O agricultor Chico Gamba (foto), que concorre a prefeito de Alta Floresta pelo PSDB, estaria disposto a substituir a vice da chapa, a empresária Roseli Gomes, a Rose da Tradição (PSC), por esta enfrentar forte desgaste político, rejeição popular e até denúncia. Mas,...