Últimas
Segunda-Feira, 09 de Junho de 2008, 23h:52 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:21
Perri e Lessa são intimados a apresentar defesa
Desembargador Orlando Perri, corregedor-geral de Justiça
O presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Paulo Lessa, e o corregedor-geral da Justiça, Orlando de Almeida Perri, devem ser notificados nos próximos dias para apresentar defesa sob a representação formulada em desfavor de ambos referente às acusações de infração disciplinar, feita pelo grupo de juízes investigado no suposto esquema de desvio de dinheiro do TJ, denunciado por ambos. O ex-presidente do TJ, desembargador José Ferreira Leite, é um dos magistrados acusados.
A autuação para que seja expedida a notificação foi determina na última quinta (5) pela desembargadora Shelma Lombardi, designada para apreciar a representação formulada em desfavor de Lessa e Perri. Somente após o prazo para defesa, a desembargadora procederá ao exame do contido nos autos e posterior manifestação do seu entendimento.
A representação contra membros da Mesa Diretora do TJ foi protocolada em 7 de maio. Shelma deve elaborar o relatório sobre o caso somente depois de cumprido todos os procedimentos legais e administrativos. A representação ainda não tem data para entrar em pauta no Órgão Especial, competente para apreciar e julgar este tipo de pleito administrativo. O Órgão Especial do TJ/MT reúne os 18 desembargadores mais antigos da instituição.
Escândalo
O escândalo envolvendo membros do TJ teve início com a denúncia do desembargador Orlando Perri, corregedor-geral contra 4 juízes: Marcelo Souza de Barros, Irênio Lima Fernandes, Antonio Horácio da Silva Neto, que preside a Associação de Magistrados do Estado (Amam-MT) e Marcos Aurélio dos Reis Ferreira, filho do desembargador e ex-presidente do TJ, José Ferreira Leite, grão-mestre do Grande Oriente do Estado de Mato Grosso.
Perri recebeu um relatório que aponta o envolvimento dos magistrados em recebimento de vantagens salariais indevidas no período em que Ferreira Leite foi presidente do TJ. A acusação é que teriam usado dinheiro público para socorrer financeiramente investidores ligados à loja maçônica Grande Oriente do Estado.
Em represália à denúncia que foi acatada pelo presidente do TJ, Paulo Lessa, o grupo de juízes denunciados protocolou junto ao Órgão Especial do TJ uma representação contra ambos por desvio de conduta e também outras 7 acusações no Superior Tribunal de Justiça em que acusam a Mesa Diretora de perseguição e de agir com truculência contra magistrados tidos como desafetos.
No dossiê contra Perri protocolado STJ acusa o corregedor e o presidente Paulo Lessa de práticas ilícitas. No documento, os juízes anexaram provas de que Orlando teria fraudado a data de nascimento na Carteira de Identidade para poder concorrer ao concurso público à cadeira de magistrado, que à época exigia-se a idade mínima de 25 anos, quando, em verdade, ele teria 24. Perri teria um ano a menos que o permitido e, portanto, não poderia concorrer a uma vaga de juiz, segundo relata a denúncia.
Contra Lessa pesa as acusações de improbidade administrativa. Na denúncia feita ao STJ, os juízes sob investigação insinuam que houve algo ilegal sobre a viagem do atual presidente do TJ ao Panamá para acompanhar encontro de magistradas. (Alline Marques)
Postar um novo comentário
Comentários (24)
-
Rosa Maria di Coxipó | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
Desembargador Perri,
Por gentileza não menospreze a inteligência dos mato-grossenses, dizendo que não adulterou sua idade e sim retificou. O senhor tem dicionário em casa ou no tribunal?
Retificar significa adulterar, mudar, consertar, trocar e etc...portanto o senhor adulterou retificando sua idade e deve ser punido por issso. Se algum processo chegar às suas mãos com esse tipo de ação qual seria sua decisão?
Se o réu fosse pobre, prisão por falsidade de documentos e se rico, adulteração, pena leve? ou seria demitido a bem do serviço público?
Com a palavra o Ministério Público, o STJ e a quem possa interessar.................. -
Roberta | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
Tem muita coisa pra ser investigada no TJ principalmente a compra e venda de sentenças que é voz corrente entre o meio jurídico, tem agenciadores de sentença que tem laços de família com a alta cúpula do TJ, será que a Corregedoria vai investigar????? Se o Corregedor quer aplicar justiça deveria ir a fundo em relação a este fato que é de conhecimento geral. É uma coisa vergonhosa, é necessário uma LIMPEZA GERAL na justiça de MT que está com a credibilidade em baixa. Por favor Policia Federal, que tem atuado mto bem em relação a desvendação de diversos crimes, investigue isto a fundo, faça escutas telefônicas, que terão uma grata surpresa, PORQUE DOA A QUEM DOER a verdade tem que aparecer. O Judiciário tem que ser moralizado, chega de negociatas, de atos escusos a sociedade que paga seus impostos e por consequência o salário daqueles que estão lá para aplicar a justiça ESPERA UMA RESPOSTA.
-
Márcia C. | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
se RETIFICAR o nome para fazer concurso da magistratura não é crime vou RETIFICAR também meu diploma de graduação para que eu possa participar de concurso para ingresso na magistratura, já que é exigivel 03 anos de experiência jurídica, após a colação de grau, JÁ QUE PODE UM, PODE O OUTRO TAMBÉM, afinal de contas quero entrar no judiciário para, da mesma maneira que o Sr. Corregedor, aplicar as leis.....................................para os outros, claro!
-
mauro da silva venturini | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
QUE SUJEIRA ESSE TRIBUNAL DE JUSTIÇA DE MATO GROSSO. USAR A LOJA MAÇONICA GRANDE ORIENTE PARA PRATICAR ATOS ILICITOS COM O DINHEIRO PÚBLICO. COMO DIZ MEU COMPADRE TIBURCIO A LOJA MAÇONICA ORIENTE SO TEM LOBO VESTIDO PELE DE CORDEIRO... E AINDA POSSAM DE GENTE FINA PODE.... CRUZ CREDO! -
adriana medeiros | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
porque esse senhor perri não faz justiça começando pelas pessoas que ele contratou em troca com o senhor paulo lessa, a exemplo sua amiga com o filho do paulo lessa, depois filhos do senhor valdir serafim com a parente da dona dirce, etc...comece por ai fazendo justiça.
-
Marcia M. C. | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
Sou funcionária de carreira do tjmt e tenho vergonha pelo que estamos passando nesta administração, onde funcionários honestos estão sendo crucificados, humilhados e ameaçados.
Não vejo a hora desta administração passar. Este presidente ficou na história da justiça como uma vergonha. -
Carlos | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
SOU ADVOGADO EM CUIABÁ E JÁ FUI PREJUDICADO EM PROCESSOS PORQUE A PARTE CONTRÁRIA ERA MAÇOM E O JUIZ TAMBÉM ERA. O DESEMBARAGADOR ORLANDO PERRI FAZ MUITO BEM DE NÃO SER MAÇOM ELE É UM JUIZ SÉRIO E HONRADO E NÃO DEVE SE MISTURAR COM ESSA CORJA QUE UTILIZA DA MAÇONARIA PARA OBTER VANTAGENS PESSOAIS. UM MAGISTRADO DECENTE NÃO DEVERIA SER MAÇOM.
-
rildomatogrosso | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
bom, agora sim que devemos acreditar na justiça divina......
-
Joaquim Lius | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
Gostaria de fazer uma pergunta a todos os Brasileiros que conhecem o Mato Grosso.
1. Vocés acham que vai virar alguma coisa isto?
2. Um deles até falcificou documento para o concurso Publico
3. Acha que com ele vai ter punição.
4. Se tiver vai ser apenas um puchão de orelha
5. Se fosse um coitado o que vocé acharia que poderia acontecer, pena de morte ou prisão perpetua?
Este Mato Grosso precisa de uma intervenção Federal, pelo amor de Deus. -
Mauro Silva | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
Nos seres humanos comuns so temos que ficar tristes com tudo isso, ali naquele palacio onde deveria reinar seriedade e justica, pelo menos em tese, se transformou em casa da vergonha, so temos que lamentar tudo isso.
Confira também:
- Julho de 2017
-
Últimas
REVIRAVOLTA - Juiz reconduz Fábio ao comando do PSB; Valtenir é destituído - confira
-
Últimas
Ex-presidente Lula é condenado a 9 anos de prisão no caso do triplex - siga Nacional
-
Últimas
Ex-secretários Nadaf e Marcel lavavam dinheiro com compra de ouro - veja detalhes
- Maio de 2017
-
Últimas
Temer faz pronunciamento e diz que não vai renunciar - siga Nacional
- Março de 2017
-
Últimas
AO VIVO - Governador Taques na Caravana em Quatro Marcos - siga